Banff: guia completo das montanhas rochosas canadenses

A cidade de Banff, no Canadá, está localizada dentro do Parque Nacional de Banff, sendo o destino perfeito para quem gosta de natureza e aventura. Rodeada por montanhas com os cumes cobertos de neve o ano inteiro, lagos de cor azul-turquesa, florestas exuberantes, fontes de água termal e animais silvestres por toda parte, inclusive no centro da cidade. Soma-se tudo isso a uma infra-estrutura perfeita, impecável, tanto para facilitar o turismo como também para preservar o meio ambiente.

É muito difícil descrever a beleza da paisagem de Banff. Ao chegar na cidade já é possível perceber como a natureza foi generosa com essa região. A paisagem é incrível seja para qual lado se olhe. Prepare-se para se encantar com ursos, alces, veados e outros animais silvestres andando pela beira da estrada ou atravessando a rua tranquilamente em pleno centro da cidade. É um destino para ser visitado com calma, com tempo para apreciar cada detalhe e cada paisagem que se desponta a cada curva da estrada.

animais banff

Banff é uma cidade pequena, mas super preparada para receber bem o turista. Conta com boa estrutura de hotéis e resorts, restaurantes, bares e supermercados. O clima de cidade de montanha predomina em Banff, rodeada por uma paisagem surreal. É um lugar para entrar em contato com a natureza, para fazer trilhas, caminhar, andar de bicicleta, stand-up ou simplesmente relaxar apreciando a vista para as montanhas ou dos lagos azul-turqueza.

O Parque Nacional de Banff foi o primeiro parque nacional a ser estabelecido no Canadá, em 1885. Patrimônio Mundial da UNESCO, a região esbanja exageros: tudo ali é exuberante, maravilhoso, sem a necessidade de nenhum filtro mesmo. Basta tirar a foto e ela já estará perfeita! A paisagem que se encontra em Banff é tão bonita que é difícil acreditar olhando as fotos que aquilo é mesmo real.

Em Banff você encontrará paisagens e lagos com uma coloração incrível que a gente só está acostumado a ver nas revistas. Se prepare para explorar paisagens incríveis e se apaixonar por Banff e toda a região das montanhas rochosas do Canadá.

 

Como chegar em Banff

A cidade de Banff está localizada na província de Alberta, no Canadá. O aeroporto que recebe o maior número de voos comerciais é o de Calgary, uma bonita cidade que possui uma excelente qualidade de vida.

O aeroporto de Calgary está localizado a cerca de 120 km do centro de Banff, uma viagem de cerca de 1:30hs por uma estrada tranquila e sem nenhum pedágio.

A Air Canada e a companhias aéreas americanas operam voos regulares para Calgary o ano inteiro. Assim, é possível ir do Brasil para Calgary realizando apenas uma conexão em Toronto ou em alguma cidade americana, como Chicago.

Caso você planeje também visitar a cidade de Jasper, uma alternativa pode ser voar para Edmonton, que é a capital da província de Alberta. De Edmonton, são cerca de 365 km até Jasper. E de Jasper até Banff são aproximadamente 290 km.

 

Como se locomover em Banff

Apesar de Banff ser uma cidade compacta, as principais atrações turísticas estão localizadas distantes do centro. Assim, a melhor forma de se locomover em Banff é de carro.

Recomendamos já sair do aeroporto de carro, pois as estradas até Banff são ótimas. Você consegue alugar o carro com a carteira de habilitação brasileira, desde que ela esteja válida e um cartão de crédito.

Ao alugar o carro, preste atenção se está incluso no contrato o seguro do carro e o mesmo possui franquia. É importante alugar o carro com o seguro completo, para não ter que arcar com danos ao carro em caso de acidente ou alguma avaria.

As estradas na região de Banff são todas perfeitas, com boa sinalização, pavimentadas e bem mantidas. Além disso, a paisagem é sensacional.

Se estiver viajando em um período propício a neve, recomendamos que você alugue um SUV, para ter maior estabilidade no caso de pegar alguma estrada com neve ou gelo.

 

Onde ficar em Banff

A região de Banff possui dois centros turísticos principais, que o centrinho de Banff (Town of Banff) e o centrinho do Lake Louise (Lake Louise Village). A cerca de 20 km do centro de Banff está localizada a cidade de Canmore, que possui hotéis a preços menores.

O centro de Banff é o lugar para se ficar se você deseja ficar perto de uma boa variedade de lojas, restaurantes, bares e supermercados. Daqui você conseguirá se deslocar facilmente para todas as atrações. Prepare-se para reservar seu hotel com antecedência, principalmente durante o verão, de maio a setembro.

A região do Lake Louise é indicada para quem procura ficar em um lugar bem tranquilo, em frente ou pertinho de um dos lagos mais bonitos da região. Conta com algumas opções de bares e restaurantes. É um lugar para acordar e já poder sair para explorar a região do Lake Louise. São cerca de 60 km do centro de Banff até Lake Louise.

Canmore é uma boa alternativa para economizar com a hospedagem em Banff e não ficar muito distante das principais atrações da cidade. Possui uma boa variedade de hotéis e onde comer. A principal desvantagem é ter que rodar um pouco mais até chegar as atrações da região.

 

O que fazer em Banff 

Banff é uma cidade que possui diversas atrações no seu entorno. Se você tiver pouco tempo disponível na cidade, será preciso planejar bem o que fazer e definir as prioridades do seu roteiro. Certamente não faltará o que ver ou fazer em Banff!

 

Passeio pelo centrinho de Banff

O centrinho de Banff é uma gracinha, com lojas, restaurantes, bares e supermercados. Cercado por montanhas, arborizado e com construções típicas de cidade de montanha. O lugar é ótimo para ser explorado a pé. Conta com banheiros públicos e fontes de água potável.

Não deixe de visitar o Centro de Visitantes de Banff (224 Banff Ave.), que oferece diversos mapas e guias grátis para te ajudar a conhecer a região.

Continue caminhando após o Museu para atravessar a ponte do Bow River, que oferece lindas vistas dos dois lados e caminhe até o prédio de administração dos parques, que rende boas fotos.

Existem vários estacionamentos gratuitos ao redor do centro de Banff.

 

Lake Louise

Lake Louise é o lago que é um dos principais cartões-postais do Canadá. Se alguma vez você já pesquisou sobre destinos turísticos no Canadá, certamente já viu alguma foto desse lago.

Localizado a cerca de 58 km de Banff, o Lake Louise é um lugar que você não pode sequer pensar em deixar de visitar. O lugar é de uma beleza surreal, que já faz valer a pena sua viagem às montanhas rochosas canadenses.

O Lake Louise possui uma coloração esmeralda, cujos tons variam de acordo com a luz. Mesmo em um dia nublado, o visual do lago e a cor da água é sensacional.

A coloração do lago juntamente com a cadeia de montanhas próximas refletidas na água formam um cenário perfeito, daqueles que parecem ter saído de um conto de fadas.

Em frente ao lago está localizado o Fairmont Château Lake Louise, um resort maravilhoso e bem estruturado. Uma alterativa excelente para quem quer ficar em frente a uma das paisagens mais bonitas do Canadá.

O lugar oferece uma boa variedade de trilhas, que proporcionam vistas incríveis para o lago e para o Fairmont. Se você procura uma trilha fácil, não deixe de fazer a trilha em torno do lago.

Se você quer um pouco mais de aventura e busca uma paisagem surreal, faça a trilha Lake Agnes Tea House e de lá prossiga até a Little Behive.

O visual da trilha é sensacional, o lago em frente à casa de chá é muito bonito, rodeado por montanhas.

Chegamos ao topo do Little Behive já anoitecendo e mesmo assim conseguimos ter uma vista sensacional do Lake Louise e do Fairmont.

Você pode alugar uma canoa para passear no Lake Louise. Mas prepare o bolso, pois o aluguel é bem caro.

 

Lake Monraine

O Lake Monraine é, na nossa opinião, o lugar mais bonito da região das montanhas rochosas canadenses. O lago tem uma coloração azul turquesa incrível, parece até de mentira.

A entrada para a estrada que leva ao Lake Monraine fica na estrada para o Lake Louise. Se você tiver pouco tempo, pode combinar os dois lagos no mesmo dia.

É um dos lugares mais incríveis do Canadá e merece ser apreciado com calma. Todo o entorno do Lake Monraine é bonito, rodeado por montanhas majestosas.

O Lake Monraine somente pode ser visitado durante o verão, pois a pista de acesso ao local fica fechada nos meses mais frios do ano, devido a neve.

Para ter uma vista magnífica do Lake Monraine, faça uma curta trilha localizada à esquerda da entrada. O visual é sensacional!

É muito importante ir durante as primeiras horas do dia para conseguir entrar na estrada que leva até ao lago. A estrada fecha quando o estacionamento lota. E para complicar, não é possível ficar parado na estrada esperando a entrada abrir, é preciso continuar andando. Se a entrada estiver fechada quando você passar, você deve retornar e ficar repetindo o caminho até que dê a sorte de encontrar a entrada aberta.

O lugar oferece diversas trilhas, como uma que percorre a borda do lago. É um lugar para se passar um dia inteiro de tão bonito.

 

Lake Louise Gondola

A gôndola do Lake Louise fica localizada a poucos minutos de carro do Lake Louise. Durante o verão, a gondola de verão leva até o topo da montanha, que oferece uma vista panorâmica da região.

São duas as opções para subir ou descer: uma gôndola fechada e outra aberta. Você pode subir por uma e voltar pela outra se preferir.

É um dos melhores locais para se avistar ursos na região de Banff.

O lugar possui uma excelente infra-estrutura e oferece boas possibilidades de fotos. É um passeio legal para se fazer na região do Lake Louise.

Para comprar seu ingresso, visite o site oficial da atração.

 

Vermillion Lake Drive

O Vermillion Lake Drive é um passeio que pode ser feito a partir do centrinho de Banff, tanto a pé como de carro. São apenas 2,4 km, percorrendo lindos lagos, rodeados por montanhas. Em dias ensolarados, os lagos refletem as montanhas.

É um passeio bem fácil de se fazer e pode ser feito antes de se partir para atrações mais distantes do centro de Banff. São boas as chances de se encontrar animais silvestres nesse percurso.

Nesses lagos é possível andar de caiaque, barco e stand-up. O lugar é bem tranquilo e possui algumas opções de trilhas e lugares especiais para fazer um picnic.

 

Tunnel Montain Drive

A Tunnel Montain Drive é uma das estradas de Banff que oferece vistas especiais e algumas opções de trilhas.

A trilha dos hoodos, que possui cerca de 5 km, oferece vistas lindas das montanhas. Fazendo apenas um pouco da trilha você já tem vistas impressionantes dos hoodos (formações rochosas), do Bow River e das montanhas.

Faça uma parada no Surprise Corner, de onde se tem uma incrível vista de um dos hotéis mais bonitos e luxuosos de Banff, o Fairmont Banff Springs.

 

Bow Falls

A Bow Falls é cachoeira pequena no Bow River, mas que vale muito a pena parar para conhecê-la. O mirante tem um acesso bem fácil.

A queda d’água possui uma coloração azulada ou esverdeada, dependendo do tempo e do sol.

 

Fairmont Banff Springs

O Fairmont Banff Springs é um dos melhores hotéis de Banff e o mais imponente. Localizado no alto da montanha, com uma vista maravilhosa da região.

Mesmo que você não fique hospedado no Fairmont, vale a pena ir visitá-lo, passeando pelos jardins e salões imponentes e bem decorados.

O hotel possui um excelente Spa, o Willow Stream Spa, que você pode visitar mesmo não sendo hóspede do hotel, pagando uma taxa. O Spa oferece piscinais termais, saunas e uma série de tratamentos e massagens. Uma boa pedida para encerrar um longo dia explorando a região de Banff.

 

Banff Upper Hot Springs

O Banff Upper Hot Springs é uma piscina termal ao ar livre de água mineral, naturalmente quente. A temperatura da água gira em torno de 37 a 40 graus. Está localizada a 1500 metros acima no nível do mar, sendo uma excelente pedida para encerrar um dia de atividades em Banff.

O lugar oferece uma boa estrutura, com armários, banheiros, duchas e uma cafeteria. Sempre fica um salva-vidas tomando conta da piscina.

A temperatura da água é ótima! Fomos à noite, quando fazia bastante frio e nevava um pouco e adoramos a experiência. Em alguns momentos, chegávamos até a sentir calor dentro da água e precisávamos sair um pouco para refrescar e voltar para a piscina.

O lugar onde a piscina está localizada é muito bonito, cercado por montanhas. Vale muito a pena conhecer esse lugar, que tem um excelente custo-benefício.

Possui um amplo estacionamento gratuito.

 

Banff Gondola

A Banff Gondola é um teleférico fechado que leva ao topo da Sulphur Montain, que possui 2.281 metros de altura. A subida até o topo leva cerca de 8 minutos.

  

Lá do alto se tem uma vista incrível da cidade de Banff e toda a região. É possível ver o centrinho da cidade e os lagos próximos.

A estrutura é excelente. Plataformas de madeira te levam para percorrer o alto da montanha, possibilitando diferentes vistas panorâmicas sensacionais.

O lugar oferece um restaurante, uma lanchonete e uma exibição sobre a história de Banff, muito interessante. Conta ainda com um cinema que fica exibindo um filme sobre as montanhas rochosas.

A varanda possui cadeiras gostosas com fogueiras, excelente para aquecer as mãos apreciando a vista para as montanhas rochosas.

É um passeio realmente imperdível para se fazer em Banff, pois oferece um visual sensacional, principalmente em dias de céu aberto.

Você pode comprar seu ingresso com antecedência, escolhendo o dia e a hora da visita, evitando pegar fila na bilheteria, diretamente no site da Banff Gondola.

 

Cave & Basin National Historic Site

O Cave & Basin é um museu que fica bem perto do centrinho de Banff, atravessando a Bow Bridge. Ele preserva algumas das fontes termais de Banff e conta um pouco da história das águas termais. Possui exibições interessantes sobre a história da região e também um cinema.

Além disso, tem uma área externa com piscinas termais coloridas e uma área interna com uma caverna que tem uma piscina linda.

O lugar oferece também uma trilha que passa por nascentes de água termais, bem legal de se percorrer.

Se você tiver tempo para visitar apenas um museu em Banff, escolha visitar o Cave & Basin que você não irá se arrepender.

 

Minnewanka Loop Drive

O acesso para a Minnewanka Loop Drive fica bem perto do centro de Banff, seguindo pela Banff Ave e cruzando a Trans-Canada Hwy.

A estrada faz um loop de  km, passando por alguns dos lagos mais bonitos da região de Banff. O percurso é muito bonito e se você tiver sorte poderá avistar algum animal selvagem, principalmente durante as primeiras horas da manhã ou durante a noite.

O Two Jack Lake tem uma linda coloração azul turquesa, um cenário perfeito para caminhar e relaxar embaixo de uma de suas árvores. Possui duas áreas para camping e também bons espaços para picnic.

Continuando o trajeto você passará pelo Johnson Lake, um lago muito bonito com uma pequena praia e área para picnic, que inclui banheiros e mesas. Durante os meses mais quente, é uma boa pedida para um mergulho. Para quem gosta de caminhar, pode fazer a trilha que dá a volta no lago.

O Lago Minnewanka tem 21 km de extensão e tem águas esverdeadas e bastante claras. A paisagem em torno do lago é muito bonita, com boas opções de trilhas.

A principal atração do Lago Minnewanka é o passeio de barco, que permite para conhecer um pouco da história da região. Durante o passeio, o guia vai explicando os destalhes sobre as redondezas. O passeio tem 1 hora de duração e com um pouco de sorte é possível avistar ursos nas margens do lago.

O passeio proporciona lindas paisagens, principalmente se o tempo estiver bom. É um passeio gostoso, bom para relaxar e apreciar a natureza. Você pode reservar esse passeio diretamente no site oficial da Pursuit. Reservando pela Internet, você pode imprimir o ticket ou apresentá-lo em seu celular na hora do embarque.

 

Bow Valley Parkway

A Bow Valley Parkway é uma estrada paralela a Trans-Canada que liga Banff à Lake Louise. É uma estrada cênica, com um visual incrível e um ótimo lugar para ver animais.

 É muito importante dirigir devagar e obedecer a sinalização. Diferentemente da Trans-Canada que possui cercas para proteger os animais, essa estrada não possui. Assim, você pode se deparar com animais no acostamento ou até mesmo no meio da pista.

Assim, quando você for de Banff para a região do Lake Louise ou para Jasper, não deixe de pegar essa estrada e seguir por ela até o final.

Essa estrada tem ainda duas atrações pra lá de especiais que merecem uma parada: o Johnson Canyon e a Morant’s Curve.

 

Johnson Canyon

O Johnson Canyon é uma parada imperdível para quem curte natureza e gosta de trilhas. O visual dos canyons, das cachoeiras e dos lagos é pra deixar qualquer um impressionado com a beleza do lugar.

São duas opções de trilhas: a parte baixa da cachoeira, chamada de Lower Falls. Essa trilha é bem plana, sendo possível fazê-la até mesmo com um carrinho de bebê. Tem extensão de pouco mais de 1 km. Continuando um pouquinho você chega até uma plataforma de observação.

A trilha para a parte alta da cachoeira (Upper Falls), tem 2,6 km de extensão e cerca de 120 metros de ganho de elevação. A trilha é muito legal, todo o caminho é bem mantido e oferece vistas incríveis para o canyon e as cachoeiras.

É possível fazer a trilha dentro de 1 hora e meia a duas horas. As diversas paradas para fotos podem fazer que você demore mais tempo.

É uma trilha que realmente vale todo o esforço. Encaramos a trilha quando nevava e chovia um pouco, mas no meio da trilha o tempo abriu e conseguimos tirar boas fotos.

Quem tiver disposição pode continuar por mais 3 km e chegar aos Ink Pots, que são sete piscinas bem coloridas. Infelizmente não fomos porque não contávamos com muito tempo.

 

Morant’s Curve

A Morant’s Curve, localizada na Bow Valley Parkway, ficou famosa graças ao fotógrafo Nicholas Morant que fez muitas fotos da ferrovia Canadian Pacific Railway neste local.

A curva ficou tão famosa que fotógrafos de toda parte do mundo ficam horas nesse lugar esperando um trem passar para tirar fotos.

Ficamos esperando um pouquinho e logo já ouvimos o apito do trem! Mas com ou sem trem a parada vale a pena para apreciar a paisagem.

 

Pagando a entrada no Parque Nacional

Toda a região que você irá visitar em Banff, Lake Louise e Jasper é área de um parque nacional e você precisa comprar o passe de autorização.

O passe vale sempre até as 16h do dia seguinte, sendo facilmente adquirido em uma das entradas do Parques Nacionais ou com um dos monitores nos estacionamentos das principais atrações.

Você deve sempre deixar o passe à vista no painel do carro ou no retrovisor.

Em 2018 o valor era de 19,60 dólares canadenses por dia, por veículo. Se você for ficar mais de 6 dias na região, vale a pena comprar o Discovery Pass, que custa 136,40 dólares canadenses.

O Discovery Pass permite visita ilimitada durante um ano a partir da data da compra a mais de 80 áreas do Parque Canadá, que normalmente cobram uma taxa. Vale muito a pena adquirir esse passe! Você pode comprar o passe diretamente no site oficial do Parks Canada.

 

Quantos dias ficar em Banff

Banff é um lugar incrível que possui muitos lugares a serem explorados. Se você gosta de fazer trilhas, caminhar, apreciar a natureza, tirar fotos, fique o máximo de tempo que puder! São tantas as opções do que fazer em Banff que você não se arrependerá.

Fique pelo menos 4 noites em Banff, para assim ter 3 dias inteiros para explorar a região. Ficando menos tempo você terá que correr e talvez não tenha tempo de visitar as principais atrações.

 

Quando ir para Banff

Sem dúvida, a melhor época para se visitar Banff é durante os meses mais quentes do ano, de maio a setembro.

O verão, de junho a agosto, é a estação do ano mais procurada, quando as temperaturas sobem e os dias são mais longos.

Fomos em meados de setembro e recomendamos bastante essa época do ano. A cidade já não está tão cheia, os preços caíram um pouco, as montanhas já tem neve e a temperatura ainda não está tão baixa. O visual do outono é incrível em Banff.

Outubro é quando a temperatura começa a cair de forma mais acentuada, juntamente com os preços dos hotéis. Se você não se importa muito com o frio e com a possibilidade de se deparar com a neve, pode ser uma boa opção para gastar bem menos com hospedagem.

Os demais meses do ano são mais voltados para quem curte esportes de inverno ou para quem já conheceu a região durante o verão.

 

Roteiro para explorar Banff

É importante já ir para Banff com um roteiro definido, para assim não perder tempo. Se você tiver pouco tempo, não pode deixar de incluir em seu roteiro uma visita a região do Lake Louise e do Lake Moraine, um passeio pelo centrinho de Banff, a Banff Gondola, a Bow Valley Parkway e a região do Minnewanka Loop.

Passe no centro de visitantes e pegue mapas para se localizar melhor na região e poder planejar a ordem do que irá visitar durante o dia.

Tente visitar o Banff Upper Hot Springs pelo menos um dia!

 

Dicas para explorar Banff

– Comece a programar sua viagem para Banff com a maior antecedência possível. Trata-se de um destino muito procurado tanto por turistas canadenses como estrangeiros, sendo que as melhores opções de acomodação costumam esgotar com meses de antecedência.

– Para economizar na acomodação em Banff é preciso reservar com antecedência. Ficar em Canmore pode ser uma alternativa para quem viaja com o orçamento mais apertado.

– Não deixe de comprar o passe de autorização para visitar os parques. Mesmo que você não perceba, existe fiscalização na estrada e também nos estacionamentos.

– Se você quiser economizar com a alimentação, passe no supermercado ou em uma lanchonete no centrinho de Banff e leve o seu lanche para o passeio.

– Mesmo durante o verão, esteja preparado para o frio. A temperatura pode variar muito ao longo do dia.

– Ao invés de pagar cada passeio separadamente, avalie a possibilidade de comprar um combo. Assim, você consegue economizar na aquisição dos passeios. Você pode comprar diretamente no site da Pursuit.

 

Agradecemos ao Parks Canada e a Pursuit por toda colaboração na realização dessa viagem ao Jasper National Park e às Montanhas Rochosas Canadenses.

 

10 thoughts on “Banff: guia completo das montanhas rochosas canadenses

  1. Que viagem maravilhosa! Encantada com tantas fotos lindas! Muito bom o relato que fizeram dessa viagem. Com certeza vou aproveitar as dicas de vcs para montar o meu roteiro, cuja viagem será em julho próximo.
    Vcs fizeram o passeio da Gôndola de Banff e de Lake Louise, não é? Se fosse para escolherem apenas uma, qual escolheriam? A vontade é de ir nas duas, mas acaba ficando muito caro todos os passeios…
    Agradeço desde já a atenção!
    Abços

      1. Obrigada pelo retorno! Anotada a dica!
        Vc se lembra de lugares legais pra comer em Banff que pudesse indicar? Isso nos ajudaria muito a não cair em roubadas, rs.
        Um abraço.

Deixe um comentário