Tower Bridge Exhibition: a ponte mais bonita e famosa de Londres

A Tower Bridge é um dos principais cartões postais de Londres e sem dúvida a ponte mais bonita e famosa da cidade. Foi inaugurada em 1894, após oito anos de construção. É um marco da engenharia moderna, toda construída em ferro e aço, revestida com pedras para não destoar da Tower of London. Foi construída com o objetivo de ligar as margens do rio Tâmisa, permitindo a passagem de veículos e pedestres, sendo uma ponte levadiça que permite também a passagem de embarcações.


No alto da ponte há duas passarelas que serviam para a passagem de pedestres enquanto suas básculas estavam elevada. Antigamente, a ponte subia e descia cerca de 50 vezes por dia, pois o fluxo de grandes embarcações era bastante elevado. Hoje, os pedestres atravessam a ponte no mesmo nível dos veículos e as passarelas se tornaram uma atração turística: a Tower Bridge Exhibition.


A ponte é um dos símbolos de Londres e a sua iluminação azul é bastante convidativa para fotos noturnas. Apareceu em muitos filmes ao longo dos anos, como o recente filme “Sherlock Holmes”, Retorno da Múmia e 007 – O Mundo não é o Bastante. Assim, conhecer a Tower Bridge é indispensável para quem visita Londres.


Além de poder conhecer e atravessar a ponte no mesmo nível dos carros, você pode subir até as passarelas da ponte e conhecer o novo chão de vidro. Essa atração se chama Tower Bridge Exhibition e vale muito a pena.

 

Onde fica

 

Endereço: Tower Bridge Rd., Southwark, Londres.

Estação de metrô: Tower Hill (Linhas Circle e District). Após descer da estação, bastará caminhar um pouco e você já começará a atravessar a ponte.

A entrada para a atração Tower Bridge Experience fica do lado direito, bem embaixo de uma de suas pilastras. Basta seguir a sinalização que você chegará facilmente na bilheteria.

 

Ingressos e horário de funcionamento

 

O ingresso da Tower Bridge Exhibition dá acesso às passarelas superiores da ponte e a sala dos motores. O preço é de 9 libras por adulto e 3,90 libras por crianças de 5 a 15 anos. Menores de 5 anos não pagam.

É possível comprar o ingresso diretamente na bilheteria da atração. Quando fomos em setembro, a fila estava bem pequena (menos de 10 minutos). Você pode também comprar on-line, diretamente no site da atração: https://www.gammabookings.com/TowerBridgeBookings/

A Tower Bridge Exhibition funciona de abril a setembro, das 10hs às 18hs (última entrada até às 17:30hs); de outubro a março, das 9:30hs, até às 17hs. Não funciona entre os dias 24 a 26 de dezembro.

 

A atração

 

Logo após comprar a entrada você já tem acesso ao elevador que te levará até as passarelas superior da Tower Bridge. A ponte está a 42 metros de altura e o elevador leva apenas alguns minutos para subir. Ao sair do elevador você já estará na passarela, no nível mais alto da Tower Bridge. Guarde seu ingresso, pois você precisará dele para entrar na sala dos motores.

Em novembro de 2014 foi inaugurado um chão de vidro nas passarelas, com 11 metros de extensão e 1,8 metro de largura. É a maior obra promovida pela Tower Bridge Exhibition desde a inauguração da atração, na década de 1980. Cada um dos painéis de vidro que foram utilizados para construir a passarela pesa 530 quilos.


Do alto da ponte, atravessando as passarelas, você tem lindas vistas de Londres. Destacam-se os prédios famosos de Londres: The Gherkin e Shard e a London Eye. A vista para o rio Tâmisa e as suas margens é sensacional.


Aproveite para apreciar a vista panorâmica de ambos os lados da ponte e para reconhecer os pontos turísticos de Londres do alto da ponte.


Não deixe de atravessar e brincar sob o chão de vidro construído nas passarelas. A vista do nível inferior da ponte e do rio Tâmisa é sensacional. A sensação de atravessar o chão de vidro é incrível!


Se você der sorte poderá assistir da passarela a ponte se levantar e abaixar para a passagem de embarcações maiores. A ação é um verdadeiro espetáculo para muitos turistas. Com a ponte levantada, o chão de vidro tem uma bonita vista do rio Tâmisa e a sensação de andar caminhando sobre ele.


Após atravessar uma das passarelas, você chegará em uma sala que dá acesso às escadas para descer e também aos banheiros. Lá também é exibido um filme contínuo sobre a história da Tower Bridge que é bastante interessante. Vale a pena sentar-se um pouco e assistir para conhecer mais sobre essa importante ponte.

As duas passarelas possuem o chão de vidro, que é frequentemente limpo. Assim, não se preocupe em sujar sua roupa se quiser sentar ou deitar sob o vidro para tirar algumas fotos diferentes.

Ao descer da passarela siga a sinalização até a entrada da sala dos motores. Nesta galeria subterrânea, você poderá conhecer os antigos equipamentos que eram utilizados para levantar e abaixar a ponte. É bastante interessante ver como a ponte funcionava antigamente e todo o maquinário envolvido na operação.

Ao sair da sala dos motores você chegará a uma lojinha de presentes, com artigos interessantes sobre a Tower Bridge. Não deixe de continuar atravessando a ponte e caminhar um pouco pela margem do rio Tâmisa, para ter lindas vistas da Tower Bridge.


Vale a pena?

Sem dúvida a atração vale cada centavo que custa! Das passarelas você tem vistas panorâmicas de Londres e pode ficar o tempo que quiser. O novo chão de vidro das passarelas é incrível e você poderá tirar fotos legais. Assistir ao “espetáculo” da ponte se levantando das passarelas é muito legal. A visita não requer muito tempo e pode ser facilmente encaixada no seu roteiro, podendo ser combinada com a Tower of London e a Catedral de St. Paul’s.
Agradecemos ao Visit Britain (www.visitbritain.com) por toda a colaboração nesta viagem.

 

One thought on “Tower Bridge Exhibition: a ponte mais bonita e famosa de Londres

Deixe um comentário