Montanha Nordekette: a joia dos alpes austríacos

A principal atração de Innsbruck, pequena cidade da Áustria que é capital do Tirol localizada a cerca de 470 km de Viena, é a montanha Nordekette. A vista que se tem lá de cima é incrível e a montanha oferece opções de atividades tanto no inverno como nas demais estações do ano.


Innsbruck é rodeada pelos Alpes Austríacos, o que torna o acesso à Nordekette extremamente fácil. É possível ir caminhando até uma das estações de onde parte o funicular – primeiro meio de transporte que se utiliza para subir até o ponto mais alto da montanha.


A montanha Nordekette nos encantou: subimos duas vezes e se tivéssemos mais tempo na cidade certamente subiríamos de novo. A vista que se tem lá de cima, em uma dia de céu azul, é incrível. É possível ver toda a cidade de Innsbruck, incluindo o rio Inn e uma imensa cadeia de montanhas cobertas de neve em frente.


Onde fica?

Nordekette está bem pertinho do centrinho de Innsbruck, com acesso muito fácil. O ponto de partida do funicular que leva até a moderna estação Hungerburg (860 metros) é a estação Congress Innsbruck, que fica pertinho do Hofburg. Se seu hotel estiver localizado no centro, será cerca de 10 minutos de caminhada. Fica pertinho também da estação de trem de Inssbruck, menos de 15 minutos de caminhada. Você pode embarcar também no funicular na estação Lowenhaus. Se por caso for até essa estação, aproveite a pequena trilha e desça até a margem do rio Inn.

É também possível ir de ônibus (Linha J) desde o centro de Innsbruck até a estação de Hungerburg. Mas dessa forma você não andará no funicular. Recomendo, pelo menos da primeira vez, embarcar na estação Congress para então curtir todo o passeio.

 

Etapa 1 – Funicular até Hungerburg a 860 metros

A primeira etapa do passeio é embarcar no funicular na estação Congress ou Lowenhaus. Recomendamos começar o passeio na estação Congress, que é muito moderna.

O funicular é um trem que sobe a montanha até a charmosa vila de Hungerburg. Lá de cima já se tem uma bonita vista da cidade. Aproveite para dar uma voltinha para conhecer.


Existe uma parada no meio do caminho em um charmoso e pitoresco zoológico: o Alpenzoo (750 metros). É possível desembarcar e depois continuar a subida com o mesmo ticket. Gostamos muito desse zoológico e recomendamos a parada.

 

Etapa 2 – Teleférico até Seegrube a 1.905 metros

Na super moderna estação de Hungerburg você embarca no teleférico que te levará até Seegrube, a 1.905 metros. O teleférico parte a cada 15 minutos.


A vista que se tem do teleférico é muito bonita. Fomos no inverno e a paisagem estava linda: com pinheiros cobertos de neve. Só o trajeto de teleférico já é um passeio por si só.


Em Seegrube se tem uma linda vista panorâmica de Innsbruck e das montanhas. Em um dia ensolarado, a paisagem fica mais linda ainda. Nessa estação se tem um restaurante e uma área externa legal, com mesas para quem quer fazer piquenique muito legal e também espreguiçadeiras para quem quer relaxar no sol.


No inverno já é possível descer esquiando a partir dessa estação. São muitas opções. Teleféricos para esquiadores dão o apoio necessário para a prática do esporte.

Passamos um bom tempo brincando na neve e tirando fotos da paisagem que é muito bonita.

 

Etapa 3 – Teleférico até Hafelekar a 2.256 metros

Em Seegrube você embarca em um teleférico que te levará a estação mais elevada da montanha: Halekfar, a 2.256 metros.

A vista lá de cima é linda, principalmente em uma dia ensolarado. Tiramos muitas fotos e depois fomos explorar a montanha caminhando na neve. A paisagem é muito bonita.

Fizemos uma curta trilha até HavelekarSpitze (a 2.334 metros), um ponto panorâmico que nos ofereceu uma vista ainda mais linda de Innsbruck e das montanhas: recompensou todo o esforço de subir afundando na neve.


Aqui em cima, no inverno, é possível praticar esqui, snowboard ou se aventurar caminhando na neve como fizemos. A visita também deve valer a pena durante o verão, pois a paisagem é muito bonita e são várias as opções de trilhas.


Atividades

A montanha Nordkette é uma estação de esqui durante o inverno. Contudo, vale muito a pena ir mesmo que você não for para esquiar. Muitos visitantes vão somente para apreciar a paisagem.


Durante o verão a montanha é muito procurada para atividades como trilhas, escaladas e montain bike.

Durante o outono é importante observar a época em que os meios de elevação fecham para manutenção (meados de novembro).

A diversidade de atividades que se pode fazer em Nordkette fazem da montanha um passeio realmente imperdível para quem visita Innsbruck.

A montanha realiza eventos interessantes em datas específicas. Vale a pena conferir no site oficial: http://www.nordkette.com/en/events.html

 

Como comprar

Você pode comprar os bilhetes diretamente nas estações. Não é necessário comprar com antecedência: é só chegar em uma das estações e comprar o bilhete.

O preço depende da estação de origem e destino. Recomendamos fazer o passeio completo, desde a estação Congress até Hafelekar.

Preços durante o inverno: http://www.nordkette.com/tarife/tarife-winter.html

Preços durante o verão: http://www.nordkette.com/tarife/tarife-sommer.html

Se você tiver o Innsbruck Card dentro da validade poderá utilizá-lo para subir uma vez até Hafelekar sem precisar comprar o bilhete.

 

Vale a pena?

Sem dúvida o passeio vale cada centavo e deve fazer parte do seu roteiro em Innsbruck. Para aproveitar bem a montanha, dedique um dia inteiro do seu roteiro ou pelo menos meio período. Não deixe de ir até a última estação, Hafelekar, para ter uma vista incrível dos alpes austríacos. A montanha oferece atrativos tanto no inverno como no verão.
Agradecemos ao Innsbruck Tourismus e a Innsbrucker Nordkettenbahnen pela colaboração nesta viagem.

 

One thought on “Montanha Nordekette: a joia dos alpes austríacos

  1. Parabéns pelo seu blog.
    Uma duvida qual dessas 2 e melhor para passear sem esquiar admirar as paisagens e curtir a neve.
    Patscherkofel ou Nordekette.

Deixe um comentário