Varenna e Bellagio: as pérolas do Lago de Como

O Lago de Como está localizado no norte da Itália, pertinho da fronteira com a Suíça, na região chamada de Lombardia. O lago tem formato de Y e conta com diversas cidadezinhas charmosas espalhadas por suas margens.

A paisagem é simplesmente deslumbrante! Forjado pela ação glacial há milhares de anos, o Lago de Como é o terceiro maior lago da Itália e se espalha ao pé dos Alpes, cujos picos nevados refletem na água, proporcionando cenários que parecem terem saído de capas de revista de viagem.

Nas margens do Lago de Como alternam bosques, pastos, montanhas imponentes, pitorescos vilarejos voltados para a água e belas vilas com lindos parques e jardins. É um verdadeiro paraíso para ser descoberto e explorado com calma.

Entre os diversos vilarejos espalhadas nas margens do Lago de Como, dois se destacam: Varenna e Bellagio. São verdadeiras pérolas, reunindo e sintetizando tudo o que o Lago de Como tem para oferecer: paisagens fantásticas e lugares convidativos para se passar uma vida inteira.


Como chegar

O Lago de Como está localizado pertinho de Milão, na Itália e de Lugano, na Suíça. Pode-se chegar facilmente de carro, as estradas são ótimas, ou então de trem.

Diferentes roteiros podem ser montados para se explorar o Lago de Como e quanto mais tempo disponível melhor, pois são muitos os vilarejos que podem ser visitados.

O roteiro que fizemos foi um bate-volta de Milão, indo de trem primeiro até Varenna e de lá seguindo de barco até Bellagio. De Bellagio pegamos o barco até Como, de onde embarcamos no trem para retornar à estação Milano Centrale.

Você pode também fazer o caminho inverso, indo de trem até Como e de lá de barco até Bellagio e Varenna.

O caminho ideal vai depender do seu ponto de partida. Se for iniciar a viagem em Milão, o ideal é ir primeiro para Varenna. A disponibilidade de trens à noite para retornar é bem maior saindo de Como.

O ideal seria ficar pelo menos uma noite em Varenna e Bellagio, para poder conhecê-las com calma.


Transporte entre os vilarejos

A melhor forma de se locomover entre os vilarejos localizados nas margens do Lago de Como é de barco.

Fonte: Navigazione Laghi

A Navigazione Laghi é a empresa que opera o transporte de barco e balsas no Lago de Como. Neste site você consulta os itinerários e informações sobre as tarifas atualizadas.

É possível comprar os bilhetes com antecedência através do site ou na bilheteria nos pontos de partida.

Se você pretende fazer múltiplos deslocamentos ao longo do dia, conhecendo mais de um vilarejo, pode ser mais vantajoso adquirir o passe diário, que permite viagens ilimitadas no Lago de Como.

As viagens de barco no Lago de Como são bem tranquilas e oferecem uma paisagem muito bonita, com as montanhas refletindo nas águas do lago.

É importante atentar para o horário de saída dos barcos, para montar um roteiro a fim de visitar os vilarejos desejados, sem perder o horário do último barco.


Varenna

Embarcamos na estação Milano Centrale logo no início do dia rumo à Varenna. A viagem demorou um pouco mais de uma hora, devido a alguns atrasos que o trem teve durante o percurso.

Ao desembarcarmos em Varenna percebemos com a paisagem mudou. Saímos de uma grande cidade e fomos para um pequeno vilarejo, com uma vista incrível para o Lago de Como.

Varenna é muito bonita, principalmente na primavera, com flores por todo lado. O dia ensolarado tornou a paisagem ainda mais especial, destacando a cor do Lago de Como contrastando com as montanhas.

Varenna é um vilarejo bem pequeno, todo colorido e com mirantes que oferecem lindas vistas para o Lago de Como.

Fomos direto para o caminho que leva ao Castelo de Vezio, principal atração da cidade. O percurso dura cerca de 1 hora, sendo grande parte subindo a montanha. O caminho é lindo e com muitos mirantes.

Após visitar o Castelo, continuamos explorando Varenna e descemos rumo ao porto, a fim de embarcar na balsa para fazer a travessia até Bellagio, em uma viagem que leva cerca de 20 minutos.


Bellagio

Bellagio é outra pérola do Lago de Como, uma daquelas cidadezinhas que parecem sintetizar o que de mais precioso e encantador a Itália tem.

O vilarejo é um verdadeiro charme, com ruelas estreias, muitas lojinhas de artesanato, cafés, bares e restaurantes. Voltado de frente para o Lago de Como, oferece vistas muito especiais.

A arquitetura de Bellagio, as flores e o Lago de Como fazem o lugar parecer uma cidade cenográfica. Tudo é muito perfeito em Bellagio.

Com muitos bares, restaurantes e cafés em frente ao Lago de Como, o calçadão na beira do lago é muito convidativo para fazer uma deliciosa refeição ou tomar um sorvete.

O centrinho medieval de Bellagio é muito interessante. Com muitas ruelas estreitas, o passeio ideal é se perder por Bellagio, caminhando sem rumo, apreciando a paisagem e a beleza das construções.

Pode-se passar muitas horas passeando por Bellagio. O ideal é ficar por pelo menos uma noite, para aproveitar mais o lugar.

Bellagio possui muitas lojas interessantes e os preços são relativamente bons. Aproveitamos para comprar muitas lembrancinhas.

Após explorarmos Bellagio, embarcamos no barco rápido até Como. Chegamos em Como quando caía uma verdadeira tempestade. Ficamos um bom tempo esperando a chuva passar e tivemos muito pouco tempo para conhecer o lugar, que a primeira vista nos pareceu bem interessante. De Como embarcamos no trem para voltar à Milão.


Quando ir?

De maio a setembro, quando a temperatura é agradável, é o melhor período para visitar as cidades em torno do Lago de Como. A cidade fica bem movimentada durante o verão, recebendo turistas do mundo inteiro.


Dicas para visitar Bellagio e Varenna

-A melhor forma de visitar os vilarejos é de barco. A viagem é confortável e as vistas são ótimas. Consulte os horários neste site.

-Prepare-se para caminhar. A melhor forma de conhecer os vilarejos é caminhando por suas ruelas estreitas e charmosas.

-Para aproveitar melhor os vilarejos, fique por pelo menos uma noite.

-Se pretender fazer bate-volta, verifique os horários dos barcos para não perder o último.


Agradecemos a Navigazione Laghi pela colaboração na realização desta visita ao Lago de Como.



Deixe um comentário