Conhecendo Amsterdã de bicicleta

A bicicleta é o principal meio de transporte dos moradores de Amsterdã: pessoas de todas as idades e classes sociais pedalam diariamente na capital da Holanda. As bicicletas estão por toda parte, dia e noite, faça chuva ou faça sol.

Amsterdã é uma cidade plana, com muitas ciclovias e estacionamentos para bicicletas, o que favorece sua utilização para os deslocamentos diários.

bicicleta em Amsterdam

Andar de bicicleta em Amsterdã é o desejo de grande parte dos turistas, pois a bicicleta é um dos símbolos da cidade. Andando de bicicleta é possível experimentar um pouco do cotidiano de quem vive em Amsterdã. A bicicleta permite um rápido deslocamento entre as atrações da cidade, tendo um excelente custo benefício.

 

Onde alugar sua bicicleta em Amsterdã?

Em Amsterdã não existe um sistema de auto-serviço para alugar bicicletas, como o que existe em Londres, Paris e no Rio de Janeiro. Contudo, existem diversas lojas que alugam bicicletas e também oferecem passeios guiados.

Utilizamos as bicicletas da A-Bike Rental & Tours, que possui duas lojas em Amsterdã: uma na Dam Square (Rokin 105 A 1012 KM) e outra no Vondelpark (Tesselschadestraat 1-E 1054 ET). Optamos pela loja perto do Voldelpark, pois assim poderíamos começar nosso passeio pelo parque (que é bem grande para ser explorado todo a pé) e ainda aproveitaríamos a tranquilidade para treinar um pouco e aquecer antes de encarar o trânsito da cidade. Os funcionários foram bem atenciosos e as bicicletas estavam em ótimo estado.

Amsterdam Bike

Você pode reservar sua bicicleta com antecedência no site da A-Bike Rental & Tours ou se preferir ir diretamente até a loja sem reserva. Eles possuem um grande número de bicicletas disponíveis.

Para alugar a bicicleta, será preciso apresentar uma identidade e também um cartão de crédito como garantia, ou um depósito em dinheiro. O pagamento somente é efetuado no momento da devolução da bicicleta, de acordo com o tempo que você ficou com ela.

Quem tiver o I amsterdam City Card tem 25% de desconto no aluguel da bicicleta na A-Bike Rental & Tours.

 

Andando de bicicleta em Amsterdã

Andar de bicicleta em Amsterdã requer atenção e cuidado. Embora a cidade tenha muitas ciclovias, em alguns momentos você terá que compartilhar as vias com carros e trams (bondes). É preciso respeitar aos sinais de trânsito e pedestres. No início, você pode se assustar com a quantidade de bicicletas compartilhando a mesma ciclovia, mas com o tempo você vai se acostumando.

Quando não houver ciclovia, você deve andar junto aos veículos, sempre mantendo-se do lado direito, no mesmo sentido dos carros. Nunca ande na contramão. Os motoristas estão bastante acostumados com os ciclistas e os respeitam.

Existem semáforos para as bicicletas, procure respeitá-los sempre, mesmo que você veja alguém desobedecendo.

Redobre a atenção nas áreas mais cheias de turistas, como as Nine Streets (entre Leidsestraat e Raadhuisstraat) e na região da Dam Square. Nessas áreas, muitos turistas andam distraídos e atravessam sem olhar para os lados.

 

Descobrindo Amsterdã de bicicleta

Nosso passeio independente de bicicleta em Amsterdã partiu da loja da A-Bike, pertinho do Voldelpark. Assim, iniciamos o passeio pelo parque, uma excelente ideia para explorar o bonito parque e ainda aproveitar para aquecer e se preparar para encarar as ruas.

bicicleta no vondelpark amsterdam

bicicleta no vondelpark amsterdam

Percorremos o parque todo e então fomos até a Museumplein, onde aproveitamos para tirar algumas fotos em frente ao famoso letreiro I amsterdam, com o Rijksmuseum ao fundo. Essa área é bastante turística e reúne os principais museus da cidade.

Amsterdam de bicicleta

Partimos então, meio que sem rumo, para percorrer os charmosos canais de Amsterdã. As ruas estreitas e cheias de carros e bicicletas exigiram bastante atenção.

Pedalamos em zigue-zague pelas De 9 Straatjes (As Nove Ruas), que são muito charmosas. Nos perdemos pedalando pelos canais algumas vezes. Paramos para olhar no mapa e seguimos então até a Casa Anne Frank, uma das atrações mais famosas de Amsterdã.

Percorremos mais um pouco os canais de Amsterdã e então rumamos para a Dam Square, que estava bem movimentada.

De lá pedalamos de volta ao Vondelpark a fim de devolver as bicicletas na loja da A-Bike na qual as retiramos. Fim do passeio!

 

A experiência

Pedalar em Amsterdã foi uma experiência única. Podemos perceber como a bicicleta é um importante meio de transporte em Amsterdã, indo muito além de atração para turista.

A bicicleta permite se deslocar entre as atrações de Amsterdã de forma bem rápida. Existem estacionamentos para bicicletas por toda a cidade, permitindo-lhe deixar a bicicleta para visitar alguma atração.

Com bastante cuidado e atenção é possível desbravar Amsterdã de bicicleta e conhecer a cidade de um jeito diferente e saudável.

 

Dicas

– Procure se localizar no mapa antes de começar o seu passeio de bicicleta e monte um roteiro. Ficar olhando o mapa de bicicleta é bem complicado. Ficar parando toda a hora não é nada legal.

– As principais atrações de Amsterdã são acessíveis de bicicleta, contando também com lugar para estacioná-las. É uma boa alternativa ao transporte público.

– Vista roupas confortáveis, leve água e se achar interessante um lanche para fazer um piquenique no charmoso Vondelpark.

– Se você tiver o I amsterdam City Card não o deixe de levá-lo nesse passeio, pois além de poder ter 25% de desconto no aluguel da bicicleta na A-Bike, poderá aproveitar para entrar nas atrações gratuitas com o cartão que for encontrando pelo caminho.

 

Agrademos a A-Bike Rental & Tours pela colaboração e dicas na realização desse passeio.

 

Deixe um comentário