Allianz Arena: como visitar o estádio do Bayern de Munique

O Allianz Arena foi inaugurado por ocasião da Copa do Mundo de Futebol de 2006, em maio de 2005. Foi palco do jogo de abertura da Copa (Alemanha x Costa Rica) e sediou mais cinco jogos no decorrer do torneio. Pertence ao FC Baynern Munique, que tem um dos principais times de futebol da Europa. Além dos jogos do clube proprietário, o estádio também sedia jogos do TSV 1860 Munique, segundo time da cidade.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

Inicialmente o Allianz Arena tinha capacidade para 71.000 pessoas, mas após a reforma de 2015, a capacidade passou para 75.021 pessoas. O estádio está dividido em sete pisos, sendo três níveis de bancadas, que foram projetadas nos moldes dos estádios da Inglaterra, obtendo uma inclinação de 34 graus, favorecendo a visão do gramado. Uma das características mais marcantes do estádio é o seu design exterior, futurista. Dentro do estádio, destaca-se a cobertura de painéis luminosos, contruída com Etileno Tetrafluoretileno, que altera a cor, funcionando como uma tela de televisão.

O estádio após a sua inauguração rapidamente se transformou em uma das atrações da cidade de Munique, na Alemanha, até mesmo entre as pessoas que não são fãs de futebol. Isso se deve justamente ao design do estádio, que se destaca entre os estádios de futebol que estamos acostumados a ver. Assim, uma visita ao Allianz Arena deve ser incluída no roteiro de quem visita Munique.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

Durante a noite o estádio recebe uma iluminação muito bonita, que fica mudando de cor. Contudo, a iluminação não funciona a noite toda, sendo desligada as 22hs. Quando acontece uma partida entre os dois times da cidade (Bayern Munique e TSV 1860), o estádio fica com as cores dos dois times.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique a noite night

O Allianz Arena além de sediar partidas de futebol oferece tours guiados diariamente, possibilitando a visitação a diferentes partes do estádio. É uma excelente possibilidade para quem quer conhecer o estádio por dentro e também o museu do time do Bayern de Munique. Neste post, apresentamos como foi nosso tour ao Allianz Arena em Munique.

Museu do Bayern de Munique

 

Como chegar ao Allianz Arena

O Allianz Arena fica um pouco longe do centro de Munique, mas você pode chegar facilmente utilizando a linha U6 do metrô, sentido Garching-Forschungszentrum,  descendo na estação Fröttmaning. A viagem desde o centro de Munique (Marienplatz) dura menos de 20 minutos.

Ao desembarcar e sair da estação, você já conseguirá avistar o gigantesco Allianz Arena. Contudo, será preciso caminhar um trecho considerável até chegar na entrada do estádio, aproximadamente um quilômetro. É uma caminhada tranquila, de cerca de 15 a 20 minutos, mas é bom se estar preparado e considerar este tempo se você tiver reservado o tour e precisar chegar no horário agendado.

 

Como conhecer o Allianz Arena em Munique

Basicamente, são três as opções para se conhecer o Allianz Arena em Munique:

– Ir até ao estádio e conhecê-lo apenas por fora. Você pode aproveitar para conhecer a mega loja do Bayern de Munique.

– Comprar ingresso para assistir a um jogo no Allianz Arena.

– Fazer uma visita guiada pelo Allianz Arena e conhecer suas principais áreas.

Optamos pela terceira opção e fizemos um tour pelo Allianz Arena, que incluiu também uma visita ao museu do Bayern de Munique.

 

Opções de tours no Allianz Arena

São oferecidos dois tipos de tours:

– FC Erlebniswelt: permite a entrada somente no museu do Bayern de Munique.

– Combi-Ticket: incluiu o tour pelo Allianz Arena e a entrada ao museu do Bayern de Munique.

A reserva do tour pode ser realizada pela Internet. Neste site você consegue verificar os horários disponíveis, consultar os preços e realizar a reserva.

 

Como é o tour pelo Allianz Arena

Realizamos as reservas pela Internet e então nos dirigimos até a bilheteria para trocar o voucher pelos ingressos para o tour. A bilheteria fica no piso superior do estádio, sendo preciso subir as escadas. A troca foi bem rápida e fomos para o ponto de encontro do tour aguardar o nosso guia. O ponto de encontro é no bar da Paulaner (famosa cerveja alemã). O bar serve bebidas e alguns snacks, sendo o ambiente muito legal.

Paulaner Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

A área do bar é muito bonita e bem cuidada, não se parece nem um pouco dos bares dos estádios que temos no Brasil. Na verdade, nem se parece que se está diante de um bar dentro de um estádio de futebol. Tem até mesa de totó!

Na hora marcada o nosso guia chegou e então iniciamos o nosso tour pelo Allianz Arena. O primeiro ponto do estádio que visitamos foi o setor de cadeiras do estádio.

O gramado estava todo iluminado por equipamentos que simulam a incidência da luz solar. O guia explicou que por se tratar de um estádio coberto, onde a incidência do sol não é a das melhores, esses equipamentos simulam a incidência dos raios solares, visando a manter a grama sempre saudável. Algo bem interessante e que não estamos acostumados no Brasil.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

Na continuação do tour, fomos até a sala de impressa, onde os jogadores e treinadores dão suas entrevistas coletivas. Sentamos um pouco para ouvir as explicações da nossa guia.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

Ao sair da sala, percorremos um corredor decorado com fotos de jogadores do Bayern de Munique. Aproveitamos para tirar algumas fotos.

Allianz Arena

Chegamos aos vestiários do estádio, que é muito bem decorado, com fotos dos jogadores em cima dos armários. Tudo é muito bem cuidado e cheio de detalhes.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

Na sequência, fomos conhecer a sala de ginástica e vimos a imensa banheira onde os jogadores podem relaxar.

O momento mais legal do tour é quando saímos dos vestiários e percorremos o mesmo trajeto dos jogadores para entrar no gramado. A guia colocou a música da Champions League para simular o momento e os participantes sentirem um pouquinho do clima.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

Chegamos perto do gramado, mas não é permitido entrar no campo. Aproveitamos para tirar algumas fotos na famosa escada que conduz os jogadores até ao gramado.

Allianz Arena estádio do Bayern de Munique

O tour então termina e a guia nos leva para a parte externa do estádio, finalizando as explicações sobre o Allianz Arena. O tour tem duração de cerca de 60 minutos.

 

Museu do Bayern de Munique

O Museu do Bayern de Munique é bem extenso e possui atrações para todas as idades. Contém um bom acervo de vídeos, fotos, textos, reportagens, uniformes utilizados pelos jogadores ao longo dos anos, os troféus, uma réplica do Allianz Arena que muda de cor como o estádio etc.

Museu do Bayern de Munique

Museu do bayern de munique

O acervo é bem rico e quem é fã do time ou do esporte poderá aprender bastante sobre a história do clube. É interessante para ver como o esporte foi evoluindo ao longo do tempo.

Museu do Bayern de Munique

Museu do Bayern de Munique

O museu possui em seu acervo uma grande bola assinada pelo brasileiro Romero Brito e um dos carros utilizados pelo clube.

Museu do Bayern de Munique

O lugar ainda possui diversas atrações interativas, como jogos eletrônicos e simuladores. As atrações são bem legais. Tudo é muito bem decorado e moderno.

Museu do Bayern de Munique

 

Mega Store

Ao sair do Museu você entra direto na loja oficial do time. A loja é bem grande e possui muitos produtos relacionados ao time. Aproveitamos para comprar alguns artigos, mas os preços não são muito diferente das lojas esportivas de Munique.

Mega store Bayern de Munique

 

Vale a pena conhecer o Allianz Arena?

O Allianz Arena é uma das principais atrações da cidade de Munique. Seja você fã ou não do futebol, acreditamos que vale muito a pena ir conhecer o estádio, pois é um marco da cidade e casa de um dos times de futebol mais famosos e tradicionais do mundo.

O tour pelo Allianz Arena e a visita ao museu do Bayern de Munique são duas atividades bem interessantes, que nos permitiram conhecer o estádio por dentro e saber mais da história do clube. Considerando o valor acessível do tour e do pouco tempo necessário para realizar o tour e visitar o museu, concluímos que é uma boa opção incluir esta atividade em seu roteiro pela cidade de Munique.

 

Deixe um comentário