St. Moritz: uma das cidades mais exclusivas da Suíça

St. Moritz, na Suíça, é uma daquelas cidades que encantam já à primeira vista. Ao desembarcar na cidade de trem notamos estar em uma cidade perfeita, que parecia ter saído direto de um conto de fadas.

A estação de trem está localizada na parte plana da cidade, em frente ao Lago de St. Moritz. Uma paisagem fantástica estará te esperando assim que você sair do trem. Quando fomos em abril, o lago estava coberto por neve, mas mesmo assim a paisagem estava linda.

Na pequena e charmosa St. Moritz, localizada a 1.856 metros de altura, o sol brilha mais do que no resto do país. Em 1930, o sol se tornou o primeiro símbolo local. Aproveite para tirar uma foto com o símbolo localizado na rotatória que fica pertinho da estação de trem.

St. Moritz é mundialmente famosa como destino de inverno há mais de 150 anos!

Fomos durante a primavera e tinha neve por toda parte! Deu para brincar bastante na neve!

O boneco de neve que fizemos fez sucesso! Várias pessoas que estavam passando nos pediram para tirar foto com ele!

boneco de neve em st moritz na suíça


Atrações de St. Moritz

St. Moritz possui atrações para todos os gostos: montanhas nevadas, mirantes com vistas panorâmicas dos alpes suíços, lagos com água cristalina, esportes de inverno, muitas trilhas, muita natureza, compras em lojas de grife e ótimos restaurantes.

Chegamos por volta das 13hs em St. Moritz e embacamos no Bernina Express na manhã do dia seguinte. Tivemos muito pouco tempo para explorar St. Moritz e fomos embora com o desejo de retornar em breve para ficar mais tempo e conhecer melhor a cidade e também as atrações da região.


O Lago de St. Moritz

Começamos o passeio pelo Lago de St. Moritz, que estava congelado e coberto de neve, em meados de abril. O visual é sensacional!

Na beira do lago existe um calçadão excelente para caminhar, correr ou andar de bicicleta. Um passeio excelente e com uma paisagem fantástica ao redor.

Um passarela suspensa oferece um excelente panorama do Lago de St. Moritz. É possível subir pelas escadas ou de elevador. É grátis!
Um binóculo muito legal mostra como o lago fica no verão: uma paisagem completamente diferente.

A estrutura ao redor do lago é muito boa, incluindo banheiros públicos gratuitos e fontes de água potável.

Vale muito a pena dedicar um tempo para caminhar em torno do lago.

As paisagens ao redor do Lago de St. Moritz são lindas!

Encontramos uma obra do artista brasileiro Romero Brito nas margens do Lago de St. Moritz!

Romero Brito em St. Moritz na Suíça


Escada rolante para o centro da cidade

Uma escada rolante coberta liga o lago de St. Moritz ao centro da cidade. Uma excelente opção para quem está a pé, considerando que o lago fica no plano e o centro localiza-se na parte elevada da cidade.

Essa escada rolante ajuda bastante quem chega de trem em St. Moritz e o hotel não disponibiliza transfer. Com ela você consegue subir ao centro da cidade e de lá poderá seguir para o seu hotel.


Passeio pelo centro de St. Moritz

Após caminharmos em torno do Lago de St. Moritz, subimos para o centro da cidade.

A rua mais chique de St. Moritz é a Via Serlas, cheia de lojas famosas, como Valentino, Gucci, Prada, Louis Vitton, Dolce & GAbbana e muitas outras. Você também encontrará lojinhas de souvenirs e artigos esportivos.

As ruas são muito charmosas, cheias de lojas de chocolate, restaurantes e cafés. O simples fato de caminhar por essas ruas já é um excelente passeio para se fazer em St. Moritz!


Biblioteca Pública de St. Moritz

A biblioteca pública de St. Moritz está instalada em um imponente prédio, possuindo uma coleção de mais de 7 mil livros.


Leaning Tower

A Leaning Tower está localizada na St. Moritz Dorf e o seu nome remete à Torre de Pisa. Essa torre inclinada foi construída no século XII como parte da igreja de St. Mauritius, que foi demolida em 1890. A torre tem 33 metros de altura e uma inclinação de 5,5 graus.


Berry Museum

Esse pequeno museu possui um acervo de obras de arte e pinturas de artistas da região de Engadine.


Montanhas para esquiar

St. Moritz é um famoso destino para a prática de esportes de inverno, com várias montanhas dotadas de estruturas modernas. Infelizmente, não deu tempo de conhecer nenhuma montanha.


Spas

Aproveite o clima de vilarejo alpino de St. Moritz para relaxar em um dos SPA’s da cidade.

Aqui você encontra várias fontes termais e opções de tratamentos. Muitos hotéis disponibilizam acesso gratuito aos seus SPA’s aos seus hóspedes.

Nada melhor do que relaxar em uma piscina aquecida ou em uma sauna após um dia explorando a cidade.


Como chegar

Zurique é a cidade grande mais próxima de St. Moritz, localizada a 3h20 de trem. Os trilhos na região são lentos e os preços das passagens um tanto quanto elevados, mas a paisagem é sensacional. St. Moritz está localizada no Vale do Engadin, um lugar pra lá de magnífico, repleto de lagos e montanhas.

É possível combinar St. Moritz com outras cidades da Suíça, como Lucerna (4h20 de trem), Berna (5h20 de trem), Interlaken (5h30 de trem), Zermatt (7h40 pelo trem panorâmico Glacier Express) e Lugano (pelo trem panorâmico Bernina Express combinando com ônibus no trecho Tirano – Lugano).

Em nosso roteiro, saímos de Milão, na Itália, até Tirano, também na Itália, em um trem regional, cuja passagem compramos na hora na estação de trem. Em Tirano embarcamos no mundialmente famoso Bernina Express, um dos mais belos trens panorâmicos suíços. É preciso sair bem cedo de Milão para dar tempo de chegar à Tirano para embarcar no Bernina Express.

Em St. Moritz, embarcamos novamente no Bernina Express até Tirano. Em Tirano, continuamos a viagem no Bernina Express Bus até Lugano, uma incrível cidade suíça à beira do Lago de Lugano. A viagem dura quase o dia inteiro, mas vale cada minuto: as paisagens são lindas. Veja como é a viagem no Bernina Express neste post exclusivo.

A viagem no Bernina Express percorre um trajeto maravilhoso que desde 2008 é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. O percurso é simplesmente fantástico! O fotogênico trem vermelho percorre as lindas paisagens alpinas, passando por 55 túneis, 196 pontes e viadutos, sendo os trilhos rodeados por montanhas e lagos. O visual é tão incrível que é difícil tirar os olhos das janelas por um segundo sequer.

Inclua o trem panorâmico Bernina Express no seu roteiro quando visitar St. Moritz que você não irá se arrepender. Para informações sobre horários, preços e reservas de bilhetes, clique aqui.


Onde Ficar em St. Moritz

No geral, o preço das acomodações são bem elevados em St. Moritz, até mesmo em se tratando de Suíça.

Assim, para encontrar uma opção que se encaixe no seu orçamento, será preciso começar a pesquisar com antecedência, pois geralmente as opções mais baratas costumam esgotar.

A localização ideal para quem quer explorar St. Moritz é o centro da cidade. Ficando aqui você estará perto das principais atrações e também do trem e das linhas de ônibus para as atrações próximas.

Para economizar, uma alternativa pode ser ficar em Pontresina, que fica a menos de 10 minutos de trem de St. Moritz.


Onde comer

Opções para comer não faltam em St. Moritz, que tem uma gastronomia bastante sofisticada. Prepare o bolso, pois os preços são bem salgados.

As famosas redes de fast-food americanas, como McDonald’s e Burger King não estão presentes em St. Moritz.

Uma opção para quem quer economizar são os lanches vendidos nos supermercados.


Quantos dias ficar

Quantos dias ficar em St. Moritz é uma escolha que dependerá muito do seu interesse em esportes de inverno.

Se você for durante a estação de ski e quiser conhecer as principais montanhas, recomendamos ficar pelo menos 5 dias.

Caso você não tenha interesse em esquiar e deseje somente explorar a cidade, os lagos e as montanhas próximas, recomendamos ficar pelo menos 3 dias na cidade.

Como bate-volta St. Moritz fica meio inviável, considerando as distâncias das principais cidades. O ideal é pelo menos pernoitar na cidade e ter uma manha ou tarde para explorar o lago e o centrinho.

Se você tiver apenas um dia disponível, recomendamos montar seu roteiro somente no Lago de St. Moritz e no centro da cidade, não tentando ir a alguma montanha, pois não dará tempo de ver o principal na cidade.


Quando ir

A alta estação em St. Moritz é durante o inverno, que vai de dezembro a março. A cidade fica lotada de praticantes de esportes de inverno. É a época ideal para quem gosta de esquiar!

O verão é a estação ideal para quem gosta de caminhar, fazer trilhas, apreciar a paisagem. O lago de St. Moritz é lindo!

Durante o outono e a primavera, pode nevar em St. Moritz, então é bom estar preparado para baixas temperaturas. É uma época em que os preços dos hotéis caem um pouco.


Dicas de St. Moritz

  • Aproveite para chegar e/ou sair de St. Moritz a bordo de um dos trens panorâmicos, a viagem por si só já vale a pena. Viajamos no
    Bernina Express e adoramos a experiência!
  • Esteja preparado para o frio em qualquer época do ano. Fomos em abril, em plena primavera, e a temperatura estava bem próxima a zero grau, com a cidade toda coberta de neve.
  • Procure comprar sua passagem de trem com dois meses de antecedência, para encontrar disponibilidade nas tarifas mais baratas.


Agradecemos a Rhaetian Railway pela colaboração na realização desta viagem.

Deixe um comentário