Bruxelas: guia completo com as atrações imperdíveis

Bruxelas é uma das capitais mais bonitas da Europa, com sua atmosfera vibrante e belas construções históricas por todos os cantos. A cidade possui um centro histórico repleto de atrações, com uma arquitetura que vai do medieval ao moderno, uma gastronomia saborosa, com as famosas batatas-fritas, os deliciosos waffles e o melhor chocolate do mundo.

A cidade de Bruxelas, capital da Bélgica, sintetiza a cultura do país, estando repleta de atrações históricas. É uma cidade que sem dúvida deve ser incluída em roteiros de viagem pela Europa ocidental. É uma cidade que encaixa bem em qualquer roteiro, graças a sua localização central e ao excelente sistema de transporte público.

Pouco a pouco cada vez mais turistas estão descobrindo Bruxelas. A cidade passa desapercebida por quem planeja uma viagem pela Europa pela primeira fez e sente-se atraído por Paris. Normalmente, os turistas incluem no roteiro Londres e Amsterdã, deixando Bruxelas de lado. Contudo, Bruxelas é uma cidade incrível e que merece ser visitada, não devendo nada as outras cidades em questão de arquitetura, história e cultura. É uma cidade cosmopolita, com uma atmosfera sofisticada, e com uma praça que é considerada por muitos como uma das mais bonitas do mundo.

 

Como chegar em Bruxelas

Não há voos diretos entre o Brasil e Bruxelas. A forma mais prática de se chegar é fazendo conexão em outra cidade na Europa, como Paris, Madri, Frankfurt, Amsterdã, Roma ou Londres.

Bruxelas está interligada às principais cidades europeias por meio do transporte ferroviário, que é bastante eficiente. Em cerca de duas horas é possível chegar até Londres, Paris, Amsterdã ou Colônia.

Para pesquisar os trens e comprar passagens, você pode utilizar o site da SNCB International. Se estiver vindo da Alemanha, pode simular e comprar passagens no site da DB.

 

Atrações imperdíveis em Bruxelas

A cidade de Bruxelas possui um centro histórico compacto, que pode e deve ser explorado a pé, pois é a melhor forma de conhecer sua arquitetura e se perder pelas suas ruas charmosas, repletas de lojas, restaurantes, bares e cafés.

 

Grand Place

A Grand Place é a principal praça de Bruxelas, estando localizada bem no centro da cidade. Ela é toda cercada de prédios históricos, ricos em detalhes.

Grand Place em Bruxelas

Foi eleita pela UNESCO em 1998 como Patrimônio Mundial. Aqui você encontrará importantes construções históricas, como a Câmara Municipal, a Casa do Rei e o melhor da arquitetura belga, datada do século XVII.

A Grand Place é o cartão postal de Bruxelas, sendo o lugar mais movimentado e animado da cidade. É um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos da Europa, que realmente chamam a atenção do visitante de tanta beleza e imponência.

É o lugar mais disputado de Bruxelas. Sente-se no chão para ver o movimento dos turistas indo e vindo e apreciar a beleza das construções históricas.

Grand Place em Bruxelas

Durante à noite, a iluminação torna a praça ainda mais espetacular, destacando os detalhes dourados das construções.

 

Caminhar pelas ruas e ruelas próximas a Grand Place

Após visitar a praça, caminhe pelas ruas e ruelas do centro de Bruxelas. Você encontrará muitas lojas de chocolate, barraquinhas de waffles e batatas fritas e lugares vendendo cerveja belga.

É um lugar bem legal para comprar e apreciar a culinária local, com muitas opções de restaurantes legais, com mesas na calçada.

 

Galeries Royales Saint-Hubert

Criadas em 1847, foram as primeiras galerias comerciais da Europa, esbanjando elegância até nos dias de hoje. Com 200 metros de cumprimento, estão cobertas por uma enorme cúpula de cristal que permite a passagem da luz e protege da chuva.

Destacam-se as famosas lojas de chocolate belga. É praticamente impossível atravessar a galeria sem comprar sequer um chocolate em uma das lojas.

Experimente um dos bombons recheados da Neuhaus: simplesmente perfeitos! Se quiser algo mais barato, passe na Leonidas, que vende pralinés deliciosos.

 

Manneken Pis

O Manneken Pis, uma estátua de cerca de 50 centímetros de um menino pelado urinando na pia de uma fonte, é considerado um dos símbolos mais representativos e queridos da cidade de Bruxelas.

Maneken pis bruxelas

Devido ao seu tamanho reduzido o turista menos avisado pode passar por ele ao mesmo notá-lo. Não cometa esse erro, quando visitar a parte antiga de Bruxelas, passe para conhecer o Manneken Pis, que fica entre as ruas L’Etuve e Chene, perto da Grand Place.

São várias as lendas sobre o Manneken Pis, como por exemplo, que o menino da estátua teria apagado dessa forma inusitada uma chama acesa, salvando assim a cidade de um incêndio; ou que seria um filho nobre de Bruxelas, que durante uma procissão parou para urinar na parede da casa de uma bruxa, que como maldição, o transformou em estátua.

 

Jeanneke Pis

Ainda perto da Grand Place, existe uma versão feminina do Manneken Pis, a Jeanneke Pis. Porém, esta estátua é muito menos conhecida e visitada pelos turistas.

Jeanneken pis em bruxelas

Está localizada na rua sem saída de Beenhouwersstraat e foi inaugurada em 1987, com o objetivo de atrair mias visitantes para a localidade, que é um bom lugar para degustar cervejas e vinhos.

 

Palácio Real de Bruxelas

Embora o Palácio Real não seja utilizado pelo rei como moradia desde o século passado, ainda faz parte do conjunto de edifícios da monarquia da Bélgica.

Somente é possível visitar o seu interior por meio de uma visita guiada, que pode ser realizada entre o dia 21 de julho e a primeira semana de setembro. Fora dessa época, somente será possível ver a sua fachada.

 

Parque de Bruxelas

O maior parque da cidade é o Parque de Bruxelas, próximo da estação Parc. É um excelente lugar para relaxar e descansar, com fontes e muitas esculturas.

 

Jardim do Mont des Arts

Este bonito jardim está localizado bem no centro da cidade, oferecendo uma das melhores vistas para se assistir ao pôr-do-sol em Bruxelas.

 

Parc de Laeken

O Parc de Laeken tem uma grande área verde, muito bom para quem procurar um lugar para descansar ao ar livre, sendo bem tranquilo e sossegado.

Dentro do parque, aproveite para visitar o Monumento Rei Leopoldo I. Inaugurado em 1880, memória ao Rei Leopoldo I, a fim de celebrar o 15º aniversário da independência. Construído em estilo neogótico, possui nove pilares que representam as províncias belgas da época, incluindo esculturas de artistas da época.

 

Castelo Real de Laeken

O Castelo Real de Laeken é a principal residência dos Reis da Bélgica, tendo um jardim extremamente bem cuidado, com um pavilhão chinês, um templo, grutas e lagoas. Vale a pena dedicar um tempo para explorar o lugar com calma.

 

Atomium

O Atomium, uma das construções mais emblemáticas de Bruxelas, foi construído para a exposição mundial de 1958, sendo considerado uma mistura de edifício com escultura, devido ao seu formato.

É composto por nove esferas, tendo cada uma 18 metros de diâmetro, que são conectadas por 20 tubos. A estrutura é sustentada por três grandes pilares.

Com 102 metros de altura, o Atomium recebe aproximadamente 60 mil visitantes por ano, que são recompensados com uma vista panorâmica de 360 graus de Bruxelas.

Vista do Atomium em Bruxelas

Vista do Atomium em Bruxelas

Dentro do Atomium você encontra exposições permanentes e temporárias. É um lugar interessante, para ser explorado com calma.

Vista do Atomium em Bruxelas

O Atomium fica um pouco distante do centro de Bruxelas, mas graças ao eficiente transporte público da cidade, é bem fácil chegar:

– Metro: Heysel, linha 6;

– Bondes: Heysel, linha 51;

– Ônibus: Heysel, linhas 84 e 88.

Para comprar sua entrada com antecedência e evitar filas na bilheteria, acesse o site do Atomium.

 

Mini-Europe

Pertinho do Atomium está o Mini-Europa, um parque que exibe cerca de 350 maquetes de mais de 80 cidades europeias.

Mini-Europe em Bruxelas

Um ótimo lugar para conhecer um pouquinho das cidades europeias, por meio de maquetes ricas em detalhes.

Vista do Atomium em Bruxelas Mini-Europe

Não se trata simplesmente de maquetes, mas sim de cenários perfeitos, que retratam fielmente a característica das cidades europeias. A riqueza de detalhes é impressionante!

Preste atenção nos detalhes da incrível Prefeitura de Bruxelas, que conta com cerca de 300 estátuas esculpidas à mão. Veja a perfeição da Torre Eiffel que tem 13 metros de altura e a imponência do Big Ben com 4 metros de altura.

O Mini-Europe é muito bem cuidado e bonito, uma excelente opção de passeio em Bruxelas, que pode ser facilmente combinado com o Atomium.

Embora o Mini-Europa esteja um pouco distante do centro de Bruxelas (Avenue du Football, 1 Bruparck), é bem fácil chegar com o transporte público:

– Metro: Heysel, linha 6;

– Bondes: Heysel, linha 51;

– Ônibus: Heysel, linhas 84 e 88.

Para maiores informações sobre a atração ou comprar seu entrada, acesse o site do Mini-Europe.

 

Basílica do Sagrado Coração (Sacré-Coeur)

Inaugurada em 1969, após 64 anos de construção, a Basílica do Sagrado Coração de Bruxelas foi inspirada na Basílica de mesmo nome em Paris. É considerada a mais imponente da Bélgica e é o maior edifício Art Deco do mundo.

basílica em bruxelas

Destaca-se a sua enorme cúpula de cor verde, com 90 metros de altura, contrastando com a cor avermelhada da pedra calcária e terracota.

Fica pertinho do Atomium e do Mini-Europe, valendo muito a pena inclui-la em seu roteiro de viagem.

 

Bruges: bate-volta imperdível de Bruxelas

Um bate-volta imperdível para quem visita Bruxelas é ir até Bruges, cidade medieval que está localizada a cerca de 160 km. Com várias paisagens dignas de tirar o fôlego e capacidade para figurar entre as cidades mais bonitas da Europa, está pequena cidade atrai milhares de turistas todos os anos.

A melhor forma de se chegar a Bruges é de trem. A viagem desde Bruxelas a estação Bruxelles-Midi dura cerca de uma hora e você pode adquirir sua passagem na hora na estação, nem precisa comprar com antecedência.

Bruges é uma cidade para ser explorada a pé, com calma. Desde a estação de trem, pode-se facilmente caminhar até suas principais atrações.

A Grand Place de Bruges é linda, com construções belíssimas, cheia de bares e restaurantes. Não deixe de subir o Belfort, que é o campanário, uma torre construída para abrir o sino da cidade. Lá do alto se tem lindas vistas de Bruges. Contudo, não tem elevador e você terá que subir utilizando as escadas.

escada da torre de bruges em bruxelas

Bruges na Bélgica

Bruges é cortada por canais, e fazer um passeio de barco pode ser uma boa opção para conhecer a cidade de um ponto de vista diferente.

É um passeio de dia inteiro. Procure chegar bem cedo para poder aproveitar mais seu dia em Bruges.

 

Onde ficar em Bruxelas

A melhor localização para se ficar em Bruxelas é próximo a Grand Place, pois você poderá conhecer caminhando as principais atrações da cidade. Além disso, é um lugar vibrante, cheio de vida, com muitos restaurantes, bares, cafés e lojas.

Caso você for chegar ou sair de trem, pode pesquisar para ficar perto das estações de trem de Bruxelas, que são duas, a Bruxelles-Central e a Bruxelles-Midi. Pesquise de onde seu trem irá chegar ou sair para então ficar próximo da estação de trem correta.

 

Quantos dias ficar em Bruxelas?

Muita gente diz que Bruxelas é uma cidade que pode ser visitada em um ou dois dias, mas discordamos fortemente disso. Bruxelas possui tantas atrações que merece bem mais tempo que isso.

Três dias inteiros é o tempo mínimo para conhecer as principais atrações de Bruxelas e ainda dedicar um dia para conhecer Bruges, a incrível cidade medieval.

A localização privilegiada de Bruxelas torna a cidade muito fácil de ser inserida nos roteiros de viagem pela Europa. Contudo, não menospreze Bruxelas e dedique alguns dias da sua viagem para explorar a capital da Bélgica, garanto que você não se arrependerá.

 

Brussels Card

O Brussels Card é um cartão que oferece acesso grátis a 41 museus em Bruxelas, além de descontos em atrações restaurantes, bares, clubes e na loja de presentes da Brussels Shop. Pode incluir ainda o transporte público ou os ônibus turísticos Hop on Hop off.

Com o Brussels Card você tem desconto na compra do ingresso para visitar o Atomium e o Mini-Europe, por exemplo.

A validade do Brussels Card varia de 24 a 72 horas, dependendo da modalidade adquirida. Vale a pena adquirir o cartão de acordo com o tempo em que você ficará na cidade.

Você pode adquirir o Brussels Card pela Internet ou em pontos específicos da cidade.

Junto com o cartão você recebe um guia com as atrações grátis incluídas e os descontos. Vem também um mapa bem legal com as principais atrações de Bruxelas.

Vale a pena adquirir o cartão e incluir o transporte público ou o ônibus Hop on Hop off, pois assim você terá mais facilidade nos deslocamentos entre as atrações de Bruxelas.

Considerando o grande potencial de economia que o Brussels Card oferece, achamos que vale muito a pena o investimento.

 

Ônibus Hop on Hop off

Esse ônibus turístico possui duas linhas em Bruxelas, que leva as principais atrações da cidade. Ele oferece áudio-guia em vários idiomas. Com ele você pode descer nas atrações que achar mais interessante e embarcar novamente no próximo ônibus.

O Brussels Card tem uma versão que inclui esse ônibus, que pode ser uma boa opção para quem tem pouco tempo na cidade.

 

Dicas de Bruxelas

– Bruxelas é uma cidade linda, com construções repletas de detalhes. Assim, caminhe com calma por suas ruas, prestando atenção nas fachadas.

– Não deixe de experimentar o delicioso waffle belga e a famosa batata-frita belga.

– Cuidado para não gastar fortunas nas deliciosas lojas de chocolate que você encontra por toda a cidade.

– Um bate-volta a Bruges não pode ficar de fora do seu roteiro.

– Fique o máximo que puder em Bruxelas. Ficamos três noites e nos arrependemos, pois foi muito pouco tempo para conhecer uma cidade com tantas atrações como Bruxelas.

 

Agradecemos ao Visit Brussels, ao Atomium e ao Mini-Europe por toda a colaboração na realização desta viagem.

 

One thought on “Bruxelas: guia completo com as atrações imperdíveis

  1. Adorei seu post. Você foi direto ao ponto, especialmente para os que não conhecem Bruxelas. Todos os pontos indicados são interessantes de serem visitados. Senti falta do Delirium Café, mas sei que nem todo mundo curte cervejas e isso não apaga todas as dicas maravilhosas que vc deu.

Deixe um comentário