Castelo de São Jorge: a melhor vista de Lisboa

O Castelo de São Jorge é uma das atrações mais famosas e visitadas da cidade de Lisboa, em Portugal. É uma fortaleza construída no século XI em uma das colinas mais alta da cidade, oferecendo a melhor vista da capital portuguesa.

O complexo do Castelo de São Jorge é formado pelo próprio castelo, alguns edifícios anexos, jardins e uma grande praça com terraço, de onde se tem uma vista incrível de Lisboa do alto da colina.

Funcionava como o último reduto de defesa das elites que habitavam a cidadela. Diferentemente de outros castelos do tipo na Europa, o Castelo de São Jorge não tinha função de residencial real.

O Castelo de São Jorge oferece muitos lugares para se explorar, com muitas muralhas a ser percorridas, permitindo reviver um pouco da história do lugar. São ao todo 11 torres, entre elas a Torre de Managem, a Torre do Paço e a Torre da Cisterna.


Como chegar ao Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge está localizado em um dos bairros mais pitorescos e imperdíveis de Lisboa, Alfama. O bairro é daqueles locais em que o gostoso é caminhar sem destino, se deixando perder por entre as ruelas que mais parecem um labirinto, cheias de escadinhas, declives, com roupas penduradas em varais externos, parecendo ser um lugar que parou no tempo.

O Castelo fica na Rua de Santa Cruz, 1100-129 em Lisboa. Para chegar com o transporte público, pode-se pegar o Eléctrico 12, 28 ou o ônibus da linha 737.

Eles param a uma curta caminhada da entrada do Castelo. Não tem erro para achar o caminho, basta seguir os muitos turistas que estarão indo para o Castelo.

são jorge em lisboa


Visitando o Castelo de São Jorge

Embarcamos no Eléctrico 28, que é uma verdadeira atração turística e em pouco tempo chegamos a um dos pontos mais próximos do Castelo de São Jorge.

entrada do castelo de são jorge em Lisboa

Após uma agradável subida por entre as ruelas do bairro de Alfama, chegamos a entrada do Castelo de São Jorge.

bairro da alfama em lisboa

Assim que entramos no Castelo chegamos à Praça d’Armas, que possui uma grande área com um terraço que oferece uma vista panorâmica da cidade de Lisboa. É uma área arborizada, bastante agradável para relaxar e apreciar a vista da cidade.

castelo de são jorge em Lisboa
vista do castelo de são jorge em Lisboa

Passamos então pelo jardim do castelo, outro lugar bastante agradável. Um pavão se exibia, dando as boas vindas aos visitantes.

castelo de são jorge em Lisboa

Em seguida, fomos visitar o Castelejo, cercado de muralhas e torres imponentes, repletas de histórias que remontam ao século XI. Para entrar atravessamos uma ponte.

castelo de são jorge em Lisboa
castelo de são jorge em Lisboa

É um lugar muito interessante para se visitar, se perdendo por entre as muralhas do castelo, subindo e descendo as escadas que dão acesso às diferentes torres. Do alto das torres se tem listas vistas da cidade de Lisboa.

castelo de são jorge em Lisboa
castelo de são jorge em Lisboa
castelo de são jorge em Lisboa

Torres e as passagens construídas de pedra se encontram em meio a pátios cheios de árvores. O passeio nos leva a viajar no tempo, permitindo experimentar como era o lugar há muitas décadas atrás.

castelo de são jorge em Lisboa

O sítio arqueológico é constituído de ruídas que vão do século VII a.C. ao século XVIII. Os arqueólogos acreditam que neste espaço é possível identificar diferentes momentos da história de Lisboa, incluindo a Idade do Ferro (séculos VIII a.C. a III a.C.), bairro Islâmico (séculos XI e XII) e Palácio Real (séculos XV a XVIII).

O Sítio Arqueológico fica em uma área mais isolada do complexo do castelo. Ali ficam um conjunto de vestígios arqueológicos que remontam de muitos séculos atrás. Os arqueólogos acreditam que neste espaço é possível identificar diferentes momentos da história de Lisboa, incluindo:

A sala com uma exposição permanente, com vários objetos encontrados na área do sítio arqueológico.  Eles ajudam a entender o passado do local ao longo dos séculos, com um destaque para o Período Mouro durante os séculos XI e XII.

O Castelo de São Jorge possui um charmoso café com mesas ao ar livre, ideal para descansar após passear pelo lugar.


Ingressos e horário de funcionamento

O Castelo de São Jorge funciona todos os dias da semana (exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de maio). De novembro à fevereiro, abre das 9hs às 18hs; de março à outubro das 9hs às 21hs. A última entrada é possível até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Os ingressos custam 10 Euros. Pessoas com idade entre 13 e 25 anos pagam 5 Euros; idosos (acima de 65 anos) e pessoas com deficiência pagam 8,50 Euros. Crianças menores de 12 anos não pagam.

Você pode comprar seu ingresso diretamente na bilheteria do Castelo de São Jorge.

Para maiores informações sobre os ingressos e horário de funcionamento, acesse a página do Castelo de São Jorge.


Vale a pena visitar o Castelo de São Jorge?

O Castelo de São Jorge é uma das atrações mais famosas de Lisboa, um lugar onde se pode conhecer a história do lugar e ainda ter a melhor vista da cidade. É um lugar bastante agradável e ainda fica em um bairro que guarda parte importante da história e cultura de Portugal. É uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro em Lisboa.


Agradecemos o Castelo de São Jorge pela colaboração na realização da nossa visita.

Deixe um comentário