Gramado e Canela: Guia para planejar sua viagem!

As cidades de Gramado e Canela estão localizadas na Serra Gaúcha, no Rio de Grande do Sul, a cerca de 120 km de Porto Alegre, a capital do estado. A região possui muitas atrações e continua crescendo a pleno vapor, com novidades sendo criadas a cada estação. É um destino que pode ser visitando o ano inteiro e atrai turistas de todo o país.

A região tem uma ótima estrutura para o turismo, tendo abraçado a ideia do turismo em massa. Embora ainda seja possível visitar Gramado como um destino de montanha, a fim de curtir o frio, uma lareira acesa e se esbaldar em uma sequência de fondue, muitos turistas chegam à cidade já com uma agenda cheia de parques temáticos e atrações, que vão desde a estação de esqui coberta Snowland ao mirante de vidro Skyglass em Canela.

Contudo, é possível combinar as duas experiências na mesma viagem, tanto a de visitar um vilarejo alpino como de visitar uma espécie de mini Florida, na proporção que você preferir.

Gramado e Canela são semelhantes aos outros famosos destinos de inverno no Brasil, como Campos do Jordão em São Paulo e Penedo no Rio de Janeiro. No exterior, a cidade lembra bastante o vilarejo alpino suíço Zermatt e a cidade de Banff, nas montanhas rochosas canadenses.


Como chegar

Gramado e Canela ficam a cerca de 120 km de Porto Alegre e 70 km de Caxias do Sul. Canela possui aeroporto – sendo que a Azul possui voos sazonais. Geralmente os turistas voam para Porto Alegre ou Caixas do Sul.

Para quem opta por chegar de avião, o aeroporto de Porto Alegre geralmente é o escolhido, considerando ter mais opções de voos e menores tarifas.

Em Porto Alegre ou Caxias do Sul, você pode alugar um carro e dirigir por conta própria até Gramado ou Canela. A rota mais rápida é sair do aeroporto e seguir pela BR-116 até Novo Hamburgo e então continuar pela BR-239 em direção a Taquara, onde deverá seguir pela RS-115. A viagem dura cerca de duas horas.

Quem está com tempo e quer ter uma experiência diferente, pode chegar a Gramado pela Rota Romântica. Para isso, ao sair do aeroporto, siga pela BR-116 e após Novo Hamburgo a natureza da serra gaúcha toma conta da paisagem. Após Nova Petrópolis, siga pela ERS-235 rumo à Gramado. Por este trajeto a viagem geralmente leva cerca de 2 horas e 30 minutos.

Diversas empresas oferecem o serviço de traslado desde o aeroporto, sendo uma opção econômica para quem não quer gastar muito. Para quem quer mais comodidade, pode pegar também um taxi ou chamar um Uber.

Existe também um ônibus da viação Citral desde o aeroporto de Porto Alegre para Gramado. As passagens podem ser compradas pela Internet: https://www.citral.tur.br/site/


Onde Ficar: Gramado ou Canela

Tanto Gramado como Canela oferecem boas opções de acomodação, com preços para todos os bolsos. Considerando que a distância entre as cidades é de cerca de 7 km, não será difícil explorar as atrações de ambas independentemente de qual optar se hospedar.

Quem procura uma experiência mais autentica e mais próximo à natureza, optar por Canela seria o ideal. Quem quer ficar mais próximo do agito da Rua Coberta, ficar no centrinho de Gramado é a melhor pedida.

Optamos por dividir a estadia, ficando alguns dias em Canela e depois nos hospedamos em Gramado.

Em Gramado, nos hospedamos em dois hotéis: o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa e no Bavaria Sport Hotel.

O Wyndham Gramado é um bonito hotel localizado no meio da paisagem exuberante da serra gaúcha, a cerca de 8 km de Gramado. É uma boa opção para quem está de carro, embora o estacionamento seja cobrado. Fica pertinho do Snowland e do parque aquático Acquamotion.

O hotel possui uma ótima estrutura de lazer, com piscina aquecida interna e externa, banheiras de hidromassagem, sauna, cinema, salão de jogos, academia e spa.

Os quartos são espaçosos e confortáveis, divididos em dois ambientes. Possuem uma charmosa lareira elétrica.

O Bavária Sport Hotel é posssui um estilo alpino, traduzindo todo o charme, aconchego e hospitalidade da Serra Gaúcha. Está localizado a cerca de 1,6 km do centrinho de Gramado (tendo como referência a Rua Coberta).

Possui acomodações confortáveis e aconchegantes, com uma bonita decoração.

O hotel possui uma quadra de tênis, uma quadra de padel, jogos gigantes no jardim, mini-golf, piscina aquecida interna e externa e um spa. O estacionamento é gratuito.


Gramado: principais atrações

Gramado possui muitas atrações, sendo bastante difícil conhecer todas em uma ´única viagem.


Rua Coberta

Uma das atrações mais populares de Gramado sem dúvida é a Rua Coberta. Como o próprio nome diz, trata-se de uma rua coberta, cheia de bares e restaurantes e decorada com várias plantas pendentes. Está sempre cheia de gente. É um lugar que não se pode deixar de conhecer em Gramado.

Está localizada em frente ao Palácio dos Festivais, onde é realizado anualmente o Festival de Cinema de Gramado, e próxima da Igreja São Pedro.


Igreja São Pedro

A Igreja São Pedro, construída em 1917, é um dos principais cartões postais de Gramado. Está localizada na avenida principal da cidade, a famosa Borges de Medeiros.

Possui 44 metros de altura, com lindos vitrais. Em frente tem um termômetro, bastante procurado para fotos quando a temperatura está baixa.


Fonte do Amor Eterno

A Fonte do Amor Eterno está localizada bem ao lado da Igreja São Pedro, sendo um dos pontos mais procurados pelos casais.

A pequena fonte está repleta de cadeados com os nomes dos casais, bem ao estilo das pontes parisienses e outras cidades europeias. O cadeado pode ser adquirido nas lojas que ficam em frente.


Borges de Medeiros

A Borges de Medeiros é a principal avenida de Gramado, um lugar que você não pode deixar de percorrer a pé. Nela você encontrará muitas lojas, bares e restaurantes. Certamente você passará por ela muitas vezes durante sua visita à Gramado.


Rua Torta de Gramado

A Rua Torta de gramado é uma atração bastante peculiar, ao melhor estilo da famosa Lambard Street em San Francisco, na California.

Embora não tenha tanta curvas como a Lombart Street, a Rua Torta atrai muitos visitantes, sendo bem difícil você conseguir tirar uma foto com ela vazia durante o dia.

Fica bem próxima ao centrinho de Gramado, sendo um dos pontos que você não pode deixar de conhecer na cidade.


Lago Joaquina Rita Bier

Localizado na Rua Leopoldo Rosenfeld, 919, pertinho do centro de Gramado, é mais um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro.

´É um lugar muito gosto para descansar e curtir um pouco da paz do lugar, que possui 17 mil metros quadrados e existe há mais de sete décadas.


Lago Negro

O Lago Negro é um dos principais cartões postais da cidade de Gramado e realmente é muito fotogênico, principalmente em dias ensolarados.

É Lago Negro é um lago artificial, cercado por árvores, formando uma bonita paisagem. É possível andar de pedalinho no lago e contemplar a beleza do lugar.

O lugar é muito bom para relaxar e caminhar. Tem muitas áreas onde é possível sentar e descansar.


Snowland

Inaugurado em 2013, o Snowland é o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma montanha de neve artificial, que inclui uma pista para se praticar esqui e snowboard, descida com boia na neve, simulador 3D e pista de patinação.

A atração é bastante procurada pelos turistas, sendo ideal para dias chuvosos em Gramado. A temperatura dentro do parque é bastante baixa, sendo que o parque oferece roupas e calçados de frio.


Super Carros

O Super Carros possui uma coleção de carros novíssimos e potentes. Além de poder ver os modelos é possível também alugar para dar uma voltinha. Estão disponíveis para dirigir carros como Ferrari, Porche, Lamborghini e Camaro.


Mundo de Chocolate

O Mundo de Chocolate é sem dúvida uma das atrações mais gostosas de Gramado. Localizado na Borges de Medeiros, pertinho da Rua Coberta, é uma atração que você não pode deixar de conferir.

Possui uma interessante coleção de esculturas em chocolate maciço, que além de deixar você com água na boca impressiona pela riqueza dos detalhes.

As esculturas incluem pontos turísticos do mundo inteiro, como a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel, a Muralha da China e o Cristo Redentor.

Oferece degustação gratuita de chocolate Lugano! Você pode comprar a sua entrada pela Internet, diretamente no site da atração.


Passeio de Maria Fumaça

Um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro na Serra Gaúcha é a Maria Fumaça – Trem do vinho.

Nesse passeio, você embarca em um trem à vapor que percorre o trajeto de 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosas, enquanto assiste a apresentações culturais que animam os vagões. Durante o trajeto você poderá degustar vinhos, espumante e suco de uva.

O passeio também inclui entrada ao Parque Cultural Epopeia Italiana, um espetáculo om nove cenários que contam a história real de um casal de imigrantes italianos. O parque inclui a degustação de biscoito colonial.

O passeio é muito legal e eleito por muitos turistas como o mais interessante a se fazer na região.

A animação dos vagões é garantida pelas apresentações culturais, que são excelentes. Apresentações de música gaúcha e italiana animam as estações.

O passeio de Maria Fumaça começa em Bento Gonçalves, cidade localizada a cerca de 120 km de Gramado. Assim, para fazer esse passeio você terá que dirigir até Bento Gonçalves ou contratar um pacote em Gramado que já inclua o transporte.

Uma boa opção é aproveitar para passar alguns dias em Bento Gonçalves e conhecer as vinícolas. A região é linda e repleta de atrações.

Fizemos nossas reservas da Maria Fumaça – Trem do Vinho com a Giordani Turismo e recomendamos, o serviço foi excelente. É importante reservar o passeio com antecedência, para garantir o dia e o horário que você deseja.

Os dias e horários nos quais o passeio é realizado varia de acordo com a época do ano. No site da Giordani Turismo você pode conferir o cronograma e realizar a sua reserva.


Canela: principais atrações

Canela também possui muitas atrações que você não pode deixar de conhecer.


Catedral de Pedra

A Catedral de Pedra é um dos cartões postais de Canela e uma das atrações mais visitadas. Está localizada na praça central da cidade.

Possui 65 metros de altura e sua construção em estilo gótico começou em 1953.

Durante a noite a Catedral de Pedra recebe uma iluminação que muda de cor. Em horários determinados é apresentado um show de luz, atração muito interessante que você não pode deixar de conhecer. Informe-se no local sobre os horários do show.


Parque do Caracol e Cascata do Caracol

No Parque do Caracol você pode contemplar a belíssima Cascata do Caracol, uma queda d’água com 130 metros de altura, formando uma paisagem belíssima.

É possível avistar a cacheiros dos mirantes localizados bem próximos ao estacionamento, já na entrada do parque. Portanto, os mirantes são bastante acessíveis.

Uma escada com 927 degraus levava até a base de onde era poss´ível avistar a cacheira. Contudo, a escada está temporariamente fechada para manutenção.


Bondinhos Aéreos

Embarque nos Bondinhos Aéreos para se ter uma vista incrível da Cascata do Caracol. O parque está localizado a cerca de 500 metros do Parque do Caracol.


Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é uma atração incrível e bastante interessante. Ela conta a história das máquinas movidas a vapor. A história é contada e demonstrada pelos guias.

Uma enorme locomotiva cruza a fachada do Mundo a Vapor, simulando o trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 em Paris, quando um trem descarrilhou e atravessou a parede da estação Montparnasse.

É muito legal ver as máquinas em funcionamento e entender como elas contribuíram para o desenvolvimento da indústria. Entre as diferentes apresentações, você verá o funcionamento de uma fábrica de papel, de uma pedreira, de uma siderúrgica, de uma ferraria.

O ingresso inclui um passeio de trenzinho pelo delicioso jardim do Mundo a Vapor.

Em breve o Mundo a Vapor terá também uma roda gigante!

Para comprar seu ingresso e saber mais sobre o parque, acesse o site do Mundo a Vapor.


Parque Terra Mágica Florybal

A famosa fábrica de chocolates Florybal possui um parque temático muito interessante, cheio de atrações para todas as idades.

No parque há um pouco de tudo, desde dinossauros a fadas e seres mitológicos. São várias áreas temáticas.

O parque conta com brinquedos, cinema 7D e apresentações artísticas. Algumas atrações são pagas separadamente ou podem ser adquiridas juntamente com o ingresso.

É uma atração imperdível para quem está com crianças!

O parque possui boas opções de alimentação, incluindo lanchonetes e restaurantes.

Além de ter estacionamento gratuito, o parque oferece transporte de cortesia desde o seu hotel, bastando solicitar no telefone (54) 3905-3600.

Para comprar seu ingresso antecipadamente com desconto ou saber mais sobre o Parque Terra M´ágica Florybal, acesse o site do parque.


Skyglass Canela

Uma das mais novas atrações de Canela é o incrível Skyglass, uma plataforma de vidro suspensa a 360 metros sobre o vale do Rio Cai.

A plataforma está localizada a uma altura de 360 metros, possui 68 metros de extensão e 35 metros de balanço – a parte que fica realmente suspensa sobre o vale.

A estrutura possui 11 toneladas de vidro, oferecendo a experiência incrível de poder caminhar vendo a incrível paisagem do vale. Olhar para baixo e poder ver o vale lá embaixo é uma sensação surreal. Muitas pessoas ficam receosas de andar sob o vidro, enquanto que algumas se esbaldam tirando fotos de diferentes ângulos.

Para quem quer uma experiência ainda mais incrível, pode experimentar o Abusado, um monotrilho instalado embaixo da plataforma, um brinquedo inédito e ´único no mundo.

O Abusado possui 10 cadeiras suspensas das quais o visitante pode ter uma vista incrível do vale, coma sensação de estar flutuando.

O complexo possui uma praça de alimentação da qual se tem um mirante com uma ´ótima vista da plataforma e também do Abusado.

Aproveite também para visitar gratuitamente uma exposição no Memorial do Ferro de Passar.

Você pode comprar a entrada somente para visitar a plataforma do Skyglass ou optar por um combo que inclui o Abusado. Recomendamos que opte pelo combo, pois o Abusado é imperdível!

Para comprar seu ingresso antecipadamente com desconto, visite o site do Skyglass Canela.


Lojas de Chocolate Florybal

Não deixe de conhecer as lojas temáticas de chocolate Florybal localizadas no caminho entre Gramado e Canela. As lojas são lindas e os chocolates uma delícia!


Alpen Park

O Alpen Park é um parque de diversões localizado em Gramado, oferecendo diversas atrações, como como montanha-russa, cinema 4D, carrinho bate-bate, trenó de montanha, tirolesa, escalada e passeio de quadriciclo.

A atração mais interessante para os adultos é certamente o trenó. Com capacidade para duas pessoas, o trenó percorre um bonito caminho entre a mata.

O parque é diversão garantida para as crianças. Existe um passaporte que inclui o uso ilimitado de determinadas atrações, como por exemplo, a montanha russa e o trenó.


Mundo Gelado do Capitão

O Mundo Gelado do Capitão é o primeiro parque de gelo da América Latina. Dentro da caverna o visitante encontrará várias esculturas como: sofá, mesa, came e até um trenó, tudo feito em gelo.

A temperatura dentro da caverna pode chegar a 23º C negativos! São fornecidos agasalhos térmicos com capuz e luvas.


Museu Egípcio

Localizado perto da entrada do Parque do Caracol, o Museu Egípcio possui um acervo de peças produzidas pelo artista plástico egípcio Essam Elbattal, como réplicas de sarcófagos, múmias e uma pirâmide que possui oito metros de altura.


Estação Campos de Canela

A Estação Campos de Canela é um complexo que possui bares, restaurantes e lojas. O destaque é a possibilidade de jantar dentro de um antigo vagão de trem revitalizado no restaurante Férreo.


Quando ir a Gramado e Canela

Gramado e Canela são destinos turísticos que podem ser visitados o ano inteiro. As épocas mais procuradas são o inverno e o Natal Luz, além dos feriados prolongados.

O período do Natal Luz é divulgado alguns meses de antecedência. Em 2021, por exemplo, o evento será acontecerá no período d e28 de outubro a 30 de janeiro de 2022.

O inverno é uma estação bastante concorrida em Gramado e Canela. A média da temperatura gira em torno de 8ºC. Frentes frias podem fazer com que a temperatura caia bastante, se aproximando do 0ºC. Quando a temperatura cai muito, podem ocorrer geadas e até mesmo neve.

As chuvas são frequentes durante todo o ano, tendo médias menores no período dentre abril e junho.

Fomos em agosto, mês em que é realizado o Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais. Para o evento, é estendido um tapete vermelho na Rua Coberta, por onde passam muitas celebridades. Devido a pandemia de Covid-19, em 2021, o Festival foi realizado com transmissão on-line.


Compras em Gramado e Canela

O melhor lugar para se fazer compras em Gramado é a avenida Borges de Medeiros e seus arredores. Aproveite para conhecer o Largo da Borges, um pequeno centro comercial.

Na região central você encontrará lojas de diversas marcas, muitas lojas de chocolate e a famosa Criamigos – onde você tem a oportunidade de personalizar a sua pelúcia.

Em Canela também é no centro onde você encontrará a maior concentração de lojas, com destaque para a rua Felisberto Soares/Oswaldo Aranha e ruas próximas.


Quantos dias ficar em Gramado e Canela?

Gramado e Canela possuem muitas atrações, então quanto mais tempo você puder passar na cidade será melhor para poder conhecer a região com calma.

Recomendamos passar uma semana na cidade, assim você terá tempo de curtir as principais atrações da cidade. Assim que chegar na cidade, procure definir o seu roteiro e já programar os passeios desejados com as agências.


Onde comer

O que não falta em Gramado e Canela é onde comer, sendo que a cidade possui restaurantes para todos os gostos e bolsos. Você não pode deixar de comer uma sequência de fondue em um dos restaurantes e degustar o sorvete ao forno da Velha Bruxa.

Pode também se aventurar em uma das pizzarias temáticas da cidade, como a Cara de Mau ou Hector.


Dicas de Gramado e Canela

– Embora o carro não seja obrigatório para conhecer Gramado e Canela, certamente ele possibilitará deslocamentos mais rápido entre as atrações. Com o carro você poderá visitar diversas atrações por conta própria.

– Se estiver sem carro, pode contar com o serviço de leva e traz oferecido por alguns restaurantes.

– Esteja preparado para enfrentar baixas temperaturas. Frentes frias podem abaixar consideravelmente a temperatura na região.

– Chuvas são frequentes na região. Assim, esteja preparado com um guarda-chuva ou uma capa de chuva.

Deixe um comentário