Como utilizar o cartão de crédito para acumular milhas e trocar por passagens aéreas

O uso do cartão de crédito se tornou bastante comum nos dias de hoje. No final de 2009, segundo informações do portal G1, o número de cartões de crédito ultrapassou 150 milhões.

É bastante comum optar pelo pagamento com cartão de crédito, dimuindo o uso de outros meios de pagamento, como dinheiro e cheque. Além do benefício de concentrar a despesas e ter um prazo para fazer o pagamento (que pode ser de aproximadamente 40 dias dependendo da data da compra e do vencimento da fatura), os cartões de crédito costumam oferecer vantagens por sua utilização.

Geralmente os cartões de crédito oferecem programas de incentivo, que credita pontos conforme os gastos nos cartões. Não são todos os cartões que oferecem programas de incentivo. Alguns bancos limitam o acesso ao programa de incentivo a determinados cartões.

É importante verificar se o seu cartão de crédito possui algum programa de incentivo. Alguns cartões precisam ser inscritos no programa de incentivo para poder começar a acumular os pontos.

Os programas de incentivo geralmente possuem pontuações diferentes dependendo da modalidade do cartão. As principais modalidades são: nacional, internacional, gold, platinum e black/infinit.

Assim, por exemplo, no Banco do Brasil, os cartões na modalidade internacional e gold pontuam na proporção de 1 ponto de relacionamento para cada dólar. Os cartões na modalidade platinum (Visa ou Master) pontuam na proporção de 1,2 ponto de relacionamento para cada dólar. Os clientes Estilo do Banco do Brasil que possuem o cartão na modalidade platinum pontuam na proporção de 1,5 ponto de relacionamento para cada dólar. O cartão de crédito American Express Platinum possui pontuação diferenciada, pontuando na proporção de 1,6 ponto de relacionamento para cada dólar. Os cartões Mastercard Black e Visa Infinit pontuam na proporção de 2 pontos de relacionamento para cada dólar.

Se você tiver um cartão que paga 1,5 ponto por cada dólar e tiver uma fatura de R$3.000,00 mensais, considerando a cotação do dólar de R$1,65, ganhará 2.727 pontos por mês. Em 4 meses você terá 10.909 pontos e já terá quantidade suficiente para um trecho dentro do Brasil com o Smiles da Gol/Varig ou com o TAM Fidelidade.

O primeiro passo para acumular milhas utilizando o cartão de crédito é, portanto, escolher um cartão de crédito de acordo com o seu perfil. É importante confirmar a participação do cartão no programa de incentivo, analisar a proporção de pontuação e o valor da anuidade.

Com o cartão pronto para acumular os pontos, passe a concentrar todas as suas compras no cartão de crédito, desde a compra no supermercado até o cafezinho na padaria. Utilize o cartão para pagar tudo o que puder ser pago com cartão!

Normalmente os bancos informam na fatura a quantidade de pontos acumulados no mês e o saldo de pontos.

Após acumular os pontos, você precisa tranferi-los para o programa de milhagem de sua preferência. Se não tiver cadastro no programa é preciso realizá-lo antes de solicitar a transferência, pois será necessário informar o número do cartão/inscrição. Cada programa de incentivo possui regras próprias para a transferência e trabalham com diferentes programas. Normalmente, é possível transferir para o Smiles da Gol/Varig e para o TAM Fidelidade. Alguns bancos também permitem a transferência para companhias aéreas estrangeiras, como o Itau permite para a TAP e a LAN. É imporante verificar junto ao banco qual o lote mínimo para a tranferência dos pontos.

O programa de incentivo do Bradesco permite a troca de pontos por passagens aéreas diretamente em seu site, sem ser necessário transferir para o programa de milhagem. Faça algumas simulações e compare a quantidade de pontos solicitada no Bradesco e pela companhia aérea para decidir se é mais vantajoso emitir diretamente no site do Bradesco ou transferir para o programa de milhagem e emitir por lá.

Com as milhas creditadas no programa de milhagem, chegou a hora de finalmente emitir a sua passagem grátis, pagando somente pelas taxas. Programas como o Smiles da Gol/Varig e o TAM Fidelidade permitem a simulação e o resgate de milhas pelos seus sites, facilitando a escolha dos trechos e emissão das passagens.

Fontes:
G! – http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/07/numero-de-cartoes-de-credito-ultrapassa-150-milhoes-em-2009.html
Banco do Brasil – www.bb.com.br

One thought on “Como utilizar o cartão de crédito para acumular milhas e trocar por passagens aéreas

Deixe um comentário