Berlim: dicas, atrações e roteiros da capital da Alemanha

Berlim, a capital da Alemanha reunificada, é uma cidade incrível, repleta de história por toda parte. Não seria exagero dizer que Berlim é um museu a céu aberto. Foi palco do Regime Nazista (1933 a 1945) e da Guerra Fria, que dividiu o país em dois entre os anos de 1947 a 1991. Explorar Berlim é um convite para voltar no tempo, aprender com os erros do passado e ver como a cidade se reergueu nas últimas décadas.

Portão de Brandemburgo

A cidade de Berlim cultiva arte, cultura, história em beleza em cada canto: na bela arquitetura das suas construções e monumentos, nos seus mais de 170 museus, memoriais, igrejas, teatros, galerias de arte, bibliotecas, parques e praças. Berlim possui muitas atrações, espalhadas por toda a cidade. Um bom planejamento é importante para garantir que você conheça as principais atrações da cidade, deixando certamente algumas para uma outra visita.

Ao caminhar por Berlim é possível não parar para refletir ao se deparar com sinais de um passado que ainda assombra os alemães, marcado pelo Regime Nazista e pela Guerra Fria. As partes ainda em pé do Muro de Berlim, as marcações por onde o muro passava na cidade e os memoriais, são um convite à reflexão. Por isso, Berlim é uma cidade para ser visitada por calma, pois para conhecê-la de verdade é preciso muito mais do que bater cartão nas atrações turísticas da cidade.

 

Quando ir?

O período mais recomendado para visitar Berlim depende muito das suas preferências e intenções. A cidade pode ser visitada o ano inteiro, sendo que as quatro estações do ano são bem definidas.

Durante o verão (junho a agosto), a cidade fica bastante agitada, com festivais e muitos eventos ao ar livre. Os dias são longos e as temperaturas agradáveis. Os parques costumam ficar bem movimentados, com muitas pessoas tomando sol. Os preços dos hotéis costumam ser mais elevados neste período.

No outono (setembro a novembro), a paisagem muda bastante e a temperatura começa a cair. Época ideal para quem gosta de um frio ameno. É uma época legal para encontrar preços de hotéis razoáveis. Após a segunda quinzena de outubro até o início do inverno é o auge da estação, com um festival de cores incrível. Nesta época, além de poder aproveitar as bonitas cores do outono, ainda poderá aproveitar o Festival de Luzes de Berlim, que costuma começar no dia 10 e dura aproximadamente 10 dias.

Durante o inverno (dezembro a fevereiro), a temperatura cai bastante e os dias tornam-se menores. Contudo, a neve confere uma beleza especial à cidade. Em dezembro, temos os mercados ou feiras de natal, que são uma atração à parte.

Quando chega a primavera (março a maio), a temperatura começa a subir e os dias tornam-se mais longos. Pouco a pouco a cidade é recoberta pelo verde das árvores e cores das flores. É uma época bastante convidativa para quem gosta de caminhar ou pedalar, já que as temperaturas são amenas.

 

Transporte em Berlim

A cidade de Berlim possui um excelente e moderno sistema de transporte público. É possível visitar as principais atrações de Berlim utilizando o transporte público. Assim, a melhor forma de se locomover em Berlim é utilizando o transporte público.

O sistema de transporte público é integrado e composto por ônibus, tram (bondinho), U-Bahn (metrô) e S-Bahn (trens). O metrô se limita a cidade de Berlim e o trem cruza as fronteiras da cidade, chegando até cidades próximas.

A rede de transporte público de Berlim está dividida em três zonas: A, B e C. A zona A engloba todo o centro expandido da cidade, sendo onde se encontram as principais atrações turísticas de Berlim. Você somente precisará das zonas B e C se for viajar de/para o aeroporto Tegel (Zona B) ou para o aeroporto Schönefeld e Postdam (Zona C). Você pode comprar o bilhete de acordo com as zonas que for utilizar.

Com o Berlin WelcomeCard você pode utilizar o transporte público de Berlim gratuitamente e ainda obtém descontos de no mínimo 25% em mais de 200 estabelecimentos parceiros. A validade do passe varia de 48 horas até 6 dias e inclui as zonas do transporte público A e B ou A, B e C, dependendo da versão escolhida.

É um excelente custo benefício, pois além de permitir utilizar o transporte público de forma ilimitada durante sua validade, ainda oferece descontos em muitas atrações. Acesse o site do Berlin WelcomeCard para maiores informações ou adquirir o seu cartão.

 

Atrações de Berlim

Berlim possui muitas atrações e para que você possa aproveitar ao máximo o seu tempo na cidade, sugerimos que faça um bom planejamento, definindo o que pretende visitar em cada dia.

 

Portão de Brandemburgo (Brandergurger Tor)

O Portão de Brandemburgo é um dos principais símbolos de Berlim. Erguido no século XVII, foi utilizado como uma das passagens do Muro de Berlim na época da divisão e foi ali também que o povo comemorou sua queda. É aqui é celebrado o ano novo em Berlim e também o palco para as comemorações esportivas, como as vitórias na Copa do Mundo de Futebol.

É um dos principais cartões-postais de Berlim. Não deixe de ir conhecê-lo durante o dia e também à noite, quando ele ganha uma iluminação especial. Está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte.

 

Memorial do Holocausto

Perto do Portão de Brandemburgo está localizado o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, também conhecido como Memorial do Holocausto.

Memorial do Holocausto em Berlim

Esse bonito e interessante memorial foi inaugurado em 2005, sendo composto por 2.711 blocos de concreto cinza escuro de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas, cobrindo uma área de 19.000 metros quadrados.

Memorial do Holocausto em Berlim

Faz parte do memorial uma sala subterrânea, chamada de Local da Informação, com uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio do judeus (a visita é gratuita).

 

Reichtag

Perto do Memorial do Holocausto está o Reichtag, que é o prédio que abriga o parlamento alemão. A bela construção tem uma rica história: o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha de uma de suas janelas e em 1933 um incêndio ocorreu no prédio, acontecimento que foi utilizado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes.

Repare na imensa cúpula localizada no terraço do Reichtag. De lá é possível ter uma vista legal da cidade.

É possível visitar a cúpula gratuitamente, reservando o dia e a hora com antecedência no site do Reichtag. É uma das atrações mais populares de Berlim.

 

Tiergarten

O Tiergarten é o parque mais famoso de Berlim, possuindo uma imensa área verde bem no centro da cidade. Possui 210 hectares, sendo excelente para caminhar ou andar de bicicleta. Durante o verão, o lugar é muito procurado pelas pessoas para tomar banho de sol.

Tiergarten Berlim

 

Coluna da Vitória (Siegessäule)

A Coluna da Vitória está localizada no coração do Tiergarten. Este monumento foi construído inicialmente no Reichtag, a fim de comemorar as vitórias dos militares da Prússia sobre a Áustria, França e Dinamarca. É possível subir os 285 degraus estreitos que levam até o observatório localizado no topo.

Berlim Coluna da Vitória

 

Palácio Bellevue (Schloss Bellevue)

Localizado no Tiergarten, é a residência oficial do presidente da Alemanha. Foi inaugurado em 1786 para ser palácio de recreio real.

Infelizmente, o palácio não é aberto ao público, mas é possível ver a sua fachada e também os bonitos jardins que os cercam gratuitamente.

 

Postdamer Platz

Essa área conta com prédios modernos, construídos após a queda do muro de Berlim em 1989. Possui um centro de lazer, com salas de cinemas, restaurantes, bares etc. Fica a poucos quarteirões do Memorial do Holocausto.

 

Sony Center

O Sony Center é um complexo localizado na Postdamer Platz, possuindo muitas lojas, restaurantes, cinemas, escritórios e até apartamentos. O lugar é muito legal e vale a pena conhecê-lo.

 

Gedächtniskirche

A Gedächtniskirche, também conhecida como “Igreja Quebrada”, é uma igreja que sofreu muitos danos na Segunda Guerra Mundial, porém uma parte da construção conseguiu sobreviver.

Suas ruínas foram mantidas a fim de lembrar os horrores da guerra, demonstrando a grande destruição que ela causa.

 

Zoológico de Berlim

O Zoológico de Berlim (Zoologischer Garten) é o mais antigo de toda Alemanha e um dos mais famosos do mundo e mais visitados da Europa. É uma das atrações mais populares de Berlim.

É muito fácil chegar com o trasporte público: linhas S5, S7, S75, U2 e U9 – descendo na estação Zoologischer Garten; ônibus 100 ou 200, descendo na parada Breitscheidplatz.

 

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie era um dos três postos militares que ficavam na fronteira, entre a Berlim Ocidental e a Oriental durante a guerra fria. Ligava o setor americano com o setor soviético. Foi construído após o Muro de Berlim ser erguido, pela Alemanha Ocidental, a fim de servir como um ponto de controle para registrar a passagem de membros das Forças Aliadas e diplomatas entre as duas Alemanhas. O local se tornou um dos principais símbolos da divisão de Berlim.

É uma das principais atrações turísticas de Berlim. Atores vestidos de militares cobram alguns euros para tirar fotos com os turistas. É um importante marco da história da cidade que sem dúvida merece ser visitado.

 

Topografia do Terror

Um bom ponto para ver uma parte do Muro de Berlim que ainda está de pé é na Topografia do Terror. É uma exposição montada onde funcionava a sede da Gestapo e da SS, que eram os principais instrumentos de censura e repressão do Nazismo.

Muro de Berlim

A entrada é gratuita e dentro do museu é possível ver um valioso acervo, que documenta e mostra os horrores praticados pelo Regime Nazista. O lugar funciona como um local de lembrança, um memorial, que visa a mostrar às gerações atuais e futuras tudo o que ocorreu no passado, não permitindo que as atrocidades cometidas pelos nazistas sejam esquecidas.

 

Memorial do Muro de Berlim

O Memorial do Muro de Berlim é outro ponto onde se pode ver partes do Muro ainda de pé. Trata-se de um memorial construído para lembrar a divisão de Berlim e também as pessoas que perderam a vida tentando atravessar para o lado ocidental.

Muro de Berlim

Aqui você pode conhecer a história do Muro de Berlim, desde a sua construção. O memorial é bonito e cheio de informações interessantes. É um verdadeiro museu a céu aberto.

Muro de Berlim

O centro de documentação está localizado do outro lado da rua e reúne muitas informações sobre o Muro de Berlim. Vale a pena entrar e conhecer um pouco mais da história do Muro.

 

Capela da Reconciliação

A igreja original foi destruída para dar lugar ao Muro de Berlim. A parte externa da Capela da Reconciliação, como existe hoje, tem aparência semelhante à original.

 

Torre de TV (Berliner Fernsehturm)

A Berliner Fernsehturm foi construída com 365 metros de altura e em 1997, com a instalação de uma antena, passou a ter 368 metros! É a construção mais alta da Europa, um dos cartões-postais de Berlim, visitada por cerca de 1 milhão de pessoas todos os anos.

Um elevador leva o visitante a um observatório montado dentro de uma esfera metálica de 32 metros de diâmetro, a incríveis 207 metros do solo. Em dias de céu limpo, é possível enxergar do alto da torre a mais de 40 km de distância.

Na plataforma de observação você encontra o Bar 203, que serve drinks e petiscos. A 4 metros acima da plataforma, está localizado um restaurante giratório, que realiza uma volta completa a cada 30 minutos.

A torre de TV é uma das atrações mais visitadas de Berlim. Você pode adquirir seu ingresso antecipadamente pela Internet, diretamente no site da atração, evitando filas, principalmente na alta temporada.

 

East Side Galery

A East Side Galery corresponde a pinturas feitas em um trecho do antigo Muro de Berlim que ainda está em pé. São cerca de 1,3 km de extensão, reunindo pinturas de artistas de mais de 20 países diferentes, expressando desde mensagens de paz e amor até protestos políticos.

Em 1990, um ano após a queda do Muro de Berlim, as pinturas foram feitas no lado oriental. É considerada a maior e mais extensa galeria a céu aberto do mundo.

As pinturas não foram planejadas, foi algo espontâneo. Artistas do mundo inteiro vieram pintar a fim de transmitir mensagens, sua visão do mundo e suas esperanças.

Chegar até a East Side Galery é muito simples com o transporte público. Vá até a estação Ostbahnhof (linhas S3, S5, S7, S9 e S75) e caminhe cerca de 600 metros até o início da galeria. Após percorrer toda a extensão do muro, caminhe até a Warschauer Straße, onde você poderá pegar um trem de volta para o centro de Berlim.

 

Catedral de Berlim 

A bela e imponente Catedral de Berlim (Berliner Dom) é um dos cartões-postais da cidade, tendo 114 metros de comprimento e 116 metros de altura. Está localizada na Ilha dos Museus, às margens do Rio Spree.

É uma das atrações mais visitadas de Berlim, tendo uma localização privilegiada, de fácil acesso. O entorno da catedral é muito bonito, sendo bastante convidativo para um piquenique durante os meses mais quentes do ano.

Paga-se uma pequena taxa para entrar e conhecer a catedral por dentro, podendo inclusive subir os 270 degraus que levam à cúpula, que proporciona uma bonita vista da cidade de Berlim.

 

Ilha dos Museus 

É uma pequena ilha localizada no rio Spree, onde estão localizados cinco dos mais importantes museus da Europa: Museu Pergamon, Museu Bode, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Altes Museum. Atualmente, a ilha é Patrimônio Mundial da UNESCO. Os museus foram bastante destruídos durante a guerra, mas foram completamente restaurados.

Você pode apenas caminhar para conhecer os museus por fora, mas o ideal é ir com tempo para poder visitá-los.

 

Antiga Galeria National

A Antiga Galeria National (Alte Nationalgalerie ) está localizada na Ilha dos Museus, e possui uma das mais importantes coleções de arte do século XIX, incluindo obras de Rodin, Monet e Renoir.

Mesmo que você não disponha de tempo para entrar, vale muito a pena ir conhecer o museu por fora, pois sua construção é uma bonita obra arquitetônica, assemelhando-se a um templo.

 

Museu Pergamon

Localizado na Ilha dos Museus, o Museu Pergamon (Pergamonmuseu) é o mais novo, mais visitado e também o mais imponente de Berlim. Possui um rico acervo, incluindo tesouros da antiguidade de considerável valor cultural.

Infelizmente, quando fomos, sua fachada estava em reforma.

 

Madame Tussauds Berlim

O Museu de Cera Madame Tussauds é mundialmente conhecido e possui franquias espalhadas em diversas cidades do mundo. Está localizado a poucos metros do Portão de Brandenburgo, bem no centro de Berlim.

As figuras de cera são simplesmente perfeitas e o museu é tem uma decoração incrível. Você pode tocar e tirar fotos com os bonecos de cera, que parecem realmente ser de verdade. Além disso, o museu conta com várias atrações interativas bem interessantes.

O museu possui figuras de personalidades e celebridades de diversas áreas como religião, política, esportes, música, estrelas do cinema entre outras. Você terá a oportunidade de tirar fotos ao lado do Michael Jackson, Elvis Presley, Madonna, Brad Pitt, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Jeniffer Lopez, Cristiano Ronaldo, Barack Obama e muitos outros personagens famosos e importantes.

Você encontra até mesmo a figura de Hitler, que fica em uma seção totalmente fechada, somente sendo possível vê-lo por meio de uma janela de vidro. É proibido fotografar ou encostar no vidro, sendo o local monitorado por câmera. É a única figura do museu que fica em um lugar fechado e é proibido tirar fotos.

Com exceção da figura do Hitler, você pode encostar e tirar fotos como quiser, o que é bem divertido!

É uma atração muito legal para se visitar em Berlim, que pode ser facilmente encaixada durante seu passeio pelo centro da cidade.

Você pode comprar seu ingresso antecipadamente pela Internet, diretamente no site da atração.

 

Passeio de Segway  em Berlim

Uma forma bastante legal de conhecer Berlim é realizando um passeio de Segway, que é um interessante meio de locomoção que funciona a partir do equilíbrio da pessoa que o utiliza.

Os passeios de Segway são realizados por guias profissionais, que irão lhe proporcionar informações importantes a respeito das atrações que forem visitadas.

Além de ser um passeio extramente divertido, podemos conhecer muitas atrações de Berlim durante o passeio, incluindo atrações que não iríamos conhecer de outra forma, pois nem estava em nosso roteiro.

É um passeio que vale muito a pena! Realizamos o nosso passeio com a empresa Seg2Go, localizada bem perto do Checkpoint Charlie e recomendamos: os Segways são novos e o guia foi excelente. São várias as opções de roteiros disponíveis, sendo possível escolher e realizar uma reserva antecipada pela Internet. Informações sobre os roteiros e reservas diretamente no site da empresa.

 

Onde ficar em Berlim?

Berlim possui uma boa infra-estrutura hoteleira, com diversas opções de acomodação. Tem hotéis para todos os bolsos, desde os mais econômicos até o mais sofisticados.

Uma boa localização em Berlim é no bairro Mitte, que é o mais central da cidade. Aqui estão localizados muitos pontos turísticos, tendo também muitas lojas, restaurantes e bares. Ficando aqui você estará perto de tudo e o bairro é bem servido pelo transporte público.

Outro lugar legal para se ficar em Berlim é próximo a Postdamer Platz, uma área nova e modera que foi erguida após a queda do muro de Berlim. Fica perto de muitas atrações da cidade.

Escolher por ficar em outro lugar em Berlim, é importante prestar atenção para a distância até a estação do metrô mais próxima, se você pretender utilizar o transporte público.

 

Quantos dias ficar?

Considerando o grande número de atrações que a cidade possui, quanto mais tempo você puder ficar na cidade será melhor. Com mais tempo, poderá conhecer as atrações com calma. Os museus e os memorias possuem muita informação que requer bastante tempo dos visitantes.

Podemos dizer que com 4 dias inteiros em Berlim é possível visitar suas principais atrações. Contudo, sem gastar muito tempo dentro dos museus e planejando bem o dia.

Visitas menores do que 4 dias requerem um cronograma mais apertado, mas podemos dizer que com 2 ou 3 dias inteiros a maior parte das atrações de Berlim ainda pode ser visitada.

 

Dicas de Berlim

– Como você pode ver nesse post, Berlim é uma cidade que possui muitas atrações. Assim, para poder otimizar seu tempo na cidade e visitar as suas principais atrações, procure definir com antecedência o que irá visitar em cada dia, organizando o roteiro englobando as atrações próximas uma das outras.

– Fazer um tour de Segway no primeiro dia na cidade é bom para se ter uma visão geral e conhecer um pouco da história da cidade. Assim, você terá uma boa noção da cidade e poderá ir por conta própria até as atrações que achar mais interessante visitar. Recomendamos a empresa Seg2Go para o seu passeio de Segway em Berlim.

– O transporte público em Berlim é excelente. Instale no seu celular o mapa off-line de Berlim do Google Maps e o utilize para descobrir quais são as opções de transporte público para chegar até o destino pretendido.

– O Berlin WelcomeCard proporciona a utilização gratuita do transporte público e ainda garante descontos em muitas atrações. Apresenta um excelente custo benefício.

– Berlim é uma cidade extramente rica em história e cheia de museus. Procure reservar um tempo para visitá-los e conhecer a história da cidade.

 

Agradecemos ao Visit Berlin e ao Seg2Go Berlim pela colaboração em nossa visita à Berlim.

 

3 thoughts on “Berlim: dicas, atrações e roteiros da capital da Alemanha

  1. Excelente conteúdo. Um dos pontos principais foi colocar o nome original da atrações e não a sua tradução em português. Isso facilita demais a localização deles nos mapas.
    Muito obrigado e parabéns!!!

Deixe um comentário