Toronto: guia completo para explorar a cidade!

A dinâmica e cosmopolita Toronto é a principal e maior cidade do Canadá, com cerca de 2,8 milhões de habitantes. É a capital da província de Ontário, estando localizada às margens do Lago que tem o mesmo nome, Ontário. Toronto é referência mundial em infra-estrutura urbana, sistema de transportes, arquitetura, diversidade ética e centro cultural. Pessoas de diversas nacionalidades convivem em Toronto, falando cerca de 140 idiomas.

Toronto vista da Toronto Islands

Toronto é uma cidade extremamente bem organizada, onde tudo funciona de maneira adequada. Há muito o que conhecer e fazer na cidade, que está repleta de pontos turísticos, centros comerciais, festivais, restaurantes, bares, clubes e parques para todos os gostos. Aqui você encontrará um eficiente sistema de transporte público, segurança, organização, limpeza e pessoas sempre dispostas a ajudar quando você precisar de ajuda.

Toronto Sign

Apesar de ser a maior cidade do Canadá, é possível conhecer bastante coisa caminhando. Muitas atrações turísticas estão próximas uma das outras. Assim, prepare-se para caminhar bastante em Toronto, a fim de descobrir o que a cidade reserva a cada esquina. Se o cansaço bater, você poderá ir até a próxima atração ou retornar ao hotel utilizando o eficiente sistema de transporte público, pegando um táxi ou utilizando um dos aplicativos que existem na cidade, como Uber ou Lyft.

Toronto geralmente é escolhida pelos turistas como sendo a porta de entrada no Canadá. É um bom ponto de partida para quem quer explorar o país, na medida que reúne várias características do país. É uma cidade que possui uma excelente qualidade de vida, sendo bem interessante para quem quer fazer intercâmbio ou um curso de idiomas no país.

Neste post, apresentamos um guia completo sobre Toronto, a fim de lhe ajudar a montar um roteiro por esta incrível cidade, contemplando as suas principais atrações. Embora nossa estada em Toronto tenha sido bem curta, conseguimos conhecer bastante coisa, focando nas atrações mais famosas.

 

Onde se hospedar em Toronto

O melhor local para se hospedar em Toronto, sem dúvida, é no centro da cidade (downtown)! As principais atrações turísticas, museus, lojas e restaurantes estão localizados no centro da cidade. Ficando hospedado nessa região, você conseguirá fazer muita coisa caminhando ou utilizando o transporte público.

Toronto

O downtown de Toronto é bastante movimentado e seguro, mesmo durante à noite. Assim, você poderá sair à noite e voltar caminhando para o hotel se desejar.

O epicentro do centro de Toronto está na região do Dundas-Yonge Square, que é uma mini Times Square. Aqui você encontra tudo perto, inclusive um imenso shopping.

Os preços dos hotéis em Toronto são relativamente elevados, principalmente durante os meses de maio e setembro. A dica para gastar menos com hospedagem em Toronto é começar a pesquisar o hotel com bastante antecedência, pois os preços costumam variar bastante.

 

Como se locomover em Toronto

Ficando hospedado no centro de Toronto, você não precisá alugar um carro, conseguirá fazer tudo caminhando, com o transporte público ou utilizando aplicativos tipo Uber e Lyft.

A cidade é muito boa para ser explorada caminhando, sendo bem plana.

O transporte público funciona muito bem em Toronto. Você pode combinar mais de uma modalidade pagando uma única passagem.

Aplicativos como Uber e Lyft funcionam muito bem em Toronto e os preços são relativamente baixos. Dependendo do trajeto e da quantidade de pessoas, pode sair mais barato do que o transporte público.

Bicicletas estão disponíveis para aluguel em vários pontos de Toronto. Você paga uma taxa por dia (7 dólares) e pode utilizar a bicicleta gratuitamente por 30 minutos. Você precisa devolver a bicicleta em até 30 minutos. Após devolvê-las, precisa aguardar 2 minutos para poder pegá-la novamente gratuitamente por mais 30 minutos. Caso não devolva em 30 minutos, uma tarifa passa a ser cobrada por minutos excedentes.

 

Atrações de Toronto

Toronto é uma cidade que possui muitas atrações, desde museus até parques. Se você tiver pouco tempo na cidade, precisará planejar um bom roteiro para conseguir ver tudo o que deseja.

 

CN Tower

A melhor forma de começar seu passeio em Toronto é conhecer a CN Tower, que possui 553 metros de altura.

Cn Tower Toronto

A CN Tower está localizada no centro de Toronto, podendo ser avistada de diferentes pontos da cidade, servindo inclusive como um norte, um ponto de referência.

Cn Tower

A torre abre diariamente às 9 horas e pode ser visitada em cerca de 2 horas. Oferece uma incrível vista da cidade e dos arredores.

Vista da CN Tower Toronto

É possível almoçar na CN Tower, em um restaurante giratório. É uma experiência bem interessante.

O observatório da torre tem uma parte de vidro, de onde é possível ver o chão lá em baixo! Muito legal!

Chão de vidro da cn tower em toronto

Você pode adquirir o ingresso com antecedência pela Internet com desconto, diretamente no site da atração.

Uma excelente opção para visitar as principais atrações de Toronto sem gastar muito, é adquirir o CityPass. Além da CN Tower, esse passe inclui outras atrações interessantes.

 

Ripley’s Aquarium of Canada

Localizado pertinho da CN Tower, o Ripley’s Aquarium of Canada é super moderno, contando com belíssimos aquários. É um lugar muito legal para quem gosta de apreciar a vida marinha. Tudo é muito bem cuidado.

Ripleys Aquarium Toronto

A principal atração do Ripley’s Aquarium é a Dangerous Lagoon (Lagoa Perigosa), um túnel de 97 metros, que possui uma esteira rolante dentro de um túnel de vidro. O aquário está cheio de tubarões, tartarugas marinhas, barracudas, garoupas e peixes-espadas.

Ripleys Aquarium Toronto

É o maior aquário do Canadá e também a maior coleção de tubarões da América do Norte.

O Ripley’s Aquarium of Canada é um lugar para ser visitado com calma, pois os aquários são incríveis. Possui várias áreas interativas.

A programação do aquário inclui shows com mergulhos nos tanques.

A entrada ao Ripley’s Aquarium está inclusa no CityPass Toronto!

 

Rogers Centre

Bem ao lado da CN Tower está localizado o Rogers Centre, um estádio inaugurado em 1989 que é a casa do Toronto Blue Jays (time de baseball) e do Toronto Argonautas (time de football).

Rogers Centre

Além de eventos esportivos, abriga também eventos como convenções, shows e feiras.

Caso tenha interesse em assistir a uma partida de baseball, consulte a programação do estádio aqui.

 

Nathan Square e a Nova Prefeitura de Toronto (Town Hall)

A prefeitura nova, ou Town Hall, está localizada na Nathan Square. A praça em frente a prefeitura possui uma espelho d’água muito legal que congela no inverno e se transforma em uma pista de patinação.

É nessa praça que está localizado o letreiro com o nome da cidade – toronto sign, bem em frente ao espelho d’água. Esse letreiro foi construído para os jogos pan-americanos de 2015 e devido ao grande sucesso permaneceu por lá. Vale a pena ir conhecer, tanto durante o dia como também durante à noite, quando o letreiro fica mudando de cor.

O prédio da prefeitura possui um design moderno, com uma cúpula central e dois edifícios assimétricos em meia lua.

Toronto Sign

 

Antiga Prefeitura de Toronto (Old City Hall)

O antigo prédio da Prefeitura de Toronto está localizada no cruzamento da Bay street com a Queen Street. Foi inaugurada em 1899 e substituída pela Nova Prefeitura em 1965. Atualmente é a sede das cortes judiciárias municipais de Toronto.

 

Yorkville 

O bairro de Yorkville fica pertinho do centro de Toronto, sendo considerado como um dos mais chiques e luxuosos da cidade. Concentra o maior número de lojas e grife da cidade.

O epicentro do bairro é na região onde está localizado o Yorkville Village, um centro de compras com lojas de grifes famosas.

O lugar é muito convidativo para ser explorado a pé, com ruas estreitas e vielas charmosas. Durante nosso passeio vimos várias Ferraris estacionadas.

Casa Loma

A Casa Loma é uma das principais atrações turísticas de Toronto, funcionando hoje como um museu. É uma ótima opção para visitar em um dia chuvoso ou muito frio em Toronto.

Construído entre 1911 e 1914, era considerada a maior residência da América do Norte. Contudo, a casa nunca foi terminada, pois seu proprietário, Sir Henry, perdeu o seu monopólio de energia em favor do poder público e faliu. Todos os seus bens foram confiscados.

A Casa Loma possui cômodos que remontam ao início do século XX, levando o visitante a viajar no tempo, apreciando uma mobília e objetos de decoração originais, além de obras de arte vindas de diferentes países.

Um áudio-guia gratuito é fornecido aos visitantes, proporcionando interessantes informações sobre cada um dos cômodos e áreas do castelo.

Muitos filmes famosos foram produzidos na Casa Loma, como X-Men e Chicago, sendo que os pôsteres estão no piso inferior do castelo.

Casa Loma Toronto

O jardim da Casa Loma é muito bonito e de maio a outubro ele fica todo florido e, com as bonitas fontes de água, o jardim fica ainda mais encantador.

A Casa Loma é uma das atrações que você pode visitar gratuitamente com o CityPass Toronto!

 

Royal Ontario Museum

O Royal Ontario Museum, localizado no centro de Toronto, é o maior museu do Canadá. Criado em 1912, abriga mais de 5 milhões de peças, sendo uma excelente opção para quem gosta de exibições sobre a história humana, animal e da natureza.

Royal Ontario Museum

O museu é muito grande, com diversas alas repletas de coleções interessantes. Quem gosta de museu não pode deixar de visitá-lo!

A decoração do museu é muito bonita, incluindo até mesmo a recriação de uma floresta de Ontario, com árvores típicas e animais que habitam essas florestas.

Royal Ontario Museum

A ala dos dinossauros é muito legal, cheio de fósseis. Painéis informativos mostram em cada fóssil o que é original e o que foi reconstruído.

Com o CityPass Toronto você visita o Royal Ontario Museu gratuitamente.

 

St. Lawrence Market

A National Geographic elegeu em 2012 o St. Lawrence Market como o melhor mercado de comida no mundo. O lugar conta com uma boa variedade de produtos, desde carnes, doces, sanduíches, frutas e muito mais.

St Lawrence Market Toronto

Pode ser uma boa opção para o almoço. Aqui você encontrará sanduíches, massas, comida chinesa, saladas, tacos… O piso inferior conta com uma estrutura de mesas coletivas, onde você poderá se sentar para comer o seu almoço.

 

Distillery District

O Distillery District é bairro comercial exclusivamente para pedestres, com muitas lojas, galerias de arte, bares e restaurantes. É considerado como um dos lugares mais charmosos de Toronto.

Está construído em um lugar que antes abrigava a Gooderham and Worts Distillery, uma das maiores destilarias da América do Norte.

É um lugar legal para se conhecer tanto durante o dia como também à noite, quando fica ainda mais movimentado. É bem fácil de chegar com o transporte público ou caminhando desde o centro de Toronto.

 

Eaton Centre

O Eaton Centre é o principal shopping de Toronto, localizado bem no centro da cidade, com mais de 200 lojas espalhadas pelos seus quatro andares. Está conectado ao Path, série de túneis comerciais que ligam edifícios as estações de metrô.

Uma das suas atrações é o imenso teto de vidro, repleto de gansos canadenses.

O shopping possui uma boa praça de alimentação, com muitas opções, sendo uma excelente opção para o almoço ou jantar.

 

Hockey Hall of Fame

O hockey no gelo é o esporte mais popular do Canadá, sendo esse museu dedicado a ele, com equipamentos usados pelas estrelas do esporte, troféus, fotos e arquivos históricos. Parece ser uma visita interessante para quem é fã do esporte.

Não chegamos a entrar, passamos apenas em frente.

 

Toronto Islands

Um passeio muito legal para ser feito em um dia ensolarado em Toronto é visitar as Ilhas de Toronto. Para chegar, você precisará embarcar na balsa que parte do porto no centro da cidade.

A travessia dura cerca de 15 minutos. Da ilha você tem uma incrível vista para a cidade.

É uma excelente alternativa para fugir um pouco da correria de Toronto, sendo uma ótima pedida para quem gosta de natureza, caminhar e se o tempo estiver quente, dar um mergulho.

Uma boa opção é pegar o ferry rumo a Ward’s Island e então caminhar, passando pelas praias e casas de veraneio. Você chegará a Centre Island, que é a ilha mais movimentada e badalada durante o verão, com uma boa estrutura.

Continuando a caminhada, você chegará na Hanlan’s Point, que tem uma praia de roupa opcional. Daqui, basta seguir que você chegará no porto para embarcar de volta para Toronto.

 

Younge-Dundas Square

A Younge-Dundas Square fica bem no centro de Toronto, em frente ao Eaton Centre, sendo uma espécie de “mini” Times Square. É cheia de luminosos, sendo muito movimentada o dia inteiro, cheia de lojas, bares e restaurantes. Vale a pena ir conhecer.

Dundas Square Toronto

Chinatown de Toronto

Perto da Dundas Square está a Chinatown de Toronto, que é uma região dominada pela cultura chinesa e também outros países da Ásia. Reúne muitas lojas, casas de massagem, mercados e restaurantes voltados para a cultura asiática.

É uma boa opção para comprar souvenirs, pois tem várias lojas que vendem artigos variados a bons preços.

 

Kensington Market

O Kensington Market não é um mercado como o nome leva a entender, mas sim um bairro em Toronto, pertinho de Chinatown. Reúne uma mistura interessante de lojas com produtos latinos, produtos frescos, cafés, restaurantes e lojas de roupa vintage etc. É um lugar bem diferente para se conhecer em Toronto.

 

Queen’s Park

Localizado bem no centro de Toronto, o Queen’s Park é um local muito bom para caminhar e relaxar. Aqui está localizado o Ontario’s Legislative Building, que é uma das construções mais bonitas de Toronto. Aproveite para conhecer a Universidade de Toronto, que está bem próxima.

 

Universidade de Toronto

A Universidade de Toronto é composta por vários prédios, que remetem as universidade europeias e até mesmo aos filmes do Harry Potter.

Foi fundada em 1827, sendo a primeira universidade do Canadá. A entrada é livre e você pode caminhar para conhecer o seu bonito campus.

 

Toronto Zoo

O Toronto Zoo possui mais de 7000 acres e 5000 animais, representando cerca de 450 espécies. Está localizado na parte leste de Toronto, afastado do centro da cidade. É um lugar para passar o dia, pois o zoológico é imenso.

Fonte: City Pass Toronto

Com o CityPass Toronto você visita o Toronto Zoo gratuitamente.

 

Quantos dias ficar em Toronto

Embora Toronto seja uma cidade na qual grande parte das atrações estão perto uma das outras, visitá-las com calma demanda tempo. É uma cidade na qual você sempre encontrará alguma coisa para fazer.

Se você não pretende perder tempo olhando lojas, três dias inteiros proporciona tempo suficiente para visitar as principais atrações, incluindo uma visita as Toronto Island’s.

Podendo ficar mais alguns dias na cidade, você poderá visitar algumas das atrações mais distantes, como o zoológico de Toronto e também ir conhecer as Cataratas do Niágara.

 

Cataratas do Niágara

Uma atração imperdível que está localizada a cerca de 120 km de Toronto são as Cataratas do Niágara. Muitas vezes as pessoas visitam Toronto sem saber que poderiam esticar a viagem e ir conhecer uma das maravilhas do mundo moderno.

Niagara Falls Canada

É possível ir conhecer as Cataratas do Niágara de diferentes maneiras. Descubra mais sobre essa atração em nosso guia completo sobre o lado canadense das cataratas.

 

Dicas de Toronto

– Toronto é uma cidade que pode ser visita em qualquer época do ano, até mesmo no inverno a cidade tem o seu charme. Contudo, durante os meses mais quentes (maio a setembro), a cidade torna-se excelente para ser explorada a pé.

– Os hotéis em Toronto não são baratos, principalmente no centro. Comece a pesquisar com antecedência para encontrar promoções.

– Prepara-se para caminhar muito em Toronto, pois é possível chegar até as principais atrações caminhando.

– O CityPass Toronto oferece um excelente custo-benefício, já que inclui as principais atrações da cidade.

– Cuidado ao estacionar o carro nas vias públicas em Toronto. Preste atenção nas placas. A grande maioria das vias não permite que os veículos pernoitem.

 

One thought on “Toronto: guia completo para explorar a cidade!

Deixe um comentário