Porto: guia completo com as principais atrações!

A cidade do Porto está localizada no norte de Portugal, a cerca de 300 km de distância de Lisboa, sendo a segunda maior cidade e uma das mais antigas do país. Porto é uma das cidades mais lindas da Europa e possui muitas atrações.

Situada à margem direita do Rio Douro, o destino atrai visitantes do mundo todo, oferecendo uma mistura de construções históricas com paisagens naturais encantadoras, uma gastronomia de primeira, muitas atrações e preços razoáveis.

Em 1996 o centro histórico da cidade do Porto foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O centro histórico da cidade é muito charmoso, com muitas ruelas com calçamento de paralelepípedo, uma verdadeira volta ao passado.

Não é à toa que Porto é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros na Europa. Apresentamos neste post um guia completo para você explorar e se encantar com a cidade do Porto.


Quando ir para o Porto

Apesar do Porto ser uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, as mais recomendadas são nas meias estações: primavera e outono, preferencialmente os meses de abril a junho e setembro e outubro, quando o clima é mais agradável e chove menos.

Se estiver planejando uma viagem nos meses de inverno e está procurando destinos menos frios, Porto é uma excelente opção. Mesmo no inverno a temperatura não chega a cair muito. Fomos no início de fevereiro e a temperatura não caiu abaixo dos 12º.

Caso você pretenda combinar a viagem com a Região Vinhateira do Alto Douro, setembro é o mês mais recomendado, já que é época de vindima, ou seja, quando as uvas são colhidas.


Como chegar

A companhia aérea TAP e a Azul operam voos diretos de São Paulo para a cidade do Porto, em Portugal. Contudo, é possível chegar voando do Brasil fazendo conexões em outras cidades europeias, como Paris, Londres e Madri.

O trem liga a cidade do Porto às principais cidades de Portugal e países vizinhos. A viagem de Lisboa até o Porto (Estação Campanha, que fica a 5 minutos do Centro Histórico de Porto), por exemplo, dura cerca de três horas, sendo bem confortável e a preços bem camaradas. Você pode comprar a passagem diretamente no site da Comboios de Portugal.

Alugar um carro pode ser uma boa opção para explorar Portugal. O país possui uma excelente malha rodoviária. Contudo, em Porto é mais recomendável deixar o carro estacionado e utilizar o sistema de transporte público.


Onde ficar no Porto

A melhor região para ficar no Porto é o centro histórico, pois você estará perto das principais atrações e também das estações do metrô. Será possível fazer muita coisa a pé, inclusive ir caminhando até Vila Nova de Gaia.

Uma outra opção é se hospedar em Vila Nova de Gaia, de onde se tem uma linda vista da cidade do Porto. Contudo, você precisará caminhar até a cidade do Porto ou utilizar o transporte público.


Atrações do Porto

Porto oferece muitas atrações e com certeza não faltará o que fazer na cidade. Apresentamos a seguir algumas das atrações da cidade.


Livraria Lello e Irmão

A Livraria Lello e Irmão é uma atração imperdível em Porto, considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo.

A livraria foi inaugurada em 1906 e logo se transformou em um importante ponto de encontro de intelectuais. Em pleno funcionamento nos dias de hoje, a livraria também atrai turistas do mundo inteiro atraídos pela sua história e arquitetura.

O interior da livraria é de deixar qualquer um impressionante. É simplesmente deslumbrante, com uma escadaria e estantes de madeira que conferem um charme todo especial ao lugar.

A livraria ficou ainda mais famosa por ter servido de inspiração para a autoria J. K. Rownling quando escreveu a série Harry Potter. A autora viveu alguns anos no Porto e frequentava a livraria. Tem uma seção dedicada à série Harry Potter.

O principal atrativo da livraria é a escadaria vermelha em espiral, que também é o local mais concorrido para fotos.

A livraria tem um lindo teto em gesso com um imenso vitral. Observe que tem um “smile” colado no vitral, demonstrando que a livraria está antenada ao que acontece na atualidade.

A entrada é paga: é necessário compara um ingresso que custa 5 Euros por pessoa. Caso você compre algum livro o valor do ingresso é descontado. A bilheteria fica na lateral da livraria, onde é possível guardar bolsas e mochilas gratuitamente. Chegue cedo para evitar grandes filas.


Igreja e Torre dos Clérigos

A Igreja dos Clérigos foi construída entre 1732 e 1749 em estilo barroco, como é característico das igrejas portuguesas do século XVIII. Está coroada pela Torre dos Clérigos, que é um dos monumentos mais emblemáticos e que se destacam na cidade do Porto.

O interior da Igreja dos Clérigos é todo em granito e mármore. A capela-mor tem além do altar principal, dois grandes órgãos. É possível subir no segundo piso, percorrendo um corredor que possibilita ótimas vistas da Igreja dos Clérigos.

A Torre dos Clérigos foi finalizada em 1763 e possui 75 metros de altura, sendo o monumento mais alto do Porto. É possível subir no alto da torre e desfrutar de uma vista fantástica sobre o Porto e Vila Nova de Gaia.

São 240 degraus até ao topo da Torre dos Clérigos. Pode parecer muito, mas é possível subir tranquilamente, com calma, com a certeza de que vista panorâmica de 360 graus recompensará o esforço. Assim, nem pense em deixar de subir até ao topo da torre!

No lugar também funciona A Casa da Irmandade, que é um museu que conta a história dos Clérigos. Alguns espaços foram abertos ao público pela primeira vez em 250 anos. O acervo inclui peças do século XIII ao século XIX, coleções de pintura, mobiliário, ourivesaria e paramentaria.

Com o Porto. Card você tem 50% de desconto no valor do ingresso.


Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Perto da Torre dos Clérigos, na Rua São Filipe de Nery, está a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.

Aqui você poderá experimentar o delicioso pastel de bacalhau com recheio de queijo da Serra da Estrela. A combinação com vinho do Porto é perfeita.


Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa foi projetado em 1842 para que os homens de negócios da cidade tivessem um local para se reunir. O famoso Salão Árabe e o Pátio das Nações destacam-se na visita guiada que é possível fazer no local.

Atualmente o Palácio da Bolsa é sede da Associação Comercial do Porto. Reconhecido com um monumento nacional, chega a receber 200 mil visitantes por ano.

A visita guiada leva o visitante por recintos incríveis do palácio, como a escadaria nobre e também o Pátio das Nações.

Quem tem o Porto. Card tem 25% de desconto na visita guiada.


Ribeira

Essa região de Porto é uma delícia para caminhar. São muitas as opções de bares e restaurantes, em frente ao Rio Douro, com vista para a Ponte Luís I. Essa região é bastante movimentada tanto durante o dia como também à noite.


Ponte Luís I

A Ponte Luís I é uma das pontes que liga as duas marges do Rio Douro: de um lado está a cidade do Porto, do outro lado está Vila Nova de Gaia. A ponte tem dois pavimentos, sendo que no primeiro pavimento passam automóveis, motos e pedestres. No pavimento superior passam pedestres e também o metrô.

A ponte em estrutura metálica foi construída em 1881, substituindo uma antiga ponte pênsil que havia no lugar. A estrutura foi finalizada por um estudante de Gustave Eiffel, que criou a Torre Eiffel de Paris.

A parte superior da ponte oferece uma excelente vista de Porto e de Vila Nova de Gaia. É da parte superior da Ponte que você acessa a estação do Teleférico de Gaia.


Praça da Liberdade e a Câmara Municipal do Porto

A Praça da Liberdade é considerada o coração da cidade do Porto. Rodeads por belas construções, tem uma estátua de Dom Pedro IV, que no Brasil é conhecido como Dom Pedro I.

Próximo à Praça da Liberdade, aproveite para conhecer a Câmera Muncipal do Porto e a Fonte dos Aliados, que tem o letreiro de Porto em frente. Se quiser tirar um foto no letreiro, procure ir pela manhã ou à noite, a fim de evitar filas.


Estação São Bento

A Estação São Bento é uma verdadeira joia arquitetônica, com uma fachada cheia de detalhes. Contudo, é o seu interior que chama ainda mais a atenção dos passageiros e visitantes.

O interior possui nada menos do que 20 mil azulejos, que contam passagens importantes da história de Portugal, como a do Infante D. Henrique na conquista de Ceuta.

Muito mais do que uma estação de trem, São Bento é uma atração turística imperdível na cidade do Porto.


Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão está instalado em um prédio construído entre 1914 e 1917. No local pode-se encontrar flores, comida fresca (doces, pães, peixes, queijos), souvenirs de Portugal e algumas opções de restaurantes. Aproveite para experimentar a “francesinha”, um dos pratos típicos de Portugal.


Rua de Santa Catarina e Café Majestic

É principal rua comercial da cidade do Porto. Aqui você encontra lojas interessantes, como Zara e Fnac. É o endereço certo para quem deseja se aventurar nas compras em Porto.

No número 112 está localizado o café mais famoso da cidade, o Café Majestic, uma excelente opção para descansar das andanças na Rua de Santa Catarina. Contudo, prepare o bolso, pois os preços não são nada amigáveis.


Igreja de Santo Idelfonso

A Igreja de Santo Idelfonso está localizada na Praça da Batalha, no centro da cidade do Porto. Começou a ser reconstruída em 1730, sendo concluída nove anos depois, em 1739.


Capela das Almas

A Capela das Almas chama a atenção por sua fachada em azulejos azuis, que representam, por meio de seus desenhos, a vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. São mais de 15 mil azulejos, distribuídos em sua fachada de 350 metros quadrados.

A entrada é gratuita. De metrô, desça na Estação Bolhão.


Igreja do Carmo e Carmelitas

Essas duas igrejas estão praticamente lado a lado, separadas apenas por uma casa de um metro de largura, que foi habitada até por volta de 1980.

A Igreja das Carmelitas (1628) é a da esquerda e a Igreja do Carmo (1768) é a da direta.


Catedral – Sé do Porto

É uma das construções mais antigas de Portugal, datando do século XII. Construída na parte mais alta da cidade, é o edifício religioso mais importante do Porto.

Da Catedral você tem uma vista privilegiada do Porto, do Rio Douro e de Vila Nova de Gaia.


Vila Nova de Gaia

Atravessando a Ponte Luís I você chega a Vila Nova de Gaia, casa das caves do Vinho do Porto.

Vila Nova de Gaia conta com um lindo e revitalizado calçadão, que oferece lindas vistas da cidade do Porto. Aproveite para caminhar com calma apreciando a paisagem.

O Mercado Municipal de Gaia é uma excelente opção para almoçar a um preço bastante razoável.

Aproveite para visitar as caves do Vinho do Porto, que oferecerem visita guiada com degustação. São várias para você escolher: Cockburn’s, Sandeman, Ferreira, Taylor, entre outras.

avenida em vila nova de gaia


Teleférico de Gaia

O Teleférico de Gaia está localizado nas marges do Rio Douro, em Gaia, com uma estação próxima a Ponte Luís I, no Jardim do Morro e outra na parte baixa, próxima ao Mercado Municipal no Cais de Gaia.

teleférico de gaia

O teleférico percorre uma distância de 600 metros, em uma viagem de aproximadamente 5 minutos.

teleferico de gaia

Cada cabine transporte até 8 pessoas e oferece uma vista panorâmica de Gaia e Porto. É um passeio bastante agradável.

vila nova de gaia teleferico

Funciona todos os dias, exceto no dia de natal. Horário de funcionamento: de 25 de outubro a 23 de março, das 10hs às 18hs; de 24 de março a 25 de abril, das 10hs às 19hs; de 26 de abril a 24 de setembro, das 10hs às 20hs; de 25 de setembro a 24 de outubro, das 10hs às 19hs.

Não é preciso reservar com antecedência. Você pode comprar o seu ingresso na hora na bilheteria.

Veja como foi o passeio no Teleférico de Gaia nesse post.


Cave do vinho do Porto Cockburn’s

Entre as opções de cave do Vinho do Porto que oferecem visita guiada em Vila Nova de Gaia, optamos por visitar a renovada cave da Cockburn’s.

Visitar a cave da Cockburn’s foi uma experiência incrível. Ela é considerada a mais bonita de toda Vila Nova de Gaia e comprovadamente a que possui mais vinhos em suas cascos e balseiros.

Esperamos pelo início do tour em uma espécie de museu, que conta a história da Cockburn’s, com muitas fotos, fatos e histórias sobre essa importante casa de vinho do porto.

A visita guiada percorre o lugar onde é armazenado o vinho do porto da Cockburn’s. A guia passa interessantes informações sobre o vinho do porto e sobre o processo de envelhecimento do produto.

porto cockburns

A visita mostra o trabalho dos tanoeiros, que são os profissionais que cuidam dos cascos. O trabalho dos tanoeiras é fundamental para a produção do vinho do porto.

Ao final da visita, somos levados a um agradável salão para degustar o vinho do Porto. Fizemos a visita premium, que inclui a degustação de três vinhos acompanhada de chocolates. Excelente!

cave cockburns em porto

Na saída passamos pela adega da Cockburn’s. A guia nos recomendou levar para casa um Porto Vintage 2011, considerada a melhor safra dos últimos 100 anos!

Temos um post completo contando como foi nossa visita à Cockburn’s.


Jardim do Morro

Ao atravessar a Ponte Luís I pela parte superior você chega ao Jardim do Morro, um pequeno parque que oferece lindas vistas de Porto. Um excelente lugar para descansar apreciando a vista.

Jardim do Morro em Porto


Foz do Rio Douro

A Foz do Rio Douro é o local onde o Rio Douro, que nasce na Espanha, encontra com o Oceano Atlântico. Infelizmente, quando fomos o local estava fechado devido as ondas que estavam invadindo o pier. Então, só foi possível ver de longe.

Foz do Rio Douro em Porto

O ônibus 500 percorre a avenida beira-mar, passando por praias e parques. Um passeio bastante agradável.


Casa da Música

A Casa da Música é o principal local de concertos de Porto e sempre oferece uma programação variada, para todos os públicos e bolsos. Possui também alguns eventos gratuitos.

É possível fazer uma visita guiada, nos horários de 11hs, 14:30hs e 16hs, diariamente. O ingresso custa 7,50 Euros. Com o Porto. Card você tem 25% de desconto.


Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso existe desde a década de 50, mas foi totalmente remodelado e reaberto ao público em 2013. O complexo engloba o mercado de frescos, uma praça de alimentação com 44 lojas, um conjunto de escritório e um hotel 4 estrelas.

O mercado de frescos funciona de segunda a sábado, das 9hs às 20hs. A praça de alimentação de domingo a quinta das 10hs às 23hs e sexta e sábado das 10hs à meia-noite.


Estádio do Dragão

O Estádio do Dragão é a casa do F.C. do Porto. Foi inaugurado em 2003 na região de Campanhã, tendo capacidade para cerca de 50 mil espectadores.

O estádio está aberto para visitas: segunda-feira, às 15hs, 16hs e 17hs; de terça a domingo, às 11hs, 12hs, 13hs, 14hs, 15hs, 16hs e 17hs. Não se realizam visitas nos dias de jogos, nem nas vésperas de jogos da UEFA.


Porto.Card: para economizar com as atrações

O cartão Porto. Card oferece mais de 150 vantagens e descontos, podendo incluir também utilização gratuita de toda a rede de transporte público da cidade do Porto.

Com o Porto. Card você tem entrada gratuita e descontadas nos principais museus, monumentos e visitas turísticas na cidade do Porto.

Entre as atrações que você poderá visitar gratuitamente com o Porto. Card, estão a Casa do Infante, o Museu Romântico, o Museu do Papel-Moeda, o Museu do Vinho do Porto, Casa Museu Guerra Junqueiro, entre outros.

Em outras atrações importantes do Porto, você obtém descontos com o Porto. Card, como 10% no Teleférico de Gaia, 50% na Igreja e Torre dos Clérigos, 25% na visita guiada na Casa da Música, 50% no Museu do Carro Elétrico, 50% no Museu Militar do Porto, 25% no Palácio da Bolsa, 35% no Sea Life Aquarium, entre outros descontos.

Oferece ainda descontos no aluguel de bicicletas, caves do vinho do Porto em Gaia, bares, restaurantes, lojas, passeios e atividades turísticas.

Ao adquirir o cartão você recebe um guia informando onde poderá entrar gratuitamente e os descontos oferecidos aos portadores do Porto. Card. Esse guia é muito importante para você montar o seu roteiro na cidade do Porto, priorizando as atrações que mais lhe interessar.

O Porto. Card está disponíveis nas versões de 1 a 4 dias, podendo ou não incluir o transporte público.

Onde adquirir o Porto. Card: Loja do Turismo do Porto e Norte que se encontra no desembarque do Aeroporto do Porto; Loja Oficial do Turismo do Porto – Rua Clube dos Fenianos 25 – ao lado do edifício da Câmara Municipal do Porto; Posto de Turismo em frente à Sé Catedral do PortoPosto de Turismo na Praça da RibeiraNo site do Turismo do Porto.


Quantos dias ficar no Porto

Porto é uma cidade repleta de atrações e bastante agradável para passear. Assim, recomendamos ficar pelo menos 4 dias, para assim ter tempo para visitar as principais atrações e ainda passear em Vila Nova de Gaia. O ideal seria ficar pelo menos 5 dias em Porto, para assim poder aproveitar com calma as atrações.


Como se locomover no Porto

A melhor forma de se locomover no Porto é com o transporte público, que abrange as principais atrações da cidade. O Uber também é uma boa opção, pois as tarifas são bem acessíveis.

Electrico de Porto

No centro histórico as distâncias são relativamente curtas, assim é possível conhecer as principais atrações caminhando.

Agradecemos ao Visit Porto. por toda a colaboração na realização desta viagem.

Deixe um comentário