Museu Oceanográfico de Mônaco: um templo do mar!

O Museu Oceanográfico de Mônaco (Musée Océanographique Monaco), localizado à beira de um rochedo, foi criado pelo Príncipe Albert I, dedica-se à preservação dos oceanos há mais de um século. O museu apresenta aos visitantes mais de 6.000 espécimes.

Tudo na arquitetura do Museu está relacionado de alguma forma com o mundo marinho, desde sua fachada até a decoração das salas. Inaugurado em 1910, o Museu é um verdadeiro templo do mar, com 6.500 metros quadrados abertos ao público, sendo referência internacional para despertar o interesse por proteger e amar os oceanos.

O objetivo do Museu Oceanográfico de Mônaco não é apenas exibir, mas conscientizar, convocar e desenvolver um maior engajamento para a proteção dos nossos oceanos. Não trata-se, portanto, apenas de um museu e um aquário, mas de um instituto que busca desenvolver a exploração e a proteção dos oceanos.

É uma atração interessante e bastante educativa, podemos aprender muito sobre a importância dos oceanos e como é necessário agir imediatamente para contribuição para a sua preservação. Expõe os difíceis desafios que a humanidade terá que enfrentar para proteger os oceanos.

Como chegar

O Museu Oceanográfico de Mônaco está localizado na Avenue Saint-Martin MC 9800 em Mônaco. Está pertinho do Jardin de Saint-Martin, da Catedral de Mônaco e do Palácio do Príncipe de Mônaco. Assim, você pode incluir o Museu no seu roteiro por esta parte de Mônaco, que reúne atrações importantes do principado.

Como as distâncias em Mônaco são relativamente curtas, é muito fácil caminhar até ao Museu Oceanográfico de Mônaco. Desde a estação de trem, por exemplo, são cerca de 1,7 km.

Se preferir ir de ônibus, pode pegar a linha 1 ou 2 em direção a Monaco Ville e descer na Place de la Visitation.

Estando em alguma cidade vizinha, como Nice ou Cannes, a melhor forma de se chegar é de trem. De Nice até a estação de trem de Mônaco Monte-Carlo são cerca de 20 minutos.

Como é o Museu Oceanográfico de Mônaco

O Museu Oceanográfico de Mônaco não trata-se apenas de um aquário ou um museu, é um verdadeiro templo do mar, que busca acima de tudo a proteção dos oceanos.

O foco aqui vai muito além do simples exibir, buscando principalmente despertar em cada um dos visitantes o interesse pela proteção dos oceanos, demonstrando a importância dos mesmos em nossas vidas.

O Museu Oceanográfico de Mônaco divide-se basicamente em três grandes áreas: aquários, museu e terraço panorâmico. Começamos nossa visita pelos aquários e ficamos impressionados com a diversidade de vida marinha e a beleza dos aquários.

Aquários

São diversos aquários expondo uma grande variedade de criaturas marinhas. Os aquários são muito bem montados e retratam com perfeição nossos oceanos.

Os aquários estão divididos em três áreas: mar mediterrâneo, mar tropical e lagoa do tubarão.

O Mar Mediterrâneo abriga 7,5% da fauna mundial e 18% da flora marinha. Os aquários demonstram esta riqueza por meio de uma exposição magnífica de espécies diferentes.

Aqui você terá a oportunidade de observar 100 das 650 espécies de peixes que vivem no Mediterrâneo e mais de 200 espécies de invertebrados.

Você poderá aprender fatos interessantes, como porque alguns peixes mudam de sexo durante a vida, por que um polvo adota as cores do ambiente por mimetismo, ou porque a lagosta, a garoupa e a grande medrepérola são espécies protegidas.

O ambiente inclui telas sensíveis ao toque e grandes fotografias, contribuindo para a interação dos visitantes.

O área do mar tropical possui um imenso aquário de 450 mil litros, que recria fielmente um ecossistema de corais vivos, revelando a vida frenética dos seus habitantes. De algas microscópicas a predadores imponentes, cada um desempenha seu papel e contribui para o equilíbrio do ecossistema.

Nos aquários é possível ver uma grande variedade de vida marinha vivendo juntos no mesmo ambiente, incluindo tubarões, arraias e tartarugas marinhas.

Tivemos a oportunidade de ver peixes que nunca vimos em outros aquários que já visitamos em outros lugares do mundo…

Um dos aquários está cheio de cavalos-marinhos!

Um aquário bem interessante demonstra os impactos da poluição nos oceanos.

Nota-se que é preciso adotar desde já iniciativas visando interromper o descarte de lixo nos oceanos.

Museu

Na área chamada “oceanomania”, está exposta uma grande coleção de objetos do mundo marinho.

Uma parede inteira expõe uma coleção de esqueletos e fósseis, equipamentos de mergulho e livros precisos. A exibição é muito interessante e pode-se passar um bom tempo observando os diferentes objetos.

O Quarto da Baleia apresenta uma diversidade de esqueletos de mamíferos marinhos, incluindo o maior exemplar do museu: uma baleia de mais de 18 metros de cumprimento.

Aprendemos muito com a história dos pioneiros que criaram o Museu e contribuíram consideravelmente para a realização de ações visando proteger os oceanos.


Terraço Panorâmico

No terraço panorâmico você encontra um restaurante, uma lanchonete e uma vista magnífica de Mônaco. Vale a pena subir até aqui para relaxar e apreciar a vista.


Loja de Presentes

Antes de sair do Museu você passa pela loja de presentes, que possui uma boa variedade de artigos para venda. É uma boa oportunidade para comprar uma lembrança do Museu.

Ingressos e Horário de Funcionamento

O Museu Oceanográfico de Mônaco abre todos os dias, exceto no fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1 e 25 de dezembro.

Nos meses de janeiro à março e de outubro à novembro, funciona das 10hs às 18hs. Nos meses de abril, maio, junho e setembro, está aberto das 10hs às 19hs. Funciona até mais tarde no auge do verão (julho e agosto), das 9:30hs às 20hs.

O preço dos ingressos varia em função da época do ano e dá acesso a todo o Museu, incluindo aquários, exposições permanentes e temporárias. Para conferir os valores atualizados, clique aqui.

A entrada é gratuita para quem tem o French Riviera Pass, o passe que oferece acesso gratuito em diversas atrações na Riviera Francesa.

Vale a pena visitar o Museu Oceanográfico de Mônaco?

O Museu Oceanográfico de Mônaco é uma das principais atrações do principado, sendo um lugar perfeito para ver as belezas do mundo subaquático e também aprender sobre a importância dos oceanos e a necessidade de protegê-lo.

Tínhamos grandes expectativas quanto ao Museu e ele conseguiu nos surpreender: um lugar muito legal, interativo, repleto de espécimes e muita informação sobre os oceanos.

Pode-se facilmente encaixar o Museu em seu roteiro por Mônaco, pois ele está localizado a atrações importantes do principado. Aproveite e leia nosso Guia Completo de Mônaco.

Agradecemos ao Musée Océanographique Monaco pela colaboração nesta visita.

Deixe um comentário