Guia de Interlaken: explorando os Alpes Suíços

Interlaken, na Suíça, é um dos destinos mais procurados pelos turistas que desejam conhecer os famosos Alpes Suíços. A localização perfeita da cidade, entre dois lagos, e o fato dela estar cercada por majestosas montanhas, entre elas, a famosa Jungfrau “Top of Europe”, a transforma em um destino de férias perfeito o ano inteiro.

A cidade se chama Interlaken pelo fato de estar localizada entre dois lagos: o Lago Brienz, que tem uma linda coloração esmeralda; e o lago Thun, com uma bonita coloração azulada. Sem dúvida, os lagos conferem um clima especial à cidade, sendo uma combinação perfeita de lago com montanha.

Passeio no centro de Interlaken

Além das emblemáticas montanhas que ficam pertinho de Interlaken, muitas são as opções de vilarejos para se conhecer a partir da cidade. A região é um verdadeiro paraíso para os praticantes de atividades ao ar livre, como esqui, snowboard, trilhas, mountain bike, parapente etc. São muitas as atividades, sendo tudo servido por um excelente sistema de transporte público.

 

Onde fica e como chegar

A cidade de Interlaken está localizada bem no meio da Suíça, estando a aproximadamente 1h de distância de Berna, 2hs de distância de Lucerna ou Zurique. Interlaken está perfeitamente interligada ao excelente transporte ferroviário e rodoviário da Suíça. É possível chegar até Interlaken de trem vindo de qualquer cidade servida pela ferrovia.

No site da ferrovia suíça você pode consultar os itinerários dos trens e também comprar passagens. Comprando com antecedência é possível encontrar preços promocionais em alguns horários e trechos.

Fomos de trem de Lucerna até Interlaken, com o Luzern Express – que é um trem panorâmico, confortável e com janelas amplas, inclusive na segunda classe. A viagem é muito bonita, com lindas paisagens. Vale muito a pena fazer essa viagem durante o dia.

A localização privilegiada de Interlaken a transforma em uma base perfeita para se explorar a região dos Alpes Suíços. Fica pertinho também de lindas cidades e vilarejos que merecem uma visita.

 

Onde ficar em Interlaken

A cidade de interlaken possui uma boa infra-estrutura hoteleira, com opções de hospedagem desde as mais econômicas até as mais luxuosas. A cidade está bem preparada para o turismo.

Se você for chegar de trem, é uma boa escolher um hotel que fique perto de uma das duas estações de trem de Interlaken, facilitando assim o deslocamento.

Tanto a estação de Interlaken Ost e Interlaken West possuem boas opções para se ficar. Procure pesquisar com antecedência para encontrar preços melhores e promoções.

Existem alguns hotéis que ficam mais afastados do centro de Interlaken, exigindo caminhadas mais extensas até a estação de trem ou que se pegue um táxi. Podem ser uma boa opção para quem está de carro.

No geral, Interlaken não é uma cidade barata para se ficar. Uma região com bons hotéis a preços razoáveis é a cidade de Wilderswil. Essa pequena cidade tem uma estação de trem e está localizada a menos de 5 minutos da estação Interlaken Ost.

 

Locomoção em Interlaken

O transporte público de Interlaken tem o padrão Suíço de qualidade e pontualidade, podendo ser utilizado para chegar até as principais atrações da região.

Ficando hospedado em algum hotel de Interlaken, você tem direito ao Guest Card, que dá direito a utilizar o transporte público gratuitamente dentro da região central de Interlaken, além de descontos em atrações e atividades.

 

O que fazer no centro de Interlaken

A cidade de Interlaken é pequena, podendo ser facilmente explorada a pé ou utilizando o excelente sistema de transporte público. Os principais pontos de interesse do centro de Interlaken podem ser alcançados com curtas caminhadas.

Uma boa forma de começar a explorar Interlaken é caminhando ou pedalando nas margens do rio Aare. O lugar é muito bonito, com lindas vistas das montanhas, principalmente em dias ensolarados. Observe a linda coloração do rio.

Você pode passear ao lado do rio Aare a pé ou alugar uma bike e pedalar pela orla. O passeio é bem bonito, entre as montanhas da região e chegando no lago Brienzersee já se pode ter uma noção mais autêntica da paisagem que te aguarda no topo da montanha. É realmente muito lindo, principalmente quando os dias estão ensolarados.

Interlaken centro Suiça

A avenida Höhewegg liga as duas estações de trem de Interlaken (Ost e West) e concentra muitas lojas, restaurantes, lanchonetes e hotéis. Nesta rua você encontra várias lojas para comprar presentes e relógios. Não deixe de percorrer esta rua se você deseja comprar alguma coisa.

Aproveite para conhecer o Casino Kursall, que foi construído em 1859. O lugar conta com um bonito jardim, uma bela fonte e um relógio de flores.

O Höhematte Park é um amplo parque cheio de flores e bem cuidado. Oferece uma bonita vista para as montanhas, sendo possível até mesmo avistar o Jungfrau. Uma ótima opção para se caminhar e relaxar em Interlaken.

 

Montanhas próximas a Interlaken

Em nossa viagem, tivemos a oportunidade de visitar duas montanhas que ficam perto de Interlaken: a Jungrau e a Schilthorn – a montanha do filme 007. Existem várias outras montanhas que merecem ser visitadas, mas devido ao nosso tempo reduzido em Interlaken, não visitamos.

 

Top of Europe – Jungfrau

A subida até ao Top of Europe, a montanha Jungfrau, por meio da famosa ferrovia Jungfraujoch, é a atração mais famosa e procurada de Interlaken. É o lugar mais alto da Europa que é possível se chegar de trem. É um passeio imperdível para quem visita a região, oferecendo uma experiência inesquecível.

Jungfrau railroad

É importante separar um dia inteiro para fazer esse passeio. O transporte até o topo da montanha é realizado por um sistema de trens interligados, que dura no mínimo seis horas ida e volta. O trem passa por vilarejos que merecem uma visita. Você pode fazer quantas paradas quiser, não precisando fazer baldeações imediatas.

A viagem até o Top of Europa começa na estação de trem Interlaken Ost. A primeira escolha é se deseja subir por Grindelwald ou Lauterbrunnen. O trajeto é circular, sendo que você pode subir por um caminho e descer pelo outro. As partidas são sincronizadas com os horários de chegada dos trens vindos de Lucerna, Zurique e Berna.

Recomendamos a subida por Lauterbrunnen. Não deixe de descer em Lauterbrunnen para conhecer pelo menos um pouco deste lindo vilarejo suíço. Pela manhã a luz solar contribui para que as suas fotos fiquem ainda mais bonitas. Caminhe um pouco pela rua principal para ver algumas das dezenas de cachoeiras de Lauterbrunnen. O lugar é indescritível.

Lauterbrunnen falls

O trajeto final da viagem é feito dentro de um túnel, com direito a uma parada na ida para ver as montanhas.

Quando o trem sai do túnel, você já está a 3.500 metros de altura em Jungfraujoch, que é o pé da montanha Jungfrau. Esse lindo platô oferece espetaculares vistas dos picos do Jungfrau, do Mönsch e do Eiger. Além disso, é possível avistar geleiras.

O lugar oferece excelentes mirantes, oportunidade de tirar fotos com a bandeira da Suíça tendo como pano de fundo os alpes suíços, opções para caminhar e brincar na neve, uma loja da Lindt, um cineminha que exibe um filme com imagens panorâmicas das montanhas, um palácio de gelo, lojinhas de presentes, lanchonete e algumas outras atrações.

O Palácio de Gelo é muito legal e também bastante frio…

Ice Palace Jungfrau

 

Schilthorn – A montanha do filme 007

A Schilthorn serviu cenário para um filme de James Bond em 1968: “007 a serviço de Sua Majestade” e hoje, meio século depois, a montanha ainda carrega a fama do personagem, com direito a muitas referências, incluindo um hambúrguer servido no restaurante giratório com a estampa “007” no pão.

007 Burger in Schilthorn Piz Gloria

O ponto de embarque do teleférico para a montanha Schilthorn está em Lauterbrunnen, um lindo vilarejo, repleto de cachoeiras, pertinho de Interlaken.

Schilthorn gondola

Para chegar até a Schilthorn, basta pegar o trem em Interlaken e desembarcar em Lauterbrunnen. Desde a estação, você pode optar por ir caminhando até o ponto de embarque para a montanha, passando por um cenário maravilhoso: vales, montanhas, vaquinhas com sininho no pescoço e muitas cachoeiras. A duração da caminhada é de aproximadamente uma hora.

A montanha está dividida em três partes, cada uma com uma série de atrações: “3 Chill”, “2 Thrill” e “1 View”. Não deixe de visitar cada uma das partes.

A primeira parada “3 Chill” fica perto de Mürren, a 1638 metros de altitude. Aqui você encontra muitas opções de trilhas, com diferente níveis de dificuldade. Aproveite para caminhar e explorar o lindo vilarejo de Mürren.

Wregren Schilthorn

A segunda parte da montanha “2 Thrill” está a 2677 metros de altitude. Aqui você já estará perto do topo da montanha, com direito a paisagens incríveis. O Skyline walk oferece lindas vistas para as montanhas, com direito a um pedaço de chão de vidro. O Bistro Birg oferece algumas opções de lanches e mesas com vistas para as montanhas.

Schilthorn view

Em 2016 foi inaugurada a Thrill Walk, uma plataforma de caminhos na beira do penhasco, oferecendo vistas impressionantes para as montanhas. Muito legal!

Schilthorn Suíça

A última parte da montanha “1 View”fica a uma altitude de 2971 metros. A Skyline View oferece uma vista perfeita e incrível dos alpes suíços. A plataforma permite caminhar em torno da montanha e ver tudo ao redor. O lugar é todo decorado no clima do filme do 007.

Schilthorn 2970m Suíça

Nesta última parte, você encontra uma exposição sobre o James Bond “Bond World”, loja de presentes, a calçada da fama do 007 (uma trilha curtinha e bem legal), o mirante Piz Gloria, o restaurante giratório Piz Gloria, entre outras atrações.

James Bond in Schilthorn Suíça

Um roteiro bem legal é combinar uma visita de meio período a Lauterbrunnen e depois seguir para a Schilthorn. Caminhando da estação de trem de Lauterbrunnen até a estação da gôndola já é possível ter uma visão geral do vilarejo.

 

Cidades que merecem uma visita

Interlaken está perto de muitas cidades e vilarejos que merecem uma visita, sendo facilmente acessíveis por trem. Listamos a seguir algumas que tivemos a oportunidade de conhecer.

 

Lauterbrunnen

No topo da lista não poderia deixar de estar o vilarejo de Lauterbrunnen, com suas dezenas de cachoeiras.

Lauterbrunnen falls

O lugar é incrível, convidativo para se passar uma vida inteira. Montanhas, vales, vaquinhas e cachoeiras formam um cenário perfeito.

Lauterbrunnen vilarejo suíça

cowns vacas na suíça lauterbrunnen

O vilarejo de Lauterbrunnen inspirou J. R. R. Tolkien a criar a Valfenda (Rivendel, em inglês), o reduto élfico escondido em um vale, o lugar mais bonito de toda a fictícia Terra-Média, onde o mal é incapaz de penetrar. Tolkien visitou o vilarejo em 1911, quando tinha 19 anos de idade.

Lauterbrunnen Switzerland

Chegar em Lauterbrunnen é muito fácil: basta embarcar no trem na estação Interlaken Ost. A viagem leva cerca de 20 minutos.

 

Grindelwald

Logo após sair da estação de trem já descobrimos que Grindelwald é um lugar super especial. A primeira paisagem que vemos é formada por uma majestosa montanha, que serve de pano de fundo para uma pequena vila com lindos chalés e ruas estreitas.

Grindelwald train station

Grindelwald está localizada na região de Jungfrau, pertinho de Interlaken, aos pés da montanha Eiger. É muito fácil chegar de trem: basta embarcar na estação Interlaken Ost. A viagem tem duração de 34 minutos.

Chegamos em Grindelwald no final do dia e tivemos pouco tempo para explorar o vilarejo. Podemos conhecer algumas praças e lojas charmosas ambientadas em chalés de madeira.

Grindelwald Switzerland Suíça

É o ponto de partida da gôndola para a montanha Grindewald First, que possui muitas atrações. Infelizmente, estava fechada no período da nossa viagem.

Você pode facilmente combinar uma visita de meio período a Grindelwald e depois seguir rumo a montanha Grindelwald First.

 

Mürren

O vilarejo de Mürren fica perto de Lauterbrunnen e de Interlaken, no caminho para a montanha Schilthorn, estando a 1.650 metros de altitude.

O lugar é uma graça, cheio de pousadas, restaurantes, cafés e chalés de madeira. Tem uma vista muito bonita para as montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.

Murren Switzerland Suíça

Chegar até Mürren é bem fácil de trem e teleférico. O primeiro passo é chegar até Lauterbrunnen. Depois, é só embarcar no teleférico até Mürren.

 

Kleine Scheidegg

O vilarejo de Kleine Scheidegg está localizado a 2061 metros de altitude e fica no caminho para a montanha Jungfrau, sendo o local onde se embarca no último trem rumo ao “Top of Europe”.

O lugar é muito procurado para a prática de esportes de inverno, contando com uma excelente estação de esqui.

Kleine Scheidegg Jungfrau

É o ponto de partida para excelentes trilhas, de diferentes níveis de dificuldade. Uma trilha muito famosa na região, que infelizmente não tivemos tempo pra fazer, é a Jungfrau Eiger Walk, com 2,5 km de extensão.

 

Wengen

Wengen é um vilarejo que parece ter saído de um filme, de um comercial de chocolate suíço. Reúne casinhas de madeiras, árvores, vacas, montanhas nevadas e muito verde. O lugar é muito bonito, estando localizado nos alpes suíços.

Wengen Jungfrau

Não há estrada que leve até Wengen e também lá não são permitidos veículos motorizados.

O acesso por trem é muito fácil. Basta embarcar no trem em Interlaken Ost para Lauterbrunnen. De lá, basta pegar outro trem até Wengen, sendo que a viagem dura cerca de 15 minutos.

Você pode incluir uma parada em Wengen no caminho para o Jungfrau. Mas se tiver tempo disponível, pode aproveitar para passar uns dias na cidade, curtindo o autêntico clima alpino de um típico vilarejo suíço.

 

Esportes radicais

Interlaken é muito procurada por praticantes de esportes radicais, pois oferece um ambiente perfeito para a prática deles.

São muitas as modalidades praticadas em Interlaken e arredores: bungee jump, paraquedas, parapente e muito mais. Muitas agências oferecem atividades guiadas para turistas.

 

Quando ir para Interlaken?

Interlaken é uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, tendo atividades para serem praticadas em todas as estações.

Contudo, a escolha da época é importante dependendo do tipo de atividade que você quer fazer. Durante o verão e a primavera, os dias são maiores e os dias são bem ensolarados. A época é perfeita para quem quer fazer trilhas, nadar nos lagos, caminhar, pedalar, praticar esportes radicas etc. Ainda é possível encontrar neve nas montanhas mais altas, como a Jungfrau.

Durante o outono e o inverno, os dias são mais frios e escurem mais depressa. As cidades e vilarejos próximos costumam ficar todos branquinhos pela neve, tornando a paisagem bem bonita. É uma ótima época para quem quer praticar esportes de inverno.

 

Quantos dias ficar em Interlaken?

A cidade de Interlaken oferece muitas atrações e também é a base perfeita para conhecer cidades e vilarejos próximos. Assim, quantos dias ficar em Interlaken dependerá do que você se interessar em ver na região.

interlaken switzerland suíça centro

Recomendamos uma estadia mínima de três noites na cidade. Assim, é possível conhecer as principais atrações da região e ainda conhecer os vilarejos mais famosos.

Contudo, se você tiver mais tempo disponível, não se arrependerá em ficar mais tempo em Interlaken. A localização privilegiada de Interlaken torna a cidade o ponto de partida para conhecer muitas atrações interessantes.

 

Dicas de Interlaken

– Considerando que a cidade de Interlaken oferece muitas atrações, é muito importante que você monte o seu roteiro com antecedência, programando o que fazer em cada dia.

– Não deixe de incluir em seu roteiro em Interlaken a subida ao “Top of Europe”. Tente ir quando o dia estiver ensolarado, para que você possa ter uma boa visibilidade lá no alto da montanha.

– Quando estiver no alto de uma montanha e o tempo estiver bom, aproveite para tirar todas as fotos que desejar. O tempo muda muito depressa em altas atitudes, podendo nublar rapidamente e prejudicar suas fotos.

– O Swiss Pass é uma verdadeira mão na roda para quem visita Interlaken, pois permite a utilização do transporte público das cidades gratuitamente. Além disso, garante bons descontos nos trens turísticos e teleféricos.

 

4 thoughts on “Guia de Interlaken: explorando os Alpes Suíços

    1. Os preços variam bastante, fica difícil te passar essa informação. Pesquise o preço do voo para a data que você quer e os hotéis no booking.com

Deixe um comentário