Polynesia Cultural Center – Oahu, Hawaii

Na costa norte (north shore) de Oahu, mais precisamente em Laie, está localizado o Polynesian Cultural Center, um parque temático que visa a apresentar a cultura dos diferentes povos da Polinésia (descobridores das ilhas havaianas), estando organizado em sete vilas: Tonga, Tahiti, Marquesas, Samoa, Aotearoa, Fiji e Hawaii.

É possível chegar ao parque com o transporte público, com o translado oferecido pelo parque (pago a parte), de carro (o estacionamento no parque é pago) ou táxi. Desde Waikiki se leva cerca de uma hora para se chegar ao parque.


O parque oferece diversas atrações que introduzem o visitante à cultura dos povos polinésios, permitindo conhecer seus hábitos, valores e crenças. As vilas são muito bem organizadas, com construções e decorações típicas. Em cada uma das vilas são realizadas diferentes apresentações, como, por exemplo, hula-hula e rituais. Todas são muito interessantes e são repetidas durante todo o dia, em horários pré-determinados.


As apresentações nas vilas começam a partir do meio dia, sendo importante chegar um pouco antes, para dar tempo de comprar o ingresso, pegar um mapa e programar a ordem das apresentações que irá assistir. Programando o que irá assistir de forma adequada é possível assistir a todas apresentações em um único dia. Algumas são tão legais que você irá querer assistir novamente! Além disso, após as apresentações, cada vila também oferece algumas atividades interessantes, como aprender arco e flecha ou a dançar hula hula.


A apresentação de Samoa é muito engraçada, prepare-se para rir muito! Você irá aprender a abrir um coco, tirar leite e ainda a fazer fogo com ele. Verá também com que facilidade eles sobem no coqueiro. Após a apresentação, você pode tentar fazer fogo…

Em Tonga, você irá assistir a uma apresentação muito divertida. Três pessoas são convidadas para participar, tendo que imitar o que o nativo faz, tocando o tambor. Assistimos duas vezes e gostaríamos de ter tido tempo para assistir mais uma vez!


Diariamente é apresentado o Canoe Pageant, que celebra o espírito polinésio, em um show na água. Nesse show, os polinésios nativos se vestem com suas roupas tradicionais e apresentam um grande espetáculo de música e dança.

Além das vilas, o parque também possui outras atrações, como, por exemplo, o Canoe Race e o Canoe Tour, que são passeios relaxantes pelo lago. Como são muitas atrações, é preciso estudar tudo o que parque oferece para então escolher o que fazer.


O parque é muito bonito e bem cuidado, proporcionando um dia bastante agradável. Além disso, os funcionários do parque são muito atenciosos e simpáticos. Se demonstrar estar perdido, rapidamente algum funcionário oferecerá ajuda. Em nenhum parque que já visitei percebi um tratamento tão bom por parte dos funcionários.

Após conhecer as vilas chegou a hora de jantar e/ou assistir a um típico luau havaiano. São três opções:

– Island Buffet. É o jantar incluído na entrada básica ao parque, com muitas opções de pratos polinésios e também da cozinha internacional.

– Ali’i Luau. É a opção mais popular e a que escolhemos. Nela você assiste ao luau enquanto pode experimentar a cozinha polinésia além de também pratos internacionais. O buffet tanto de comida e bebidas são livres.

– Prime Dining. Opção mais exclusiva, com pratos mais elaborados.

Depois de jantar chegou a hora de assistir ao grande show. O show que assistimos foi o Ha: Breath of Life. É um excelente show, que conta com a participação de mais de cem polinésios nativos, combinando música, dança e acrobacias. É um show ao melhor estilo Broadway, sendo imperdível!


Gostamos muito de passar o dia no Polynesian, são tantas atrações que o dia passou muito rápido. Até pensamos em voltar no dia seguinte para andar pelas vilas novamente, mas não deu tempo. Existe uma opção de ingresso que inclui uma entrada para um dia posterior e outro que permite que você pague uma taxa para poder retornar depois.

O Polynesian Cultural Center oferece um ótimo custo-benefício, pois com um único preço você pode passear por sete vilas polinésias, assistir um luau, jantar e ainda assistir um excelente show, que não deixa nada a desejar em relação aos shows da Broadway. Certamente, é uma atração imperdível em Oahu e que visitaremos novamente em nossa próxima viagem a Oahu!

 

Deixe um comentário