Yoho National Park: guia completo!

O Yoho National Park foi fundado em 1886, sendo um dos quatro parques nacionais das Montanhas Rochosas, ao lado do Banff National Park, o Jasper National Park e o Kootenay National Park. O parque abrange uma ampla área, com 28 montanhas que têm mais de 3 mil metros de altura, tendo ao redor mais de 400 km de trilhas e muitas atrações.

O parque é um verdadeiro paraíso para quem curte atividades ao ar livre. As paisagens são fantásticas, com lagos, rios e cachoeiras sensacionais. É um excelente lugar para entrar em contato com a natureza, em um ambiente muito mais vazio do que os parques de Banff e Jasper.

O Yoho National Park muitas vezes passa desapercebido por quem visita as montanhas rochosas canadenses, que acabam focando a região de Banff, Lake Louise e Jasper. Muitos pacotes de viagem vendidos no Brasil não incluem uma visita ao Yoho. Contudo, o Yoho é um parque fantástico, com paisagens surreais, que você deve incluir no seu roteiro para ir além do básico das rochosas canadenses.


Como chegar

O Yoho National Park está localizado na Columbia Britânica, estando a cerca de 80 km de Banff e a 23 km do Lake Louise. O aeroporto mais próximo é o de Calgary, localizado a aproximadamente 200 km.

A melhor maneira de se locomover é de carro. O acesso rodoviário é perfeito, pela Tran-Canada Hwy. Com o carro você terá maior liberdade para visitar o parque.

Pode ser uma boa opção de bate-volta para quem está hospedado em Banff ou no Lake Louise.


Atrações do Yoho National Park

Você pode visitar as principais atrações do Yoho de carro. As estradas são ótimas e as atrações possuem amplos estacionamentos.


Takakkaw Falls

A Takakkaw Falls é uma fantástica cachoeira de 302 metros de altura, podendo ser acessada pela estrada cênica Yoho Valley Road.

São aproximadamente 13 km na Yoho Valley, por uma estrada pavimentada, estreita e sinuosa. A paisagem é muito bonita ao longo do caminho, já sendo possível avistar o topo da cachoeira em muitas partes da estrada.

Do estacionamento você precisará caminhar cerca de cinco minutos beirando as corredeiras até uma ponte.

Após atravessá-la, basta caminhar mais alguns minutos para chegar até a base da cachoeira.

Antes da ponte você pode continuar até um excelente mirante, com duas cadeiras vermelhas.

Fomos no final de setembro e a água estava começando a congelar. A cachoeira é linda. O cenário ao redor parece uma pintura.


Emerald Lake

O Emerald Lake é a menina dos olhos do Yoho National Park, sendo um dos mais lindos das montanhas rochosas canadenses, juntamente com o Lake Louise e com o Moraine Lake, do Banff National Park.

O lago tem uma coloração verde esmeralda incrível! No Emerald Lake você pode fazer trilhas, andar de caiaque, stand-up paddle ou simplesmente sentar e apreciar a paisagem.

Recomendamos a trilha que percorre as margens do lago e proporciona lindas paisagens, começando pela margem esquerda. Se estiver com disposição, pode completar o loop de aproximadamente 6 km.

A estrutura do Emerald Lake é ótima, com amplo estacionamento e banheiros.


Natural Bridge

Essa atração recebeu esse nome devido a ponte de pedras formada naturalmente no Kicking Horse River Valley e resulta em uma pequena queda d’água.

Logo após a ponte tem um excelente mirante, do qual você poderá apreciar melhor a ponte natural esculpida pela força das águas do Kicking Horse.

Está localizado na estrada de acesso ao Emerald Lake. Então, se você estiver indo ao Emerald Lake, não deixe de visitar a Natural Bridge.

O lugar é muito bonito, rodeado pelas montanhas rochosas.


Spiral Tunnels

É uma ferrovia sinuosa construída há mais de cem anos, que serpenteia as montanhas e atravessa um total de oito túneis. Nos dias de hoje, somente trens de carga circulam pelo trajeto.

O primeiro mirante fica na rodovia Trans-Canada. Não chegamos a vê-lo, pois quando passamos por ele já tinha anoitecido.

O segundo mirante fica na Yoho Valley Road e chama Upper Spiral Tunnel Viewpoint.


Meeting of the Waters Confluent

Na Yooho Valley Road, aproveite para descer até ao encontro dos rios Yoho e Kicking Horse. Observe a diferença na coloração das águas!


Lake O’Hara

O Lake O’Hara é uma das principais atrações do Yoho National Park, porém a de acesso mais restrito.

O acesso de carros e bicicletas é proibido. Somente é possível chegar utilizando o ônibus operado pelo parque ou caminhando.

Para ir de ônibus é preciso comprar com antecedência. As vendas iniciam em abril e geralmente acabam no mesmo dia. É muito difícil conseguir comprar. Para maiores informações, acesse o site do Parcs Canada.

A trilha tem extensão de 11 km, somente ida. Ao todo são 22 km e depois de chegar você ainda precisa ter energia para caminhar em torno do lago.

Não conseguimos reservar o ônibus e não tivemos tempo para fazer a trilha… 🙁


Funcionamento do Yoho National Park

Para visitar o Yoho National Park é preciso ter o passe do parque nacional válido para o dia. É o mesmo passe que você utiliza para visitar os demais parques nacionais do Canadá.

Você pode comprar o Day Pass, que tem validade até às 16hs do dia seguinte a data da compra ou o Discovery Pass, ticket que tem validade de 1 ano e possibilita entrada gratuita a mais de 100 parques nacionais no Canadá, além de áreas marítimas de conservação e sítios históricos. Dependendo do número de dias que você for ficar na região, pode valer a pena comprar o Discovery Pass.

O Day Pass ou o Discovery Pass é necessário para visitar qualquer das atrações do parque.

O parque fica aberto 24 horas todos os dias do ano. Contudo, algumas estradas e áreas conhecidas como day use fecham em determinadas épocas do ano:

  • Funcionam o ano inteiro: Emerald Lake e a Trans-Canada Highway.
  • Aberta do final de junho a meio de outubro: Yoho Valley Road.
  • Abertas de maio ao meio de outubro: áreas de “day use” ao longo da Trans-Canada Highway.


Onde Ficar no Yoho National Park

A cidade que fica no coração do Yoho National Park é a pequena Field. Contudo, ela tem poucas opções de hospedagem.

Ficamos na cidade de Golden, que fica a cerca de 65 km do Emerald Lake. É uma cidade muito bonita, cercada pelas montanhas. Tem boas opções de hotéis a preços bem mais camaradas dos encontrados em Banff e Lake Louise. Achamos uma ótima opção para visitar as atrações do parque.

A região do Lake Louise também é uma boa opção para ficar hospedado próximo ao Yoho National Park.

Para ficar com estilo, opte pelo Emerald Lake Lodge, que fica bem na margem do Emerald Lake e acorde com vista para o lago todos os dias!


Quantos dias ficar no Yoho National Park

Para ter tempo de visitar as principais atrações do parque, recomendamos ficar pelo menos três dias. O parque é muito bonito e as atrações merecem ser visitadas com calma.


Melhor época para visitar o Yoho National Park

O verão (junho a setembro) é a melhor época para visitar o Yoho National Park, quando todas as principais atrações estão abertas. Os dias são mais longos e ensolarados.

Fomos no final de setembro e pegamos alguma neve pelo caminho, deixando as paisagens ainda mais fantásticas!


Como encaixar o Yoho National Park no seu roteiro

O Yoho National Park pode ser facilmente encaixado em um roteiro pelas montanhas rochosas canadenses!

Sugerimos o seguinte roteiro: comece por Banff, ficando pelo menos 4 dias na cidade, incluindo pelo menos um bate-volta ao Lake Louise. Siga então pela Icefields Parkway até Jasper, para uma estadia de pelo menos 3 dias. Volte em direção ao Lake Louise, mas desta vez siga rumo a Golden, para ficar pelo menos por três dias para visitar o Yoho National Park. Por fim, vá para a cidadezinha Radium Hot Springs, para visitar o hotspring de mesmo nome, ficando de duas a três noites. De Radium, aproveite para visitar mais um lindo parque nacional canadense, o Kootenay National Park. De lá você retorna para Banff.


Dicas para visitar o Yoho National Park

Esteja preparado para mudanças bruscas de temperatura e neve em qualquer época do ano.

Nunca se esqueça de deixar o seu Day Pass ou Discovery Pass e lugar bem visível, a fim de evitar multas.

Monte um roteiro diário com as atrações que você quer visitar. Procure visitar as atrações que estão ao longo do caminho.

Fique sempre atento para a possível presença de animais selvagens nas estradas.

Agrademos ao Parcs Canada pela colaboração na realização desta viagem.

Deixe um comentário