Jasper National Park: muita aventura e paisagens sensacionais

A região das Montanhas Rochosas do Canadá é um lugar perfeito para quem curte natureza, trilhas e vida selvagem. Com paisagens de tirar o fôlego, repleta de vida selvagem e uma grande variedade de atividades ao ar livre para todas as idades, é o destino perfeito para quem quer aventura. Nesse post, trazemos um guia completo para você explorar a região do Jasper National Park e aproveitar ao máximo sua viagem, fazendo valer a pena cada segundo que estiver nesse lugar incrível.

Spirt Island Jasper Canada

Jasper é uma cidade charmosa, bem pequena, com menos de 5 mil habitantes, localizada dentro de um parque nacional. É o ponto de partida para explorar a região do Jasper National Park, como montanhas, lagos, canyons e cachoeiras. A região reserva uma beleza natural espetacular, sendo bem menos movimentada do que Banff, ideal para quem quer curtir a natureza longe de multidões.

Jasper Welcome Canada

As principais atrações de Jasper estão bem próximas ao centro da cidade, favorecendo bastante os deslocamentos. Com uma excelente infra-estrutura, você encontrará em Jasper um ambiente perfeito para curtir a natureza, fazer trilhas, arriscar um mergulho em um lago de água cristalina ou procurar por animais selvagens nos arredores da cidade.

 

Como chegar ao Jasper National Park

A cidade de Jasper está localizada no coração do Jasper National Park, a cerca de 288 km de Banff, 435 km de Calgary e 315 km de Edmonton.

O aeroporto mais próximo servido por voos comerciais fica na cidade de Edmonton. Uma alternativa é voar para Calgary e de lá seguir para Banff e depois ir para Jasper.

Os preços das passagens geralmente são menores para Calgary e a cidade possui ligações diretas às principais cidades do Canadá e Estados Unidos, como Toronto, Chicago e Nova Iorque.

A estrada que liga Lake Louise a Jasper, a Icefields Parkway (oficialmente Highway 93) é uma das mais bonitas do Canadá, com paisagens surreais e excelentes atrações. A estrada por si só já vale o passeio até Jasper!

Icefields parkway Canada

 

Como se locomover em Jasper

Embora Jasper seja uma cidade pequena, as principais atrações estão localizadas a alguns quilômetros de distância, dificultando as caminhadas. Somado ao fato do transporte público não oferecer muitas opções, a melhor forma de se locomover em Jasper é de carro.

Recomendamos já sair do aeroporto de carro, pois as estradas até Jasper são ótimas. Você consegue alugar o carro com a carteira de habilitação brasileira, desde que ela esteja válida e tenha um cartão de crédito.

As estradas na região de Jasper são perfeitas, com boa sinalização, pavimentadas e bem mantidas. A paisagem da região é de tirar o fôlego. Muitas vezes você terá vontade de parar no acostamento para apreciar ou tirar fotos da paisagem.

Se estiver viajando em um período propício a neve, recomendamos que você alugue um SUV, para ter maior estabilidade no caso de pegar alguma estrada com neve ou gelo.

 

O que fazer em Jasper

Beleza natural e paisagens incríveis: é o que você encontrará por todo canto no Jasper National Park. Prepare-se para encontrar lugares únicos e inesquecíveis em Jasper.

 

Passeio pelo centrinho de Jasper

O centrinho de Jasper é bem compacto e charmoso, com restaurantes, bares, lojas e um centro de informações turísticas. Vale a pena estacionar o carro e então explorar o centrinho a pé.

A estação ferroviária está localizada por aqui.

Jasper train station

 

Patricia Lake

O Patricia Lake está localizado a poucos quilômetros do centrinho de Jasper. Possui uma boa estrutura para a prática de esportes náuticos, áreas de piquenique, pequenas praias e aluguel de bungalows. O lugar é muito bonito, bastante convidativo para se passar bons momentos relaxando.

Patricia Lake in Jasper National Park

 

Pyramid Lake

Continuando na estrada após o Patricia Lake, chega-se ao Pyramid Lake, outro lago com águas cristalizadas e esverdeadas.

O lugar é uma delícia, com mesas para piquenique em suas margens e muitas possibilidades de trilha. Como tínhamos pouco tempo, apenas caminhamos um pouco em uma das trilhas que margeia o lago.

Pyramid Lake Jasper

Cercado por uma natureza exuberante, essa lago conta ainda com uma pequena ilha, sendo bem fácil chegar até ela atravessando uma ponte.

Pyramid Island Jasper

A ilha é pequena, uma trilha circunda a ilha e proporciona uma caminhada bastante agradável, com vários pontos para descansar e apreciar a vista.

Jasper National Park Sprit Island Canada

 

Edith Lake

O Edith Lake localiza-se a cerca de 10 minutos de carro do centro de Jasper. É um lago glaciar com águas esverdeadas e uma paisagem muito bonita.

Edith Lake Jasper National Park

É um lugar tranquilo, sem atividade comercial. Ideal para a prática de esportes aquáticos, como andar de stand-up ou caiaque.

Possui pequenas praias, sendo que nos dias mais quentes do ano pode-se arriscar um mergulho. Infelizmente, quando fomos estava fazendo muito frio…

 

Annette Lake

Bem próximo ao Edith Lake está o Annette Lake, que possui águas cristalinas de coloração esverdeada e pequenas praias.

Pode-se passar bastante tempo simplesmente apreciando a beleza e a tranquilidade do lugar, convidativo para se passar uma vida inteira.

São vários os pontos para parar ao redor do lago, cada um com uma vista incrível.

 

Maligne Road

O Maligne Road é uma estrada cênica excelente para se avistar animais selvagens, principalmente durante as primeiras horas da manhã e ao anoitecer.

Caribou Jasper National Park Canada

A estrada possui 46 km ao todo, com vistas incríveis de montanhas nevadas e cânyons. Ao final da estrada está o Maligne Lake.

Vale muito a pena reservar um tempo para percorrer esta estrada. A estrada não é em forma de loop. Após chegar ao Maligne Lake, você terá que retornar pelo mesmo caminho.

 

Maligne Valley

Uma das paradas mais interessantes na Maligne Road é o Maligne Valley, um cânion profundo recortado pelas águas do Maligne River.

O lugar é incrível, com cânions sensacionais e uma infra-estrutura perfeita, com banheiros, amplo estacionamento e áreas para piquenique.

A melhor forma de explorar o Maligne Valley é fazendo a trilha que margeia o cânion e passa por seis pontes, totalizando 5 km de caminhada. O visual é tão sensacional que você nem percebe a distância.

 

Medicine Lake

Uma parada imperdível na Maligne Road é o Medicine Lake, que é um lago bem diferente dos outros da região e cheio de vida selvagem.

Um lago bem diferente dos outros lagos da região e repleto de vida selvagem. Um incêndio na região deixou parte do lago com aparência bem diferente. Não deixe de parar para conhecê-lo.

Medicine Lake Jasper National Park

Maligne Lake

O Maligne Lake é um dos lagos mais famosos não só de Jasper, como também do Canadá. Ele recebe água de três glaciares diferentes e possui 22,5 km de extensão.

A cor da água do Maligne Lake possui diferentes tons de azul, um verdadeiro espetáculo. O lago, juntamente com as montanhas rochosas que o circundam, formam uma paisagem indescritível.

O lago possui uma excelente infra-estrutura, com um amplo estacionamento, restaurante, café, loja de presentes, mesas para piquenique, trilhas etc.

Maligne Lake jasper National Park no Canada

Uma excelente maneira de explorar o lago é fazendo um passeio de barco. O passeio te leva para navegar pelas tranquilas águas do lago e faz uma parada na Spirit Island, que é uma ilha muito bonita e um dos cartões postais de Jasper.

Maligne Lake jasper National Park no Canada passeio de barco boat

 

Beauvert Lake

O Beauvert Lake oferece uma paisagem incrível e uma boa infra-estrutura, contando com um hotel pra lá de agradável: o Fairmont Jasper Park Lodge.

Fairmont Jasper Park Lodge

Vale a pena ir conhecer esse lugar, mesmo que você não for ficar hospedado no hotel.

As cadeiras localizadas na beira do lago convidam para momentos de relaxamento apreciando a incrível paisagem.

Fairmont Jasper Park Lodge

 

Glaciar Athabasca 

Essa incrível geleira está localizada na Icefileds Parkway, estrada cênica que liga Lake Louise a Jasper. Localização aproximada para informar no GPS caso não encontre o ponto de interesse: 52.219781, -117.228220.

Em frente a geleira está o Columbia Icefield Discovery Center, que funciona como centro de visitantes e ponto de partida para os passeios que vão até a geleira.

Você pode fazer uma trilha curtinha (1,5 km) até um mirante com uma excelente vista para a geleira.

Um excelente passeio é o Columbia Icefield Glacier Experience, no qual você embarca no Ice Explorer (um veículo próprio para andar na neve e no gelo) para ir até a geleira Athabasca. O passeio te leva ao pé da geleira, um cenário para lá de especial, rodeado pelas montanhas rochosas canadenses.

Para mais informações sobre o passeio, confira esse post.

 

Glacier Skywalk

O Glacier Skywalk fica a alguns poucos quilômetros do Columbia Icefield Visitor Center, mas como não há estacionamento no local, você tem que ir com o ônibus fornecido gratuitamente pela atração. A entrada do Glacier Skywalk está incluída no ticket do glacier adventure.

Ao desembarcar no Glacier Skywalk você tem que caminhar cerca de 1 km até chegar a atração propriamente dita. No trajeto tem uma exibição sobre curiosidades locais e inclusive um áudio guia é oferecido gratuitamente. Do trajeto é possível avistar as geleiras e apreciar a incrível paisagem da região.

Para mais informações sobre o Glacier Skywalk, confira esse post.

 

Icefileds Parkway

A Icefields Parkway é uma estrada pra lá de cênica que liga Lake Louise a Jasper, passando por diversos glaciares, lagos de águas cristalinas, montanhas gigantescas, cachoeiras, canyons e muitas paisagens espetaculares.

São 232 km de paisagens sensacionais e muitas atrações. A estrada é tão legal que percorrê-la por si só já é um passeio, pois a cada curva a paisagem lhe surpreende com um visual incrível.

São tantas as paradas ao longo do caminho e paisagens sensacionais que nem percebemos o tempo passar.

Em um determinado momento da viagem, nos deparamos com muitas cabras na estrada.

 

Hinton

A estrada que liga as cidades de Jasper e Hinton, a Yellowhead Hwy, oferece paisagens sensacionais e muita vida selvagem. Obedeça a sinalização evitando acidentes com animais selvagens e prepara-se para fazer muitas paradas no acostamento para apreciar a paisagem.

Fomos em setembro e as cores do outono tornaram a paisagem pra lá de especial, um verdadeiro show de cores!

Toda a hora você irá querer parar para tirar fotos, de tão bonita é a paisagem!

 

Pagando a entrada para o Jasper National Park

As atrações citadas nesse post estão localizadas dentro do Jasper National Park, inclusive a própria cidade de Jasper.

Assim, você precisa comprar o passe de autorização para visitar as atrações. O passe vale sempre até as 16h do dia seguinte, sendo facilmente adquirido em uma das entradas dos Parques Nacionais ou com um dos monitores nos estacionamentos das principais atrações.

Mesmo que a entrada não esteja sendo cobrada na entrada do Parque Nacional, você deverá parar e adquirir o passe diretamente na máquina, de acordo com o número de dias que pretende transitar pelas áreas dos parques nacionais canadenses.

Você deve sempre deixar o passe à vista no painel do carro ou no retrovisor.

Em 2018 o valor era de 19,60 dólares canadenses por dia, por veículo. Se você for ficar mais de 6 dias na região, vale a pena comprar o Discovery Pass, que custa 136,40 dólares canadenses.

O Discovery Pass permite visita ilimitada durante um ano a partir da data da compra a mais de 80 áreas do Parque Canadá, que normalmente cobram uma taxa. Vale muito a pena adquirir esse passe! Você pode comprar o passe diretamente no site oficial do Parks Canada.

 

Onde ficar em Jasper

Jasper não possui uma rede hoteleira bem desenvolvida, possuindo poucas opções de hospedagem no centro da cidade, o que faz com que os preços sejam bem elevados. Pesquisar com antecedência é importante para encontrar boas opções.

Uma boa alternativa para quem quer preços melhores ou não está encontrando mais disponibilidade de hotéis em Jasper é se hospedar em Hinton. A cidade de Hinton possui hotéis a preços bem menores do que os praticados em Jasper. Conta com supermercados, lojas e redes de fast-food. A estrada que liga Jasper a Hinton é perfeita e muito bonita. O ruim é que Hinton fica a cerca de 80 km de Jasper. A vigem de volta para o hotel pode ser bastante cansativa.

 

Quantos dias ficar em Jasper

Quantos dias são necessários para conhecer Jasper depende muito do seu interesse. Se você quiser apenas percorrer as principais atrações de carro e fazer, por exemplo, o passeio de barco, recomendamos três dias inteiros. Em dois dias também é possível, só que você precisará visitar as atrações rapidamente.

Se seu interesse for em fazer trilhas ou praticar esportes como mountain bike ou ski, recomendamos pelo menos cinco dias inteiros. São muitas as opções de trilha e grande parte delas exigem um dia inteiro de caminhada.

Permanências mais curtas exigem um planejamento minucioso e um roteiro priorizando seus principais interesses.

 

Quando ir para Jasper

O Jasper National Park funciona o ano inteiro, oferecendo atrações diferentes em cada estação do ano.

A época mais indicada para quem quer visitar o parque e aproveitar suas paisagens, fazer trilhas e aproveitar o lago é durante o verão, de maio a setembro. É a época ideal para atividades ao ar livre, mas também a mais procurada e cara. Planeje-se para reservar seu hotel com antecedência.

De outubro a abril as temperaturas são menores e os dias mais curtos. É a época recomendada para quem quer praticar esportes de inverno ou já visitou a região no verão e quer encontrar uma paisagem totalmente diferente.

 

Compras e supermercados em Jasper

A cidade de Jasper possui um centrinho compacto, com algumas lojas e pequenos mercados. Não existem grandes supermercados.

Contudo, se você ficar em Hinton, já encontrará mais lojas e grandes supermercados.

Os preços das coisas em Jasper estão dentro da média praticada no Canadá.

 

Roteiro para visitar o Jasper National Park

Geralmente as pessoas ficam pouco tempo em Jasper, aumentando ainda mais a necessidade de um roteiro bem planejado.

As atrações mencionadas nesse post são as principais, aquelas que consideramos indispensável para quem visita Jasper pela primeira vez.

Cada uma das atrações possui suas peculiaridades e oferecem uma paisagem e experiência diferente.

 

Dicas para explorar o Jasper National Park

– Toda a região do Jasper National Park é sensacional. Fique o máximo que puder na região, para então poder conhecer suas atrações com calma.

– Esteja preparado para o frio e para a neve em qualquer época do ano no Jasper National Park.

– Os hotéis em Jasper não são muitos e geralmente lotam com meses de antecedência durante o verão.

– Não esqueça de comprar a autorização para visitar os parques nacionais canadenses.

– Obedeça os limites de velocidade, evitando colisões com outros veículos, animais e multas.

– Respeite a vida selvagem, não se aproxime dos animais, por menos inofensivos que eles aparentam ser.

– Ao invés de pagar cada passeio separadamente, avalie a possibilidade de comprar um combo. Assim, você consegue economizar na aquisição dos passeios. Você pode comprar diretamente no site da Pursuit.

– Para sua viagem pelas montanhas rochosas canadenses ficar ainda mais completa, inclua Banff em seu roteiro!

 

Agradecemos ao Parks Canada e a Pursuit por toda colaboração na realização dessa viagem ao Jasper National Park e às Montanhas Rochosas Canadenses.

 

Deixe um comentário