Visitando a Cave de Vinho do Porto da Cockburn’s

Pertinho da cidade do Porto, em Portugal, está a cidade de Vila Nova de Gaia, que possui diversas caves do vinho do Porto que oferecem visitadas guiadas. Optamos por conhecer a renovada cave da Cockburn’s.

cave da cockburns porto

Vila Nova de Gaia fica bem pertinho do centro histórico da cidade do Porto, sendo possível chegar de metrô ou até mesmo caminhando, atravessando a ponte Luís I. De Vila Nova de Gaia se tem uma linda vista da cidade do Porto.

vista do porto de gaia

A principal atração de Vila Nova de Gaia é visitar as caves do vinho do Porto. É um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro, principalmente se você gostar de vinho. As caves ficam perto uma das outras, sendo possível visitar mais de uma no mesmo dia.

vila nova de gaia


Como chegar

A cave da Cockburn’s está localizada na Rua de Serpa Pinto 346 em Vila Nova de Gaia.

Para chegar de metro desde o centro da cidade do Porto, pegue a Linha amarela “D” e desça na estação Jardim do Morro.

jardim do morro em porto

De lá você poderá caminhar pelo bonito boulevard até a entrada da rua onde fica a Cockburn’s.

Uma opção legal é embarcar no Teleférico de Gaia que tem uma estação próxima ao metro Jardim do Morro. Você chegará bem perto da Cockburn’s, na entrada da Rua de Serpa Pinto.


Visitando a Cockburn’s Porto

Esperamos pelo início do tour em uma espécie de museu, que conta a história da Cockburn’s, com muitas fotos, fatos e histórias sobre essa importante casa de vinho do porto.

Após assistirmos a um interessante vídeo sobre a história da Cockburn’s e sobre a arte de produção do vinho do porto, fomos conhecer o lugar onde é armazenado o vinho do porto da Cockburn’s.

cave da cockburns porto

A guia nos explicou o processo de envelhecimento do vinho do Porto e todo o trabalho envolvido na sua produção. São várias etapas que precisam ser rigorosamente cumpridas para que finalmente a garrafa possa chegar a sua mesa.

cave da cockburns porto

O vinho do Porto é armazenado em cascos de carvalho francês, em salas sem climatização. Não é permitido a utilização de ar-condicionado, os vinhos são armazenados em temperatura ambiente.

Em um dos balseiros está armazenado um vinho da colheita de 1.940, com cerca de 2400 litros do produto.

Na sequência passamos pelo setor de tanoaria, que é uma verdadeira arte. Os tanoeiros são os profissionais responsáveis pela manutenção dos cascos e das pipas onde o vinho do porto é armazenado. Sem o trabalho dos tanoeiros não é possível produzir o vinho do porto.

cave da cockburns porto

Os tanoeiros passam os dias vistoriando os barris pela cave, analisando os mínimos detalhes e verificando se precisam de algum reparo.

Todos os barris utilizados são de carvalho francês envelhecidos. É importante utilizar somente barris envelhecidos, para então garantir que o aroma da madeira não passe para o vinho.

São muitos barris armazenados na cave. A Cockburn’s é a cave que possui o maior volume de vinho armazenado em suas pipas e balseiros, entre as caves de Vila Nova de Gaia.

cave da cockburns porto

Na sequência, fomos conhecer a coleção privada de vinhos da Cockburn’s. Entre eles existe uma garrafa de 1.861!

Ao final do tour fomos levados até o salão de degustação, onde recebemos provas de três vinhos, acompanhados de chocolates.

A degustação harmonizada com os chocolates fez toda a diferença, pois permite apreciar melhor o vinho do porto e suas diferenças.

O ambiente é muito agradável. A mesa possui uma iluminação que lhe permite ver a cor do vinho.

A cave conta com uma loja que vende os vinhos da Cockburn’s. Os preços são excelentes, principalmente quando comparados aos preços que estamos acostumados no Brasil.

Se quiser experimentar o melhor vinho do porto dos últimos tempos, compre um Porto Vintage 2011, que foi considerada a melhor safra dos últimos 100 anos.


Horário de funcionamento e Reservas

A Cockburn’s oferece visitas diariamente. De abril à outubro, das 9h30 às 18h; de novembro à março das 9h30 Pas 17h30.

É preciso reservar sua visita com antecedência. As reservas podem ser feitas pelo site da Cockburn’s ou pelo email cockburnslodge@cockburns.com


Vale à pena visitar a Cockburn’s?

Visitar a Cockburn’s Porto foi uma excelente experiência, tivemos a oportunidade de conhecer esta tradicional casa de vinho do Porto. Toda a cave é bonita e bem conservada. A guia foi ótima, atenciosa e simpática durante toda a visita. A degustação fechou com chave de ouro nossa visita à Cockburn’s.


Agradecemos à Cockburn’s Porto pela colaboração na realização da nossa visita.

Deixe um comentário