Abu Dhabi: guia completo!

Capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi está em plena expansão, contando com atrações espetaculares, que vão desde parques temáticos a mesquitas e belas praias.

camelo em abu dhabi nos emirados árabes unidos

Os Emirados Árabes Unidos é formado por sete emirados (Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira), sendo que Abu Dhabi é a capital federal e o maior dos Emirados. Embora Dubai seja o emirado mais visitado pelos turistas no país, Abu Dhabi não pode ficar de fora do seu roteiro.

Abu Dhabi possui 1,2 milhões de habitantes, sendo um lugar muito agradável. É um destino autêntico, com mesquitas preservadas, diversas áreas verdes e uma bonita avenida beira-mar.


Como chegar

Embora Abu Dhabi tenha um moderno aeroporto internacional, não há voos diretos do Brasil. Contudo, é possível chegar fazendo conexões em países da Ásia ou Europa.

Outra forma de chegar é voando até Dubai (a Emirates opera voos diretos do Brasil, saindo do Rio de Janeiro e São Paulo) e de lá ir de táxi, Uber, carro ou ônibus até Abu Dhabi, que fica apenas a 140 km de distância, em uma viagem de menos de duas horas.

É possível alugar um carro no aeroporto de Dubai e dirigir até Abu Dhabi. As estradas são ótimas e bem sinalizadas. A viagem é bem tranquila.


Atrações de Abu Dhabi

Abu Dhabi tem diversas atrações, que vão desde parques a mesquitas e praias.


Sheikh Zayed Grand Mosque

A Grande Mesquita Sheikh Zayed é uma atração imperdível em Abu Dhabi! Considerada uma das mais belas obras dos Emirados Árabes Unidos, a mesquita é grandiosa e absurdamente deslumbrante.

Construída a pedido do Sheikh Zayed bin Sultão Al-Nahyan, foi inaugurada em 2007. Infelizmente, Sheikh Zayed não a viu pronta, pois veio a falecer em 2004.

A mesquita é uma verdadeira obra de arte, toda revestida em mármore e com detalhes em ouro, cristas Swarovski e vidros de Murano. São diversos mosaicos e até mesmo o piso é decorado. Tudo é perfeito e grandioso mesquita.

A mesquita tem capacidade para receber mais de 40 mil fiéis, podendo ser vista de diversos pontos da cidade.

Um dos salões da mesquita tem o maior tapete persa do mundo, com 5.627 metros quadrados, pesando 47 toneladas. Simplesmente fantástico!

São mais de mil colunas enfeitadas com pequenos enfeites florais. Os detalhes são impressionantes.

À noite a mesquita ganha uma iluminação fantástica, deixando o lugar ainda mais bonito.

A visita é totalmente gratuita! O estacionamento é coberto e também gratuito. Mulheres devem estar usando roupas que cubram todo o corpo para visitar a mesquita. Mas não se preocupe, se sua roupa não estiver de acordo, eles emprestam uma roupa gratuitamente para você poder visitar a mesquita.

Existe uma visita guiada muito interessante, com duração de 45 minutos, que proporciona importantes informações sobre a mesquita e te leva para conhecer o maior tapete persa do mundo. A visita guiada é gratuita, sendo realizada em inglês ou árabe.

A Grande Mesquita Sheikh Zayed está aberta para visitas todos os dias, das 9h às 22h, exceto às sextas-feiras, que funciona das 16h20 às 22h.


Palácio Presidencial Qasr Al Watan

Desde 2019 visitantes podem entrar no Palácio Presidencial de Abu Dhabi, conhecido como Qasr Al Watan, podendo descobrir o legado do conhecimento e da tradição que contribuíram para a construção dos Emirados Árabes Unidos.

O Palácio é uma magnífica homenagem ao design e à herança árabe, com cúpulas brancas, jardins luxuosos e detalhes fantásticos.

Inaugurado em 2015, O Qasr Al Watan tem cores inspiradas nas paisagens da região: azul, amarelo e branco. Tudo é muito perfeito no Palácio!

Os visitantes podem conhecer o interior do Palácio, incluindo as salas reservadas para as reuniões oficiais, a biblioteca, a sala de presentes e ver diversos artefatos e manuscritos que demonstram a influência árabe nos campos da ciência, cultura e literatura. É possível também caminhar pela parte externa do Palácio.

Para visitar o Palácio é preciso estar usando roupas que cubram os joelhos e os ombros.

O Palácio está aberto para visitas diariamente, das 10h às 19hs. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou com antecedência no site oficial. O estacionamento é gratuito.


Emirates Palace Hotel

O Emirates Palace é o hotel mais luxuoso e famoso de Abu Dhabi, utilizado para receber chefes de estado. Fica ao lado do Palácio Presidencial dos Emirados Árabes Unidos.

O hotel é decorado com materiais nobres por toda a parte, como mármore, cristais, sede e muito ouro.

O hotel é muito bonito e está aberto para visitas para quem não é hóspede. O visitante pode conhecer gratuitamente os jardins, o lobby e também os cafés (que servem o famoso cappucino com cobertura de pó de ouro) e restaurantes. O estacionamento é gratuito.


Corniche

É uma bonita avenida beira-mar, excelente lugar para caminhar ou andar de bicicleta. O visual é muito bonito.

A infra-estrutura é impecável, com um calçadão perfeito, cheio de árvores e bancos. Tudo muito bem planejado.

A praia é bonita, com águas mornas e cristalina. Vale a pena parar um pouco para relaxar e curtir o lugar.


Heritage Village

O Heritage Village é composto por um mercado na forma de uma vila árabe, tendo também um pequeno museu, uma réplica do tradicional sistema de irrigação dos oásis e uma torre de vento.

Está localizado em uma praia de água muito azul, tornando o lugar ainda mais especial.

É uma boa opção para se comprar artigos locais e presentes em Abu Dhabi. O estacionamento é gratuito.


Yas Island

O complexo de entretenimento Yas Island está localizado a menos de 30 minutos do centro de Abu Dhabi, sendo a casa do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi, realizado no Yas Marina Circuit. O complexo conta com hotéis, praia, parques temáticos e o maior shopping center de Abu Dhabi, o Yas Mall.


Ferrari World Abu Dhabi

O Ferrari Word Abu Dhabi, localizado na Yas Island, é o primeiro parque temático da Ferrari no mundo, reúne brinquedos e atrações inspirados na Ferrari, a maior loja da Ferrari e restaurantes temáticos fantásticos.

O parque é simplesmente fantástico. A imensa estrutura climatizada, em formato do escudo da Ferrari, conta com dezenas de brinquedos, diversos restaurantes, lojas e lanchonetes.

O Ferrari World possui atrações fantásticas, como a Formula Rossa – a montanha russa mais rápida do mundo, o Flying Aces – a maior montanha russa do mundo, atrações para famílias, simuladores, karts elétricos, shows ao vivo e uma coleção fantástica de automóveis da Ferrari.

Visitar o Ferrari World é uma experiência inesquecível e fantástica! Prepare-se para viver momentos de muita adrenalina. O parque oferece atrações para todas as idades e com diferentes níveis, conseguindo agradar a todos os visitantes.

A ambientação do parque é perfeita, tudo foi cuidadosamente pensado e planejado. As lojas, os restaurantes, a decoração, tudo é muito bonito.

O parque funciona diariamente, das 11h às 20h. O estacionamento é amplo e gratuito, dentro do Yas Mall.

Programe-se para passar o dia no Ferrari World, chegando assim que o parque abrir, para poder aproveitar bem o seu dia.

Para informações sobre ingressos, acesse o site da Ferrari Word Abu Dhabi.


Yas Waterwold

O Yas Waterworld é um imenso e moderno parque aquático inaugurado em 2013 na Yas Island. O seu tema tem como base uma história desenvolvida exclusivamente para o parque aquático, que homenageia o patrimônio de mergulho de pérolas dos Emirados Árabes Unidos.

O Yas Waterworld possui uma praia artificial com onda, montanha russa, mais de 40 toboáguas, body board em ondas artificiais, mergulho, piscinas com boias, cinema molhado, área para as crianças, muitas áreas de sombra e muito mais.

O parque possui atrações inovadoras, como a maior onda de surf e a maior montanha-russa suspensa do Oriente Médio.

Os toboáguas do Yas Waterworld são ótimos e as filas estavam bem pequenas quando fomos. Em muitos nem mesmo havia fila! Deu para aproveitar bastante o dia, repetindo várias vezes as atrações que mais gostamos.

Existem diversos tipos de toboágua, com diferentes níveis de adrenalina. Tem toboágua para descer sozinho ou com mais pessoas. O parque é bastante completo.

É uma excelente opção de lazer para aproveitar os dias de calor em Abu Dhabi. O lugar é muito agradável e certeza de diversão tanto para as crianças como para os adultos. É impossível não se divertir nas atrações do parque.

O parque funciona diariamente das 10h às 18h (o horário pode variar em função da época do ano).

Para informações sobre ingressos, acesse o site do Yas Waterworld.


Warner Bros. World Abu Dhabi

Localizado também na Yas Island, o Warner Bros. World Abu Dhabi é o maior parque de diversões indoor do mundo, repleto de atrações para toda a família.

O Warner Bros. World possui uma área de 150 mil m² com diversas atrações espalhadas por seis diferentes áreas temáticas, que possuem uma ambientação pra lá de perfeita.

As áreas são as seguintes: Cartoon Junction, com brinquedos temáticos do Tom e Jerry, Scooby-Doo, Patolino, Taz, entre outros; Bedrock, que recria a cidade de Os Flinstones; Dynamite Gulch, que coloca os visitantes no icônico lugar da caça entre o Coyote e o Pala Léguas; Gotham City, com atrações do BAtman e do Joker; Metropolis, trazendo atrações da Liga da Justiça; e a Warner Bros. Plaza, inspirada na velha Hollywood.

O parque é todo climatizado e os cenários são incríveis. A decoração é impecável, com tudo pensado para proporcionar um ambiente agradável e que realmente transporte o visitante para dentro da aventura.

Ao longo do dia, diversos personagens ficam à disposição dos visitantes para interagir e tirar fotos!

Além de brinquedos, shows e personagens, o Warner Bros. World Abu Dhabi conta com 17 restaurantes e 15 lojas temáticas.

Prepare-se para o dia de muita diversão no Warner Bros. World! O parque oferece atrações capazes de agradar pessoas de todas as idades. Como o parque é fechado e climatizado, você não precisa se preocupar com o calor.

As filas nas atrações estavam bem rápidas quando visitamos. Não se compara às imensas filas dos parques de Orlando. Com isso, foi possível até repetir as atrações que mais gostamos.

Para maiores informações sobre horário de funcionamento e ingressos, acesse o site do Warner Bros. World Abu Dhabi.


Yas Marina Circuit

O Yas Marina Circuit é o local onde é realizado o Grand Prix de Abu Dhabi de Fórmula 1, estando localizado na Yas Island.

Embora a corrida de Fórmula 1 seja o evento mais famoso, diversos outros eventos são realizados durante o ano. Existe ainda a possibilidade de você pilotar kart e outros veículos no circuito. Para conhecer todas as experiências oferecidas e a programação dos eventos, acesse o site do Yas Marina Circuit.

Duas vezes por semana (domingo e terça-feira), no período da noite, o Yas Marina Circuit abre suas portas para você andar de bicicleta, correr ou caminhar. Além disso, empresta bicicleta e capacete gratuitamente!

Você pode se registrar antecipadamente pela Internet ou no local. O processo é muito simples e rápido.

Foi uma experiência bastante única poder andar de bicicleta no Yas Marina Circuit. Realmente, vale muito à pena conhecer o complexo.

O Yas Marina Circuit fica bem próximo dos parques temáticos da Yas Island. Você pode visitar o circuito no mesmo dia em que for a um dos parques. O estacionamento é gratuito.


Yas Mall

A Yas Island possui o maior shopping de Abu Dhabi, o Yas Mall, com mais de 450 lojas e estacionamento gratuito. São centenas de lojas, hipermercado, restaurantes, cinema e uma excelente praça de alimentação.


Louvre Abu Dhabi

Localizado na Ilha de Saadiyat e cercado pelo mar, o Louvre Abu Dhabi possui 23 galerias e espaços expositivos permanentes, um museu infantil, um auditório e um centro de pesquisa que estão conectados por passeios marítimos que se encontram sob a cúpula de 180 metros de diâmetro do museu.

Fonte: Louvre Abu Dhabi’s exterior © Louvre Abu Dhabi, Photography: Mohamed Somji


Onde ficar em Abu Dhabi

Uma área legal para se ficar em Abu Dhabi é na região da Corniche Beach, onde fica o maior agito da cidade, com shoppings, restaurantes e lojas. Você estará a poucos minutos de diversas atrações e a 30 minutos da Yas Island.

Se você pretende visitar os parques da Yas Island, pode ser uma boa ideia ficar em um dos hotéis localizados na ilha. Você estará perto dos parques, do circuito de fórmula 1 e do maior shopping center de Abu Dhabi.


Quantos dicas ficar em Abu Dhabi

Abu Dhabi é uma cidade repleta de atrações. Recomendamos ficar pelo menos 4 dias para poder visitar os parques que mais lhe interessar e conhecer as demais atrações da cidade. Uma semana é o ideal para poder ver tudo com calma e ainda curtir uma praia.

Não recomendamos o bate-volta de Dubai, pois a cidade tem muito a oferecer.


Quando ir

Deve-se evitar ir durante o verão (junho a agosto), pois o calor é intenso e a temperatura pode ultrapassar facilmente os 40 graus! Fomos em fevereiro e achamos o clima agradável, com uma temperatura que possibilitou ir à praia e também ao parque aquático.


Como se locomover em Abu Dhabi

A melhor forma de se locomover em Abu Dhabi é de carro. Alugar um carro é o ideal para explorar a cidade com comodidade. O estacionamento nos parques é gratuito. Na rua paga-se uma pequena tarifa para estacionar e geralmente não é difícil de se achar uma vaga.

Caso não queira alugar carro, poderá utilizar os táxis e os aplicativos, como o Uber, que funciona muito bem na cidade. As tarifas são razoáveis.

O transporte público é a opção mais barata, mas possui limitações de linhas e horários.


Dicas de Abu Dhabi

-Respeite a cultura do país, utilizando os trajes recomendados nas áreas públicas, shoppings e atrações. Evite roupas decotadas ou muito curtas.

-Nos parques aquáticos ou na praia é possível utilizar biquini, mas nem pense em fazer topless.

-Evite demonstração de afeto em público, fumar fora das áreas designadas, usar linguajar desapropriado ou ter comportamento agressivo ou gestos insinuantes no trânsito, pois pode te render sérias consequências.

-Não tire fotos de mulheres sem a permissão delas.

-O consumo de bebida alcoólica nas ruas da cidade é proibido.



Deixe um comentário