Columbia Icefield Glacier Adventure: explorando a geleira Athabasca!

Um passeio muito legal para se fazer que fica quase no meio do caminho entre as cidades de Banff e Jasper, no Canadá, é o Columbia Icefield Glacier Adventure. Trata-se de um passeio a bordo do Ice Explorer (um veículo próprio para andar na neve e no gelo) pela geleira Athabasca. O passeio te leva ao pé da geleira, um cenário para lá de especial, rodeado pelas montanhas rochosas canadenses.

O ponto de partida para esse incrível passeio é o Columbia Icefield Discovery Center, que é o centro de visitantes do conjunto de seis geleiras.

Mesmo que você não tenha a intenção de fazer o passeio, vale muito a pena parar para conhecer o centro de visitantes e pelo menos fazer a trilha (cerca de 2 km ida e volta) que leva ao mirante da geleira Athabasca.

O centro de visitantes possui uma lanchonete/café que possui um terraço com vistas panorâmicas do conjunto de geleiras. Vale muito a pena ir atá lá para apreciar a paisagem.

O passeio à Geleira Athabasca inclui também o Glacier Skywalk, uma incrível passarela com chão de vidro que oferece uma fantástica vista do Sunwapta Valley, além de animais selvagens, cachoeiras e geleiras.

 

Onde fica

O Columbia Icefield Discovery Center fica no km 128 sentido Jasper da Icefields Parkway (Highway 93), que é uma das estradas mais bonitas do Canadá. Está a cerca de 2:30hs de Banff e a 1:30hs de Jasper.

Icefilds Parkway em Banff Jasper

Localização aproximada para informar no GPS caso não encontre o ponto de interesse: 52.219781, -117.228220.

O lugar oferece um amplo estacionamento gratuito, tanto para quem for fazer o passeio como também para quem irá apenas visitar o lugar.

 

Como é o passeio Columbia Icefield Glacier Adventure

No centro de visitantes você embarca em ônibus comum que te levará ao pé da geleira em uma viagem de cerca de 10 minutos, onde o Ice Exlorer fica aguardando os passageiros.

O Ice Explorer é um veículo com rodas gigantescas, que custam 50 mil dólares cada, projetadas especialmente para andar no gelo e suportar os 34º de inclinação do percurso.

As rodas são realmente grandes e são uma atração a parte, com muitos turistas disputando uma oportunidade para tirar fotos ao lado delas.

Ice Explorer no Glacier Adventure em Banff Jasper

O motorista do Ice Explorer também atua como guia, passando interessantes informações sobre a geleira e o percurso.

As janelas do Ice Explorer são amplas, o que contribuiu para apreciar a paisagem e tirar boas fotos.

Logo no início do percurso, o Ice Explorer precisou enfrentar uma grande subida. O veículo é bem lento, com velocidade em torno de 15 km/h.

O trajeto é bem tranquilo, sendo o ponto alto uma descida com elevada inclinação. O motorista para antes de descer para dar um certo suspense e pede para que todos coloquem o cinto de segurança. É nessa hora que você descobre que o Ice Explorer não tem cinto de segurança! Ele então começa a descer a geleira bem devagar.

O Ice Explorer estacionou bem pertinho da geleira. Chegou a hora de descer e conhecer a geleira e tirar muitas fotos.

É importante obedecer a sinalização e não pisar nas áreas marcadas, para não cair em um buraco no gelo.

Glacier Adventure em Banff Jasper com o Ice Explorer

A paisagem da região é muito bonita. Você tem 20 minutos para apreciar a paisagem e tirar suas fotos antes de embarcar novamente no Ice Explorer para retornar.

O Ice Explorer então faz o caminho inverso, levando agora para o ônibus que seguirá para a próxima atração do passeio, o Glacier Skywalk.

 

Glacier Skywalk

O Glacier Skywalk fica a alguns poucos quilômetros do Columbia Icefield Visitor Center, mas como não há estacionamento no local, você tem que ir com o ônibus fornecido gratuitamente pela atração. A entrada do Glacier Skywalk está incluída no ticket do glacier adventure.

Ao desembarcar no Glacier Skywalk você tem que caminhar cerca de 1 km até chegar a atração propriamente dita. No trajeto tem uma exibição sobre curiosidades locais e inclusive um áudio guia é oferecido gratuitamente. Do trajeto é possível avistar as geleiras e apreciar a incrível paisagem da região.

A atração principal é a passarela de vidro, que oferece uma visão panorâmica da paisagem. É muito legal caminhar na passarela de vidro.

glacier skywalk em banff jasper

Com um pouco de criatividade, é possível tirar fotos bem legais da passarela de vidro.

Você pode ficar o tempo que quiser na passarela, até o horário do retorno do último ônibus, que te elevará te volta até o centro de visitantes.

Ficamos um bom tempo olhando para a paisagem que é linda e também tirando fotos da passarela de vidro.

 

Ingressos e funcionamento

Você pode comprar os ingressos com antecedência pela Internet e ganhar 10% de desconto se comprar com mais de 48 horas de antecedência.

Recomendamos comprar com antecedência e marcar o dia e a hora do passeio. Assim, você evita a fila da bilheteria e também não precisa aguardar muito até o próximo horário disponível ou ainda correr o risco de não ter mais vagas disponíveis para o dia.

Uma opção legal é adquirir um dos combos de atividades que incluem o Glacier Adventure, como o Ultimate Explorer, que inclui também a Banff Gondola e o Lake Minnewanka Classic Cruise, que são dois passeios imperdíveis para quem está visitando Banff. Para saber mais ou comprar o combo, visite o site da Pursuit.

O Glacier Adventure é um passeio sazonal, que só funciona nos meses mais quentes do ano – de maio a meados de outubro.

 

O que vestir?

A variação da temperatura da geleira para o centro de visitantes do Columbia Icefield é de 3 ou 4 graus. Assim, prepare-se para encontrar um temperatura um pouco mais baixa.

Uma dica muito importante é ir com sapato fechado, com um bom solado, para não molhar ou escorrer no gelo.

 

Duração do passeio

O passeio completo, composto pela visita à geleira Athabasca de Ice Explorer e o passeio pelo Glacier Skywalk, demora cerca de 3 horas. O ideal é ir sem pressa, para curtir cada segundo desse incrível passeio.

Assim, é importante planejar bem o seu roteiro, principalmente se você estiver seguindo viagem para Jasper, para poder ver as principais atrações da estrada. O ideal é sair bem cedo de Banff.

 

Vale a pena?

O passeio é muito diferente e te proporciona uma experiência incrível. Gostamos muito de andar no Ice Explorer, de pisar na geleira e ainda ver a paisagem do Skywalk e sua passarela de vidro. Para nós, foi o ponto alto do percurso entre Banff e Jasper, e olha que a estrada é linda, com muitas atrações.

Vale muito a pena planejar o seu roteiro incluindo o Glacier Adventure, comprando os ingressos com antecedência para garantir o horário do passeio. É uma experiência inesquecível!

Agradecemos ao Parks Canada e a Pursuit por toda colaboração na realização dessa viagem.

 

Deixe um comentário