Guia de Zermatt, na Suíça: roteiros, dicas e atrações

O vilarejo de Zermatt está localizado no coração dos Alpes Suíços, cercada por gigantescas montanhas e aos pés da montanha mais famosa e fotografada da Suíça – o majestoso Matterhorn. Zermatt é a síntese de tudo o que se espera encontrar na Suíça: montanhas, chocolates, fondues, vaquinhas, ovelhas, frio, neve, vinho, organização, limpeza, infraestrutura impecável e muito conforto.

Zermatt possui uma grande variedade de lojas, restaurantes, bares e cafés, sendo bastante procurada pelos turistas o ano todo. Atividades não faltam seja qual for a época do ano. Enquanto que no inverno se destacam os esportes de inverno, as caminhadas na neve e as paisagem magnífica do vilarejo coberto de neve, no verão ganham força as atividades de como caminhadas, trilhas e escaladas. Contudo, é possível encontrar neve no alto das montanhas em qualquer época do ano.

Centro de Zermatt na Suíça

Pode-se afirmar que Zermatt é a mãe de todas as Campos do Jordão que existem por aí. É super charmosa e bastante convidativa para caminhadas. Tudo pode ser feito a pé, o vilarejo é bastante compacto. O tráfego para automóveis é proibido em Zermatt, sendo que o transporte de pessoas e carga é realizado em pequenos veículos elétricos – que são uma gracinha, diga-se de passagem.

Taxi em Zermatt na Suíça

O Matterhorn, montanha que é cartão postal da Suíça, pode ser visto de diferentes pontos de Zermatt. A montanha é majestosa e imponente, não é a toa que é tão famosa a ponto de ter seu próprio chocolate: o Toblerone. Existem passeios para chegar pertinho dele e tirar um milhão de fotos…

Zermatt Matterhorn Suíça

 

Como chegar em Zermatt

O vilarejo de Zermatt está localizado próximo da fronteira com a Itália, meio distante das principais cidades Suíças. Contudo, o serviço de trem que liga Zermatt as demais cidades suíças é impecável.

Com o Swiss Pass você pode chegar até Zermatt de qualquer cidade da Suíça sem pagar pela passagem – todos os trens estão inclusos no passe. Sem o Swiss Pass, você pode comprar a passagem com antecedência pelo site da SBB ou diretamente nas máquinas localizadas nas estações.

Zermatt se encaixa perfeitamente no seu roteiro pela Suíça saindo de Interlaken. A viagem, apesar de lenta e com baldeações, é linda e tem paisagens de tirar o fôlego. É perfeitamente encaixável também no roteiro de quem vem de Genebra.

Tempo de viagem até Zermatt de trem desde os principais aeroportos próximos:

– Zurich: 3:30 hs

– Genebra: 4 hs

– Basel: 4 hs

– Milão: 3:45 hs

– Berna: 2 hs

Não é possível chegar de carro diretamente em Zermatt. Você deverá deixar o carro em Randa Tasch em um dos estacionamentos e de lá seguir de trem até Zermatt.

Outra forma de chegar em Zermatt é de helicóptero.

 

Como ir de Interlaken a Zermatt de trem

Embarcamos na estação de Interlaken Ost com destino a Spiez. A viagem passa pelo lindo lago Thun e dura cerca de 20 minutos.

Em Spiez aguardamos alguns minutos e logo reembarcamos no trem que segue para Brig. Depois de uma viagem de 26 minutos desembarcamos na estação de Visp, onde já é possível avistar as montanhas nevadas.

A troca de trem em Visp geralmente é feita em poucos minutos. Por isso, antes de desembarcar já procure saber em qual plataforma você deverá pegar o trem para Zermatt e vá direto para ela, sem perder tempo.

Trem Panorâmico Glacier Express Zermatt Matterhorn Suíça

Visp é o hub para todo mundo que quer chegar em Zermatt. Esse último trecho da viagem é realizado em trens que, embora sirvam como transporte regular, tem design panorâmico, com amplas janelas envidraçadas, até mesmo na segunda classe. O trem é super confortável, sendo a parte final do Glacier Express, a rota de trem panorâmica mais famosa da Suíça, que liga St. Moritz a Zermatt. A viagem é muito especial, com uma paisagem magnífica. À medida que se chega em Zermatt se pode avisar as montanhas cada vez mais próximas.

Trem Glacier Express em Zermatt Matterhorn Suíça

 

A chegada em Zermatt

Como dissemos, em Zermatt é proibida a circulação de automóveis e o transporte de pessoas e carga é realizado por pequenos veículos elétricos. Assim, ao chegar na estação de trem de Zermatt, pode-se usar os táxis para ir até a acomodação escolhida. Alguns hotéis oferecem o serviço de transporte aos seus hóspedes – consulte o seu hotel.

Antes de se dirigir até ao seu hotel, passe no escritório de turismo que fica na estação para pegar mapas e dicas da cidade. Se informe sobre os horários de funcionamento dos meios de transporte das montanhas, para então planejar o seu roteiro e aproveitar ao máximo cada minuto da sua estadia em Zermatt.

Considerando que Zermatt é um pequeno vilarejo, pode ser uma boa também ir caminhando até ao seu hotel. Se estiver com muita bagagem e não for ficar muito tempo em Zermatt, pode também considerar deixar parte da bagagem no guarda-volume (locker) da estação.

A estação de trem fica na rua principal de Zermatt. Logo em frente está a estação do trem que leva ao Gornergrat. O centrinho da cidade fica a direita, onde se chega até a praça principal e a igreja de St. Mauritius e o Matterhorn Museum.

Muitos hotéis estão localizados na rua principal de Zermatt ou eu suas transversais e paralelas. Contudo, existem alguns hotéis mais afastados. Por isso, é importante que você estude sobre a localização do seu hotel e planeje o caminho até ele, evitando ficar andando perdido com a bagagem na cidade.

 

Onde ficar em Zermatt?

Como tudo na Suíça, a hospedagem em Zermatt não é das mais baratas. Contudo, existem opções de hospedagem de todos os níveis, desde as mais básicas até as mais luxuosas, com spas e piscinas aquecidas.

Procure reservar com antecedência, principalmente durante o inverno, para então encontrar mais disponibilidade e preços mais atrativos.

 

Quantos dias ficar em Zermatt?

Zermatt é uma cidade muito bonita e cheia de atrações. Assim, ficar menos que três noites em Zermatt é um verdadeiro pecado. Ficando três noites é possível subir até duas montanhas e ainda ter um tempinho para explorar a cidade.

Três dias permitem montar um roteiro aceitável em Zermatt, incluindo a subida as montanhas e um passeio pelo centrinho e suas principais atrações.

Se você tiver apenas um ou dois dias para ficar em Zermatt, o seu roteiro terá que ser mais compacto e corrido. Terá que escolher a qual montanha subir ou se vale a pena correr e subir até duas montanhas.

 

Atrações de Zermatt

Zermatt oferece uma série de atrações em todas as estações do ano. Vamos começar apresentando as suas principais montanhas.

 

Montanhas de Zermatt com vista panorâmica

Em Zermatt você tem a oportunidade de subir até o topo de três montanhas e ter lindas vistas dos alpes e também da cidade: Gornergrat, Matterhorn Glacier Paradise (Klein Matterhorn) e Rothorn. Tivemos oportunidade de visitar as duas primeiras e podemos afirmar que os passeios são incríveis!

 

Gornergrat

Um dos passeios mais procurados em Zermatt, sem dúvida, é a subida ao Gornergrat, que tem 3.089 metros de altura. A subida é realizada de trem de cremalheira, sendo que a estação fica bem em frente a estação de trem de Zermatt.

Gornergrat Bahn Zermatt matterhorn na Suíça

A viagem de trem passa por um percurso muito bonito, com paisagens fantásticas e dura cerca de 40 minutos até a estação final.

O trem sobe devagar, o que é muito bom para você apreciar a paisagem. Existe um trem que vai direto até a última estação e outro que vai parando nas estações. Lá em cima você tem uma vista incrível do Matterhorn, além de ter um hotel, restaurantes e muitos mirantes!

Zermatt Matterhorn Suíça

Vale a pena ir descendo nas estações e apreciando as diferentes paisagens. Dependendo da época do ano, são muitas as opções de trilhas em cada estação.

Gornergrat Zermatt Matterhorn Suíça

Esse passeio é recomendado em qualquer época do ano, desde que o tempo esteja bom.

 

Matterhorn Glacier Paradise

Esse passeio vai até a montanha Klein Matterhorn, a incríveis 3.883 metros de altura – o ponto mais alto da europa a que se pode chegar de teleférico. As vistas para o Matterhorn são sensacionais. Além disso, da sua plataforma 360º se tem uma vista maravilhosa da cadeia de montanhas.

Gornergrat Zermatt Matterhorn Suíça

A estação de embarque fica a uma caminhada de cerca de 15 a 20 minutos da estação de trem de Zermatt. A subida é feita de teleféricos em duas ou três etapas, dependendo do caminho que escolher e leva em torno de uma hora.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt Matterhorn Suíça

Lá em cima você conta com uma boa estrutura, com cinema, restaurante e um palácio de gelo muito interessante.

O passeio também é recomendado em qualquer época do ano. Seja qual for a estação do ano, você sempre encontrará neve lá em cima.

 

Gornergrat ou Matterhorn Glacier Paradise?

Se você tem pouco tempo disponível um orçamento limitado e precisa optar entre uma das montanhas, leia em nosso blog sobre as duas montanhas e faça a sua escolha.

As duas montanhas são muito bonitas e ambas oferecem vistas magníficas dos alpes e do Matterhorn. Enquanto que no Gornergrat você sobe de trem, no Matterhorn Glacier Paradise você sobe de teleférico a 3.883 metros!

Ambas os passeios valem muito a pena o investimento, desde que o tempo esteja bom para que você possa ter uma boa visibilidade dos alpes.

 

Trilhas e caminhadas em Zermatt

No verão Zermatt se transforma em um verdadeiro paraíso para quem gosta de caminhar, fazer trilhas e escalar. São muitas as opções de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade.

As trilhas são muito bem sinalizadas e as paisagens fantásticas. O Klein Matterhorn oferece diversas trilhas com ótimas vistas para o Matterhorn e também para os lagos da região.

Uma trilha muito legal fica no caminho do Gornergrat. Você pode subir de trem e parar na estação Rotenboden e então fazer a trilha até o lago Ruiffelsee, que é um dos principais cartões postais de Zermatt. Durante o inverno o lago congela, mas fizemos a trilha mesmo assim… Embora não tenhamos visto o lago, as paisagens e vistas do Matterhorn fizeram a trilha valer a pena.

Trilha ski em Zermatt Matterhorn Suíça

 

Passeio pelo centro de Zermatt

O centrinho de Zermatt é muito ajeitadinho e compacto, com muitas lojas, restaurantes, cafés… sendo muito convidativo para se caminhar e conhecer seus principais atrativos.

Zermatt Matterhorn Suíça centrinho

Comece seu passeio pelo centrinho de Zermatt pela igreja de St. Mauritius, bem na praça principal. Ela foi construída em 1.915 e regormada em 1.980. A igreja é muito bonitinha e a sua torre pode ser vista de diferentes pontos da cidade.

Igreja matriz de Zermatt Matterhorn Suíça

Atrás da pracinha da igreja tem um pequeno cemitério de alpinistas, homenageando as mais de 500 pessoas que perderam suas vidas escalando o Matterhorn e as montanhas da região desde 1.865.

cemitério dos alpinistas em Zermatt Matterhorn Suíça

Ao lado da pracinha está localizado o Matterhorn Museu, com sua cúpula de vidro futurista. O museu conta a história da primeira escalada bem-sucedida ao Matterhorn. Tem uma exposição bastante interessante com objetos que reproduzem como vivia a população de Zermatt antes da fama. Gostamos muito do museu e recomendamos muito a sua visita.

matterhorn Museum em Zermatt Matterhorn Suíça

Logo em frente ao museu temos a fonte das Marmotas (muito bonita, diga-se de passagem).

Fonte das Marmotas em Zermatt Matterhorn Suíça

Em frente à igreja tem um pequeno parque, com espreguiçadeiras de madeira que são uma delícia. Uma ótima pedida para relaxar após um dia de aventura em Zermatt. Ficamos um tempinho relaxando e apreciando a vibe do lugar, até não aguentarmos mais o frio…

Espreguiçadeira em Zermatt Matterhorn Suíça

Após explorar as atrações em torno da praça principal de Zermatt, caminhe pela rua principal, aproveitando para ver as lojinhas, até chegar na transversal chamada Hinterdorfstrasse. Essa é a rua mais fofa de Zermatt! Ela conserva construções de madeira bem antigas. Observe como eram construídos os chalés, sendo que eles eram elevados para que a parte inferior servisse de estoque de madeira e grãos e também para proteger a casa de roedores. Caminhando por essa rua é possível imaginar como Zermatt era no passado, antes de se transformar no mega destino de turismo que é hoje em dia.

rua mais fofa antiga de Zermatt Matterhorn Suíça Hinterdorfstrasse

Aproveite também para explorar Zermatt, procurando lugares com boas vistas para o Zermatt. Caminhe no sentido do rio e encante-se com a sua tonalidade. Caminhar por Zermatt é uma delícia!

Zermatt Matterhorn Suíça rio

caminhada em Zermatt Matterhorn Suíça

 

Nascer do sol em Zermatt

Uma atração imperdível de Zermatt é assistir ao nascer do sol olhando para o Matterhorn. Quando os primeiros raios solares batem no Matterhorn, ele adquire tonalidades avermelhadas e fica muito bonito. É um verdadeiro espetáculo! Muitas pessoas posicionam-se nos melhores pontos e posicionam suas câmeras ainda quando estar escuro. A hora em que o sol nasce em Zermatt depende da época do ano. Neste site você pode ter uma ideia da hora em que o sol nasce em Zermatt. Vale muito a pena ir assistir ao nascer do sol em Zermatt. Não deixe de ir mesmo se a temperatura estiver muito baixa, garanto que você não se arrependerá!

Nascer do sol em Zermatt Matterhorn Suíça

Procure por um lugar de onde seja possível ver bem o Matterhorn. Como nosso hotel ficava perto da igreja, optamos por assistir ao espetáculo da ponte. Quando chegamos, o lugar já estava cheio de pessoas tremendo de frio e ansiosas pelo nascer do sol.

 

Ski em Zermatt no inverno e no verão!

Zermatt é um verdadeiro paraíso para os praticantes de ski e snowboard durante o inverno. A cidade é invadida por esquiadores e fica bastante movimentada. É só observar que a maioria das pessoas que desembarcam de trem em Zermatt estão carregando seus esquis ou snowboard.

ski em zermatt no verão ou no inverno

Em Zermatt a temporada de ski começa em meados de dezembro e se estende até o final de março. Janeiro e fevereiro são o auge do inverno e a cidade está cheia de neve.

Durante o verão ainda é possível esquiar em Zermatt. Isso mesmo! Zermatt tem ski até mesmo durante o verão, no Matterhorn Glacier Paradise!

 

Roteiro de 3 dias em Zermatt

Três dias é a estadia mínima recomendada para quem quer conhecer bem a cidade e ainda subir suas principais montanhas.

Com três dias sugerimos o seguinte roteiro:

Dia 1: após chegar, instala-se no hotel e logo saia para explorar o centrinho de Zermatt e suas principais atrações.

Dia 2: se o tempo estiver bom, vá direto para o Gornergrat, para ficar pertinho com o Matterhorn. Na volta, aproveite para passear pela cidade à noite, que fica uma gracinha iluminada.

Dia 3: a pedida é subir em mais uma montanha se o tempo estiver bom, desse vez ao Matterhorn Glacier Paradise. O passeio te leva a incríveis 3.883 metros de altura e oferece bonitas vistas para o Matterhorn. Na volta, aproveite para conhecer o Matterhorn Museum.

 

Roteiro de 2 dias em Zermatt

Com dois dias em Zermatt você precisará correr para ver as principais atrações da cidade. Ao chegar, comece logo explorando o centro e aproveite para conhecer também o Matterhorn Museum.

No segundo dia, você poderá optar por subir em apenas uma montanha ou então correr e subir em duas. Recomendamos a Gornergrat e o Matterhorn Glacier Paradise.

Caso você escolha em subir nas duas montanhas, vá primeiro para o Gornergrat e na volta, ao invés de retornar de trem até Zermatt, pegue o teleférico até a estação de Furi e suba de lá até o Matterhorn Glacier Paradise: é uma excelente forma de se ganhar tempo.

 

Roteiro de 1 dia em Zermatt

Um dia não é o ideal em Zermatt, mas se é tudo o que você tem é preciso aproveitá-lo ao máximo. Assim, escolha entre o Gornergrat ou o Matterhorn Glacier Paradise e vá direto para a montanha. Na volta, conheça o centro da cidade e suas principais atrações.  Se der tempo, dê um pulo no Matterhorn Museum para conhecê-lo.

 

Dicas de Zermatt

– Zermatt é uma linda cidade e pode ser visitada em qualquer época do ano. Você terá muitas coisas para fazer em Zermatt tanto no inverno como no verão. Fomos no início da primavera e gostamos muito dessa época, o tempo estava ótimo e ainda tinha muita neve nas montanhas.

– Prepare-se para o frio no alto das montanhas, até mesmo no verão.

– Planeje seu roteiro com antecedência e com alternativas no caso do tempo estiver ruim no dia.

– Com o tempo ruim, não recomendamos a subida às montanhas, pois a visibilidade ficará prejudicada. Espere o tempo melhorar para então subir e apreciar a vista.

– Procure começar seu dia bem cedo, para ter as melhores vistas do Matterhorn.

 

6 thoughts on “Guia de Zermatt, na Suíça: roteiros, dicas e atrações

  1. Ola, estou indo para suica em dezembro com minha familia e iremos passar o natal la.
    Iremos ficar apenas 3 dias e queremos ao menos 1 dia que possamos eskiar.
    Qual roteiro voce sugere? chegaremos por Zurique.
    Obrigada
    Bjs Rafaela

    1. Oi Rafaela,

      Com apenas três dias eu recomendaria ir de Zurique para Lucerna. A cidade é linda e conta com uma estação de ski pertinho do centro: Monte Pilatus. Zermatt também é linda, mas você irá demorar mais para chegar.

Deixe um comentário