Lisboa: guia completo

Lisboa é uma das capitais europeias mais baratas e divertidas, com diversas atrações, boa gastronomia e muito o que ver e fazer. É uma cidade que encanta à primeira vista e bastante acessível aos brasileiros, seja pelo idioma, seja pelos preços camaradas.

TORRE DE BELÉM EM LISBOA

Caminhar sem destino pelas ladeiras do tradicional bairro do Alfama, subir até o Castelo de São Jorge e ter uma das melhores vistas da cidade, caminhar pela orla do rio Tejo, admirar a Torre de Belém enquanto saboreia o famoso Pastel de Belém, sentar-se em um dos excelentes restaurantes da cidade e saborear uma posta de bacalhau acompanhada de uma taça de vinho… são apenas alguns pontos que fazem de Lisboa um destino imperdível.

Lisboa é uma cidade que exala história por todos os cantos, repleta de conexões com nossa história. É uma cidade para ser visitada com calma, capaz de agradar até o mais exigente dos viajantes.


Onde ficar em Lisboa

Lisboa é uma cidade relativamente grande, então escolher uma boa localização para ficar na cidade é importante para ficar próximo às principais atrações e não perder muito tempo nos deslocamentos.

Para ficar perto das principais atrações, recomendamos os bairros da Baixa, Chiado, Rossio ou Bairro Alto. Você poderá caminhar até muitas atrações e ainda estará bem servido com linhas de transporte público.

Uma região que é próxima do centro e que oferece um excelente custo-benefício é Marquês de Pombal (Av. Liberdade). Nessa região existem vários hotéis modernos a preços acessíveis. Você estará próximo ao metro e também não muito distante do aeroporto de Lisboa.


Atrações de Lisboa

Lisboa possui atrações capazes de preencher com facilidade o seu roteiro na cidade. Planejar bem, escolhendo as atrações de acordo com o seu interesse e duração da estadia é essencial para aproveitar ao máximo sua visita.

Praça do Comércio

A Praça do Comércio é uma das mais charmosas de Lisboa. Era a porta de entrada da cidade utilizada pela realeza na época das grandes navegações.

PRAÇA DO COMÉRCIO EM LISBOA

Também conhecida como Terreiro do Paço, a Praia do Comércio abriga a estátua de D. José I em cima de um cavalo e o imponente Arco da Vitória, que faz ligação com a rua Augusta.

PRAÇA DO COMÉRCIO EM LISBOA

É um lugar perfeito para passar o final da tarde, sendo que o movimento de pessoas costuma ser bastante intenso. A praça possui edifícios charmosos em seu entorno.

PRAÇA DO COMÉRCIO EM LISBOA

Aproveite para sentar-se na beira do rio Tejo para apreciar a bonita paisagem.


Rua Augusta

Atravessando o Arco da Vitória, chega-se à Rua Augusta, que foi planejada por Marques de Pombal. É uma das mais famosas da cidade, reservada aos pedestres, repleta de lojas, cafés e restaurantes.

RUA AUGUSTA EM LISBOA

A rua fica entre duas famosas praças da cidade, a Praça do Rossio e a Praça do Comércio. É uma rua bastante movimentada, com apresentação de alguns artistas de rua.


Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, localizada na Rua Augusta 106, é imperdível! Experimente o famoso pastel de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela, com o vinho do porto da casa para acompanhar.

PASTEL DE BACALHAU DE LISBOA


Elevador da Glória

Os funiculares são chamados de elevadores em Lisboa, sendo um meio de transporte utilizado em ladeiras íngremes.

ELEVADOR DA GLORIA

O Elevador da Glória liga a região da Baixa até o Bairro Alto, em um trajeto de 265 metros, com uma inclinação de 17º. A viagem dura menos que 5 minutos.

É um passeio clássico para se fazer em Lisboa. Se você tiver comprado o passe ilimitado do transporte público, poderá utilizá-lo gratuitamente.


Mirante de São Pedro de Alcântara

No bairro alto, na saída do Elevador da Glória, está localizado o mirante de São Pedro de Alcântara, que oferece uma bonita vista da cidade.

O lugar é muito agradável, cheio de bancos para se descansar e apreciar a vista.

MIRANTE EM LISBOA

É também um dos locais mais utilizados para encontros noturnos em Lisboa, principalmente antes de seguir para a famosa noite do bairro Alto.


Alfama

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa e sua ruelas remontam às de uma vila medieval. É um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro em Lisboa.

BAIRRO DA ALFAMA EM LISBOA

As estreitas ruas do bairro são famosas pelo antigo casario que resistiu ao tempo e ao terremoto de 1755, pelos seus bons restaurantes, apresentações de fado, animada vida noturna e mirantes com vistas da cidade.

ALFAMA EM LISBOA

É um lugar para se perder, para caminhar sem pressa e sem destino pelas ruelas, permitindo-se experimentar um pouco da essência da capital portuguesa.


Eléctrico 28

O Eléctrico 28 é um meio de transporte histórico, realizado por bondinhos antigos que preservam suas características originais. Percorre partes importantes do centro histórico de Lisboa, saindo do bairro da Estrela, descendo até a Praça de Camões, cruza o Chiado e a Baixa e sobe o bairro de Alfama, passando perto do Castelo de São Jorge até chegar a sua parada final, próxima à estação do metrô Martim Moniz.

ELECTRICO 28 EM LISBOA BONDINHO

É uma verdadeira atração turística, sendo bastante procurado, o que costuma gerar filas nos pontos localizados nas partes mais movimentadas da cidade.

CATEDRAL DA SE COM O ELECTRICO 28 EM FRENTE

Uma dica para pegar menos fila e conseguir ir sentado é embarcar no ponto mais próximo ao início da linha que você conseguir.


Catedral da Sé de Lisboa

Construída no século XII no mesmo lugar onde existia uma mesquita, a Catedral da Sé é um símbolo da Reconquista Cristã do território português.

CATEDRAL DA SE EM LISBOA

Esta bonita catedral está no trajeto do Eléctrico 28 e no caminho do Castelo de São Jorge.


Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é uma das atrações mais famosas e visitadas da cidade de Lisboa, em Portugal. É uma fortaleza construída no século XI em uma das colinas mais alta da cidade, oferecendo a melhor vista da capital portuguesa.

CASTELO DE SAO JORGE EM LISBOA

O complexo do Castelo de São Jorge é formado pelo próprio castelo, alguns edifícios anexos, jardins e uma grande praça com terraço, de onde se tem uma vista incrível de Lisboa do alto da colina.

CASTELO DE SAO JORGE EM LISBOA

O Castelo de São Jorge oferece muitos lugares para se explorar, com muitas muralhas para você subir e apreciar a vista lá do alto, permitindo reviver um pouco da história do lugar. São ao todo 11 torres, entre elas a Torre de Managem, a Torre do Paço e a Torre da Cisterna.

CASTELO DE SAO JORGE EM LISBOA

O Castelo fica na Rua de Santa Cruz, 1100-129 em Lisboa. Para chegar com o transporte público, pode-se pegar o Eléctrico 12, 28 ou o ônibus da linha 737.

CASTELO DE SAO JORGE EM LISBOA

Confira nosso post sobre o Castelo de São Jorge!


Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerônimos está localizado em Belém, sendo que você pode aproveitar e vistar no mesmo dia o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

MOSTEIRO DOS JERONIMOS EM LISBOA

É uma bonita e imponente construção do século XVI, considerada uma verdadeira joia da arquitetura manuelina. Sua fachada estende-se por mais de 300 metros.

A entrada custa 10 Euros e o ingresso pode ser adquirido na hora.

Aproveite para conhecer gratuitamente a belíssima Igreja Santa Maria de Belém.


Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento localizado às margens do rio Tejo, em Belém. Possui 56 metros de altura e conta com 32 personagens que retratam os navegadores, como o Infante Dom Henrique, Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães, Pedro Álvares Cabral e muitos outros que fizeram parte da história mundial.

Fica um pouco afastado do centro de Lisboa, sendo que o percurso pode ser feito com o Eléctrico número 15 em cerca de 30 minutos.

Do Padrão dos Descobrimentos é possível ir caminhando até a Torre de Belém, pelo calçadão à beira do rio Tejo.


Torre de Belém

Após visitarmos o Padrão dos Descobrimentos, caminhamos pela beira-mar até a Torre de Belém.

Construída no século XVI às margens do rio Tejo, a Torre de Belém é um dos principais cartões postais de Lisboa. Foi construída com a intenção de controlar a entrada daqueles que chegavam pelo mar.

É um dos locais mais fotografados de Lisboa. Aproveite para aproveitar com calma e apreciar a bonita paisagem.

A entrada na atração custa 6 Euros, mas você pode visitar o seu exterior gratuitamente.


Pastel de Belém

O verdadeiro Pastel de Belém só pode ser experimentado nesta casa no bairro de Belém, em Lisboa. A receita secreta é guardada a sete chaves desde 1837. Nos outros locais o Pastel de Belém é chamado de pastel de nata.

Aproveite para experimentar o verdadeiro Pastel de Belém. A loja está localizada na Rua de Belém 84-92. O Eléctrico 15 tem um ponto bem próximo.


LX Factory

Uma parada legal que você pode fazer quando estiver voltando de Belém é no LX Factory, uma antiga área industrial no bairro de Alcântara que desde 2008 funciona como um point descolado, com diversas lojas, livrarias, clubes e restaurantes.


Livraria Ler Devagar

Localizada no LX Factory, a livraria Ler Devagar tem uma arquitetura e decoração fora do comum, possuindo uma grande variedade de livros, um café e um restaurante. Tem uma boa intensa programação de eventos, exposições e debates.


Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa está em funcionamento desde 1902, facilitando o deslocamento entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Possui 45 metros de altura, estando ligado ao Miradouro de Santa Justa, um terraço que oferece uma bonita vista de Lisboa.

Está localizado na Rua do Ouro, 1150. Procure ir pela manhã para enfrentar menos fila. Durante o dia o tempo de espera na fila costuma ser bem elevado.


Convento do Carmo

Na parte alta, logo após sair do Elevador de Santa Justa, você chega ao convento do Carmo. O lugar abriga o que sobrou da antiga igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, fundada em 1389. É um lugar bastante interessante para visitar.


Elevador da Bica

O Elevador da Bica faz a ligação entre o Cais do Sodré ao Bairro Alto. É o elevador que possui o trajeto mais bonito e tradicional, em funcionamento desde 1892.

O Elevador percorre a rua da Bica de Duarte Belo, sendo bastante procurado pelos turistas.

Se você tiver o cartão ilimitado do transporte de Lisboa poderá utilizar o elevador gratuitamente.


Parque das Nações

O Parque das Nações foi construído para sediar a Exposição Mundial de 1998, a Expo 98, que teve como tema “Os oceanos: um patrimônio para o futuro”.

Para sediar a Exposição, a cidade desenvolveu um grande projeto de urbanização em uma área degradada de Lisboa. O resultado foi a criação de uma das áreas mais interessantes da cidade.

São cerca de 5 quilômetros, com muitos restaurantes, um centro de evento, um grande shopping (Centro Comercial Vasco da Gama), praças, jardins, um teleférico e um oceanário.

Em uma praça localizada bem em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama estão as bandeiras de todos os países que participaram da Expo 98, incluindo a do Brasil.

O lugar é muito agradável, com um calçadão bem convidativo para caminhar, com muitos bancos para se sentar e curtir a tranquilidade do parque e do rio Tejo.

A melhor forma de se chegar ao Parque das Nações é de metrô, descendo a estação Oriente.


Teleférico de Lisboa

A Telecabine Lisboa é um teleférico que percorre parte da orla do Parque das Nações, proporcionando uma vista panorâmica da região.

O trajeto do teleférico é curto, tem apenas 1,2 km e dura cerca de 8 minutos. Tem uma estação próxima ao Oceanário e outra perto da Torre Vasco da Gama.


Oceanário de Lisboa

Localizado no Parque das Nações, o Oceanário é uma atração bastante procurada pelos turistas. São 32 aquários, ocupando uma área de 22 mil metros quadrados, abrigando mais de 500 espécies de animais marinhos.


Centro Comercial Vasco da Gama

O Centro Comercial Vasco da Gama é considerado um dos melhores de Lisboa, cheio de lojas, restaurantes e opções de lazer. A praça de alimentação possui excelentes opções a preços bastante razoáveis.


Time Out Market

Localizado no Cais do Sodré, o Time Out Market é um lugar bastante descolado em Lisboa, reunindo muitos restaurantes e bares. Costuma ficar bem movimentado durante à noite.


Rua Cor-de-Rosa

A Rua Cor-de-Rosa fica perto do Cais do Sodré e do Time Out Market e tem um movimento intenso durante à noite, cheia de bares. É uma das ruas mais legais da noite de Lisboa.


Chiado

O bairro do Chiado guarda muita história, sendo bem convidativo para ser explorado a pé, sem pressa. Reúne muitos bares, cafés e restaurantes.


Parque Eduardo VII

O parque Eduardo VII oferece um bonito panorama da cidade, tendo um jardim em estilo labirinto. Está localizado na região de Marquês de Pombal.


Sintra: excelente opção de bate-volta

Uma excelente opção de bate-volta para quem está em Lisboa é conhecer a charmosa cidade de Sintra, acessível por uma viagem de trem de cerca de 50 minutos.

Sintra parece um conto de fadas, com um centro histórico charmoso e muitas atrações para se visitar, como palácios e castelos.

Entre as principais atrações de Sintra está o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.

O Castelo dos Mouros é daqueles lugares que chamam a atenção mesmo de longe. Localizado no alto da Serra de Sintra, oferece de suas muralhas uma vista deslumbrante da região, estendendo-se até o Oceano Atlântico.

O Palácio da Pena, em Sintra, é um dos mais extravagantes de Portugal, apresentando uma miscelânea de estilos que alcançou um belo resultado. Construído no topo da Serra de Sintra, a 528 metros de altitude, é uma das sete maravilhas de Portugal.

Para mais informações sobre Sintra, consulte o site oficial das atrações.


Quantos dias ficar em Lisboa

Sendo uma cidade relativamente grande e com muitas atrações e opções de bate-volta, recomendamos uma estadia de sete noites em Lisboa, para poder ver as principais atrações com calma e ainda conhecer Sintra e Cascais.


Transporte em Lisboa

Prepare-se para caminhar bastante em Lisboa, pois muitas atrações estão próximas uma das outras e muitos bairros são convidativos ótimos para se conhecer caminhando, como o Alfama e o Chiado.

O transporte público funciona muito bem em Lisboa, tendo uma rede estruturada e interligada, composto por bodinho elétrico, ônibus, metrô, trem e elevadores.

Uma forma de economizar com as tarifas do transporte público é adquirindo o Cartão Viva Viagem, ao custo de 0,50 Euro, em uma das máquinas localizadas nas estações do metrô. Você coloca o valor que desejar em créditos. Os preços das tarifas são menores quando você paga com este cartão.

Você também pode abastecer o cartão Viva Viagem com um passe de 24 horas que pode incluir toda a rede de transporte público de Lisboa. Existe a opção que inclui os trens, permitindo, inclusive ir até Sintra ou Cascais. É uma excelente opção para quem pretende usar bastante o transporte público.

O Uber funciona muito bem em Lisboa e as tarifas são baixas, permitindo realizar viagens com comodidade sem gastar muito.


Dicas de Lisboa

  • O passe de 24 horas do transporte público é uma ótima opção. Com ele você pode utilizar toda a rede de transporte público, incluindo os elevadores e os bondinhos eléctricos.
  • Embora Lisboa seja uma cidade segura, recomenda-se ter cuidado com os pertences, como carteiras e celulares, em lugares de grande aglomeração, como praças movimentadas e metrô.
  • Lisboa é uma cidade que pode ser visitada o ano todo, sendo que a temperatura não cai muito no inverno. Contudo, durante o verão a cidade fica mais movimentada.
  • Lisboa tem uma localização privilegiada, facilitando visitar lugares fantásticos próximos, como Sintra e Cascais.


Deixe um comentário