Conheça a St. Paul’s Cathedral em Londres

A catedral de St. Paul’s é um dos principais pontos turísticos de Londres e já abrigou importantes eventos ao longo dos séculos. Localizada no coração de Londres, foi durante quase 300 anos a construção mais alta de Londres e até hoje sua cúpula, com 111 metros de altura, é uma das mais altas do mundo.

A catedral original foi construída no ano de 604 e já era dedicada ao Apóstolo Paulo. A catedral passou por muitas transformações ao longo dos anos e sofreu muitos incêndios, sendo o design atual datado de 1670, no estilo Barroco Inglês, do arquiteto Christopher Wren.


A cúpula da Catedral pode ser vista de diferentes pontos de Londres e oferece uma vista panorâmica da cidade. Por lei, não é permitido construir nada mais alto que a Catedral de St. Paul, a fim de preservar sua vista.


Foi na Catedral de St. Pauls que foram realizados os funerais de Lorde Nelson, do Duque de Wellington, do Sir Winston Churchill (1965) e de Margaret Thatcher. Foram celebrados o Jubileu da Rainha Victoria, o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II em junho de 2012, o casamento de Charles e Diana (1981) e os anúncios de paz após o término da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

 

Onde fica

 

Endereço: Saint Paul’s Church Yard, Londres.

Estações de metrô: St. Paul’s (Central Line) ou Mansion House (District e Circle Lines)
Linhas de ônibus: 4, 8, 11, 15, 17, 23, 25, 26, 56, 76, 100, 172, 242 e 521.

 

Ingressos e horário de funcionamento

 

A Catedral está aberta para visitações de segunda à sábado, das 8:30hs às 16hs. Aos domingos abre apenas para orações.

Os ingressos podem ser comprados diretamente na Catedral ou pela Internet (https://www.stpauls.co.uk/tickets) com desconto. O ingresso dá acesso a todo o interior da Catedral, incluindo a cripta e permite subir até a cúpula e ter uma visão panorâmica de Londres. Está incluso também o audio-tour, que traz informações importantes sobre a história da Catedral. Você também receberá um mapa para lhe ajudar a encontrar os principais pontos de interesse.

 

A visita

 

Após passar pelo controle de entrada, você já estará na nave principal da Catedral e poderá se deslumbrar com a riqueza dos detalhes. Fotos não são permitidas no interior da igreja.

Não deixe de pegar o audio-tour para aproveitar melhor a sua visita. Vá se orientando pelo mapa para ver os principais pontos de interesse da Catederal.

O teto e as colunas são ricos em detalhes, muito bem trabalhados. A construção é perfeita. Você pode se sentar para apreciar por alguns minutos a beleza da Catedral. Aproveite também para ver o órgão da Catedral, de 1694, é o terceiro maior da Grã-Bretanha em quantidade de tubos – são 7.266.

Após conhecer a nave principal, não deixe de descer até a cripta da Catedral, onde estão sepultados importantes personalidades do Reino Unido. No mapa você tem a informação da localização dos túmulos. Preste atenção aos detalhes das sepulturas e como tudo é perfeito.
O filme em 270º Oculus: an eye into St. Paul’s é exibido na cripta da Catedral. O filme apresenta a história da Catedral, incluindo panoramas da cúpula e das galarias. Infelizmente, quando fomos o filme não estava sendo exibido, pois passava por manutenção.
Completando a visita a cripta, recomendamos a subida até a cúpula da igreja. São 528 degraus do chão até o ponto mais alto da cúpula. Contudo, não é preciso subir direto, tem pontos de observação e também de descanso ao longo do caminho. A subida em si é bem tranquila, sendo que a escada somente fica apertada quando já se está quase chegando no alto da cúpula.

É na cúpula interna a primeira parada da subida, após 257 degraus, chamada de Galeria dos Sussurros. Ela está na metade do caminho e de lá é possível ter uma boa visão da parte interna da Catedral. Fotos não são permitidas, então você precisará subir até lá para conhecer… O nome Galeria dos Sussurros se deve a sua acústica perfeita, que permite ouvir até mesmo os sussurros das pessoas em um raio de 30 metros.
Subindo mais algumas dezenas de degraus, chega-se até a Stone Galery, que oferece bonitas vistas panorâmicas de Londres.


Continuando a subida de mais 152 degraus você chega na Golden Gallery (Galeria Dourada), já no topo da cúpula. Essa vista é considerada a segunda melhor de Londres, perdendo apenas para a London Eye. Contudo, achei a vista muito legal e o fato de poder tirar fotos à vontade é um ponto positivo. De lá do alto se tem uma linda vista de Londres, destaque para os arranha-céus e para o Rio Tâmisa e suas pontes.


Após a visita você pode visitar a lojinha de presentes ou fazer uma refeição no restaurante St. Paul’s. Outra opção é fazer um lanche na The Cafe at St. Paul’s, que serve sanduíches, sopas e saladas.

 

Vale a pena?

 

Levando em consideração a importância da Catedral na história de Londres, sua beleza e a vista panorâmica que se tem da sua cúpula, pode-se concluir que o ingresso vale cada centavo que custa.


É uma atração para ser conhecida com calma, prestando atenção aos detalhes e ouvindo cada faixa do audio-tour. A vista da cúpula é muito bonita e de lá você poderá tirar lindas fotos de Londres, principalmente se o dia estiver ensolarado.
Agradecemos ao Visit Britain (www.visitbritain.com) por toda a colaboração nesta viagem.

 

Deixe um comentário