Keukenhof: o majestoso parque das tulipas na Holanda

Se você planeja visitar a Holanda durante a primavera, não pode deixar de fora do seu roteiro uma visita ao jardim de tulipas Keukenhof – o maior parque de flores do mundo, e uma das atrações mais famosas de Amsterdã.

Keukenhof Holland Amsterdam

Uma visita ao Keukenhof é inesquecível: o parque possui nada menos do que 7 milhões de bulbos de flores plantados à mão, formando tapetes de tulipas em uma área de 32 hectares. O Keukenhof esbanja beleza: são tulipas de todas as cores imagináveis, formando lindos mosaicos. O paisagismo do parque é espetacular!

O parque funciona durante um curto período de tempo. Por isso é preciso se programar bem para poder visitá-lo durante sua visita à Holanda. Em 2019, o Keukenhof estará aberto de 21 de março à 19 de maio.

 

Como chegar

O Keukenhof está localizado na cidade de Lisse, a cerca de 30km de Amsterdã. É possível chegar ao parque de diferentes formas:

Transporte público desde Amsterdã: você precisará pegar o trem (saindo da Centraal Station ou de Amsterdam Zuid) ou o ônibus linha 397 (que sai da Leidseplein ou da Museumplein) com destino ao aeroporto Schiphol. No aeroporto, embarque no ônibus Keukenhof Express, linha 397, que leva cerca de 40 minutos até o parque.

Bustour Keukenhof e Campos de flores: é um tour guiado de ônibus, com guia falando inglês, espanhol e/ou alemão, ao Keukenhof, passando por campos de flores, com parada para fotos. O tour ainda estica o passeio para você conhecer os famosos moinhos de vento da Zaanse Schans. É um tour bem completo, que te leva para conhecer os principais símbolos da Holanda. Foi a nossa opção para conhecer o Keukenhof. O tour inclui o ingresso ao Keukenhof, então você não precisará se preocupar em comprar o ingresso, evitando filas na bilheteria. Realizamos nossa reserva no site da Amsterdam Canal Cruises e prontamente recebemos nossos vouchers para o tour. Recomendamos muito essa empresa para os seus passeios e também para adquirir entradas para as atrações de Amsterdã: assim você evita as filas e já sai de casa com as entradas na mão.

 

Bustour Keukenhof e Campos de Flores

Para visitar o Keukenhof, optamos pelo Bustour da Amsterdam Canal Cruises. O tour parte da A’dam Lookout, que fica a 5 minutos de balsa gratuita desde a estação de trem Amsterdam Centraal.

Keukenhof Holland Amsterdam

O guia durante todo o trajeto vai passando interessantes informações não apenas do Keukenhof, mas também da Holanda, muito bom para conhecer um pouco mais do país.

O ônibus passa por campos de flores, muito bonitos. Quando fomos, nem todas as tulipas já tinham florescido, pois o inverno foi mais rigoroso. O tour faz uma parada de cerca de 15 minutos para conhecermos os campos de flores. O lugar é muito bonito e bastante convidativo para pedalar.

 

Explorando o Keukenhof

Chegando ao Keukenhof, utilizamos os ingressos que recebemos do nosso guia e fomos diretamente para a entrada do parque, sem precisar enfrentar a fila da bilheteria, o que nos fez ganhar tempo.

O parque estava muito cheio, mas sua excelente estrutura é capaz de receber todos com conforto. O Keukenhof recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes em pouco menos de dois meses de funcionamento.

Keukenhof Holland Amsterdam

Logo após cruzar a entrada do parque, já ficamos impressionados com a explosão de cores e aromas que encontramos: o lugar é simplesmente maravilhoso! Infelizmente, o dia não estava ensolarado, o que acabou prejudicando a qualidade das nossas fotos.

O parque é imenso! Pegue um mapa na entrada do parque para você se orientar. O parque possui pavilhões que abrigam mostras e exposições interessantes.

 

Fonte: Keukenhof Holland

Nos sentimos mergulhados em um verdadeiros mar de flores. O Keukenhof é dividido em vários jardins e pavilhões, contendo mais de 7 milhões de flores. O paisagismo do Keukenhof é perfeito: são muitas paisagens e diferentes ângulos para se tirar fotos e apreciar a beleza do lugar.

O parque apresenta um tema diferente a cada ano. Assim, os campos nunca são os mesmos, o que te incentiva a visitar o parque sempre que estiver durante a primavera na Holanda ou em algum país próximo. Em 2018, o tema do Keukenhof foi o romance, contado por meio dos diferentes símbolos e dos mosaicos montados ao longo do parque.

A ambientação estava muito legal e achamos o tema perfeito: ora, flores combinam perfeitamente com romance!

O Keukenhof não é somente um jardim de tulipas. Embora as tulipas sejam o foco do jardim, existem diversas outras flores. Essa mistura contribui para tornar o parque único, com um colorido sensacional.

A área do moinho é muito legal, oferece amplos espaços para descansar, fazer um lanche ou tirar fotos de diferentes ângulos com o moinho ao fundo. Esse moinho foi construído em 1892 na cidade de Groningen. Somente em 1957 foi trazido para o Keukenhof. Ele ainda funciona! Você pode entrar nele gratuitamente e, lá de cima, ver parte dos campos de tulipas que rodeiam o parque. Daqui são tiradas as fotos dos imensos campos de tulipas. Infelizmente, como o inverno de 2017 para 2018 foi muito rigoroso, nem todas as tulipas ainda tinham florescido.

A ambientação estava muito legal e achamos o tema perfeito: ora, flores combinam perfeitamente com romance!

O moinho é muito procurado pelos visitantes e a fila para entrar nele costuma crescer ao longo do dia. Assim, para evitar fila, procure chegar cedo ao parque e comece o seu dia por aqui. Por estar localizado um pouco longe das entradas do parque, quase ninguém vai diretamente até ele.

O Keukenhof possui diferentes jardins temáticos, que são muito procurados para fotos. Assim, para poder tirar suas fotos com um pouco mais de sossego, procure visitá-los logo no início do dia.

 

Pavilhões

Além dos lindos campos de flores, o Keukenhof possui cinco pavilhões, que abrigam exposições e mostras relacionadas ao universo das flores. Quatro deles têm o nome de membros da família real holandesa: Juliana, Beatrix, Oranje Nassau e Willem-Alexander. O pavilhão Wilhelmina possui esse nome em homenagem à rainha Guilhermina, que governou os países baixos por quase seis décadas, entre 1890 a 1948.

O pavilhão Oranje-Nassau possui belíssimos arranjos de flores, montados de acordo com o tema do ano. Tudo é muito perfeito!

Não deixe de visitar o pavilhão Willem-Alexander, com 500 variedades de tulipas, de diferentes cores!

O pavilhão Juliana conta a história da tulipa e merece ser visitado com calma. A tulipa foi originalmente trazida da turquia, se transformando em uma febre tão intensa na Holanda que deu origem à primeira bolha financeira da história.

 

Flower Parade e eventos no Keukenhof

O evento mais famoso que ocorre no Keukenhof é a Flower Parade, a Parada das Flores. Ela passará na saída principal do parque no dia 13 de abril de 2019, por volta das 15:30hs. Os visitantes podem sair do parque para assistir ao desfile e retornar ao parque depois, desde que tenham guardado o ingresso.

Fonte: Keukenhof Holland

Sempre tem eventos acontecendo no Keukenhof. Você pode obter informações sobre eles aqui.

 

Opções para comer

O Keukenhof oferece ao visitante muitas opções para comer: restaurantes, cafés, food trucks para lanches rápidos – que oferecem hambúrgueres, batatas fritas no cone, waffles e muitas outras coisas gostosas.

 

Tema de 2019

O tema do Keukenhof em 2019 será Flower Power, a força das flores, relembrando os anos 60, com muito amor, paz e flores! O período de funcionamento do parque em 2019 será de 21 de março a 19 de maio de 2019.

 

Dicas para visitar o Keukenhof

– Recomendamos visitar o Keukenhof com o passeio Bustour Keukenhof e Campos de flores. Foi a opção que utilizamos e gostamos muito, pois o transporte foi feito em um ônibus confortável, com guia em inglês e tivemos um bom tempo para explorar o parque. Você pode reservar o seu tour com a Amsterdam Canal Cruises.

– Procure chegar bem cedo, pois o parque é imenso e merece ser explorado com calma.

– Se possível, tente ir em um dia ensolarado!

– Esteja preparado para o frio, pois o tempo pode mudar rapidamente.

– Caso você vá por conta própria, recomendamos adquirir o ingresso com antecedência, a fim de evitar filas na entrada. Você pode adquiri-lo diretamente no site do Keukenhof.

– Tem wi-fi gratuito em todo o parque.

– O parque disponibiliza um guarda-volumes gratuito na entrada.

– É possível entrar com bolsas e mochilas. Se preferir, leve água e lanche. Há muitos lugares tranquilos onde é possível descansar e fazer um piquenique rodeado por lindas tulipas.

 

 Vale a pena visitar o Keukenhof?

Se você estiver na Holanda no período em que o Keukenhof estiver aberto, não tenha dúvidas: vá conhecer o parque! A visita ao Keukenhof é sensacional! O parque reúne em um só lugar dois símbolos da Holanda: moinhos e tulipas.

Agradecemos ao Amsterdam Canal Cruises pela colaboração na realização desse tour ao Keukenhof Holland.

 

Deixe um comentário