Torre dos Clérigos: Porto a 360 graus!

A Torre dos Clérigos é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade do Porto, em Portugal. Construída em granito, possui 75 metros de altura, tendo um mirante de onde se tem uma vista de 360 graus do Porto e também de Vila Nova de Gaia.

A Torre dos Clérigos foi construída entre 1757 e 1763, sendo considerada na época o mais alto monumento de Portugal, excedendo, por exemplo, as célebres torres de Hamburgo, de Notre Dame e de S. Sulpício (Paris). Para chegar ao mirante localizado alto da torre é preciso subir 240 degraus.

Aproveite para conhecer também a Igreja dos Clérigos, construída entre 1732 e 1750. É considerada uma verdadeira obra-prima do barroco, sendo uma das mais importantes obras de Nasoni.


Como chegar e Horário de Funcionamento

A Torre dos Clérigos está localizada no centro histórico da cidade do Porto, bem próxima à Livraria Lello e Irmão e ao Palácio da Bolsa, na Rua de São Filipe de Nery, 4050.

As estações do metrô mais próximas são: Trindade e São Bento (Linha D); bonde, linha 22 Carmo; ônibus, linhas 6, 20, 35, 37, 52 e 78.

Aproveite para conhecer na região, além da Livraria Lello e do Palácio da Bolsa, a Praça da Liberdade (230 metros), a Estação São Bento (288 metros) e a Catedral da Sé de Porto (411 metros).

Funciona todos os dias das 9hs às 19hs.


Visitando a Torre dos Clérigos

A nossa visita começou pelo museu, que conta a história da Irmandade dos Clérigos. Passamos por alguns espaços do edifício abertos ao público pela primeira vez em 250 anos. O acervo do museu é bastante interessante, com peças do século XVIII ao século XIX, coleções de pintura, mobiliário, ourivesaria e paramentaria.

Passamos pela exposição Christus, no espaço onde outrora funcionou o hospital ou enfermaria dos clérigos pobres.

O importante conjunto de imagens nos remete para a história sempre atual de um justo que sendo Deus e quis fazer redentor da Humanidade.

Percorremos os corredores superiores, de onde se tem uma bonita vista d Igreja dos Clérigos. Distingue-se pela sua nave elíptica e pelo altar-mor, coroado pela imagem da padroeira, Nossa Senhora da Assunção.

Começamos então a subir a escadaria de 240 degraus que nos levaria ao mirante localizado no alto da Torre dos Clérigos. A subida foi bem tranquila, sendo que pelo caminho têm algumas aberturas pelas quais é possível antecipar o panorama que se terá do alto da torre.

No mirante se tem uma vista panorâmica de 360 graus!

Destaca-se na paisagem os campanários de muitas igrejas que emergem do aglomerado do casario da cidade, com destaque para seus lindos e harmoniosos telhados. A Catedral da Sé de Porto pode ser vista na foto a seguir.

TORRE DOS CLÉRIGOS EM PORTO

O majestoso Rio Douro pode ser avistado da Torre dos Clérigos, juntamente com Vila Nova de Gaia, com suas diversas caves de Vinho do Porto, outra atração que você não pode deixar de visitar.

TORRE DOS CLÉRIGOS EM PORTO

Ficamos um bom tempo admirando o panorama da cidade do Porto, identificando algumas das suas principais atrações turísticas do alto da torre.


Vale a pena visitar a Torre dos Clérigos?

A Torre dos Clérigos é um dos cartões-postais da cidade do Porto, destacando-se na paisagem do centro histórico, podendo ser vista de diferentes pontos da cidade.

Visitar a Torre dos Clérigos é algo que não pode ficar de fora do seu roteiro em Porto, seja pelo valor histórico que a atração possui como também pela bonita vista que se tem do seu mirante. A escadaria de 240 degraus é bem tranquila e a vista sem dúvida recompensa o esforço.

Agradecemos a Irmandade dos Clérigos pela colaboração na nossa visita.

Deixe um comentário