A famosa livraria Lello e Irmão, no Porto

A Livraria Lello e Irmão é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, sendo um dos espaços mais visitados na cidade do Porto, em Portugal.

Muito mais do que uma livraria, a Lello e Irmão é uma atração turística, destacando-se pela sua arquitetura exuberante em estilo neogótico. Com mais de 100 anos de história, a livraria está em pleno funcionamento e recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes.

Muitos garantem que a Livraria Lello serviu de inspiração para J. K. Rowling ao longo da escrita de Harry Potter. Dizem que enquanto escrevia Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da série, no início dos anos 1990, a escritora morava na cidade do Porto. Ela frequentava a Lello e teria se inspirado na escadaria da livraria para descrever a escadaria de Hogwarts. Possui uma seção dedicada a série.


Onde fica?

A Livraria Lello e Irmão está localizada no centro histórico da cidade do
Porto, em uma simpática rua, próxima da Universidade do Porto e a menos de cem metros da Torre dos Clérigos, outra atração imperdível e um dos cartões postais da cidade. Está próxima também do Palácio da Bolsa.

Funciona diariamente, das 10hs às 19hs.

Endereço: Rua das Carmelitas 144, 4050-161 Porto.

As estações do metrô mais próximas são: Trindade e São Bento (Linha D); bonde, linha 22 Carmo; ônibus, linhas 6, 20, 35, 37, 52 e 78.


Visitando a Livraria Lello e Irmão

Antigamente, a entrada era gratuita. Contudo, o lugar ficou tão famoso que uma taxa passou a ser cobrada, pois havia muitas filas e o lugar ficava muito cheio. Atualmente, uma entrada de 5 Euros é cobrada, mas que se desconta em caso de compra de algum item da livraria. Você precisa comprar o ingresso na bilheteria que fica na esquina da rua da livraria ou com antecedência no site da livraria.

A livraria Lello e Irmão é um lugar para ser apreciado com calma, prestando atenção nos detalhes, começando pela sua colorida fachada neogótica, com painéis que representam as figuras da Arte e da Ciência.

Ao entrar na livraria ficamos deslumbrados! O ambiente é simplesmente fabuloso! Sem dúvida, a livraria mais bonita que já vimos.

O primeiro destaque que salta aos olhos é a escadaria vermelha, que parecer ser em madeira, mas na verdade foi construída em concreto armado, uma inovação para a época.

As estantes ornamentadas conferem um ar mágico à livraria. Em uma das estrantes tem bustos de diversos autores entre os livros.

O imenso vitral, com oito metros de comprimento e três e meio de largura, completam o cenário que parece ter saído de um conto de fadas.

Observe que no vitral tem um “smiles” colado, transmitindo a ideia que a Livraria Lello está antenada ao que está acontecendo nos dias atuais.

A Livraria possui uma seção dedicada a série Harry Potter, com uma decoração perfeita.

Para evitar filas na bilheteria e na entrada, e também encontrar a livraria mais vazia, procure chegar um pouco antes do horário de abertura. Durante o verão o movimento na livraria aumenta.


Vale a pena visitar a Livraria Lello?

A Livraria Lello é uma das atrações mais visitadas não só de Porto não é à toa, o lugar é muito bonito e sem dúvida não pode ficar de fora do seu roteiro em Porto. O lugar tem um clima místico incrível, com um ambiente bastante acolhedor.

Agradecemos ao Visit Porto e a Livraria Lello pela colaboração em nossa visita.

Deixe um comentário