Como conhecer o Jungfraujoch – “Top of Europe”, na Suíça

A subida ao chamado Jungfrau “Topo da Europa”, a montanha Jungfraujoch é um dos passeios mais famosos e disputados da Suíça. E não é a toa: trata-se do ponto mais alto da Europa aonde é possível chegar de trem, uma verdadeira imersão ao coração dos alpes suíços.

Jungfrau Top of Europe InterlakenO passeio ao Jungfraujoch é algo inesquecível. O trem te leva com todo o conforto a um moderno complexo turístico a incríveis 3.454 metros acima do nível do mar.

Jungfrau Top of Europe

Trata-se de um passeio completo, que não se resume simplesmente a chegar até ao “Top of Europe”: todo o trajeto até ao destino final é interessante, com paisagens de tirar o fôlego.

Jungfrau Top of Europe Interlaken

O percurso até ao Jungfraujoch é repleto de paisagens incríveis, cheias de clichês de quem viaja pela Suíça está louco para conhecer: vacas com sininho no pescoço, cidades que parecem ter saído de um conto de fadas, chalés de madeira nas montanhas e picos cobertos de neve.

cowns vacas na suíça lauterbrunnen

Conhecer o “Top of Europe” é muito fácil, graças a perfeita infra-estrutura de transporte ferroviária operada pela Jungfraubahn. A construção da ferrovia durou 16 anos e foi inaugurada em 1º de agosto de 1.912. O caminho passa pelo Monte Eiger até chegar à mais alta estação ferroviária da Europa.

Jungfrau Top of Europe Interlaken

Jungfrau, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, oferece ao visitante um mundo de gelo e neve durante todos os dias do ano. Circuito temático, terraço panorâmico, palácio de gelo, restaurantes panorâmicos e a loja de chocolates Lindt de maior altitude do mundo garantem uma experiência única e inesquecível. Neste artigo, apresentamos um roteiro para você planejar seu passeio até ao Jungfraujoch.

Jungfrau Top of Europe

 

Ponto de partida

O ponto de partida para o Jungfraujoch Top of Europe é na estação central de Interlaken – a Interlaken Ost, cidade que fica no meio da Suíça, a aproximadamente 1h de distância de Berna, 2hs de distância de Lucerna ou Zurique. Interlaken está interligada ao excelente transporte ferroviário e rodoviário da Suíça. É possível chegar até Interlaken de trem vindo de qualquer cidade servida pela ferrovia.

Interlaken centro Suiça

Em Interlaken você pode escolher subir por Grindelwald ou Lauterbrunnen. Você pode subir por uma e descer pela outra. Os horários dos trens são sincronizados com os que chegam de Berna, Lucerna e Zurique.

Recomenda-se subir por Lauterbrunnen para aproveitar e dar uma voltinha em um lindo vilarejo, repleto de cachoeiras. Pela manhã, a luz solar contribui para que você tire lindas fotos das paisagens de Lauterbrunnen.

Com o Swiss Pass você pode ir até Lauterbrunnen ou Grindelwald, sem ter que pagar suplemento algum. Assim, se você tiver o Swiss Pass, poderá comprar o bilhete para o Jungfrau partindo de uma dessas cidades com desconto.

Confira os preços, horários e compre seus tiquetes diretamente no site da Jungfraubahn.

 

A subida ao Jungfrau – Top of Europe

Optamos por subir por Lauterbrunnen e recomendamos fortemente esta opção. A viagem dura cerca de 20 minutos. Aqui você deve desembarcar do trem e fazer uma escolha: embarcar em outro trem rumo a Kleine Scheidegg ou aproveitar para conhecer um dos vilarejos mais bonitos e misteriosos de toda a Suíça.

Escolhemos a segunda opção e não nos arrependemos. Lauterbrunnen é um daqueles lugares que parecem ter saído de um conto de fadas.

Lauterbrunnen falls

O vilarejo inspirou J. R. R. Tolkien a criar a Valfenda (Rivendel, em inglês), o reduto élfico escondido em um vale, o lugar mais bonito de toda a fictícia Terra-Média, onde o mal é incapaz de penetrar. Tolkien visitou Lauterbrunnen em 1911, quando tinha 19 anos de idade.

Lauterbrunnen reúne montanhas, vales, vaquinhas e dezenas de cachoeiras. Ao sair da estação, basta caminhar pela rua principal para se deparar com paisagens sensacionais.

Lauterbrunnen vilarejo suíça

Após explorar um pouco o vilarejo de Lauterbrunnen, retornamos à estação de trem e embarcamos rumo a Kleine Scheidegg.

A viagem até Kleine Scheidegg dura cerca de 60 minutos e passa por charmosos vilarejos alpinos. O que mais chamou nossa atenção foi Wengen, a 1.300 metros de altitude, um vilarejo construído à beira de um precipício e rodeado por montanhas gigantescas. Com tempo sobrando, recomendamos fortemente uma parada para conhecer este vilarejo.

Wengen Suíça

Seja optando por subir via Lauterbrunnen ou Grindelwald, você terá que desembarcar em Kleine Scheidegg, a 2.060 metros de altitude e embarcar na Jungfraubahn rumo ao Top of Europe, o último trajeto da viagem.

Kleine Scheidegg é uma estação de esqui. Aproveitamos para conhecer um pouquinho e ter um primeiro contato com a neve nesta subida ao Top of Europe.

A viagem até o Top of Europe leva cerca de uma hora, a maior parte dentro de um túnel que possui 7,5 km de extensão, cortando os montes Eiger e Mönsch. Na ida o trem faz duas paradas para apreciar a vista majestosa das montanhas, em Eismeer (3.160m), sendo possível descer e caminhar até mirantes envidraçados. Sensacional!

Das janelas panorâmicas do túnel se tem uma visão belíssima dos alpes suíços!

Parada no tunel do Jungfrau Eismeer

Quando o trem finalmente sai do túnel, a quase 3.500m de altitude, você está no pé do monte Jungfrau, em Jungfraujoch: um plateau incrível que proporciona lindas paisagens dos picos do Eiger, do Mönsch e é claro do Jungfrau, além de poder ver geleiras alpinas incríveis.

Jungfrau Welcome

Jungfraubahn train

Um verdadeiro complexo turístico foi construído no Top of Europe, incluindo mirantes ao ar livre, um palácio de gelo, trilhas na neve, um cineminha que passa um filme com imagens panorâmicas das montanhas, lojas – incluindo uma da famosa fábrica de chocolates Lindt, e durante o verão deles algumas opções para brincar na área Snow Fun, que inclui tubing e tirolesa.

 

Mirantes no Top of Europe

O Jungfraujoch oferece mirantes com vistas panorâmicas dos alpes suíços. São paisagens maravilhosas, dignas de cartão postal. Gastamos um bom tempo apreciando cada um deles e tirando centenas de fotos!

Não deixe de ir até ao terraço panorâmico da Sphinx, a 3.571m de altitude – uma visão panorâmica para além das fronteiras da Suíça. Para chegar ao terraço, é preciso pegar um elevador que sobe 108 metros de altura em apenas 25 segundos. As vistas são sensacionais, tivemos a sensação de estarmos no topo do mundo.

Sphinix Jungfrau

Sphinix Jungfrau

O platô da geleira – mirante em meio à neve e ao gelo eternos, garantem boas fotos junto à bandeira da Suíça!

Platô Jungfrau Suíça Interlaken Bandeira

Conheça também a Geleira de Aletsch, com 22 km, que é o mais longo rio de gelo dos alpes.

Mirante no Jungfrau

 

Palácio de Gelo

O Palácio de Gelo reúne lindas esculturas em gelo, a 30 metros abaixo da superfície da geleira. Apesar do Palácio não ser grande, ele conta com esculturas interessantes.

Palácio de Gelo no Jungfrau

Faz muito frio dentro do Palácio, portanto, é bom se preparar antes de entrar! A entrada é gratuita e imperdível para quem visita o Jungfrau!

Palácio de Gelo Ice Palace Jungfrau

Alpine Sensation

O Alpine Sensation, inaugurado em abril de 2012, é um circuito temático que conta a história e a construção da ferrovia Jungfrau. O globo de neve logo na entrada da atração chama a atenção dos visitantes.

Alpine Sensation Jungfrau

O túnel Alpine Sensation liga o mirante Sphynx até o Palácio de Gelo. A atração utiliza recursos de luzes e projeções de cinema para contar a história da ferrovia. Uma esteira rolante ajuda nos trechos de subida.

Alpine Sensation Jungfrau

 

Lojas e a Lindt Swiss Chocolate Heaven

O lugar conta com algumas lojas onde você poderá comprar roupas, sapatos, brinquedos, lembranças, relógios, canivetes etc. Uma loja se destaca entre todas as outras: a Lindt, uma das marcas de chocolate mais famosas do mundo.

Lindt Store Jungfrau

A loja da Lindt possui um pequeno museu do chocolate, contando uma interessante projeção na qual um Lindt Maître Chocolatier virtual demonstra como uma barra de chocolate é fabricada. O lugar ainda conta com uma exibição de objetos empregados na produção do chocolate.

Lindt Loja Jungfrau Top of Europe Chocolate Suíça

Na loja você encontra uma grande variedade dos produtos da Lindt, com os mesmos preços praticados na cidade.

 

Cafeterias e Restaurantes

O Jungfrau conta com uma cafeteria para lanches rápidos, com uma bonita vista panorâmica do glaciar. Ao todo, são cinco restaurantes diferentes com capacidade para 770 pessoas.

Restaurantes Jungfrau vista panorâmica

 

Snow Fun

Durante o verão você pode experimentar o snow fun, que oferece a possibilidade de andar de esquis, snowboard, trenós e tirolesa. Infelizmente, quando fomos em abril ainda não estava aberto. Geralmente funciona de maio a outubro.

Aproveitamos para caminhar um pouco nas trilhas na neve, tendo como pano de fundo as majestosas montanhas.

 

Experiência cinematográfica em 360º

Nesta sala é apresentada uma projeção sobre as montanhas em 360º. A apresentação é bem curtinha, mas vale a pena passar para conhecer.

A descida do Top of Europe

A descida do Top of Europe é realizada no mesmo esquema da subida. Como subimos por Lauterbrunnen, optamos por descer por Grindelwald, que fica a 1.035m de altitude. Chegamos quase anoitecendo, mas aproveitamos para conhecer um pouquinho desse vilarejo, que muitos consideram como sendo o mais perfeito dos vilarejos suíços. Tivemos uma excelente impressão do vilarejo. Assim, se você tiver tempo, aproveite para conhecê-lo.

Grindelwald Suíça

De lá embarcamos rumo a estação Interlaken Ost, ponto final desta incrível excursão aos alpes suíços.

 

Duração do passeio ao Jungfrau

A visita ao Jungfrau “Top of Europe” requer um dia inteiro. Procure pegar o trem na estação de Interlaken Ost o mais cedo possível. Com mais tempo disponível você poderá explorar as atrações existentes ao longo do caminho e aproveitar melhor as atrações existentes no alto da montanha.

 

Dicas para visitar o Jungfrau “Top of Europe”

– Esteja preparado para o frio em qualquer época do ano: você irá subir a 3.500m de altura!

– Ao desembarcar no topo da montanha, procure caminhar com calma, para que organismo se adapte a elevada altitude.

– Não esqueça de levar protetor solar.

– Procure saber o horário do último trem de retorno.

– Esteja preparado para tirar muitas fotos: as paisagens são incríveis!

 

Vale a pena?

Apesar da subida ao Jungfrau “Top of Europe” não ser um passeio dos mais baratos, mesmo considerando os descontos para quem tem o Swiss Pass, podemos dizer que vale realmente cada centavo!

O passeio é o ponto culminante de uma viagem à Suíça! É um passeio completo, que não se resume simplesmente ao complexo no alto da montanha, pois todo o percurso é lindo, com possibilidades de paradas que incrementam a viagem. O lugar seduz pela sua beleza natural em qualquer estação do ano.

Interlaken é uma cidade linda, que oferece diversas opções de passeios. Procure incluir esta cidade no seu roteiro pela Suíça e não deixe de incluir no roteiro à subida ao Jungfrau! Você não irá se arrepender.

Agradecemos a Jungfraubahn pela colaboração na realização deste passeio.

 

 

Deixe um comentário