Zermatt: subindo ao Gornergrat de trem na Suíça

A cidade de Zermatt é conhecida mundialmente por suas enormes montanhas sempre cobertas de neve, perfeitas para a prática de esportes de inverno, como também para fazer trilhas e caminhar. Dos 76 picos localizados na Europa com mais de 4.000 metros de altura, 36 estão localizados na região dos alpes próximos a Zermatt. Dentre eles, destaca-se um dos cartões postais da Suíça, o Matterhorn e o Gornergrat, com seus 3.098 metros de altura.

Embora a cidade de Zermatt proíba o acesso de automóveis, possui uma estrutura impecável para ascender às montanhas e ter vistas sensacionais dos alpes suíços. Um dos principais passeios em Zermatt é a subida ao Gornergrat.

O Gornergrat, com 3.098 metros de altura, é uma montanha que oferece uma vista panorâmica maravilhosa dos alpes suíços, a oportunidade de praticar esportes de inverno, como também muitas opções de trilhas e caminhadas. A vista para o Matterhorn é fantástica! É um lugar que todo mundo deveria ter a oportunidade de visitar pelo menos uma vez na vida.

 

Como subir ao Gornergrat de trem

A subida ao Gornergrat é feita em um trem de cremalheira, em uma viagem de aproximadamente 35 a 45 minutos. A viagem de trem, por si só, já valeria o passeio, pois a paisagem é muito bonita.

Gornergrat Zermatt train

A estação da ferrovia Gornergratbahn fica bem em frente a estação de trem principal de Zermatt. Sua localização privilegiada ajuda quem quer chegar em Zermatt e ir direto ao Gornergrat.

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

O trem Gornergrat é a última etapa do famoso trem panorâmico suíço Glacier Express. Os vagões são panorâmicos e as vistas muito bonitas, valendo a pena sentar-se do lado direito na subida para ter uma fantástica vista do icônico Matterhorn.

Zermatt Matterhorn Gornergrat

Não é preciso fazer reservas, basta chegar na bilheteria da estação e comprar o seu bilhete. Como o trem não passa por nenhum vilarejo, é considerada uma ferrovia turística. Assim, com o Swiss Pass você consegue 50% de desconto.

O preço do bilhete depende da estação de embarque/desembarque, sendo possível também comprar somente a ida ou ida e volta. Neste link você encontra todos os preços atualizados.

O trem tem uma boa frequência, variando de acordo com a estação do ano. Aqui você confere a tabela de horários atualizada.

Para subir ao Gornergrat, existem dois tipos de trem: o expresso e o parador. O expresso vai direto até a última estação, enquanto que o parador vai parando nas estações intermediárias. Se o tempo estiver bom, você pode ir descendo nas estações para conhecer e caminhar. Contudo, se o tempo estiver meio estranho, recomendamos que você suba direto até a última estação, para aproveitar e ter as melhores vistas da paisagem.

 

Quando visitar o Gornergrat

A ferrovia Gornergratbahn funciona o ano todo, juntamente com a sua plataforma de observação a incríveis 3.098 metros de altura. Assim, se você estiver em Zermatt, poderá visitar o Gornergrat independentemente da época do ano, faça chuva ou faça sol… Contudo, com o tempo aberto você aproveitará mais o passeio e terá uma linda vista da paisagem.

No inverno espere encontrar muita neve na montanha. Até mesmo nos meses mais quentes você encontrará neve nas partes mais altas da montanha.

Enquanto que no inverno a montanha vira o paraíso para os praticantes de ski e snowboard, no verão se torna extremamente convidativa para trilhas e caminhadas. Assim, recomendamos o passeio ao Gornergrat seja qual for a época do ano, desde que o tempo esteja bonito.

Recomendamos fazer o passeio no período da manhã, porque o Matterhorn está iluminado pelo sol e as suas fotos ficarão melhores.

 

Como é a subida de trem ao Gornergrat em Zermatt

Na subida ao Gornergrat de trem, procure sentar-se no lado direito do trem, para ter uma vista mais bonita da paisagem.

O trem sobe lentamente à montanha, permitindo ter uma visão privilegiada do trajeto e ver a cidade de Zermatt ficando para trás entre as montanhas.

Zermatt Matterhorn Gornergrat

Fomos descendo nas estações e procuramos explorar um pouco o lugar, tirando lindas fotos com o Matterhorn ao fundo. O seu bilhete permite que você desembarque e embarque na mesma estação. Para poder descer caminhando e poder embarcar em uma estação anterior, deverá ter um bilhete especial que permite descer e subir ilimitadamente.

Zermatt Matterhorn Gornergrat

Zermatt Matterhorn Gornergrat

Uma parada imperdível em qualquer época do ano e principalmente no verão é na estação Rotenboden. Aqui você encontra uma das trilhas mais famosas de Zermatt, que leva até o lago Riffelsee. Durante o inverno você não verá o lago, porque ele estará coberto de neve. Infelizmente, quando fomos não conseguimos ver o lago… No verão, é possível tirar lindas fotos, com o Matterhorn refletindo no lago. Não perca!

Zermatt Matterhorn Gornergrat

Zermatt Matterhorn Gornergrat

São muitos ângulos para você fotografar a famosa montanha do chocolate Toblerone!

Zermatt Matterhorn Gornergrat

Ao descer na última estação, no topo do Gornergrat, a vista panorâmica é fantástica! É possível ver o Matterhorn de pertinho, o Monte Rosa e também uma extensa cadeia de montanhas com mais de 4.000 metros de altura. O cenário parece ter sido desenhado a mão, de tão perfeito em um dia bonito.

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

Plataforma Panorâmica

Na última estação você pode então subir até a plataforma panorâmica, aberta o ano todo, e ter uma vista fantástica não só do Matterhorn, como também do Monte Rosa e do glaciar Gorner. Ficamos um bom tempo por aqui tirando fotos das montanhas de todos os ângulos possíveis.

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

O cenário é fantástico, daqueles que dificilmente você esquecerá de tão bonito e marcante.

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

 

Kulmhotel 3100, loja de souvenir e restaurante

No cume do Gornergrat está localizado o Hotel 3100 Gornergrat, que tem o título de hotel em maior altitude na Europa (cerca de 3.100 metros, como o próprio nome já informa). No hotel, você encontra um observatório astronômico, um restaurante/cafeteria – com um terraço ao ar livre perfeito para apreciar a paisagem, e uma loja de souvenir.

3100 Kulm Hotel Gornergrat

Deve ser perfeito passar a noite nesse hotel, podendo ver a noite estrelada e também o amanhecer – com os primeiros raios do sol iluminando o Matterhorn…

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

A estrutura é perfeita, com tudo muito bem cuidado e sinalizado.

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

 

Trenó

Uma atração bem legal que experimentamos no Gornegrat foi descer a montanha de trenó. Pode-se alugar o trenó na estação de Rotenboden por 8 francos e descer até a estação seguinte, Riffelberg. A pista é uma delícia e o trenó atinge uma velocidade incrível! É muita adrenalina! Se o seu bilhete permitir, pode subir novamente de trem até a estação de Rotenboden e repetir a descida quantas vezes quiser. Vale muito a pena!

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

 

Quanto tempo é necessário para visitar o Gornergrat?

Começando o passeio logo no início da manhã, é possível estar de volta à Zermatt por volta das 15hs e ainda aproveitar o resto do dia para conhecer a cidade de Zermatt e ainda passear pela cidade.

Contudo, para aproveitar com calma, fazer alguma trilha e alguma atividade na neve, recomenda-se separar o dia inteiro para fazer esse passeio ao Gornergrat. O passeio é muito bonito para ser feito com correria.

O passeio ao Gornergrat se encaixa perfeitamente no seu roteiro de 1 ou 2 dias em Zermatt. Com mais tempo disponível, você pode aproveitar para praticar esportes de inverno ou explorar as trilhas que a montanha oferece.

 

Gornergrat no inverno: muita neve, esportes de inverno e caminhadas na neve

A paisagem do Gonergrat no inverno é fantástica: montanhas branquinhas e neve por todo lado. É uma delícia brincar e caminhar na neve. São várias as atrações durante o inverno.

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

Você pode aproveitar para esquiar ou fazer alguma atividade na neve, como caminhada ou descer a montanha de trenó.

Zermatt Mattherhorn Gorgergrat Train

 

Qual montanha visitar? Gornergrat ou Mattherhorn Glacier Paradise?

Dúvida frequente de quem visita Zermatt é sobre qual montanha visitar, sendo que geralmente a dúvida paira entre o Gornergrat e o Matterhorn Glacier Paradise. É uma escolha difícil, por isso, recomendamos se você tiver tempo e recursos disponíveis, que faça os dois passeios. Se você tiver que escolher, analise o que cada montanha oferece e então faça a sua escolha. Enquanto que no Gornergrat você sobe de trem, no Glacier Paradise você sobe de teleférico a quase 3.900  metros de altura! Ambas as montanhas oferecem paisagens deslumbrantes se o tempo estiver bom e muitas atrações e opções de diversão.

Para lhe ajudar a decidir, leia o nosso post sobre o Matterhorn Glacier Paradise.

 

Dicas para visitar o Gornergrat

– Comece o passeio o mais cedo possível se o tempo estiver bom.

– Pela manha o sol bate no Matterhorn, sendo o melhor momento para fotos.

– No verão não deixe de caminhar até o lago Riffelsee, a paisagem é deslumbrante.

– No inverno, experimente a descida de trenó: é barato e muito legal!

– Lá em cima faz frio, mesmo durante o verão. Por isso, esteja preparado.

– Cuidado ao caminhar na neve, evite as áreas congeladas, pois são escorregadias.

– Se você gosta de caminhar e fazer trilhas, durante o verão terá muitas opções para se aventurar.

– Durante o inverno, procure ir com um sapato impermeável para poder caminhar um pouco na neve, as trilhas são lindas.

– Tudo é perfeitamente bem sinalizado, você pode fazer o passeio sozinho sem problemas, não sendo necessário a contratação de um guia.

 

Vale a pena visitar o Gornergrat?

O Gornergrat é um daqueles lugares imperdíveis, que por si só podem fazer valer a pena toda uma viagem. É um lugar único e a viagem de trem é linda. Assim, vale muito a pena visitar o Gornergrat, principalmente se o dia estiver bonito. Tendo tempo disponível, não deixe de incluir o Gornergrat em seu roteiro em Zermatt na Suíça.

Um roteiro em Zermatt não pode ser considerado completo se não incluir pelo menos a subida a uma de suas montanhas!

 

3 thoughts on “Zermatt: subindo ao Gornergrat de trem na Suíça

  1. Minha dúvida é a mesma sobre a montanha Matterhorn Glacier Paradise. Na Gornergrat é possível esquiar nessa montanha mesmo sendo iniciante? Posso comprar passagem só de ida e voltar de ski? Ou é melhor comprar ida e volta?

Deixe um comentário