O Castelo dos Mouros em Sintra

O Castelo dos Mouros fica em Sintra, Portugal, cidade que parece ter saído de um conto de fadas. A cidade é famosa por seus lindos castelos e palácios, sendo uma excelente opção de bate e volta partindo de Lisboa, em uma agradável viagem de trem.

Um dos destaques de Sintra é o Castelo dos Mouros, que é uma das grandes relíquias de Portugal, tendo mais de 12 séculos de existência.

É daqueles lugares que chamam a atenção mesmo de longe. Localizado no alto da Serra de Sintra, oferece de suas muralhas uma vista deslumbrante da região, estendendo-se até o Oceano Atlântico.

O Castelo dos Mouros é uma fortificação militar construída no século X pelas populações muçulmanas que ocuparam a península ibérica. Funcionou como posto de controle da costa atlântica e dos territórios a Norte, desempenhando a função de posto avançado da cidade de Lisboa.


Como chegar ao Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros está localizado no alto de uma montanha na cidade de Sintra, em Portugal.

Sintra fica a cerca de 30 km de carro de Lisboa. As estradas são ótimas e o trajeto bem tranquilo.

É bastante fácil chegar de trem desde Lisboa, em uma viagem que dura cerca de 50 minutos. Os trens partem da estação ferroviária do Rossio e do Oriente. A passagem custa 2,25 Euros (preço de fevereiro de 2020) e pode ser adquirida em uma das máquinas na hora. Não é preciso comprar com antecedência.

Sintra é a última estação, então você pode se sentar e aproveitar a viagem até a estação central.

Com exceção do Palácio da Vila, todas as atrações de Sintra ficam morro acima. Felizmente, existe um serviço de ônibus bem estruturado que levam a todas as atrações.

Ao desembarcar na estação de trem pegue o ônibus Linha 434 – Circuito da Pena. Esta mesma linha te leva até o Palácio da Vila e o Palácio da Pena. A tarifa para uso diário é de 6,90 Euros.


Visitando o Castelo dos Mouros

O ônibus da Linha 434 nos deixou em frente a entrada do Castelo dos Mouros, em um lugar cercado por muito verde.

O acesso até ao castelo é por meio de uma agradável trilha em meio a floresta. O percurso é bastante agradável e demora cerca de 15 minutos. O trajeto é bem sinalizado, não tem erro.

Uma vez dentro das muralhas do Castelo dos Mouros, começamos a explorar o lugar. As vistas que se tem do alto das muralhas são lindas.

Na entrada temos um centro de apoio aos visitantes, com uma loja, cafeteria e banheiros.

O melhor percurso é se perder dentro do Castelo dos Mouros, subindo e descendo as escadas que levam até o topo das muralhas, cada uma oferecendo uma paisagem deslumbrante da região.

Em um dos mirantes se tem uma linda vista do colorido Palácio da Pena, outra atração importante de Sintra que não pode ficar de fora do seu roteiro.

O passeio pelo lugar é ótimo, você pode caminhar pelas muralhas, subir nas torres, visitar os sítios arquelógicos e ter uma das melhores vistas de Portugal. O lugar é tão alto que é possível ver o Oceano Atlântico. Foi essa posição estratégica que fez o Castelo dos Mouros ser tão cobiçado.

O Castelo dos Mouros ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, com 450 metros de perímetro cercados por duas linhas de muralhas e torres esculpidas na imponente serra irregular, entre pedras monumentais, uma floresta densa e sobre íngremes penhascos.

A muralha do Castelo dos Mouros possui cinco torres, quatro de planta retangular e uma de planta circulas. A torre no ponto mais alto do terreno, conhecida por Torre Real é acessível por meio de uma escadaria de 200 degraus.

O Castelo dos Mouros é um lugar para ser explorado com calma, prestando atenção aos detalhes e admirando a paisagem incrível em torno do lugar. Reserve pelo menos meio dia para conhecer o lugar.


Ingressos e Horário de Funcionamento

Os ingressos podem ser adquiridos na hora, na bilheteria do Castelo dos Mouros. Os preços são: adultos (18 a 64 anos) pagam 8 Euros, jovens (idade até 18 anos) e idosos (idade igual ou superior a 65 anos) pagam 6,50 Euros.

O Castelo dos Mouros funciona todos os dias, durante o inverno das 10hs às 18hs e durante o verão das 9:30hs às 20hs. A entrada encerra-se uma hora antes do fechamento.

Para maiores informações, visite o site do Parques de Sintra.


Vale a pena visitar o Castelo dos Mouros?

O Castelo dos Mouros sem dúvida é um dos pontos altos de sua visita à Sintra, oferecendo um passeio agradável com excelentes vistas panorâmicas da região. É uma das construções históricas mais importantes de Portugal e não pode ficar de fora do seu roteiro em Sintra.

Agradecemos ao Parques de Sintra pela colaboração na realização desta visita.



Deixe um comentário