Zermatt: subida ao Matterhorn Glacier Paradise

O ponto de partida para subir até ao Matterhorn Glacier Paradise fica em Zermatt, um lindo vilarejo no coração dos Alpes na Suíça. Aqui não tem carros particulares (apenas pequenos veículos elétricos que realizam o transporte de passageiros e de carga), mas em contrapartida tem uma série de trens e teleféricos (gôndolas) para subir até as suas majestosas montanhas, oferecendo muitas atividades e paisagens de tirar o fôlego.

Zermatt Matterhorn na Suíça

Entre as opções de trajetos para subir até ao alto das montanhas em Zermatt, o Matterhorn Glacier Paradise (Klein Matterhorn) é um dos mais procurados e recomendados. Trata-se do ponto mais alto da Europa a que é possível chegar de teleférico: 3.883 metros de altitude! A subida é realizada em três etapas de teleférico, com lindas vistas panorâmicas dos alpes suíços, franceses e italianos.

O Matterhorn Glacier Paradise está localizado bem no limite com a fronteira da Itália, sendo possível descer esquiando até o lado italiano da montanha – uma aventura bem legal! Durante a temporada de inverno, é possível descer a montanha toda esquiando, chegando até o centro de Zermatt. Durante as outras épocas do ano você ainda encontra neve, porém somente nas partes mais altas. Mas é muita neve mesmo no verão!

 

Como subir ao Matterhorn Glacier Paradise (Klein Matterhorn)?

O ponto de partida para subir ao Matterhorn Glacier Paradise está localizado no centro de Zermatt, a cerca de 15 minutos da caminhada da estação de trem. É bem fácil chegar, basta seguir as placas indicativas.

Zermatt Matterhorn na Suíça

Durante o inverno, pode ser cansativo caminhar na neve até a estação. Uma boa opção é ir de ônibus, ele é gratuito e passa na beira do rio que corta Zermatt. Procure um ponto perto de você.

Zermatt Matterhorn na Suíça

 

Quanto custa?

Os preços dos bilhetes dos teleféricos variam dependendo da estação de desembarque. É possível comprar somente a ida ou bilhetes de ida e volta. Recomendamos fortemente que você compre o bilhete até a última estação (Matterhorn Glacier Paradise), para ter as melhores vistas dos alpes suíços e experimentar a altitude de 3.883 metros!

Com o Swiss Pass você tem direito a 50% de desconto no bilhete do teleférico. Apresente o Swiss Pass na bilheteria para ganhar o desconto.

Você não precisa comprar os bilhetes com antecedência: basta ir direto à bilheteria e lá comprar o bilhete para o trajeto desejado. Pode pagar em dinheiro ou em cartão de crédito.

Aqui você pode conferir os preços atualizados.

 

Como é a subida ao Matterhorn Glacier Paradise?

Com o bilhete em mãos, embarcamos no centro de Zermatt no primeiro teleférico com destino a primeira estação, que se chama Furi e está a 1.867 metros de altura. A viagem neste primeiro teleférico é muito bonita: você terá a oportunidade de ver a cidade de Zermatt do alto, com uma bonita vista do rio que corta a cidade. Observe que Zermatt fica escondida no meio das gigantescas montanhas. A vista é incrível!

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

À medida que se sobe a paisagem vai ficando cada vez mais bonita e Zermatt vai ficando cada vez mais distante. Fomos no final do inverno e podemos ver uma paisagem misturando o verde da vegetação com a neve.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Durante a subida já começamos a avistar o Matterhorn – a montanha mais fotografada de Zermatt, do famoso chocolate Toblerone! A montanha se destaca entre as outras montanhas, imponente e solitária em meio a imensidão dos alpes.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Descemos em Furi e como o dia estava perfeito, com quase nenhuma nuvem no céu, optamos por já embarcar no próximo teleférico. Nesta estação você tem a opção de subir de gôndola até a estação de Trockener Steg, de teleférico até Schwarzsee ou Riffelberg. Desta última estação não será possível continuar a subida até o Matterhorn Glacier Paradise.

Optamos por embarcar com destino a estação de Schwarzsee, que fica a 2.583 metros de altura. Aqui você encontra um restaurante e uma estrutura legal. Aproveitamos para caminhar um pouco e apreciar a linda paisagem dos alpes suíços. O lugar estava cheio de neve!

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Continuamos a subida de teleférico até a estação de Trockener Steg (2.939 metros). Mesmo se você estiver com pouco tempo, faça o possível para descer nesta estação.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

A vista que se tem para o majestoso Matterhorn desta estação é sensacional. Aproveitamos para caminhar explorando o local e ficamos impressionados com a beleza do lugar. O lugar conta com um restaurante e uma área bem agradável para lanchar e apreciar a paisagem.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Embarcamos então na gôndola – essa já sai em horários determinados, para subir até a última estação, bem no alto na montanha:Matterhorn Glacier Paradise, a incríveis 3.883 metros de altura. A gôndola é panorâmica e oferece vistas em 360º. Procure ficar perto do vidro para apreciar a linda paisagem dos alpes.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

O trajeto todo desde Zermatt até a última estação no alto da montanha levou cerca de 60 minutos. A viagem combina o teleférico tradicional com um bondinho aéreo (Aerial Tram – daqueles que transportam diversas pessoas).

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Prepare a sua câmera fotográfica, porque não faltarão oportunidades para tirar lindas fotos durante o trajeto, principalmente se o dia estiver bonito.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

 

O que fazer no Matterhorn Glacier Paradise?

Ao chegar na última estação, no alto da montanha, você encontrará muito o que fazer. Se prepare para enfrentar o frio, mesmo durante o verão suíço!

 

Cinema Lounge

Nossa primeira parada foi no Cinema Lounge. Estávamos sentindo muito frio e sentar na poltrona confortável e quentinha do cinema foi uma delícia! Assistimos a alguns filmes sobre diferentes temas, como, por exemplo, montanhismo, fauna, flora e ski. O lugar é muito agradável e relaxante.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça Cinema Lounge

 

Viewing Plataform

É a plataforma de observação no alto da montanha, a 3,883 metros! Embarque no elevador e suba um pouco de escadas para chegar. Prepare-se para sentir muito frio e enfrentar o vento. É a mais alta plataforma de visualização nos Alpes.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

O panorama de 360º oferece, em dias de céu aberto, a oportunidade de ver cerca de 40 montanhas acima de 4.000 metros de altura e 14 glaciares alpinos. A vista do Matterhorn é sensacional! É possível ver, inclusive, o majestoso Mont Blanc (que faz divisa com a França e é montanha mais alta da Europa!).

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Ficamos um bom tempo na plataforma apreciando a incrível paisagem e enfrentando a temperatura de cerca de -10ºC. O visual faz valer a pena todo o esforço!

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

 

Restaurante e loja

O restaurante e a loja foram recentemente renovados e oferecem uma bonita vista dos alpes, através das suas janelas panorâmicas. O lugar é quentinho e excelente para descansar e fazer uma deliciosa refeição. Sente-se perto das janelas para poder apreciar a paisagem.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

 

Palácio de gelo

O Glacier Paradise tem um palácio de gelo, o Glacier Palace, com muitas esculturas bonitas e espaços legais para tirar fotos. Tem também um escorregador. O lugar é muito interessante e também bem frio! A entrada é cobrada a parte e vale muito a pena!

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça Glacier Palace

Palácio de Gelo no Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Aproveite para tirar fotos nas bonitas esculturas de gelo!

Palácio de Gelo no Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

 

Área de esportes na neve

O Matterhorn Glacier Paradise oferece uma área para a prática de esportes na neve aberta o ano todo. A área de ski conta com 21 quilômetros de pistas e um bem equipado parque de neve. A estrutura é excelente, tudo no padrão Suíça de qualidade!

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

 

Matterhorn Glacier Paradise ou Gornergrat?

O Matterhorn Glacier Paradise e o Gornergrat são os dois principais passeios para se fazer em Zermatt. No primeiro você sobe de teleférico até a estação mais alta da europa, a 3.883 metros.  Já no Gornergrat você sobre de trem de cremalheira até o topo da montanha, a cerca de 3,100 metros de altura, ficando pertinho do Matterhorn.

Os passeios são diferentes, complementares. Assim, se possível, faça os dois! As paisagens dos dois passeios são sensacionais e você não se arrependerá. Não achamos redundância fazer os dois passeios.

 

Dicas para conhecer o Matterhorn Glacier Paradise

– Nenhuma viagem à Suíça pode ser considerada completa se você não subir a pelo menos uma de suas montanhas.

– Procure fazer o passeio em um dia ensolarado, de céu aberto, para então ter a oportunidade de as montanhas e tirar boas fotos.

– Se o tempo estiver colaborando e estiver aberto, vá direto até a última estação e suba até a plataforma panorâmica. Assim, poderá aproveitar e ter uma boa vista. Ora, o tempo pode fechar e se você demorar para subir pode não encontrar uma boa visibilidade lá no alto.

– Procure vestir roupas quentes. Foi o lugar em que mais sentimos frio na Suíça.

– Comece o passeio o mais cedo que conseguir, pois no início da manhã as chances de você encontrar o céu aberto são maiores.

– Não deixe de descer na estação Trockener Steg. A paisagem e a vista do Matterhorn são sensacionais.

– Fique pelo menos três noites em Zermatt. Assim, você poderá fazer os dois principais passeios (Matterhorn Glacier Paradise e Gornergrat) e ainda ter tempo para conhecer o charmoso vilarejo de Zermatt. A cidade tem muito o que fazer, passeios interessantes e bastante atrações.

 

Vale a pena?

O Matterhorn Glacier Paradise é um passeio imperdível para quem visita Zermatt, valendo cada centavo. Em um dia ensolarado, com céu aberto, a paisagem e a vista panorâmica dos alpes são sensacionais! A estrutura é impecável e tudo muito bem cuidado. Vale a pena incluir esse passeio no seu roteiro em Zermatt mesmo que você não vá praticar nenhum esporte de neve.

Matterhorn Glacier Paradise em Zermatt na Suíça

Nas partes da montanha você encontrará neve o ano todo, podendo, inclusive, praticar esportes de neve. Assim, durante o verão, é uma excelente opção para se ver neve em Zermatt.

Agradecemos ao Zermatt Bergbahnen AG pela colaboração neste passeio.

 

 

6 thoughts on “Zermatt: subida ao Matterhorn Glacier Paradise

    1. Recomendamos reservar um dia inteiro para fazer esse passeio, para poder aproveitar bastante o lugar. Contudo, se você não tiver muito tempo disponível, iniciando o passeio bem cedo, é possível estar de volta por volta das 14hs.

  1. Irei para Suíça em setembro e depois de ler este post irei incluir Zermatt no roteiro e também esse passeio ao Glacier Paradise, as fotos são lindas!

Deixe uma resposta