Visita ao Palácio da Pena, em Sintra

O Palácio da Pena, em Sintra, é um dos mais extravagantes de Portugal, apresentando uma miscelânea de estilos que alcançou um belo resultado. Construído no topo da Serra de Sintra, a 528 metros de altitude, é uma das sete maravilhas de Portugal.

O Palácio da Pena é um dos lugares mais mágicos e fascinantes de Portugal, uma mistura de história com fantasia, que oferece também uma belíssima vista de toda a região.

Foi construído a partir de um capricho de D. Fernando II, que por volta do século XIX transformou um antigo mosteiro no colorido e rebuscado palácio. Os ambientes estão todos bem conservados, como se a Corte ainda habitasse o Palácio.


Como chegar

O Palácio da Pena está localizado no alto de um montanha na cidade de Sintra, que fica a cerca de 30 km de distância de Lisboa.

A cidade de Sintra, onde está o Palácio, parece ter saído de um conto de fadas. É repleta de palácios e castelos, cercada por uma natureza exuberante. É uma excelente opção de bate-volta para quem visita Lisboa.

É possível chegar de carro, em uma viagem tranquila de cerca de 1 hora de Lisboa. As estradas estão em ótimas condições.

Estando em Lisboa é muito fácil e cômodo ir de trem, que parte com boa frequência das estações do Rossio e do Oriente. A passagem custa 2,25 Euros cada trecho (preço de fevereiro de 2020).

A viagem de trem dura em torno de 50 minutos e Sintra é a última parada do trem. Chegando na estação de Sintra, você pode optar por caminhar até ao Palácio (morro acima) ou então ir de ônibus. Outra opção é ir de tuk tuk, que ficam bem enfrente a estação de trem.

A Linha 434 Circuito da Pena leva até a entrada do Palácio da Pena e também do Castelo dos Mouros, outra atração imperdível em Sintra. A tarifa para utilizar o ônibus o dia inteiro custa 6,90 Euros.


Visitando o Palácio da Pena

Após visitarmos o Castelo dos Mouros, optamos por ir até ao Palácio da Pena por meio de uma agradável trilha, que levou cerca de 15 minutos até a entrada do Palácio.

TRILHA PALACIO DA PENA EM SINTRA PORTUGAL

Logo na entrada, junto a estrada, já é possível avistar o Palácio da Pena lá no alto da montanha. Ainda é preciso subir alguns metros para então chegar ao Palácio propriamente dito. Existe um ônibus (pago a parte) que leva quem não estiver a fim de encarar a subida.

PALACIO DA PENA EM SINTRA PORTUGAL

Ao chegar é impossível não se impressionar com a mistura de cores do Palácio da Pena, que a tornam uma construção bastante singular e vibrante.

PALACIO DA PENA EM SINTRA PORTUGAL

A arquitetura é belíssima, uma mistura de diversos estilos e tendências arquitetônicas, paredes amarelas, laranjas e de muitas outras cores foram um cenário mágico.

O arco monumental de acesso, remete para uma arquitetura portuguesa dos séculos XV e XVI, sendo encimado pelas armas de Bragança e de Saxe-Coburgo.

Chama a atenção a presença de Tritão, uma figura alegórica, metade peixe, metade humana, em cima do pórtico da Criação do Mundo.

PALACIO DA PENA EM SINTRA PORTUGAL

Percorremos toda a parte exterior do Palácio, que oferece lindas vistas, que incluem o Castelo dos Mouros e o Parque da Pena, que reúne jardins românticos, bosques e árvores que D. Fernando II mandou trazer de diferentes lugares do mundo.

Existem muitos pontos que se ponte subir para se apreciar a paisagem da região e também ver diferentes partes do Palácio da Pena.

A Capela do antigo convento de Nossa Senhora da Pena ainda possui a configuração original do século XVI. Destaca-se o vitral da janela neogótica (1840-1841).

Após explorarmos a parte externa do Palácio da Pena, entramos para conhecer o seu interior. A visita segue um caminho pré-determinado que passa por diversas salas do palácio, como quartos e até uma grande cozinha. Não é permitido tirar fotos do interior do Palácio da Pena, exceto do Terraço da Rainha.

O Terraço da Rainha era diretamente acessível pelos aposentos da rainha D. Amélia. O terraço oferece uma bonita vista do Palácio da Pena.

PALACIO DA PENA EM SINTRA PORTUGAL

O circuito da visita termina em um terraço panorâmico onde tem um café, com diversas mesas ao ar livre, de onde se tem uma vista panorâmica do alto da serra de Sintra e também é possível admirar boa parte do Palácio da Pena.

Para retornar, pegamos o ônibus da Linha 434 e descemos no centro histórico de Sintra, que é uma graça, com muitas lojas, restaurantes e cafés.

Experimentamos o famoso Travesseiro de Sintra, na tradicional pastelaria Piriquita, que existe desde 1862.


Ingressos e Horário de Funcionamento

O ingresso para adultos (de 18 a 64 anos) custa 14 Euros; para jovens (de 6 a 17 anos) custa 12,50 Euros e para idosos (acima de 65 anos) custa 12,50 Euros. Existe também o bilhete família (2 adultos e 2 jovens), por 49 Euros.

De 28 de março a 30 de outubro, o Palácio da Pena funciona das 9h30 às 19h00, com o último bilhete às 18hs. De 31 de março a 27/03, das 10hs às 18hs, com último bilhete às 17hs.

Para maiores informações, visite o site do Parques de Sintra.


Vale a pena visitar o Palácio da Pena?

O Palácio da Pena é uma atração imperdível para quem visita Sintra ou Lisboa. É um lugar mágico, com muita história, que parece ter saído de um conto de fadas, uma das 7 maravilhas de Portugal.

Reserve pelo menos meio dia para conhecer com calma o Palácio da Pena. Com mais tempo, você poderá também passear pelo Parque da Pena, que é bastante convidativo para caminhadas.


Agradecemos ao Parques de Sintra pela colaboração na realização desta visita.

One thought on “Visita ao Palácio da Pena, em Sintra

Deixe um comentário