Friedrichsbad: tradicional banho termal de Baden- Baden

Baden-Baden, cidade localizada no coração da Floresta Negra na Alemanha, conta com 12 fontes que jorram 540 litros por minuto de uma água que vem de 1.500 metros de profundidade, chegando à superfície a uma temperatura entre 56ºC e 69ºC, riquíssima em minerais.

A terma Friedrichsbad foi fundada em 1877 e conta com piscinas de mármore de Carrara (é como voltar aos tempos romanos), com uma decoração belíssima e um ambiente de muita tranquilidade e paz, excelente para recuperar as energias.

Na Friedrichsbad roupas de banho não são permitidas e homens e mulheres compartilham os mesmos espaços, não existindo separação de gênero. Logo no vestiário você deverá despir-se e enrolar-se na toalha que se encontra dentro do guarda-volume e seguir descalço. Chinelos estarão disponíveis na entrada da área dos banhos termais.

Feito isso você ingressa na área dos banhos termais da Friedrichsbad, que é composto por uma sequência de 17 etapas (passa-se de uma sala para outra – banho, sauna morna, sauna quente, banho, massagem, banho, sauna à vapor, piscina termal… Nas placas existe indicação do caminho sugerido e de quanto tempo permanecer em cada etapa.

O caminho sugerido e o tempo de permanência são apenas sugestões, você pode permanecer o tempo que quiser em cada estágio e fazer na sequência que quiser, repetido cada etapa quantas vezes desejar também.

Após passar pelo circuito de saunas, você chega às piscinas termais. De diferentes tamanhos, temperaturas e tipologias. Algumas possuem jatos e outras não. Algumas são fundas e outras rasas. O circuito termina em uma linda piscina, carro chefe do lugar.

O circuito sugerido te leva a percorrer um caminho em que ao longo das 17 etapas a temperatura do seu corpo é elevada e depois, vagarosamente, ela vai sendo reduzida, sendo justamente isso que estimula a circulação e o sistema imunológico.

Copyright: “Baden-Baden Kur & Tourismus GmbH”

Esta piscina tem uma linda cúpula, permitindo a entrada de luz natural.

Copyright: “Baden-Baden Kur & Tourismus GmbH”

Após a última etapa você retorna ao início do circuito onde pode fazer uma hidratação (você mesma passa o creme hidratante no seu corpo) e na sequência descansar na área de relaxamento, onde um funcionário te embala em uma coberta quentinha e coloca você para dormir em uma sala silenciosa. Quando acordar, você pode tomar um chá aromático.

Recomendamos reservar pelo menos três horas para aproveitar o lugar com calma. Contudo, se tiver tempo livre, poderá ficar mais pois o lugar é uma delícia para descansar e relaxar.

Fotos na parte interna não são permitidas, visando garantir a privacidade dos visitantes. Por isso, utilizamos somente as fotos oficiais do lugar.


Onde Fica?

A Friedrichsbad está localizado bem no centrinho histórico de Baden-Baden, na Römerplatz 1.


Preços e horário de funcionamento

A Friedrichsbad funciona diariamente das 9hs às 22hs. A entrada é permitida somente até às 19hs. Não funciona nos dias 4 e 25 de dezembro e no dia 31 de dezembro funciona das 9hs às 20hs, sendo a entrada permitida até as 17hs.

Não é preciso fazer reserva para visitar a Friedrichsbad. A idade mínima para entrar no terma é 14 anos.

O ticket custa 35 Euros e com ele você pode permanecer no local o tempo que desejar. Está incluso: chinelo, toalhas, sabonete, shampoo, creme hidratante e chá aromático na sala de leitura.

Assim, você não precisa levar nada para curtir o terma, como roupas de banho e tolhas, o que facilita bastante, pois você pode incluí-lo facilmente em seu roteiro pela cidade.


Vale a pena conhecer a Friedrichsbad?

Conhecer a Friedrichsbad é uma experiência única, que te introduz à cultura germânica dos banhos termais, sendo que frequentá-los nus é algo bastante comum por lá.

O lugar é lindo e muito acolhedor. Ótimo para recuperar as energias após um dia cansativo caminhando pela cidade.

A guia do nosso city tour por Baden-Baden disse que quando ela quer se dar um presente, ela vai ao terma, pois sai rejuvenescida de lá.

Por estar localizado bem no centro da cidade, o preço ser bastante acessível e você não precisa levar nada para utilizar o espaço, acreditamos que o lugar não deve ficar de fora do seu roteiro na cidade. Com três horas você consegue curtir bem os banhos termais e conhecer um pouco desta cultura da Alemanha.


Friedrichsbad ou Caracalla Spa, qual dos dois visitar?

A Friedrichsbad e a Caracalla Spa possuem propostas bastante diferentes, sendo o primeiro a terma mais formal, histórico de Baden-Baden, enquanto o segundo é um lugar mais moderno, maior, com mais opções de piscinas e saunas.

Enquanto na Friedrichsbad roupas de banho são proibidas, na Caracalla você deve utilizá-la nas piscinas no andar inferior, somente não podendo usar nas saunas e hidromassagem localizada no andar superior.

Então, se nudez em público for um problema pra você, deverá escolher a Caracalla Spa, em que poderá permanecer vestido nos espaços do andar inferior.

Se você procura um lugar tranquilo para relaxar e recarregar as energias e não tiver problema com a nudez em público, a Friedrichsbad é o lugar ideal.

Se tiver tempo disponível recomendamos fortemente que visite as duas termas, pois as experiências são bastante diferentes. Gostamos muito de ter visitado as duas termas.

Aproveite e leia nosso Guia Completo de Baden-Baden!


Agradecemos ao Baden-Baden Tourism Board por toda a colaboração no planejamento e realização desta viagem.

.

Deixe um comentário