Canadá Icefields Parkway: entre glaciares, lagos e montanhas

A Icefields Parkway, oficialmente Highway 93, é uma estrada pra lá de cênica que liga Lake Louise a Jasper, no estado de Alberta, no Canadá. Ao longo dos seus 232 km de extensão, passa por glaciares, cachoeiras, lagos de águas cristalinas, montanhas gigantescas e paisagens incríveis. São muitas as atrações e experiências ao longo do trajeto. É preciso estar atento para poder descobrir as atrações e aproveitar ao máximo o que a estrada oferece. Nesse post, apresentamos um roteiro com as principais atrações da Icefields Parkway.

Não é exagero considerar a Icefields Parkway como sendo a mais bonita estrada do Canadá. São tantas as paisagens magníficas, que você nem percebe os 232 km de extensão que a estrada possui.

Icefilelds Parkway entre Lake Louise e Jasper no Canada

A cada curva você descobre cores e paisagens diferentes, com montanhas que parecem abraçar a estrada. Lagos de águas cristalinas, canyons e cachoeiras surgem a cada curva.

Icefields parkway Canada em Banff e Jasper

A estrada liga dois incríveis parques nacionais canadenses, na região das montanhas rochosas: o Banff National Park e o Jasper National Park.

Icefilelds Parkway entre Lake Louise e Jasper no Canada

A estrada por si só já é uma atração, de tanta beleza que você encontrará pelo caminho. Além disso, não é difícil ver animais selvagens na estrada.

animais selvagens wildlife na Icefields Parkway no Canada Banff Jasper

 

Começando o passeio pela Icefields Parkway

Você pode fazer o trajeto no sentido Lake Louise para Jasper ou o inverso, é possível parar nas mesmas atrações seja qual for o sentido escolhido. Percorremos no sentido Lake Louise – Jasper, assim, as atrações estão organizadas nesse sentido.

É importante pegar estrada bem cedo, pois são muitas atrações ao longo do caminho. Procure planejar quais serão suas principais paradas, para então administrar o seu tempo.

 

Lake Louise

Nosso ponto de partida foi no fotogênico Lake Louise, que é um dos principais cartões-postais do Canadá. E não é a toa, o lago tem uma coloração azul turquesa incrível, rodeado por montanhas e com um hotel pra lá de magnífico em frente.

lake louise em banff

Para conhecer o lago, pode-se fazer uma trilha que percorre o lago em seu lado direito. O lugar oferece uma série de trilhas, que proporcionam paisagens e vistas incríveis do Lake Louise.

O Lake Louise é um lugar para ser visitado com calma. Recomendamos que dedique um dia inteiro para explorá-lo, para assim poder fazer alguma atividade no lago, como andar de caiaque e fazer alguma das trilhas.

 

Mirante do Crowfoot Glacier

O Mirante do Crowfoot Glacier está localizado a cerca de 36 de Lake Louise, sendo o primeiro glacier que aparece na Icefields Parkway.

Icefields parkway Banff Jasper National Park Canada

A paisagem é muito bonita e o mirante é super fácil de achar e estacionar. Vale a pena parar para conhecê-lo!

 

Mirante do Bow Lake

Seguindo a estrada, dentro de poucos quilômetros chegamos ao Mirante do Bow Lake. O lago é visível da estrada e a paisagem é magnífica.

Quem gosta de trilha pode se aventurar na Bow Blacier Falls, com 9 km de extensão, que leva a uma linda cachoeira. Infelizmente, não fizemos a trilha por falta de tempo.

 

Peyto Lake

O Peyto Lake está localizado a 45 km de Lake Louise, sendo que para se chegar até ao mirante do lago é preciso percorrer uma trilha de nível fácil com 1,3 km de extensão.

Icefilelds Parkway entre Lake Louise e Jasper no Canada

Nem pense em não fazer essa trilha! O mirante oferece uma vista sensacional para um dos lagos mais incríveis da região, com uma coloração azul turquesa de tirar o fôlego!

O lugar conta com um amplo estacionamento e banheiros.

Quem tiver tempo e gostar de trilhas, pode fazer uma das trilhas que iniciam no lugar, como a Caldron Lake. Como nosso tempo era reduzido, nossa visita se limitou ao mirante do Peyto Lake.

 

Columbia Icefields Glacier Discovery Center

O centro de visitantes possui uma lanchonete/café que possui um terraço com vistas panorâmicas do conjunto de geleiras. Vale muito a pena ir atá lá para apreciar a paisagem.

Uma trilha com cerca de 2 km (ida e volta) leva ao mirante da geleira Athabasca.

Um passeio muito legal para se fazer por aqui é Columbia Icefields Glacier Adventure. Trata-se de um passeio a bordo do Ice Explorer (um veículo próprio para andar na neve e no gelo) pela geleira Athabasca.

Ice Explorer no Glacier Adventure em Banff Jasper

O passeio te leva ao pé da geleira, um cenário para lá de especial, rodeado pelas montanhas rochosas canadenses.

O passeio à Geleira Athabasca inclui também o Glacier Skywalk, uma incrível passarela com chão de vidro que oferece uma fantástica vista do Sunwapta Valley, além de animais selvagens, cachoeiras e geleiras.

O lugar é muito legal para tirar fotos e a paisagem muito bonita!

Sunwapta Falls

Essa incrível cachoeira é acessível por uma trilhar curtinha, de 500 metros de extensão. Vale muito a pena dedicar um tempinho para conhecê-la.

A paisagem formada pelo rio, pelas árvores e pelas montanhas é surreal!

Athabasca Falls

A Athabasca Falls é uma das maiores cachoeiras da Icefields Parkway, exigindo uma caminhada de menos de 5 minutos.

As vistas são muito bonitas, então, nem pense em deixar de parar para conhecê-la.

 

Horseshoe Lake

É um dos lagos mais bonitos da Icefields Parkway, excelente para dar um mergulho ou saltar de um dos penhascos!

O lugar é muito bonito e tranquilo, com as árvores refletindo no lago.

Horseshoe lake na Icefileld Parkway entre Lake Louise e Jasper no Canada

Não tem sinalização na estrada, assim para encontrá-lo coloque as seguintes coordenadas no GPS: 52.696040, -117.866640.

 

Jasper

Após passar por incríveis atrações e paisagens surreais, chega-se a pequena e linda cidade de Jasper, no coração do Jasper National Park.

Jasper Welcome Canada

A cidade é ponto de partida para uma série de atrações, incluindo lagos, cachoeiras e termas. Leia mais sobre Jasper em nosso guia completo sobre a região.

Spirt Island Jasper Canada

 

Quando ir?

A alta estação na região tanto de Banff como de Jasper é durante o verão, de junho a meados de setembro. É o melhor período para pegar dias mais longos, temperaturas agradáveis e maiores chances do dia ficar ensolarado. Contudo, é o período mais caro e movimentado.

O final de setembro e o início de outubro é um período excelente para conhecer a região das montanhas rochosas canadenses. A multidão diminuiu e os preços das acomodações já caíram bastante. Contudo, a temperatura também já está mais baixa, com chances de dias com neve.

Durante o inverno o acesso às principais atrações pode ficar prejudicado e os dias são mais curtos.

 

Dicas para aproveitar ao máximo a Icefields Parkway

– Abasteça o carro antes de pegar a estrada, pois existe apenas um posto de combustível ao longo de todo o trajeto, e com preços bem mais elevados do que os praticados em Banff ou Jasper.

– Leve o que comer e beber durante todo o dia. A estrada não conta com muitas opções para almoçar ou lanchar.

– Devido a ausência de sinal de celular em muitos pontos da estrada, procure baixar um aplicativo de mapas off-line, para poder se localizar e não deixar passar nenhuma atração.

– Considerando que a Icefields Parkway está em território de parques nacionais, é preciso adquirir o passe dos parques nacionais do Canadá antes de iniciar a viagem. O passe vale sempre até as 16h do dia seguinte, sendo facilmente adquirido em uma das entradas dos Parques Nacionais ou com um dos monitores nos estacionamentos das principais atrações. Em 2018 o valor era de 19,60 dólares canadenses por dia, por veículo. Se você for ficar mais de 6 dias na região, vale a pena comprar o Discovery Pass, que custa 136,40 dólares canadenses. O Discovery Pass permite visita ilimitada durante um ano a partir da data da compra a mais de 80 áreas do Parque Canadá, que normalmente cobram uma taxa. Vale muito a pena adquirir esse passe! Você pode comprar o passe diretamente no site oficial do Parks Canada.

– São muitas as atrações ao longo da estrada. Assim, é fundamental pesquisar a estrada e definir as prioridades com antecedência, montando o roteiro com as paradas. O roteiro lhe ajudará a administrar o tempo e escolher quais as paradas que valem mais a pena. Dificilmente você conseguirá visitar todas as atrações da estrada em um único dia, por isso, planejar o roteiro definindo as prioridades é tão importante.

– Ao longo do trajeto você poderá se deparar com muitos animais selvagens, como ursos, alces, veados e cabras. Esteja atento e não ultrapasse os limites de velocidade, evitando acidentes.

– Leve roupas quentes e confortáveis e não esqueça um tênis ou calçado apropriado para fazer as trilhas. Embora as principais trilhas sejam curtas, estar com um calçado adequado é importante.

– Prepara-se para ver paisagens incríveis ao longo de toda a Icefields Parkway. O que não faltará é vontade de parar no acostamento para tirar fotos!

 

Agradecemos ao Parks Canada por toda colaboração na realização dessa viagem ao Jasper National Park e às Montanhas Rochosas Canadenses.

Deixe um comentário