Mammoth Lakes: atividades, passeios, roteiros e dicas!

Mammoth Lakes, na Califórnia, tem um cenário que parece ter saído de um cartão postal: montanhas cobertas de neve cercadas por lagos de água cristalina. O contraste do azul com o branco demonstram o quanto a mãe natureza foi generosa nesse lugar.

Mammoth Lakes aerial view

A cidade ainda é pouco conhecida pelos brasileiros, sendo uma excelente opção para quem quer sair da mesmice de visitar sempre as grandes cidades da Califórnia.

Mammoth Lakes fica no coração da Sierra Nevada, a uma altitude de  2.400 metros acima do nível do mar. O cenário é belíssimo, sendo que a região inspirou o naturalista John Muir – que teve papel crucial para a criação das primeiras áreas protegidas americanas. “The mountains are calling and I must go”, frase famosa de John Muir que estampa banners e camisetas no mundo todo.

Mammoth Lakes Welcome

É um destino para ser visitado em qualquer época do ano, oferecendo muitas possibilidades de atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas, esportes aquáticos, mountain bike, ski, snowboard etc.

Mammoth Lakes view

Fica perto de um dos mais famosos parques nacionais americanos, o Yosemite National Park. Está bem próximo da estrada mais cênica do Yosemite, a Tioga Pass, com paisagens belíssimas.

A localização de Mammoth Lakes é mais do que perfeita! A uma curta distância você pode visitar lagos com água cristalina, tem a possibilidade de fazer trilhas belíssimas, andar de mountain bike, caiaque, stand-up, subir ao topo da montanha em modernos teleféricos o ano todo, praticar esportes de inverno etc. Além disso, está relativamente perto de uma das entradas do Yosemite National Park.

 

Como chegar em Mammoth Lakes

Mammoth Lakes fica na Califórnia, no coração da Sierra Nevada. O aeroporto mais próximo é o Mammoth Yosemite Airport, localizado a menos de 10 km do centro da cidade. Contudo, existem poucas opções de voos para este aeroporto (Los Angeles com a Alaska Airlines e San Francisco com a United Airlines). Os voos geralmente são sazonais. O aeroporto de Reno fica a cerca de 240,  o de San Francisco a aproximadamente 480 km e o de Las Vegas a 485 km de distância.

Existe transporte público até Mammoth Lakes desde as grandes cidades mais próximas, como San Francisco e Los Angeles.

De carro, é possível incluir Mammoth Lakes em um roteiro que inclua o Yosemite National Park. Se a estrada 120 (Tioga Pass) estiver aberta, pode-se chegar em cerca de 2 horas desde o Yosemite Village a Mammoth Lakes.

Um roteiro bem legal que sugerimos é desembarcar em Reno e de lá ir para Lake Tahoe (cerca de 100 km). De Lake Tahoe seguir até Mammoth Lakes (cerca de 265 km). Por fim, seguir viagem para Las Vegas, passando pelo Death Valley National Park, uma viagem de cerca de 7 a 8 horas e pouco mais de 500 km.

 

Qual a melhor época para visitar Mammoth Lakes?

Existe uma certa discussão sobre qual estação é a melhor para se visitar Mammoth Lakes. Durante o inverno, você pode andar de ski, snowboard, trenó puxado por cachorros, fazer trilhas na neve, descer a montanha de snowtube etc. Na primavera, você ainda pode praticar esportes e inverno e já é possível pescar. No verão, a neve derrete e o cenário se transforma, abrindo as estradas para lugares incríveis e lindos lagos, criando o cenário perfeito para fazer trilhas, mountain bike, pescar… Durante o outono, a temperatura já começa a cair, o cenário ganha as cores da estação, o número de visitantes é menor, uma época nada mal para se contemplar a natureza.

Resumindo, Mammoth Lakes é um lugar para se visitar em qualquer época do ano. Se você gostar de esportes de inverno, recomenda-se ir para o inverno e ficar para o verão, para então poder conhecer o que não conseguiu ver durante o inverno.

Devido a elevada altitude, pode nevar em Mammoth Lakes em qualquer estação do ano. Fomos nos primeiros dias do outono e fomos surpreendidos com muita neve!

 

Transporte em Mammoth Lakes

A cidade de Mammoth Lakes oferece um conveniente e gratuito sistema de transporte público, levando você aos principais pontos turísticos. O transporte gratuito tem uma boa frequência e cobre boa parte da cidade, dispensando o uso do automóvel.

Utilizando o sistema de transporte gratuito de Mammoth Lakes, você contribui para a diminuição da emissão de gases, não precisará se preocupar em encontrar vaga para estacionar seu carro e com as mudanças bruscas nas condições climáticas. Além disso, você poderá beber bebidas alcoólicas sem se preocupar em ter que dirigir.

 

Onde comer 

Mammoth Lakes, diferentemente de Lake Tahoe, tem poucas opções de fast food das famosas redes americanas. Nada de McDonald’s ou Burger King.

Conta com lanchonetes, bares e restaurantes charmosos, localizados principalmente no centro da cidade e no Mammoth Village. Existem desde opções mais baratas até as mais sofisticadas.

Existe um grande supermercado em Mammoth Lakes, onde você pode dar uma passada para comprar alguns suprimentos para levar em seus passeios.

 

Atrações, passeios e o que fazer em Mammoth Lakes

A cidade de Mammoth Lakes possui uma localização para lá de privilegiada, com lagos belíssimos e rodeada por majestosas montanhas. Não falta opção de atividade ao ar livre. Apresentamos uma lista das principais atrações, passeios e o que fazer em Mammoth Lakes:

 

Mammoth Mountain

A Mammoth Mountain tem 3.369 metros de altura, sendo a principal atração de Mammoth Lakes durante o inverno, sendo o paraíso para os adeptos de esportes de inverno. Além disso, oferece uma excelente estrutura para quem não sabe esquiar e quer somente brincar na neve. As vistas do alto da montanha são muito bonitas.

Mammoth Mountain

Uma gôndola leva até o topo da Mammoth Mountain, oferecendo vistas panorâmicas da Sierra Nevada e San Joaquim River Valley.

Na estação intermediária, antes de chegar ao topo, é possível desembarcar e ver um bonito lago. No local tem um museu a céu aberto.

Mammoth Scenic Gondola Ride

Fora do inverno, vale a pena visitar a Mammoth Mountain para andar de gôndola até o topo e aproveitar as muitas trilhas oferecidas. O lugar é um verdadeiro paraíso para os praticantes de Mountain Bike. Você pode alugar a bicicleta na base, antes de embarcar na gôndola. No topo da montanha tem o Eleven53 Interpretative Center, que conta um pouco da história do local e também tem um café bem legal.

Mammoth Mountain

Do alto da montanha se tem uma excelente vista de Mammoth Lakes, incluindo os lagos. É um passeio muito legal e extremamente recomendado em qualquer estação do ano. Para informações sobre horários de funcionamento, atividades e preços, consulte o site da Mammoth Mountain.

Mammoth Mountain View

 

Minaret Vista

Seguindo alguns quilômetros pela Minared Road após a gôndola da Mammoth Mountain, à direita, está o Minaret Vista.

Este mirante oferece uma excelente vista de Mammoth Lakes e suas montanhas. É possível ver o Mount Ritter (4.100 metros) e o Banner Peak (3.945 metros), que são as montanhas mais altas possíveis de se ver daqui.

Minaret Vista em Mammoth Lakes

O acesso é gratuito e vale muito a pena passar por aqui para ver a paisagem.

 

Devils Postpile National Monument

Logo após o Minaret Vista, está a entrada do Devils Postpile National Monument, sendo preciso pagar uma taxa por veículo para entrar. Em 2017, pagamos 10 dólares.

Devils Postpile National Monument em Mammoth Lakes

O Devils Postpiles é uma formação geológica incrível, formada por milhares de colunas simétricas, que surgiu a cerca de 100 mil anos atrás, como consequência de um fluxo de lava.

Devils Postpile National Monument

O acesso é muito fácil, por uma estrada pavimentada. Dependendo da estação do ano ou da hora do dia, pode não ser possível ir de carro até o estacionamento próximo do monumento. Quando não é possível ir de carro, um serviço de traslado gratuito é colocado à disposição dos visitantes, partindo de um estacionamento indicado no mapa que você receberá quando entrar no local e pagar a taxa.

 

Rainbow Falls

Dentro do Devils Postpile National Monument uma trilha de aproximadamente 3 km leva até uma linda cachoeira, a Rainbow Falls. Tem um bom estacionamento no início da trilha.

Rainbow falls em mammoth Lakes

A trilha é bem tranquila, sendo grande parte do tempo a céu aberto. O caminho de ida é praticamente plano ou somente descida. A volta é um pouco puxada, pois você terá que subir tudo o que desceu…

A cachoeira forma uma piscina natural que nos pareceu bem agradável para um mergulho. Contudo, não foi possível descer porque a trilha estava em manutenção.

 

Lower Falls

Continuando a trilha após a Rainbow Falls, por cerca de mais 2 km, chega-se até a Lower Falls. Vale a pena esticar a caminhada até essa cachoeira se você estiver com tempo disponível e gostar de caminhar.

Lower falls em Rainbow falls in Mammoth Lakes

 

Earthquake Fault Zone

Essa fissura, segundo acreditam os geólogos, não foi causada por um único terremoto, mas sim por uma série de tremores, quando da erupção da Inyo Crater e da Inyo Domes a alguns séculos atrás.

Earthquake falt zone Mammoth Lakes

Essa atração é de fácil acesso, contando com um amplo estacionamento. A trilha que leva até ao Earthquake Fault é bem curtinha.

Está localizada na Minaret Road, mesmo caminho que leva até a Mammoth Mountain e ao Devils Postpile.

 

Hot Creek Geological Site

Próximo ao Mammoth Yosemite Airport está o Hot Creek Geological Site, onde é possível, após uma trilha bem curta, ver um hot spring e o fenômeno gas vents.

Hot creek Mammoth Lakes

É um lugar bonito e bem interessante para se visitar. Não é permitido nadar, pois a temperatura da água pode sofrer variações bruscas de temperatura.

Hot Creek Mammoth Lakes

É bem fácil de chegar: na rodovia US 395 south, entre à esquerda em direção ao aeroporto. Em seguida, entre na segunda à direita e siga por cerca de 5 km em uma estrada de terra. O estacionamento estará à sua esquerda. A estrada de terra quando fomos estava em boas condições.

 

 Wild Willy’s Hot Spring

Uma atividade diferente para se fazer em Mammoth Lakes é entrar em um Hot Spring! O Wild Willy’s é uma excelente opção, pois fica a cerca de 20 minutos do centro de Mammoth Lakes.

Wild Billy Hot Spring Nude in Mammoth Lakes Hot springs

O Wild Willy’s possui duas piscinas, com água termal bem quente. O cenário é muito bonito, cercado por montanhas. Não tem infra-estrutura, você precisará se trocar dentro do carro ou então atrás das pedras perto das piscinas que conferem um pouco de privacidade.

Chegar até o Wild Willy’s é relativamente fácil: na rodovia 395, perto do aeroporto, entre na Benton Crossing Road. Tem uma igreja verde em frente a entrada. Siga nesta estrada por cerca de 5 km, até passar pela segunda grelha de vaca. Vire imediatamente à direita e entre na estrada não pavimentada. Siga por cerca de 2,5 km até você encontrar um estacionamento. Do estacionamento, basta seguir pelo caminho de madeira até as piscinas termais. Quando fomos, a estrada estava em boas condições.

 

Passeando pelos lagos de Mammoth Lakes

Uma atividade que não pode ficar de fora do seu roteiro em Mammoth Lakes é conhecer os lagos. Na região do Mammoth Lakes Basin tem lindos lagos, cercados por árvores e montanhas. O lugar é fantástico e oferece uma série de atividades, como trilhas, ciclovias para andar de bicicleta, mountain bike, pescar, caiaque, stand-up…

Lakes Basin Path Mammoth Lakes

É possível chegar com o transporte público gratuito oferecido em Mammoth Lakes. De carro, basta seguir pela Lake Mary Road. Procure um mapa de Mammoth Lakes para poder se localizar e então seguir até cada um dos lagos que desejar conhecer.

 

Twin Lakes

O Twin Lakes consiste em dois grandes lagos cercados pelas montanhas. O cenário é muito bonito! Passamos entre eles sobre uma ponte de madeira.

Twin Lakes in Mammoth Lakes

Uma cachoeira que vem do Lago Mamie e deságua no Twin Lakes torna a paisagem ainda mais incrível.

Twin Lakes em Mammoth Lakes com a cachoeira falls

 

Lake Mary

O Lake Mary é o maior lago desta região. O cenário também é muito bonito, com áreas para camping e algumas trilhas que levam para outros lagos da região.

Lake Mary Mammoth Lakes

Uma estradinha contorna todo o lago, sendo possível parar em algumas partes para tirar fotos e apreciar a paisagem.

 

Lake George

O Lake George é lindo, com montanhas nevadas ao fundo e uma água cristalina. É um lugar convidativo para passar muito tempo simplesmente contemplando a natureza exuberante.

Lake George em Mammoth Lakes

 

TJ Lake e Barret Lake

Uma trilha que começa no Lake George leva até o TJ Lake e ao Barret Lake. A trilha é muito bonita, passando entre as árvores.

Barret Lake Mammoth Lakes trail trilha

A trilha é tranquila e bem sinalizada. Vale muito a pena fazer essa trilha se você tiver tempo disponível. Quando fomos a trilha estava coberta de neve e meio escorregadia…

Os lagos são lindos. Pena que quando chegamos já estava quase anoitecendo…

Barret Lake em Mammoth Lakes

Existe uma trilha que dá a volta no TJ Lake.

TJ Lake in Mammoth Lakes

 

Crystal Lake

O Crystal Lake é acessível apenas por trilha, que começa no Lake George. É uma trilha de nível fácil, apesar de ser relativamente longa. É bonita e bem cuidada.

Crystal Lake trail em Mammoth Lakes

Durante a trilha você passa em vários mirantes, com lindas vistas dos lagos de Mammoth.

Mammoth Lakes aerial view from Crystal Lakes Trail

O lago é muito bonito, sendo possível ver o reflexo das montanhas no lago.

Crystal Lake Mammoth Mountain

A trilha estava com bastante neve, o que tornou o cenário ainda mais bonito!

Crystal Lake Trail em Mammoth Lakes

 

Lake Mamie

O Lake Mamie está a 2.700 metros de altitude, cercado por árvores e lindas montanhas. É um lago menor que os outros e tinha algumas pessoas pescando.

Lake Mamie em Mammoth Lakes

Lake Mamie em Mammoth Lakes

 

Twin Lakes View Point

No Twin Lakes View Point é possível ver os lagos do alto, uma vista sensacional, que parece ter saído de um cartão postal.

Twin Lakes View Point em Mammoth Lakes California

Esse mirante fica um pouco escondido, mas o acesso é bem fácil. Basta estacionar o carro no Lago Mammie e atravessar a rua. Você já estará no alto da cacheira do Twin Lakes, com uma paisagem incrível.

 

Horseshoe Lake

O Horseshoe Lake é o lago liberado para nadar, com uma água cristalina e cercado por montanhas. Tem um amplo estacionamento e banheiros.

Horseshoe Lake em Mammoth Lakes

O lago está a quase 3.000 metros de altura!

Horseshoe Lake em Mammoth Lakes

Parte da vegetação ao redor do Horseshoe Lake está cheia de caules de árvores mortas. Isso ocorre devido à grande concentração de gases CO2, oriundo do solo em função da área vulcânica em que o lago está localizado. Por isso, não é permitido acampar neste lago nem recomendado passar um longo período de tempo.

Horseshoe Lake em Mammoth Lakes

 

Mammoth Village

É em Mammoth Village que a galera se reúne após o dia esquiando em Mammoth Mountain. O lugar é agradável, com lojas, bares e restaurantes.

Mammoth Village em Mammoth Lakes California

 

Ursos em Mammoth Lakes

Encontramos diversas placas e avisos espalhados em mamoth Lakes informando da existência de ursos na região e os cuidados a serem tomados. Assim, não deixe comida dentro do carro. Se for acampar, utilize os armários para armazenar sua comida.

 

Roteiro de 2 dias em Mammoth Lakes

Apesar de Mammoth Lakes ser um lugar incrível, cheio de atrações e coisas para se fazer, com dois dias é possível conhecer as principais atrações da cidade.

No primeiro dia, recomendamos ir conhecer a região dos lagos. A região é muito bonita e merece ser visitada com calma. Faça alguma das trilhas disponíveis.

No segundo dia, acorde cedo e dirija até a Mammoth Mountain, para subir até o topo da montanha com a gôndola. Após, dirija até o Minaret Vista e contemple a bonita paisagem das montanhas. Em seguida, continue até o Devils Postpile. Por fim, termine o dia com uma trilha até a majestosa Rainbow Falls.

 

Dicas de Mammoth Lakes

Algumas dicas para você aproveitar ao máximo sua estadia em Mammoth Lakes:

– A região pode ser visitada em qualquer época do ano. O inverno é recomendado apenas para quem quer curtir a neve e praticar esportes de inverno.

– A cidade conta com um grande supermercado. Procure levar algo para comer durante seu passeio pelos lagos.

– Para comprar presentes exitem poucas opções de lojas. As maiores estão localizadas no Mammoth Village.

– Por ser uma região de montanha, o tempo pode mudar bruscamente. Assim, esteja preparado para as variações de temperatura.

– Procure andar sempre com um mapa, para assim poder localizar as atrações que deseja conhecer.

 

6 thoughts on “Mammoth Lakes: atividades, passeios, roteiros e dicas!

  1. Olá! Adorei o post. Realmente incrível! Estas fotos foram em qual época do ano?
    Estou indo para LA em Maio deste ano e gostaria de saber se ainda haverá neve nesta região de Mammoth Lakes.

    1. São de setembro de 2017. Devido a altitude, pode ser que ainda tenha neve na montanha, como também pode nevar na cidade… vai depender do clima…

  2. Oi Ana!! Este ano no meio de novembro irei pra Vegas comemorar minha lua de mel eu estava aflita em ir para um local não tão distante a Vegas mas que eu conseguisse ver a neve. Acho que acabei de escolher Mammoth. Muito Obrigada pelo seu post e dicas!!! Parabéns pelo blog.

Deixe um comentário