Bernina Express: o famoso trem panorâmico suíço

O Bernina Express é um trem panorâmico que passa por diversas cidades suíças e cruza a fronteira chegando na Itália, percorrendo um trajeto maravilhoso que desde 2008 é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Bernina Express Trem Panorâmico na Suíça

O percurso é simplesmente fantástico! O fotogênico trem vermelho percorre as lindas paisagens alpinas, passando por 55 túneis, 196 pontes e viadutos, sendo os trilhos rodeados por montanhas e lagos. O visual é tão incrível que é difícil tirar os olhos das janelas por um segundo sequer.

Graças aos modernos vagões panorâmicos, você tem uma sensação única: a de completa imersão aos alpes suíços. A viagem de trem é fantástica, uma experiência única nos alpes suíços.

O Bernina Express é muito mais do que um trem: é um verdadeiro passeio turístico, uma forma fantástica de conhecer os alpes suíços com muito conforto. Os visuais que você terá durante a viagem são inesquecíveis, uma experiência para a vida toda.


O percurso do Bernina Express

O Bernina Express utiliza os trilhos da Ferrovia Rética entre as cidades suíças de Chur, Davos ou St. Moritz, até Tirano na Itália. A partir de Tirano a viagem tem sequência de ônibus até Lugano, novamente na Suíça.

Fonte: Rhaetian Railway

As rotas são as seguintes:

  • Chur – Tirano e vice-versa, operado todos os dias;
  • St. Moritz – Tirano e vice-versa, operado de maio a outubro;
  • Landquart – Davos – Tirano e vice-versa, operado de maio a outubro;
  • Tirano – St. Moritz e vice-versa, operado de abril a outubro.
  • Tirano – Lugano, com o Bernina Express Bus, de meados de fevereiro até outubro.

Assim, o Bernina Express liga as montanhas até as palmeiras em Lugano. É um jeito magnífico de sair dos alpes e chegar até uma linda cidade suíça beira-lago, ou vice-versa.

Fizemos a viagem na primavera e o trajeto percorrido foi de St. Moritz até Tirano de trem e de Tirano até Lugano de ônibus expresso do Bernina Express. Foi uma viagem incrível, que você confere em detalhes a seguir.

A bordo do Bernina Express: a viagem de St. Moritz a Tirano

Após conhecermos St. Moritz, uma das estações de ski mais exclusivas do planeta e que merece muito mais do que um pit-stop, era hora de embarcar no Bernina Express rumo a Lugano, cidade suíça beira-lago.

O nosso trem panorâmico não partiria de St. Moritz, mas sim de Pontresina. Assim, em St. Moritz, tivemos que pegar um trem até Pontresina. A viagem durou cerca de 10 minutos e os horários dos trens são sincronizados. Terá sempre um horário de St. Moritz para Pontresina combinando com o trem panorâmico.

Desembarcamos em Pontresina e poucos minutos após embarcamos no famoso trem panorâmico Bernina Express.

Ao embarcar ficamos impressionados com os vagões, que possuem vidros panorâmicos que proporcionam excelente visibilidade e poltronas confortáveis.

Os assentos são reservados. Assim, você precisa embarcar no vagão correto e procurar o seu assento. Em todos os assentos existe uma mesinha com o mapa do percurso do trem.

Era primavera e a paisagem em boa parte do percurso estava repleta de neve, tornando o visual espetacular.

O trem vai lentamente adentrando nos alpes suíços, a cada curva uma paisagem mais bonita que a outra.

Percorremos uma verdadeira procissão de lagos, montanhas cobertas de neve, desfiladeiros, paisagens surreais e vilarejos encantadores.

O trem atravessa a montanha Ospizio Bernina, a 2.253 metros acima do nível do mar, conferindo o título de terceira ferrovia mais alta da Suíça.

A estação Ospizio Bernina é o ponto mais elevado da rota do Bernina Express. Ponto de partida para muitas trilhas e teleféricos.

Os passageiros ficam indo de um lado para o outro do vagão procurando o melhor ângulo para tirar fotos da paisagem.

Não existe um lado melhor para se sentar no Bernina Express, pois as paisagens alternam entre os dois lados do trem, sendo lindas de ambos os lados.

As paisagens são realmente surreais. Parece até que o trem está percorrendo um cenário saído de um conto de fadas.

Alp Grüm: vista espetacular

O Bernina Express faz uma parada de 15 minutos na estação Alp Grüm. Essa estação fica no alto da montanha, a 2.091 metros de altitude, oferecendo uma vista pra lá de espetacular: a geleira Palü e o seu respectivo lago e o vale dos Grisões.

A estação Alp Grüm fica na fronteira entre as áreas de língua alemã e italiana da Suíça, pertencendo, do posto de vista geográfico, a área de língua alemã.

Aproveite os 15 minutos para tirar fotos da vista panorâmica atrás da estação de trem.


Bernina Express: muitos vilarejos pelo caminho!

Quando o trem começou a descer, a neve das montanhas deu lugar para os campos verdes e floridos.

O trem passa por muitos vilarejos ao longo do caminho.

A paisagem beirando o Lago Bianco é magnífica! O trem passa bem próximo a margem do lago. O cenário de cartão-postal é formado por campos verdes e floridos, riachos e cascatas.


O incrível viaduto espiral em Brusio

Em Brusio, o Bernina Express passa por um incrível viaduto espiral, construído para vencer o desnível e prolongar o percurso em um espaço estreito, uma verdadeira obra-prima da engenharia.

O viaduto gira em torno de uma curva de 360 graus, sendo considerado a construção mais incrível do trajeto percorrido pelo Bernina Express.


Chegada em Tirano, na Itália

Finalmente, após passar por paisagens espetaculares, o Bernina Express chega até a estação de Tirano, na Itália, a única estação italiana do percurso.

Tirano é uma cidade pequena, mas muito bonita e pitoresca. Rodeada pelos alpes, a 420 metros acima do nível do mar, é um centro cultural entre a Itália e a Suíça, com belas paisagens alpinas, uma natureza abundante e cheia de história, arte e boa gastronomia.

Ficamos cerca de duas horas em Tirano e aproveitamos para almoçar em um dos restaurantes da praça da estação, enquanto esperávamos o horário do ônibus expresso do Bernina Express que nos levaria até Lugano, na Suíça.

A viagem de Tirano à Lugano no Bernina Express Bus

Chegando de trem em Tirano, para embarcar no ônibus do Bernina Express para Lugano, é preciso sair da estação, passando por uma passagem subterrânea até o ponto de ônibus. Tudo é muito bem sinalizado.

O ônibus do Bernina Express é panorâmico, embora não se compare com as janelas panorâmicas do trem.

Durante o trajeto, é realizada apenas uma parada para se tomar um café no meio da viagem.

O ônibus passa por várias cidades fofas e em alguns momentos beira o Lago de Como e no final o Lago de Lugano. Passa por muitas estradinhas apertadas.

A viagem dura aproximadamente três horas, sendo o ponto final do ônibus próximo a estação de trem de Lugano.

Lugano é uma cidade encantadora, cheia de atrações. Recomendamos ficar alguns dias para explorar a cidade.

Durante a primavera, a cidade estava toda florida e a temperatura agradável.


Duração da viagem no Bernina Express

Até Tirano, são 2:35h para quem embarca em St. Moritz, 3:30hs para quem embarca em Davos e 4:10hs para quem embarca em Chur.

Para quem irá prosseguir no Bernina Express Bus até Lugano, o ônibus parte em aproximadamente 2 horas após a chegada do trem, tempo de sobra para almoçar na charmosa pracinha de Tirano, colada na estação de trem.

O ônibus leva cerca de 3 horas até Lugano, fazendo apenas uma parada de 15 minutos em uma lanchonete.


Como comprar as passagens e reservar os assentos

Para viajar no Bernina Express nos vagões panorâmicos é obrigatória a reserva de assentos.

Para viajar no ônibus expresso do Bernina Express até Lugano é preciso reservar o assento também.

Quem tem um Swiss Pass válido, o único custo extra e o da reserva do assento.

Para quem não tem um Swiss Pass, é preciso comprar o ticket e reservar o assento. No site da ferrovia Rhaetian Railway você consegue adquirir o ticket e reservar o assento simultaneamente.

Para informações sobre os preços e horários atualizados, acesse o site da
Rhaetian Railway.

De Milão a Tirano

Tirano está a 2:30hs de trem de Milão. Assim, quem está em Milão pode embarcar no trem regional até Tirano e lá seguir viagem no Bernina Express.

Não é preciso comprar a passagem de Milão a Tirano ou vice-versa com antecedência. O trem é do tipo regional e o preço da passagem não varia, você pode comprar na máquina da estação.

Verifique o horário de partida do Bernina Express e procure deixar um intervalo razoável entre os trens, para que em caso de atraso você ainda consiga embarcar.

Para consultar os horários dos trens, consulte o site da Trenitalia.

Vale a pena viajar no Bernina Express?

O Bernina Express é muito mais do que uma opção de transporte entre as cidades atendidas pela linha, é uma experiência de viagem em um trem panorâmico moderno que passa pelas magníficas paisagens alpinas.

A vigem de trem por si só já vale o passeio. As paisagens são surreais e os vagões panorâmicos, principalmente na primeira classe, proporcionam uma visão panorâmica.

Viajar na primeira classe do Bernina Express é uma experiência inesquecível, algo para lembrar para sempre. Não é à toa que o Bernina Express é considerado um das viagens de trem mais bonitas do mundo.

Vale muito a pena incluir o Bernina Express em sua viagem pela Suíça, a viagem de trem além de ser linda liga cidades muito atrativas, como St. Moritz, Tirano e Lugado.

Um roteiro pela Suíça não pode ser considerado completo se não incluir pelo menos um trem panorâmico. O Bernina Express é uma excelente escolha em qualquer estação do ano.

Agradecemos a Rhaetian Railway pela colaboração na realização desta viagem.

Deixe um comentário