Praga: atrações, dicas e roteiros da capital da República Tcheca

Praga, a capital da República Tcheca, é uma metrópole medieval, que recebe 20 milhões de turistas todos os anos, sendo considerada, por muitos, como uma das mais belas capitais europeias. E não é por menos: nada é capaz de te preparar para conhecer Praga, por mais que você já a tenha conhecido por meio de fotos. A cidade é encantadora e muito charmosa.

Ponte Carlos em Praga

O centro histórico da cidade está sempre cheio de turistas, que percorrem as suas ruas simpáticas em meio as construções medievais. A cidade é muito animada, sendo difícil encontrar um ângulo para tirar uma foto sem enquadrar uma horda de turistas. Os turistas estão descobrindo Praga e fazendo com que o turismo da região cresça.

Assim, nem pense em deixar Praga de fora do seu roteiro de viagem pelo Leste Europeu. A proximidade com a Alemanha e a Áustria tornam a cidade bem fácil de ser encaixada no roteiro. Garanto que você não irá se arrepender!

 

Como chegar

Não há voos diretos do Brasil para Praga. As principais companhias aéreas europeias que operam no Brasil voam para Praga fazendo uma conexão em alguma capital europeia.

Graças ao eficiente sistema de transporte público europeu, você pode também chegar de trem ou ônibus à Praga desde outras cidades da Europa. Fica bem próxima da belíssima cidade de Dresden, na Alemanha.

Um roteiro legal é fazer Viena – Praga – Dresden e Berlin, tudo de trem. Consulte os itinerários e os preços das passagens no site da Banh.

 

Atrações de Praga

As principais atrações turísticas de Praga pode ser encontradas caminhando pela cidade. Assim, meu principal conselho é: caminhe e explore praga! Você irá encontrar muitas construções interessantes, que criam um cenário único e mágico nessa cidade que já sofreu tanto com as guerras.

 

Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí)

Comece a explorar Praga a partir da Praça da Cidade Velha: é uma atração magnífica, com construções belíssimas, restaurantes, lojas e muito charme. Costuma ficar sempre bastante cheia. À noite a iluminação torna o cenário ainda mais mágico.

Não deixe de admirar o Relógio Astronômico (Oroloj), que infelizmente estava em manutenção quando fomos… Em seu lugar encontramos uma tela de LED que mostrava como o relógio era. Esse relógio produz um pequeno espetáculo a cada hora.

Fomos durante a páscoa e estava tendo a feira de páscoa, com muitas barracas vendendo comidas típicas. Aproveitamos para experimentar o famoso Trdelník, assado na brasa.

Aproveite para subir na Torre da Antiga Prefeitura e visitar a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau.

 

Câmara Municipal de Praga (Old Town Hall )

A Câmara Municipal de Praga, localizada no centro histórico, é um dos monumentos mais importantes da cidade. Ela abriga a torre gótica onde está instalado o relógio astronômico. É possível visitar as salas da Câmara Municipal, realizando um tour bem legal. Podemos conhecer algumas das salas mais importantes da Câmara. Ponto alto do tour foi a visita às salas subterrâneas, que no passado eram casas em Praga.

É possível visitar a Câmara Municipal é de segunda-feira das 11 às 18 horas e de terça-feira a domingo das 9 às 18 horas.

 

Torre da Nova Câmara Municipal de Praga (New Town Hall)

Essa torre, apesar de ser chamada de “nova”, foi fundada por Carlos IV em 1.348, tendo cerca de 70 metros de altura.

A subida é feita por escadas, mas é tudo bem tranquilo. Do alto da torre se tem uma bela vista panorâmica da cidade de Praga, sendo possível avistar o Castelo de Praga e o Teatro Nacional.

Do alto da torre podemos ver como a cidade conserva sua arquitetura medieval. Recomendamos muito essa visita à Torre!

 

Catedral de Nossa Senhora diante de Týn

Um dos principais destaques da Cidade Velha é a enigmática Catedral de Nossa Senhora Diante de Týn, com suas torres negras que possuem 80 metros de altura.

Contudo, encontrar a sua entrada não é tarefa fácil. Embora seja possível avistas suas torres, sua entrada fica atrás de casas da praça medieval, dentro de uma arcada.

A entrada é gratuita. Atenção porque não abre segunda-feira! Funciona de terça a sábado, das 10hs às 13hs e das 15hs às 17hs. Aos domingos, das 10:30hs às 12hs.

 

Igreja de São Nicolau

Ainda na praça da Cidade Velha, conheça a linda Igreja de São Nicolau.

Ela pertence à Igreja Hussita Tchecoslovaca, que é uma dissidência da Igreja Católica, seguidora de Jan Hus, que possui uma estátua no monumento no meio da praça.

A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10hs às 16hs, e aos domingos, das 12hs às 16hs.

 

Cidade Nova (Nové Město)

Vale a pena visitar a Cidade Nova, sendo que a Praça Wenceslau reúne as principais atrações. É uma bonita e extensa avenida, que começa ao fim da Old Town e vai até ao Museu Nacional.

Ao longo da avenida você encontra diversas lojas, restaurantes e hotéis. Uma feira de artesanato é realizada na praça todos os dias.

O Museu Nacional abriga obras históricas e peças de ciências naturais. Como nosso tempo era curto, não foi possível visitá-lo.

 

Escultura giratória de Franz Kafka

Na cidade nova, em frente a um grande centro comercial, está localizada uma escultura giratória do busto escritor Franz Kafka, autor de romances e contos, considerado um dos escritores mais influentes do século XX.

A escultura é toda espelhada, composta por 42 camadas e pesando 45 toneladas. A peça revela de forma bastante interessante a personalidade de Kafka e a auto dúvida que perseguiu o escritor tcheco por toda a sua vida.

 

Charles Bridge (Karluv Most)

A Charles Bridge (Ponte Carlos) é dos principais pontos turísticos de Praga, e não é pra menos: ela é simplesmente fantástica!

Construída em 1350, toda em pedra, foi a única travessia sobre o rio Vlatva (Moldava) até meados do século XVIII. Nos dias de hoje, a Charles Bridge continua sendo a ligação mais importante e turística entre a Cidade Velha e o Castelo de Praga.

A ponte é muito bonita, com várias estátuas com figuras religiosas, incluindo Jesus Cristo e São Venceslau – que é o patrono da República Tcheca. É uma ponte para ser atravessada com calma, lentamente, admirando cada uma das estátuas.

Aproveite, ainda, para observar as vistas para o Castelo de Praga.

Geralmente a ponte está repleta de turistas e alguns ambulantes. Para evitar a multidão, procure ir bem cedo. Não deixe de ver com calma a estátua de São João Nepomuceno. Diz a lenda que quem tocá-la terá sorte e retornará a Praga em breve.

 

Petrin Tower

A Petrin Tower foi inspirada na Torre Eiffel e construída no ano de 1891, como parte da Exposição do Jubileu.

Está localizada no alto da colina Petrin, a 318 metros acima do nível do mar. Proporciona uma excelente visão da cidade de Praga.

A 51 metros de altura está localizada a plataforma de observação. Para subir até lá, você pode ir de elevador ou subir 299 degraus em caracol. Optamos pelas escadarias e foi tudo bem tranquilo.

Vale a pena ir conhecer a Petrin Tower e ter uma visão em 360º de Praga.

 

Castelo de Praga (Pražský Hrad)

O Castelo de Praga foi construído por volta de 870 na parte mais alta da cidade. O lugar já abrigou muitos reis da Boêmia, imperadores do Sacro Império Romano-Germânico e atualmente é a residência oficial do Presidente da República.

Não é simplesmente um castelo medieval, mas sim praticamente um bairro, com diversos palácios, igrejas e museus. Possui 70 mil m², estando no Guiness Book como sendo o maior castelo do mundo. Possui mais de mil anos de história, tendo título de Patrimônio da Humanidade.

Os jardins do Castelo de Praga são lindos! Aproveite para caminhar um pouco e pare nos mirantes que oferecem uma vista sensacional da cidade de Praga.

Uma parte do castelo é aberta para a visitação gratuita, que inclui os jardins do castelo. Contudo, para entrar nas atrações precisará adquirir um ingresso. Existem diferentes opções de ingresso, desde um mais básico até um mais completo. Maiores informações sobre os ingressos disponíveis e os preços você encontra aqui.

 

Catedral de São Vito (St. Vitus)

Ao visitar o Castelo de Praga, não deixe de conhecer a Catedral de São Vito (St. Vitus), que é a atração número 1 do Castelo de Praga. Pode-se entrar gratuitamente em uma parte da Catedral, o suficiente para ter uma noção de como ela é magnífica.

A Catedral de São Vito é a sede do arcebispado de Praga, sendo a construção de estilo gótica mais importante da cidade e o centro da sua vida espiritual.

Está localizada bem no meio do complexo do Castelo de Praga e levou seis séculos para ficar pronta. A Catedral abriga valiosos tesouros históricos e artísticos, incluindo joias da coroa e mausoléus de nomes importantes do reinado – incluindo o Rei Carlos VI (que deu nome à famosa Ponte Carlos).

A fachada da Catedral é extremamente rica em detalhes. Repare que nenhuma gárgula é igual a outra. É possível passar horas apenas admirando a beleza dessa magnífica construção.

 

Malá Strana

Malá Strana é a parte da cidade que fica no entorno do Castelo de Praga e abriga várias atrações. É um lugar legal para caminhar e explorar a cidade. Destaque para o Lennon Wall e a Catederal de São Nicolas, que possui um órgão no qual Mozart já se apresentou.

 

Lennon Wall

O Lennon Wall é um muro grafitado em homenagem a John Lennon, desde 1980. As pessoas escrevem e desenham no muro como forma de homenagear o cantor e os Beatles.

Durante o regime comunista, em 1988, o muro foi pintado todo de branco, o que gerou um conflito com os estudantes. Toda vez que o muro era pintado de branco, os estudantes o grafitavam novamente.

Quando o Muro de Berlim caiu, em 1989, a República Tcheca teve o fim da ditadura comunista, mas o Lennon Wall permaneceu. Hoje, três décadas depois, o Lennon Wall simboliza não só a lembrança dos Beatles e seus ideais de paz, como também a liberdade de expressão.

Para chegar ao Lennon Wall: atravessa a Ponte Carlos, sentido Castelo de Praga e vire à esquerda na rua Lázeňská. Siga por 2 ou 3 minutos até a Velkopřevorské náměstí, onde você encontrará o Lennon Wall.

 

Dancing House (Casa Dançante)

É um prédio arrojado, projetado por Frank Gehry e Vlado Milunic, que recebe milhares de turistas interessados em sua curiosa arquitetura.

O prédio abriga um hotel de luxo, com 21 quartos que possuem vista para o Rio Moldava, para o Castelo de Praga e outros pontos do centro histórico de Praga.

Uma gostosa caminhada à beira do Rio Moldava desde a Ponte Carlos o leva até a Dancing House.

 

Powder Tower (Torre da Pólvora)

A Torre da Pólvora é a entrada oficial para a cidade antiga e era um dos 13 portões originais da cidade.

Foi construída por volta de 1475, para celebrar a coroação de um rei. Posteriormente, passou a ter função militar, como armazenar pólvora – o que deu origem ao seu nome atual.

 

Bairro Judeu (Josefov)

O bairro Judeu foi um gueto construído no século X. Os Judeus, durante muitos séculos, somente podiam residir nesse região de Praga.

Atualmente, o bairro Judeu abriga atrações históricas interessantes, como um cemitério judeu milenar, seis sinagogas e o prédio da antiga prefeitura.

O edifício mais interessante a ser visitado é o da sinagoga Velha-Nova, construída em 1270, que fica na rua Maiselova. Possui arquitetura em forma retangular, construído em pedra em estilo gótico. É a mais antiga sinagoga da Europa central. Funciona como um lugar de oração desde a sua construção – somente durante a ocupação nazista (1942 a 1945) que as atividades ficaram suspenas.

 

Sigmund Freud – “O homem pendurado”

Está curiosa estátua, criada por David Cerny, está localizada na cidade velha de Praga (Husova Street 351/1, 110 00, Prague 1). Tem que olhar bem para cima para conseguir vê-la!

Homem Pendurado Praga

Quando esta estátua foi construída, a polícia recebeu muitos chamados de pessoas que realmente acreditavam que se tratava de alguém a tentar o suicídio.

Vale a pena dar uma passada para conferir de perto uma das obras de arte mais notória de Praga.

 

Onde ficar em Praga

Para ficar perto das principais atrações turísticas de Praga, escolha ficar na Cidade Velha, que é de longe o lugar mais movimentado da cidade. Você poderá ir caminhando a grande parte das atrações turísticas da cidade, terá muitas lojas, restaurantes, bares e ainda estará cercado por uma arquitetura belíssima.

Para fugir da multidão de turistas e ainda ficar perto da estação principal de trens de Praga (Hlavní nádraží), uma opção é fica na Cidade Nova. Aqui você encontra boas opções de hotéis a preços razoáveis. A distância até a cidade velha é relativamente curta, permitindo inclusive deslocamentos a pé. A área é segura e tranquila.

Você pode também ficar no bairro Malá Strana, pertinho do Castelo de Praga e próximo a Cidade Velha. O bairro oferece ruas calmas, fora do circuito mais usados pelo multidão de turistas que perambulam por Praga diariamente. É uma alternativa para quem procura sossego e não quer ficar longe da beleza arquitetônica da cidade.

 

Quantos dicas ficar em Praga

Praga é uma cidade cheia de pontos turísticos interessantes e muita história. Contudo, por ser uma cidade compacta, em que muitas atrações são acessíveis a pé, com três dias inteiros você consegue visitar as principais atrações e ter um gostinho de como é ficar em uma cidade tão bonita.

Contudo, para poder passear com calma e se perder pelas ruas dessa belíssima cidade, explorar todas as atrações do complexo do Castelo de Praga e visitar as principais atrações sem correria, recomendamos pelo menos cinco dias inteiros.

 

Não deixe de experimentar: trdelník

O trdelník é o doce mais popular de praga, vendido em diversos pontos em toda a cidade. O doce é tão popular que você não consegue andar cinco minutos pela cidade sem ver um lugar vendendo trdelník.

O trdelník é tem a forma de um tubo, com uma massa parecida com a do Pretzel, assado sobre a brasa do carvão. É polvilhado com açúcar e canela. Podemos recheá-lo com Nutella, chocolate, caramelo, coco, geleia ou outras opções.

É imperdível provar trdelník em uma viagem à Praga!

 

Moeda (câmbio)

A moeda oficial de Praga é a coroa tcheka (CZK). Geralmente os estabelecimentos aceitam Euros, mas as cotações utilizadas geralmente são desvantajosas.

Existem muitas casas de câmbio espalhadas por Praga, principalmente na Cidade Velha. As cotações variam bastante, sendo que algumas cobram taxa de comissão e outras não. Assim, antes de trocar seu euros, dê uma pesquisada e tente encontrar alguma que não cobre a taxa de comissão.

 

Dicas de Praga

– Praga é uma cidade para ser visitada com calma. Não subestime essa que é uma das cidades mais bonitas da Europa.

– É possível se virar bem na cidade com o inglês. Contudo, se você sair do centro turístico, poderá encontrar mais dificuldades para se comunicar.

– Ande a pé! Esqueça os táxis, uber e transporte público. Praga é perfeita para caminhadas, explorar a cidade dessa forma é uma experiência enriquecedora, pois assim você poderá explorar ruas escondidas e admirar a arquitetura da cidade.

– Praga parece um museu a céu aberto. Preste atenção nos destalhes das construções quando estiver caminhando pela cidade.

– O Uber é uma boa opção de transporte desde ou para o aeroporto ou estação de trem. Os preços costumam variar bastante ao longo do dia, dependendo da demanda.

– Muitas das atrações de Praga estão localizadas perto uma das outras. Assim, procure montar o seu roteiro antes de sair pra rua, assim você poderá traçar uma rota para cobrir o maior número de atrações pelo caminho.

 

One thought on “Praga: atrações, dicas e roteiros da capital da República Tcheca

Deixe um comentário