Palácio da Bolsa em Porto

O Palácio da Bolsa em Porto, construído na segunda metade do século XIX, em estilo neoclássico, no terreno de um antigo convento franciscano que foi destruído por um incêndio, é atualmente a sede da Associação Comercial do Porto.

PALACIO DA BOLSA EM PORTO

Está bem no coração do centro histórico de Porto, próximo a outras atrações imperdíveis, como a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello e Irmão. Você pode realizar a visita a essas três atrações em um único dia.

Reconhecido com um monumento nacional, chega a receber 200 mil visitantes por ano. A visita guiada leva o visitante por recintos incríveis do palácio, como a escadaria nobre e também o Pátio das Nações.


Como chegar

Localizado na Praça do Infante (Rua do Infante Dom Henrique 4050), o Palácio da Bolsa é uma construção lindíssima, que não pode ficar de fora do seu roteiro em Porto. Além de admirar sua fachada é possível visitar o seu interior, realizando uma visita guiada.

Para chegar de ônibus, utilize as linhas 1, 57, 91, 23 ou 49.

PALACIO DA BOLSA EM PORTO

Contudo, como ele fica próximo de outras atrações importantes da cidade, é possível fazer tudo caminhando. A Ribeira, por exemplo, está a apenas 320 metros de distância.


Visitando o Palácio da Bolsa

Para conhecer o interior do Palácio da Bolsa você precisa fazer o tour guiado, que é realizado todos os dias. São quatro os diomas oferecidos: português, espanhol, francês e inglês.

A visita guiada tem duração aproximada de 45 minutos, sendo o idioma escolhido no momento da compra do ingresso. É importante chegar cedo para encontrar disponibilidade no horário e idioma desejado.

A visita é realizada em pequenos grupos, sendo conduzido por um guia que nos leva para conhecer as principais salas do Palácio, contando a sua rica história.

O tour começa no Pátio das Nações, que possui uma linda cúpula de ferro e vidro. É ladeada em todo o seu redor por 20 brasões representando os países com os quais Portugal mantinha no momento relações de comércio e de amizade.

Serviu até meados da década de 1990 como local de funcionamento da Bolsa de Valores de Porto.

Em seguida, subimos pela Escadaria Nobre até ao primeiro andar do edifício. A escadaria é muito bonita, repleta de detalhes.

Os dois lustres presentes aqui são uma lembrança de que o Palácio da Bolsa foi um dos primeiros na cidade do Porto a ser eletrificado.

Uma claraboia completa a decoração do lugar e permite a entrada de claridade.

A Sala do Tribunal, no estilo da renascença francesa, é o lugar onde os novos confrades da Confraria do Vinho do Porto são entronizados. A sala é muito bonita, com painéis que fazem alusão à função da sala e à riqueza das atividades econômicas da cidade e região.

A visita passa pela sala de Gustave Eiffel, sendo o lugar onde ele teria projetado obras tão importantes, como a Ponte D. Maria Pia, no Porto e a Ponte dupla de Viana do Castelo.

A Sala Dourada é o lugar onde a Direção da Associação Comercial do Porto se reúne, na primeira segunda-feira de cada mês.

Destaca-se na visita o belíssimo Salão Árabe, que é a mais importante sala de atos oficiais da cidade do Porto, sendo também palco de muitos concertos e de outras importantes solenidades.

A sala é realmente muito bonita, cheia de detalhes, um espaço único de riqueza decorativa criado por Gonçalves e Sousa em 1862.

A visita guidada foi muito interessante, sendo que podemos conhecer melhor a história do Palácio da Bolsa e ver a beleza do seu interior.


Vale a pena visitar o Palácio da Bolsa?

O Palácio da Bolsa é um dos monumentos históricos mais importantes do Porto e lugar de visita obrigatória. Além de conhecer a beleza da sua fachada, é importante realizar a visita guiada, pois só assim você poderá conhecer o seu interior.

Em uma visita de aproximadamente 45 minutos, percorre-se as principais salas do Palácio e aprende-se bastante sobre o lugar. É uma atração que pode ser facilmente encaixada em seu roteiro em Porto, pois está perto das principais atrações do centro histórico da cidade.

Com o Porto.CARD você tem 50% de desconto na visita guiada ao Palácio da Bolsa!

Agradecemos ao Visit Porto e ao Palácio da Bolsa pela colaboração na realização da nossa visita.


Deixe um comentário