Zurique: o que fazer na maior cidade da Suíça

Zurique é a maior e principal cidade da Suíça, com cerca de 400 mil habitantes. É o principal centro econômico do país e uma das mais importantes capitais financeiras do mundo. Geralmente está entre as primeiras cidades com melhor qualidade de vida do mundo.

Grande parte dos turistas que visitam a Suíça entram no país por Zurique. A cidade conta com um moderno aeroporto e um excelente sistema de transporte ferroviário, que permite um deslocamento eficiente a partir de Zurique para as demais cidades suíças. Muitos turistas apenas passam por Zurique, sem incluí-la em seu roteiro, deixando de conhecer essa bonita cidade, que tem muito para oferecer.

É uma cidade relativamente pequena, localizada na Europa ocidental. Zurique reúne uma série de atrações capazes de satisfazer a todos os gostos. Oferece deliciosos chocolates, museus interessantes, parques, ótimos lugares para se caminhar, centro comerciais etc. Conta com uma infra-estrutura impecável e também é bastante segura.

 

Onde ficar

A melhor localização para se ficar em Zurique é no centro da cidade, pois assim se estará próximo às principais atrações. Se você estiver chegando de trem, ficar perto da estação central de Zurique pode ser uma boa opção para poder ir caminhando até o hotel.

Contudo, o preços dos hotéis em Zurique são relativamente elevados. Uma boa forma de economizar na hospedagem, é escolher um hotel próximo ao aeroporto, que também tem uma estação de trem. Os preços dos hotéis nessa região costumam ser bem menores dos praticados pelos hotéis do centro. Procure por um hotel perto de um ponto de ônibus ou estação de trem, para assim poder se deslocar até o centro de Zurique.

 

Quantos dias ficar em Zurique

Zurique oferece uma série de atrações, sendo uma cidade gostosa para ser explorada a pé. Em três dias é possível conhecer suas principais atrações e ainda visitar alguns museus e fazer um passeio pelo rio Limmat.

Caso você não disponha de tanto tempo, saiba que em apenas um dia bem planejado é possível conhecer as principais atrações da cidade. Contudo, tendo mais tempo é melhor para poder passear com calma nesta linda cidade.

 

Atrações e pontos de interesse em Zurique

 

Zurich Hauptbahnhof (Zurich HB)

É a maior estação de trem da Suíça, com 26 plataformas e recebe cerca de 400 mil passageiros diariamente. Inaugurada em 1847, funciona atualmente como a principal estação de bondes (S-Bahn) e metrôs (Trams) de Zurique, conectando a cidade às demais cidades suíças por trem e também destinos na Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, entre outros. É uma construção imponente, em estilo neo-renascentista.

Zurich HB estação de trem

Bahnhofstrasse

É a principal rua do centro de Zurique, sendo uma das avenidas comerciais mais exclusivas e caras do mundo. Possui 1,4 km de extensão e reúne marcas famosas, lojas de chocolate, relógios e jóias. É uma rua bem arborizada, sendo que os carros somente circulam em certos trechos. Começa na estação ferroviária central de Zurique e termina no Lago Zurique.

Zurique

É uma passeio interessante a se fazer em Zurique, mesmo que você não queira comprar nada. Passa pela rua Augustinergasse, que leva até a parte antiga da cidade (Old Town) e também pela Paradeplatz, que reúne as sedes do UBS e Credit Suisse, além da famosa Confiserie Sprüngli – com seus chocolates maravilhosos.

 

Augustinergasse

É uma das ruas mais bonitas da cidade de Zurique, com construções coloridas, bonitas sacadas e bandeiras.

A Augustinergrasse remonta ao século 13, quando era habitada por artesãos e suas famílias. A partir do século 17, a rua passou a ser habitada pela burguesia, que iniciaram uma competição para ver quem tinha a fachada mais bonita. Atualmente, a rua é cheia de lojas, café e restaurantes.

centro de zurique

Você pode subir por essa rua para então chegar até ao parque Lindenhof.

 

Lindenhof

É um parque elevado, estando a 25 metros acima do rio Limmat, oferecendo bons panoramas da cidade de Zurique. Conta com uma ampla área verde, mesas de pedra, área de boliche e xadrez.

No século 4, o local abrigou um forte romano que era usado como defesa e proteção das invasões. Nos dias de hoje ainda é possível encontrar ruínas pré-históricas, romanas e medievais.

O acesso ao parque é bem fácil e vale muito a pena conhecê-lo e ter uma bela vista da cidade de Zurique.

 

Lago Zurique

O Lago Zurique oferece uma série de atividades. Seguindo até o final da Bahnhofstrasse e continuando em linha reta, você chega até a praça Bürkliplatz, às marges do Lago Zurique. Aqui, nos sábados de verão, é montado um popular mercado de pulga. Daqui partem barcos de transporte público, que podem ser utilizados para dar uma volta pelo bonito lago. Caminhar pelo calçadão à beira do lago é uma boa pedida.

 

Sprüngli

É uma das confeitarias mais famosas da Suíça, estando localizada na praça Paradeplatz há mais de 175 anos. Aproveite para experimentar os deliciosos chocolates, trufas, bombons, bolos etc. O lugar costuma ficar bem cheio.

Fontes

Zurique é considerada a cidade com o maior número de fontes públicas de água potável do mundo. São ao todo 1224, todas bem mantidas e algumas muito bonitas.

Assim, uma boa pedida em Zurique é comprar uma garrafinha d’água e então enchê-la ao longo do dia nas diferentes fontes que você irá encontrar durante o dia na cidade.

 

Museu da FIFA

O Museu da FIFA mostra toda a emoção do futebol, contando toda a sua história de uma forma bem interativa. Oferece a oportunidade de se sentir dentro de um estádio de futebol, em plena Copa do Mundo e conhecer como foi a trajetória do esporte ao longo dos tempos.

Possui uma vasta coleção de artigos relacionados ao futebol e tem toda a história das Copas do Mundo, incluindo sobre a que foi realizada no Brasil em 2014.

Museu da fifa em zurique

Existem atrações do museu ligadas a experiências sensoriais, empregando tecnologias como videogame, realidade aumentada, aplicativos móveis etc. Tudo é muito legal e envolvente.

Na última parte do museu, você tem a oportunidade de praticar algumas atividades relacionadas ao futebol e acumular pontos, ficando seu nome registrado no placar.

Gostamos muito do museu, que certamente excedeu as nossas expectativas. Não somos muito fãs de futebol, mas mesmo assim foi uma excelente experiência.

O Museu da FIFA de Zurique está localizado na Seestrasse 27, em um bairro super bonito. A melhor forma de se chegar até lá e com o tram de número 6, descendo na estação final, a Bahnhof Enge. É possível também embarcar em um dos trens na Zurich HB que passam pela estação Bahnhof Enge. Do centro até o museu a viagem leva menos de 10 minutos.

 

Qual a melhor época do ano para se viajar para Zurique?

Para conhecer uma Zurique bonita e alegre, com flores por todos os lados, recomenda-se visitar a cidade na primavera. Os meses de maio a agosto são os mais recomendados para quem quer passear pela cidade sem ter que se preocupar muito com o frio, podendo aproveitar dias com temperaturas agradáveis e ainda mais longos.

Durante o inverno, a temperatura cai bastante e as atividades ao ar livre podem ficar comprometidas. Contudo, os preços dos hotéis costumam ficar bem acessíveis. A cidade fica uma graça coberta pela neve.

 

Transporte público em Zurique

Se locomover em Zurique utilizando o transporte público é bem fácil. Apesar de não ter um sistema de metrô, Zurique conta com um sistema de trams e trens que cobrem as principais atrações da cidade.

Economizando em Zurique com o Zürich Card 

O Zürich Card é uma boa opção para quem quer conhecer Zurique em pouco tempo, pois inclui todos os tipos de transporte público da cidade, além de incluir atrações gratuitas e oferecer descontos em atividades, atrações e até mesmo compras.

Está disponível nas versões de 24 ou 72 horas. A lista completa das atrações gratuitas e descontos, bem como onde comprar e valores, você pode conferir aqui.

Deixe um comentário