Passeio de barco no Lago Lucerna, na Suíça: roteiro, dicas e atrações

Lucerna (Luzern), cidade que resume a Suíça em termos de beleza e organização, tem algumas cidades pequenas e charmosas ao redor do Lago Lucerna, emoldurado pelos Alpes. No verão, as águas do Lago Lucerna ganham vida, com caiaques, pedalinhos, barcos a vapor, veleiros e iates. Em suas margens, muitas opções de trilhas, caminhos arborizados cheios de fontes e ciclovias atraem turistas de todo o mundo e moradores. No outono e no inverno, o ritmo em torno do lago diminui um pouco, mas os barcos mantêm os passeios e realizam o transporte entre as cidades beira-lago.

Passeio de barco pelo Lago Lucerna na Suíça

Assim, um passeio bem interessante para se fazer em Lucerna é embarcar em um barco, descendo nas cidadezinhas beira-lago e aproveitando para apreciar a belíssima paisagem.

Passeio de Barco pelo Lago Lucerna na Suíça

O passeio de barco pode ser combinado com o Monte Rigi, que possui lindas paisagens alpinas. É possível ir de barco até a cidade de Vitznau e lá embarcar no trenzinho rumo ao Rigi. Na volta, pode-se descer de teleférico até a cidade de Weggis e de lá retornar de barco para Lucerna.

 

Onde embarcar e quanto custa o passeio de barco no Lago Lucerna?

Você pode embarcar no pier que fica em frente a estação central de trem de Lucerna. É só atravessar a rua e você já estará no pier. Você pode comprar a passagem lá mesmo, na hora.

Passeio de barco pelo Lago Lucerna na Suíça

Se você tiver o Swiss Pass não precisará comprar passagem! Pode embarcar direto com ele.

Os preços são calculados de acordo com as distâncias entre a cidade de origem e destino. A relação completa dos preços você encontra aqui.

 

O barco

O barco é bem espaçoso e possui duas classes: primeira e segunda. A primeira classe fica no andar superior, oferecendo uma melhor vista e geralmente está mais vazia. A segunda classe fica no térreo, sendo bem espaçosa e possuindo muitos lugares para se sentar. O barco dispõe de um serviço de restaurante.

Passeio de barco pelo Lago Lucerna na Suíça

Passeio de barco pelo Lago Lucerna na Suíça

Em ambas as classes se tem uma parte externa, de onde se pode tirar boas fotos da linda paisagem.

Boat trip in Lake Luzern Switzerland

 

Roteiro

O roteiro do barco abrange as seguintes paradas à beira do Lago Lucerna:

O barco tem diversas paradas ao longo do trajeto que vai de Lucerna até Flüelen, sendo as principais as seguintes (tempo de viagem desde Lucerna entre parenteses):

  • Verkehrshaus-Lido (onde fica o Museu dos Transportes) (10 minutos)
  • Weggis (41 minutos)
  • Vitznau (57 minutos)
  • Beckenried (1 hora e 14 minutos)
  • Brunnen (1 hora e 57 minutos)
  • Flüelen (2 horas e 43 minutos)

Assim, para fazer uma viagem de ida e volta, sem descer do barco, você levará cerca de 6 horas.

 

O passeio de barco no Lago Lucerna

Considerando que tínhamos pouco tempo disponível, optamos por embarcar em Lucerna e ir até Vitznau e de lá retornar para Lucerna, parando na linda cidade de Weggis.

Boat trip in Lake Luzern Switzerland

Embarcamos no primeiro barco da manhã, que partiu pontualmente às 9:12. O dia estava ensolarado e as paisagens são lindas. O Lago Lucerna é muito bonito, formando um cenário perfeito juntamente com os alpes suíços.

passeio de barco em lucerna cidade de Weggis perfeita

O barco é bastante espaçoso e a viagem bem confortável. Navegar em um lago é bem mais tranquilo que navegar no mar… Assim, o passeio é muito agradável.

Tour de barco em Lucerna vista de Weggis cidade na Suíça

A parte externa do barco é ótima para se tirar fotos. Viajamos a maior parte na parte externa do barco, apreciando a linda paisagem.

Desembarcamos na cidade de Vitznau, uma pequena cidade com boas opções de hotéis e tem a fama de ter a água mais quente, super convidativa para um mergulho no verão. A cidade é muito fofa e uma delicia para se caminhar. De lá pode-se embarcar no trenzinho que leva até o Monte Rigi, passeio recomendadíssimo!

Vitznau após passeio de barco em Lucerna na Suíça rumo ao Mont Rigi

Mont Rigi ou Monte Rigi em Lucerna na Suíça

No retorno, descemos na cidade de Weggis, uma cidade beira-lago muito bonita, com um lindo parquinho e uma orla espetacular. Foi aqui que a Seleção Brasileira de Futebol se hospedou para treinar para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Depois de Lucerna, Weggis é a segunda cidade do lago mais procurada pelos turistas.

Flores em Weggis vista para o Lago Lucerna

Ficamos encantados por Weggis. A cidade é muito bem cuidada e florida, com muitas fontes de água potável. É um ótimo lugar para se descansar e recarregar as energias. A paz e a tranquilidade de Weggis é um convite para se passar uma vida inteira. Ficamos um tempinho contemplando a paisagem e caminhando em sua orla.

Orla de Weggis passeio de barco no Lago Lucerna em Luzern Lake

passeio de barco em Lucerna cidade de Weggis Monte Rigi

De Weggis parte o teleférico que leva até o Monte Rigi. Um passeio muito legal para se fazer.

Monte Rigi vista aérea de Weggis do teleférico

 

Dicas

– Procure fazer esse passeio pelo Lago Lucerna em um dia de sol: a cor do lago e das montanhas fica muito mais bonito em um dia ensolarado.

– Não é preciso fazer reservas, pode-se embarcar diretamente com o Swiss Pass ou comprar a passagem na hora, na bilheteria antes de embarcar.

– Não tente embarcar sem ter uma passagem válida, os fiscais passam conferindo as passagens. Se você não tiver, terá que comprar a passagem na hora e ainda pagará uma multa.

 

Vale a pena fazer o passeio de barco no Lago Lucerna?

O passeio de barco pelo Lago Lucerna além de oferecer lindas paisagens alpinas ainda proporciona a oportunidade de conhecer cidades beira-lago extramente bonitas e bem cuidadas. Além disso, você tem a opção de combinar o passeio com uma subida ao Monte Rigi. Se você tiver o Swiss Pass o passeio sai de graça. Mas mesmo que você não tenha o Swiss Pass e precise comprar a paisagem, tenha certeza de que não se arrependerá!

Em um roteiro de dois dias em Lucerna, o passeio de barco encaixa-se perfeitamente – combinado com o Monte Rigi para o dia ficar ainda mais perfeito!

passeio de barco no Lago Lucerna ou Luzern Lake na Suíça ou Switzerland

 

Agradecemos ao Vier Waldsträttersee pelas cortesias para realizar o passeio de barco no Lago Lucerna.

 

2 thoughts on “Passeio de barco no Lago Lucerna, na Suíça: roteiro, dicas e atrações

Deixe uma resposta