Munique: atrações, dicas e roteiros da capital da Baviera, na Alemanha

Munique é a capital da região da Baviera, sendo um dos destinos mais procurados na Alemanha. E não é a toa: a cidade oferece muitas atrações o ano inteiro, além de ser sede da Oktoberfest, festival de cerveja realizado anualmente na cidade desde 1.810!

Munique a noite

A cidade sofreu inúmeros bombardeios, mas por sorte muitas de suas preciosidades sobreviveram às atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Assim, a cidade hoje é uma mistura de prédios antigos e modernos, com lindos palácios, belas igrejas e construções bem conservadas. Munique é uma cidade vibrante, onde a história convive muito bem com a modernidade.

Quem visita Munique terá a oportunidade de ver muita história caminhando por suas charmosas e bem cuidadas ruas e parques. Poderá experimentar sua sofisticada gastronomia, degustar suas famosas cervejas, assistir a partidas de futebol em seu moderno estádio, visitar um campo de concentração, além de muitas outras possibilidades.

Munique é uma ótima escolha para quem quer conhecer uma síntese da Alemanha, pois reúne as principais características do país. A localização privilegiada de Munique torna a cidade fácil de ser incluída em seu roteiro pela Europa, além de possibilitar visitar cidades e atrações próximas.

 

Como chegar em Munique

Infelizmente, atualmente não existem mais voos diretos entre o Brasil e Munique. O trecho já foi operado pela saudosa Varig e também pela Lufthansa (que deixou de operar o trecho São Paulo – Munique em 2016).

Contudo, graças a localização privilegiada da cidade, é bem fácil chegar fazendo conexão em um dos aeroportos europeus. Empresas como Alitalia, Iberia, Lufthansa, British Airways, Air France operam voos para Munique.

É possível também chegar de trem em Munique. A Alemanha possui um excelente sistema de transporte ferroviário, possibilitando ligações das principais cidades da Alemanha até Munique. É possível, inclusive, embarcar de países próximos, como Áustria, Suíça, Bélgica e Itália, com destino a Munique. Os trens de alta-velocidade são bastante confortáveis. Você pode pesquisar e comprar as passagens neste site. Comprando com antecedência de dois ou três meses é possível encontrar tarifas promocionais.

 

Como se locomover em Munique

A cidade de Munique possui um eficiente sistema de transporte público, composto por metrô, trams e ônibus, que te leva até as principais atrações. É o meio de locomoção mais recomendado na cidade.

Metro de Munique

Você pode pagar por cada passagem ou comprar passes para uso ilimitado por um ou três dias. As tarifas são classificadas por zonas. Contudo, as principais atrações estão dentro da primeira zona, denomina de “Inner district”. Aqui você pode se informar sobre os preços, as zonas e ainda baixar um programa para celular que planeja as rotas.

O metrô de Munique não tem catracas. Ao utilizar o ticket pela primeira vez, você precisará validá-lo em uma das máquinas. Viajar sem validar o ticket pode resultar em uma multa se você for pego por um dos fiscais.

 

Transporte do Aeroporto de Munique até o centro da cidade ou hotel

O Aeroporto de Munique está localizado a cerca de 38 km da estação de trem central da cidade. Contudo, oferece diferentes formas de deslocamento que tornam a viagem até o centro da cidade bem fácil:

– Táxi: é a opção mais cômoda e também mais cara para se chegar até o hotel. A corrida até um hotel no centro de Munique, fica em torno de 70 a 80 Euros (preços de 2017). Os motoristas geralmente falam muito bem inglês. Basta seguir a sinalização na área de desembarque do aeroporto.

– Trem: uma opção barata e segura para se chegar até a estação central de Munique. As linhas S1 e S8 chegam na estação central em torno de 45 minutos. Você pode comprar o ticket em uma das máquinas de auto-atendimento, que aceitam dinheiro ou cartão de crédito. Escolha a opção “Airport city day single ticket”, para comprar a passagem para uma pessoa, ou “Airport city day group ticket” para comprar para grupos de duas a cinco pessoas (o valor é o mesmo).

– Ônibus: a companhia aérea Lufhansa opera um ônibus até a estação de trem central de Munique. A viagem dura cerca de 45 minutos. Você pode acomodar suas bagagens no bagageiro do ônibus. O ônibus parte a cada 15 minutos e a tarifa é bem acessível. Utilizamos este ônibus e recomendamos. Aqui você pode obter maiores informações sobre o ônibus, como o itinerário e valor atualizado da passagem.

 

Atrações e o que fazer em Munique

 

Karlplatz

Esta praça é considerada o coração da cidade de Munique, servindo de ponto de encontro para os jovens, principalmente nos fins de tarde. Facilmente acessível de metrô, é o ponto de partida para se conhecer o centro histórico de Munique.

Karlplatz Munique

Após conhecer a praça, siga pela Neuhauter Strasse, que é uma rua repleta de restaurantes, lojas e atrações, que vai até a Marienplatz, a praça mais famosa de Munique.

 

Igreja de Saint Michel

É na Neuhauter Strasse que está localizada a belíssima igreja de Saint Michel, que foi fundada em 1.556. A entrada é gratuita. Aproveite para conhecer a igreja por dentro, que possui estilo renascentista.

Saint Michel Church Munchen

A Igreja de Saint Michel é considerada como sendo uma das mais bonitas de Munique, com uma fachada ornamentada. Foi atingida durante a Segunda Guerra Mundial, mas posteriormente foi reconstruída e renovada.

Saint Michel Church Munchen

 

Marienplatz

A Marienplatz (praça de Maria) foi fundada em 1.158 e desde então esta praça é tida como o centro de Munique. A construção mais importante é a prefeitura, a Rathaus. Sua fachada contém estátuas de governantes bávaros, além de santos, gárgulas e personagens da mitologia.

Munique

O relógio mecânico que fica no alto da torre executa um teatro de bonecos em certas horas do dia: 11hs, 12hs e 17hs. Durante estes horários, as atenções se voltam para esse singelo “espetáculo”.

Munique

Ao redor da praça você encontra muitas lojas, como Apple, Swarovski e Galerias Kaufhof, restaurantes e charmosos cafés. O ambiente é muito vibrante, cheio de pessoas o tempo inteiro.

 

Residenz Museum

O Residenz Museum é um palácio que serviu como residência para várias dinastias de reis da Bavária. É uma construção que se destaca no centro de Munique, abrigando muitos tesouros. Está localizado a alguns minutos de caminhada da Marienplatz.

Residenz Museum Munique

 

Hofgarten (Jardim da Corte)

O Jardim é um lugar bem agradável no centro de Munique, atraindo muitas famílias e casais, principalmente durante dos dias ensolarados do verão. É um bom lugar para se tirar fotos. Uma das principais atrações de Munique, o English Garten, está a uma curta caminhada.

Munique

 

English Garden

O English Garten é uma imensa área verde no centro de Munique, sendo maior até mesmo que o imponente Central Park de Nova Iorque. É um verdadeiro oásis no meio da cidade, cheio de vida durante o verão. Possui um imenso gramado para banhos de sol, que inclusive tem uma área dedicada para quem gosta de tomar banho de sol como veio ao mundo.

English Garten Munique

English Garten Munique

O parque oferece uma série de atividades, destacando-se a possibilidade de surfar no rio Isar e tomar uma deliciosa cerveja em um dos biergartens (jardim de cerveja). O parque é uma delícia para se passar o dia.

English Garten Munique Biergarten

 

Viktualienmarkt

O Viktualienmarkt é um mercado ao ar livre que fica perto da Marienplatz. Aqui você pode encontrar produtos de diversos lugares do mundo. Tem um biergarten (jardim de cerveja), que vende cervejas das principais cervejarias alemãs e barracas de comidas típicas. É um lugar interessante para se conhecer em Munique.

Munique mercado

 

Allianz Arena

O Allianz Arena é o moderno estádio de futebol do Bayern de Munique, que foi construído para a Copa do Mundo da Alemanha. O estádio é muito bonito, merecendo pelo menos uma visita ao seu exterior e a mega loja do Bayern, que tem até um biergarten.

Allianz Arena

Recomendamos que você faça o tour para conhecer o estádio. O tour está disponível em alemão e inglês e te leva para conhecer as principais áreas do estádio. É muito interessante. O estádio fica um pouco longe do centro de Munique, mas é facilmente acessível de trem.

Allianz Arena

 

Palácio Real Nymphenburg

O Palácio Real Nymphenburg fica um pouco afastado do centro de Munique, mas é possível chegar até ele facilmente com o transporte público em cerca de 15 minutos com o Tram 17. É um excelente passeio, pois o lugar é muito bonito, bastante convidativo para caminhadas. O jardim do palácio é lindo.

Palácio real em Munique

 

Campo de Concentração Dachau

Em Munique você pode aproveitar para conhecer um dos campos de concentração da Alemanha. O mais próximo de Munique é o Dachau, que foi o primeiro campo de concentração do país. Fica localizado a cerca de 30 minutos do centro da cidade, sendo facilmente acessível de trem combinado com um ônibus local da estação até a entrada do campo.

Dachau Munique

A visita ao campo de concentração Dachau foi um tanto quanto sombria, pois relembramos uma parte extremamente triste da história mundial, que resultou no sofrimento de muitas pessoas. O lugar mantém os alojamentos, o muro de fuzilamento, a câmara de gás e o crematório.

Dachau Munique

A entrada é gratuita. Recomendamos meio dia para conhecer o local com calma.

 

Hofbräuhaus

A Hofbräuhaus, conhecida por HB, é a cervejaria mais famosa de Munique. A cervejaria é muito animada, com uma decoração rústica: te levando a uma verdadeira viagem no tempo. No salão principal fica uma banda tocando o tempo todo músicas tradicionais. Vale muito a pena visitar este lugar para conhecer um pouco mais da cultura alemã.

HB Munique Munchen

 

Dicas de Munique:

– A cidade possui muitas festas além da Oktoberfest que é realizada entre setembro e outubro.

– Os preços das diárias dos hotéis costumam aumentar bastante durante as festas. Assim, se o seu interesse não for participar das festas, procure evitar estes períodos.

– Aproveite para comprar chocolates! Achamos os preços bem convidativos em comparação as demais capitais europeias.

– Prepara-se para andar bastante! Você pode dispensar o transporte público e caminhar entre as principais atrações do centro histórico de Munique.

 

Deixe um comentário