Mountain Bike em Lake Tahoe: a incrível Flume Trail

A Flume Trail é uma das trilhas de mountain bike mais famosas do mundo, localizada em Lake Tahoe, lugar que se destaca pelo seu lago cor de esmeralda, com paisagens belíssimas em qualquer estação do ano. Cercado por montanhas verdinhas no verão e cobertas de neve no inverno, Lake Tahoe é garantia de diversão o ano todo.

Montain Bike em Lake Tahoe na Flume Trail

Durante o verão, destacam-se as diferentes opções de trilhas, mountain bike, lindas praias de água doce, kayak, stand-up… No inverno, Lake Tahoe se transforma em uma das principais estações de ski da Califórnia, com uma excelente infra-estrutura para a prática de esportes de inverno.

Lake tahow view from Flume Trail Montain Bike

 

Mountain Bike em Lake Tahoe

Lake tahoe é o paraíso para se andar de mountain bike, são muitas as opções de trilha, com um cenário digno de cartão postal. Uma das trilhas mais famosas e procuradas em Lake Tahoe é a Flume Trail, e não é a toa: as vistas são maravilhosas.

 

Percorrendo a Flume Trail

A Flume Trail possui cerca de 22,5 km de extensão (14 milhas) e oferece um cenário perfeito para a prática de Mountain Bike, com diferentes desafios. Apesar de ser uma trilha mountain bike, não exige muita experiência, sendo que qualquer pessoa com um preparo físico razoável, que saiba andar de bicicleta pode percorrer,  sem grandes intempéries.

Flume Trail Montain Biking

A trilha começa no Spooner Lake State Park – um lago bonito e com boa estrutura para se preparar para percorrer a trilha e termina em Incline Village, no estado de Nevada. A trilha proporciona vistas muito bonitas da paisagem de Lake Tahoe: é possível ver as diferentes colorações do lago.

Flume Trail em Lake Tahoe Montain Bike

O início da trilha é bastante puxado: são cerca de 6,5 km (4 milhas) com a maior parte sendo de subida, com um ganho de altitude de cerca de 300 metros! Se você não está acostumado com tanta subida, não se desespere, suba com calma, valendo até mesmo empurrar a bicicleta para não se cansar muito. Pare para descansar e procure beber bastante água.

Flume Trail em Lake Tahoe Montain Bike

Depois da subida, você então começa o verdadeiro circuito de mountain bike, com obstáculos legais no caminho e depois de uma descida “refrescante”, você chega ao Lago Marlette, que é muito bonito. Durante o caminho você tem lindas vistas do lago e de Sand Harbour.

Aproveitamos o cenário perfeito do Lago Marlette para descansar e fazer um lanche. Ventava muito e fazia muito frio, mas isso não tirou a beleza do lugar.

Após o Lago Marlette a trilha passa por muitos desfiladeiros e muitos trechos oferecendo vistas magníficas. Cuidado para não se distrair com as vistas… Alguns desses desfiladeiros podem parecer assustadores se você não tem experiência. Contudo, são bem tranquilos, é possível passar sem grande dificuldade. Nos mais estreitos, uma opção se você se sentir inseguro é descer e empurrar a bicicleta.

A trilha é bem sinalizada, desde o início siga as indicações para a Flume Trail. Na dúvida, escolha sempre pelo caminho que segue beirando o desfiladeiro e com vista para o lago.

A última descida é muito legal, mas cuidado para não saltar e sofrer um acidente. Se você não tem muita experiência com mountain bike, procure não deixar a bicicleta ganhar muita velocidade, pois frear em um terreno arenoso não é legal, pois a bicicleta pode sair de traseira e você cair.

A duração média do percurso é de 5 horas. Levamos cerca de 6 horas, pois fizemos muitas paradas para fotos.

 

Mapa da Flume Trail

A Flume Trail é uma das trilhas de mountain bike mais procuradas de Lake Tahoe, seu percurso é o seguinte:

Flume Trail Lake TAhoe
Fonte: Flume Trail Mountain Bikes

A trilha que utilizamos é a sinalizada em vermelho no mapa, iniciando no Spooner Lake e terminando no Tunnel Creek Cafe. Como se pode observar, existem outras opções de trilhas e outros caminhos que podem ser seguidos.

É importante tirar uma foto ou imprimir este mapa e levá-lo no dia da atividade, para poder consultá-lo em caso de dúvida sobre qual caminho seguir.

Em uma próxima oportunidade em Lake Tahoe, pretendemos percorrer a trilha em azul, a Tahoe Rim Trail.

 

Onde alugar a mountain bike

A melhor opção para alugar a mountain bike para fazer a trilha é na Flume Trail Mountain Bikes, localizada na 1115 Tunnel Creek Road, em Incline Village, em Nevada (Telefone 775-298-2501 e-mail info@flumetrailtahoe.com). É bem fácil de achar, pois fica na margem da Highway 28.

Flume Trail Mountain Bikes oferece diferentes modelos de mountain bike para alugar e também alguns modelos disponíveis para venda. A loja fica bem atrás do Tunnel Creek Cafe, excelente lugar para se abastecer antes da trilha como também para tomar uma cerveja ou um chocolate quente após sua aventura.

Flume Trail Montain Bikes

O esquema oferecido pela empresa é bem legal: você estaciona o carro no estacionamento do estabelecimento, escolhe qual bicicleta quer alugar e em seguida pega o traslado para o início da trilha, que fica um pouco longe, no Spooner Lake State Park. A Flume Trail termina exatamente atrás do Tunnel Creek Cafe, ou seja, o seu carro estará lá esperando por você.

O aluguel da bicicleta inclui o capacete, bomba e câmara de ar reserva. Inclui também o traslado até o início da trilha e a entrada no Spooner Lake State Park.

Se você já tem a sua bicicleta, pode contratar somente o serviço de traslado até o início da trilha.

Utilizamos as mountain bikes e o serviço de traslado e recomendamos: as bikes são ótimas e o traslado nos deixou bem no início da trilha. Tudo foi perfeito!

Confira os preços, modelos de mountain bikes disponíveis e horários de funcionamento aqui. Você pode entrar em contato com a empresa e reservar sua mountain bike no modelo e tamanho desejado previamente, para garantir o seu passeio no dia desejado.

 

Nível de dificuldade

A Flume Trail é uma trilha de mountain bike, não é uma trilha de asfalto. No geral, achamos a trilha bastante tranquila, sem grandes obstáculos. O trecho mais puxado é no início, nos primeiros 6 km, devido a ser de subida.

 

spooner_flume_tunnelcreek2
Elevação durante a Flume Trail. Fonte: Flume Trail Mountain Bikes

Depois a trilha passa por alguns penhascos com vistas incríveis (se ficar com receio é só descer e empurrar a bike nos trechos mais estreitos). É preciso empurrar a bicicleta em um pequeno trecho, obedecendo a sinalização do local. Além desse trecho obrigatório, empurramos também quando a trilha fica bem estreita às margens do Lago Marlette, porque estava ventando muito.

Com um preparo físico razoável é possível fazer essa trilha, mesmo sem ser ter muita experiência em mountain bike, bastando saber andar de bicicleta em estrada de terra.

Flume Trail Montain Bike Marlette Lake

A trilha não é muito extensa, tendo o dia inteiro você poderá fazê-la com calma, parando para descansar, tirar fotos e apreciar a vista.

 

Tunnel Creek Cafe

O Tunnel Creek Cafe, que fica bem em frente a Flume Trail Mountain Bikes, é o lugar perfeito para se abastecer antes da trilha e também para recuperar suas energias após o seu dia de mountain bike na Flume Trail em Lake Tahoe, seja com uma boa cerveja, seja com um chocolate quente.

Tunnel Creek Cafe Station Lake Tahoe Flume Trail

 

Dicas para a Flume Trail

Algumas dicas para você aproveitar ao máximo a Flume Trail em Lake Tahoe:

– Procure começar a trilha o mais cedo possível, para poder aproveitar mais o seu dia de mountain bike. Apesar da distância não ser grande, a paisagem lhe fará parar várias vezes para tirar fotos ou simplesmente apreciá-la.

– Leve água e o que comer durante o dia.

– Não se esqueça do protetor solar.

– Certifique-se que sua bicicleta está equipada com a bomba e a câmara de ar reserva.

– Ajuste o banco de sua mountain bike na altura adequada.

 

Vale a pena?

O passeio de mountain bike pela Flume Trail foi a atividade que mais gostamos em Lake Tahoe. A trilha é incrível, com vistas que parecem cartões postais, passando por lugares em meio a uma natureza exuberante. A trilha é bem mantida, sinalizada e o suporte oferecido pela Flume Trail Mountain Bikes muito bom, com suas mountain bikes seguras e bem mantidas e seu serviço de traslado. O passeio vale cada centavo!

Agradecemos a Flume Trail Mountain Bikes por toda a colaboração na realização desta trilha.

 

2 thoughts on “Mountain Bike em Lake Tahoe: a incrível Flume Trail

Deixe um comentário