O Berlin WelcomeCard vale a pena?

O Berlin WelcomeCard é um passe turístico que possibilita a utilização do transporte público da cidade de forma ilimitada e descontos em uma série de atrações. É comercializado pela Visit Berlin, órgão oficial de turismo da cidade, em 12 versões diferentes, variando em duração e área de abrangência do transporte público. Como qualquer outro passe turístico, é preciso analisar se vale a pena investir nele.

Berlin WelcomeCard

A grande vantagem do Berlin WelcomeCard é incluir a utilização gratuita do transporte público da cidade durante a validade do passe. Ou seja, você poderá utilizar o metrô, trem e ônibus de forma ilimitada dentro da área de abrangência do passe. Considerando que Berlim é uma cidade grande, com atrações turísticas espalhadas por toda a cidade, poder contar com a utilização ilimitada do transporte público é um excelente!

O passe também oferece, na sua versão tradicional, descontos em cerca de 200 atrações turísticas, bares, restaurantes, cafés e lojas. Na versão Museum Island, inclui também os museus da Ilha dos Museus e dependendo da versão, inclui também atrações em Postdam. O passe inclui, ainda, um mapa da cidade, um livreto com dicas e sugestões de passeios e outro com todos os descontos que o cartão oferece.

 

Onde Comprar o Berlin WelcomeCard?

O Berlin WelcomeCard pode ser adquirido pela Internet, no site oficial do Visit Berlin.

Pode ser adquirido também nos pontos de informações turísticas, localizados no Tegel Airport, Schönefeld Airport, Central Train Station, Hotel Park Inn by Radisson (localizado na Alexanderplatz), Brandenburg Gate e no Europa-Center.

É possível, ainda, adquiri-lo nos guichês ou máquinas de auto-atendimento localizadas nas estações de metrô (U-Bahn), trem (S-Bahn) ou ônibus.

 

Como funciona?

Utilizar o Berlin WelcomeCard é muito simples. O passe é habilitado e a validade começa a correr a partir da primeira utilização, seja no transporte público ou em uma atração. Antes de utilizá-lo pela primeira vez no transporte público, é preciso validá-lo nas máquinas localizadas próximas as plataformas.

Para utilizar o transporte público, você somente terá que mantê-lo sempre consigo. Após validá-lo na primeira utilização, nada mais precisará ser feito.

Para obter os descontos ou entrar gratuitamente nas atrações incluídas na versão Museum Island, basta apresentar o cartão na atração, bar, restaurante ou loja participante. A relação dos descontos consta no livreto que acompanha o Berlin WelcomeCard.

 

Versões do Berlin WelcomeCard

O Berlin WelcomeCard é comercializado em doze versões diferentes, possibilitando que você escolha a qual se adaptar melhor ao seu roteiro. A versão básica inclui o transporte público ilimitada e os descontos em várias atrações turísticas. A versão Museum Island inclui os museus da Ilha dos Museus, estando disponível apenas na versão de 72 horas.

Veja as versões disponíveis:

Fonte: Visit Berlin, preços de 2018.

O primeiro ponto a escolher é em relação a abrangência do transporte público incluído no passe. A versão “Berlin Zones AB”, inclui o transporte público pelas zonas A e B, que cobrem praticamente toda a região central da cidade, onde estão localizados as principais atrações da cidade. A versão “Berlin + Postdam Zoneas ABC” inclui as zonas A, B e C do transporte público, cobrindo toda a cidade de Berlin e ainda a cidade de Potsdam e também o aeroporto de Schönefeld.

É preciso também optar pela versão básica ou pela versão que inclui os museus da Museum Island. Se você tem pretensão de visitar os museus da Ilha dos Museus, vale a pena investir na versão Museum Island. Infelizmente, essa versão somente está disponível com validade de 72 horas.

 

Descontos do Berlin WelcomeCard

O Berlin WelcomeCard oferece descontos em diversas atrações turísticas, tours, restaurantes, bares, cafés e lojas. Os descontos estão divididos nas seguintes categorias:

– Excursões em Berlin: incluindo tours de Segway, de ônibus, entre outras formas de conhecer Berlim. Destaque para o ônibus Berlin City Circle Sightseeing, que percorre os principais pontos turísticos (25% de desconto).

– Visitas guiadas: conheça um pouco mais da história de Berlim realizando um passeio guiado. Descontos de no mínimo 25%.

– Tours de bicicleta: escolha entre os tours de bicicletas oferecidos por diferentes empresas e obtenha descontos de 25 a 37,5%.

– Atrações: obtenha descontos de 25 a 50% em diversas atrações, como, por exemplo, no Berlin Dungeon, Madame Tussaunds Berlin, Zoo Berlin e Legoland.

– Museus e exposições: ganha descontos de 25 a 50% em diversos museus de Berlin, incluindo a famosa Catedral de Berlim.

– Teatros: explore a vida cultural de Berlim com desconto de pelo menos 25%.

– Restaurantes, cafés e bares: descontos de 25 a 50% em diversos estabelecimentos.

– Compras: aproveite seu Berlin WelcomeCard para economizar nas suas compras. Descontos de 25% em diversas lojas.

– Esporte e lazer: passeios de balão, jogos de futebol, atividades esportivas, etc. Divirta-se e aproveite os descontos do Berlin WelcomeCard.

– Palácios: descontos nos palácios de Charlottenburg, Sansouci e Schönhausen.

– Potsdam: conheça interessantes atrações em Potsdam com desconto.

 

Versão Museum Island

A versão Museum Island inclui visitas gratuitas por 72 horas aos seguintes museus da Ilha dos Museus:

– Pergamonmuseum
– Altes Museum
– Bode-Museum
– Neues Museum
– Alte Nationalgalerie

 

O que não deixar de visitar?

Se você tiver comprado a versão Museum Island, dedique um dia inteiro para visitar os museus da Ilha dos Museus incluídos no passe. Se for um fã de museu, pode dedicar até mais tempo.

Entre os descontos, recomendamos não deixar de visitar as seguintes atrações:

– Torre de TV (Berliner Fernsehturm): construída com 365 metros de altura e em 1997, com a instalação de uma antena, passou a ter 368 metros! É a construção mais alta da Europa, um dos cartões-postais de Berlim, visitada por cerca de 1 milhão de pessoas todos os anos. Com o Berlin WelcomeCard você obtém 25% de desconto no ingresso para subir ao topo da torre.

– Berlin Dungeon: uma experiência interessante em Berlim, que te leva para conhecer a história da cidade de maneira diferente. Desconto de 30% com o Berlin WelcomeCard.

– Madame Tussaunds Berlin: franquia do museu de cera mais famoso do mundo! Bonecos de cera perfeitos de personalidades, artistas, atletas e músicos. Possui muitas atrações interativas. Desconto de 25% com o Berlin WelcomeCard.

– Zoo Berlin: é o zoológico mais antigo da Alemanha e um dos mais famosos do mundo. Fica no Tiergarten. Desconto de 25% com o Berlin WelcomeCard.

– Catedral de Berlim: aproveite o desconto de 28% oferecido pelo Berlin WelcomeCard para visitar uma das catedrais mais famosas do mundo.

– Charlottenbourg: obtenha desconto de 25% e visite o maior palácio de Berlim. Seus bonitos jardins são um convite para um agradável passeio.

 

Potsdam

Caso tenha escolhido o Berlin WelcomeCard ABC, poderá utilizar ir de trem até Potsdam. A viagem dura entre 30 e 40 minutos e os trens partem com boa frequência desde Berlim.

A principal atração de Potsdam é o Palácio Sanssouci, que fica no parque de mesmo nome. Foi construído para ser a residência de verão de Frederico, o Grande.

Visitar o palácio e seus jardins ocupará boa parte do seu dia. Vale a pena entrar para conhecer os aposentos do Sanssouci Palace.

O Berlin WelcomeCard oferece um desconto de 3,80 euros no ingresso Sanssouci+, que inclui todos os palácios prussianos em Potsdam, incluindo, é claro, o Sanssouci Palace.

Se você quiser conhecer mais lugares em Potsdam, sugerimos fazer um city tour. Com o Berlin WelcomeCard, você obtém 26,5% de desconto no CitySighseeing Potsdam.

 

Afinal, vale a pena adquirir o Berlin WelcomeCard?

Considerando o benefício de poder utilizar o transporte público de forma ilimitada durante a validade do passe, os diversos descontos e as entradas grátis aos museus da Ilha dos Museus (caso você adquira essa opção), concluímos que vale muito a pena investir no Berlin WelcomeCard!

Com o transporte público você chega facilmente a todas as atrações turísticas de Berlim. Os descontos ajudam a economizar bastante em muitas atrações de Berlim. São muitas as possibilidades para aproveitar o Berlin WelcomeCard para conhecer o melhor de Berlim.

Quer saber mais sobre Berlim? Visite nosso guia completo de Berlim!

Agradecemos ao Visit Berlin por toda a colaboração no planejamento desta viagem.

Deixe um comentário