Monte San Salvatore em Lugano

Em Lugano, na Suíça, o Monte San Salvatore pode ser visto de diversos pontos da cidade. Com uma altitude de 912 metros acima do nível do mar, a montanha é conhecida como sendo o Pão de Açúcar suíço.

Localizado à beira do Lago Lugano, o Monte San Salvatore oferece vistas panorâmicas da região, que incluem os alpes suíços. É uma das atrações mais populares da cidade.

É possível atingir seu pico de uma maneira rápida e confortável, por meio de um moderno funicular que parte de Paradiso, bem próximo ao centro de Lugano. Os mais dispostos podem subir caminhando pela trilha até o topo da montanha.


Como chegar

O funicular que leva ao topo do Monte San Salvatore parte da região Paradiso, que fica a poucos minutos do centro de Lugano.

Chegar até o ponto de partida do funicular é muito fácil: você pode caminhar desde o centro de Lugano, em uma caminhada de cerca de 2 km dependendo do ponto de partida.

É possível chegar utilizando o transporte público. De trem, desça na estação Paradiso e caminhe cerca de cinco minutos. De ônibus, você pode pegar a linha número 2 e descer na estação “Paradiso, Geretta”; a linha número 431/434 ou 1 e descer na estação “Paradiso, Stazione/Scuole”.


A subida de funicular

Embarcamos no moderno funicular na estação em Paradiso, uma região bem bonita da cidade de Lugano, com ruas floridas.

O funicular leva apenas 12 minutos até o topo da montanha. A subida é bastante íngreme, mas o funicular consegue subir sem dificuldade.

O funicular possui janelas panorâmicas, incluindo um teto de vidro. Para garantir um bom lugar no funicular é importante chegar um pouco antes do horário de partida. O ideal é sentar-se no primeiro banco, mais abaixo, e fazer o trajeto em pé, próximo à barra de proteção. Assim, você terá uma vista sem obstáculos e poderá apreciar melhor a paisagem.

O percurso possui 1.660 metros de extensão, sendo dividido em duas etapas. A primeira etapa, no começo da subida, possui uma leve inclinação. A segunda etapa é bem mais inclinada, tendo o funicular características físicas diferentes do utilizado na primeira etapa.

A unidade de acionamento e o motor estão localizados desde sua construção em 1.888 na estação que fica no meio do caminho. Os trilhos não são eletrificados, sendo que um único cabo fornece energia para os motores. Em caso de queda de energia, a casa do motor está preparada para operar o funicular a uma velocidade reduzida usando uma unidade movida a óleo diesel.


No topo do Monte San Salvatore

Ao desembarcar do funicular, você estará no complexo montado no alto do Monte Salvatore. À sua direita está localizado o Ristorante Vetta, um bonito restaurante com capacidade para até 200 lugares. Uma boa opção para comer no Monte San Salvatore. Para saber mais sobre o lugar e conhecer o seu cardápio, acesse o site do restaurante.

Ao lado do Ristorante Vetta tem uma escada que dá acesso ao Capodoro, um terraço panorâmico voltado para o sul, de onde se tem uma linda vista, sendo possível avistar até a cidade de Milão, na Itália, entre duas montanhas. O acesso a esse mirante é muito fácil.

A estrutura é bem legal, cheio de painéis sobre o Monte San Salvatore e a cidade de Lugano.

Após visitar o mirante, seguimos para o Museo San Salvatore, que possui uma interessante exposição contando a história do monte.

O museu foi inaugurado em 1999, no lugar onde funcionava uma antiga casa de repouso. O museu possui dois andares e exibe objetos de arte, religiosos, geologia, espeleologia e relâmpagos.

Acima do museu encontra-se uma pequena igreja, a Chiesa si San Salvatore, sendo que sua estrutura atual foi construída em 1.719.

Subimos então ao terraço panorâmico, por meio de uma escada que dá acesso ao teto da igreja, de onde se tem uma vista de 360º da região.

Vale muito a pena subir, pois o panorama é lindo, principalmente se o tempo estiver aberto.

O visual é lindo, composto pelo Lago Lugano, pelas montanhas e pelos vilarejos localizados nas margens do lago.

Passamos um bom tempo aqui apreciando a paisagem e tirando fotos da paisagem.

Por fim, seguimos as indicações para o Percorso Naturalistico, uma trilha no meio da floresta que leva até um mirante que oferece uma linda vista. Vale muito a pena fazer essa trilha, que é bem curtinha.

Um bonito mirante está localizado no topo da montanha.

Após explorarmos o topo do monte San Salvatore, embarcamos então no funicular de volta para Lugano Paradiso. É preciso ler o ingresso na catraca para liberar o acesso.

As janelas panorâmicas do funicular proporcionam uma excelente visibilidade da paisagem.

Sentamos na frente e tivemos uma excelente visão da paisagem na descida!


Trilhas no Monte San Salvatore

O Monte San Salvatore oferece diversas opções de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade.

Uma boa opção é subir até o topo do Monte San Salvatore com o funicular e de lá fazer a trilha até Morcote, um vilarejo encravado na montanha à beira do Lago Lugano. A duração da trilha é de cerca de 3:35hs.


Ingressos e Horário de Funcionamento

O funicular que leva ao topo do Monte São Salvatore funciona de meados de março a início de novembro. A viagem dura cerca de 12 minutos e as partidas ocorrem a cada 30 minutos, sendo a primeira às 9hs.

O preço do ingresso para adultos, de ida e volta, é de CHF 30. Quem tem um Swiss Pass válido tem 50% de desconto. Existem vários descontos disponíveis e também algumas opções de combo.

Para conhecer os horários de funcionamento atualizados e as opções de ingressos disponíveis, acesse o site do Monte San Salvatore.


Como encaixar o Monte San Salvatore em seu roteiro

A localização central do Monte San Salvatore e a sua popularidade, contribuem para torná-lo uma das atrações mais visitadas de Lugano.

A estação do funicular fica pertinho do Lago Lugano. Assim, uma boa opção é começar o dia pelo funicular, sendo que o primeiro trem parte às 9hs.

Do funicular pode-se ir caminhando até o Lago Lugano, e embarcar em um passeio de barco no pier Paradiso.

Após o passeio de barco, recomendamos uma caminhada agradável pela orla de Lugano até o Parco Civico, um dos nossos lugares preferidos na cidade.


Vale a pena subir ao Monte San Salvatore em Lugano?

A subida ao Monte San Salvatore de funicular é sem dúvida um excelente passeio para se fazer em Lugano. O funicular te leva com conforto ao topo da montanha, de onde se tem uma estrutura excelente com vistas panorâmicas de toda a região.

Tire fotos panorâmicas do Lago Lugano, da cidade, dos vilarejos e da paisagem montanhosa que se estende por todo o horizonte. Aprecie uma deliciosa refeição no alto da montanha, com lindas vistas para os alpes suíços.

Aproveite e leia o nosso guia completo de Lugano, com as principais atrações da cidade!

Agradecemos ao Monte San Salvatore pela colaboração na realização desta viagem.


Deixe um comentário