O que fazer em Colmar, na França

Colmar é uma cidade linda e encantadora, localizada na região da Alsácia, na França, próximo da fronteira com a Alemanha e a Suíça. É uma daquelas cidades que parece que saiu de um conto de fadas, simplesmente encantadora.

Colmar é a terceira maior cidade da região da Alsácia, depois de Estrasburgo e Mulhouse, sendo um dos destaques da região. Em uma viagem pela Alsácia, Colmar não pode ficar de fora do roteiro.

A cidade é muito fotogênica, principalmente a parte mais famosa da cidade, conhecida como La Petite Venise (pequena Veneza), com canais e casas charmosas.

No centro histórico de Colmar o estilo enxaimel das casas se faz bastante presente, característico da arquitetura alemã. Enxaimel é o estilo de construção onde as paredes das casas são montadas com hastes de madeira e encaixadas entre si, sendo os espaços preenchidos por pedras. O contraste entre a madeira e as pedras proporciona um lindo visual.


Como chegar em Colmar

Colmar está na região Grande Leste, na França, fazendo fronteira com a Alemanha e a Suíça. Esta região é mais conhecida como Alsácia.

A cidade conta com uma estação de trem que fica pertinho do centro histórico, que conecta Colmar a muitas cidades na região. Estávamos em Estrasburgo e a viagem de trem levou cerca de 30 minutos. Para encontrar preços promocionais, compre a sua passagem com antecedência no site da SCNF Connect.

A região da Alsácia pode ser explorada de carro. As estradas são ótimas e de carro você terá liberdade para ir parando nos charmosos vilarejos que encontrar pelo caminho.

Também é possível chegar de ônibus. A viagem geralmente demora mais que a trem, mas quase sempre é mais barata. Consulte os preços e itinerários no site da Flixbus.


Atrações de Colmar

Nossa passagem por Colmar foi curta, fizemos um bate-volta vindo de Estrasburgo. Contudo, o tempo foi suficiente para conhecer as principais atrações da cidade.


Parc du Champ du Mars

Descemos na estação de trem de Colmar é fomos caminhando ao centro histórico, caminhando pela Avenue de la Republic, onde passamos por dentro do Parc du Champ du Mars. O parque é muito bonito, um bom lugar para descansar e relaxar na cidade.


Centro histórico de Colmar

Passear com calma por Colmar, percorrendo suas ruas de paralelepípedos é uma delícia. A cidade é linda e você irá se encantar em cada esquina.

Após caminhar cerca de 20 minutos desde a estação de trem, passamos a explorar o centro histórico de Colmar.

O legal é caminhar sem destino pelo centro histórico, deixando-se se perder e descobrindo os cantinhos mais charmosos de Colmar. Pelo caminho você passará por muitas ruas floridas, fontes, canais, lojas de souvenir, restaurantes, cafés.

As ruas em Colmar são realmente lindas. As construções são ricas em detalhe.


Petite Venise

A Petite Venise (pequena Veneza) é a região mais encantadora de Colmar. A dica é ir conhecê-la o mais cedo possível, pois a partir das 10hs a cidade começa e encher de turistas.

Principal cartão postal de Colmar, a Petite Venise é encantadora. Difícil encontrar palavras para descrever como este lugar é fantástico.

As construções em estilo enxaimel, os canais e as flores conferem um charme todo especial a região. Encante-se e aproveita para tirar muitas fotos!

Aqui você pode fazer um passeio de barco pelo canal, que tem duração de 30 minutos e custa 6 Euros.

Aproveite para passear com calma pelas ruas e apreciar todo o charme do lugar, que é tão perfeito que parece de mentira. É um lugar realmente especial e um dos mais fotografados da região da Alsácia.


Quai de la Poissonerie

Não deixe de fazer uma agradável caminhada por uma das ruas mais fotogênicas de Colmar, a Quai de la Poissonerie, com suas casas em estilo enxaimel coloridas, que antigamente pertenciam em sua maioria a membros da corporação de peixeiros e pescadores da cidade.

Esta região é linda demais, com canais e casas que são uma graça. Aproveite para apreciar sem pressa os detalhes, o capricho e o visual incrível deste lugar fantátisco.


Au Vieux Pignon

Essa loja de souvenir tem uma fachada bastante ornamentada e fica em um cantinho bastante charmoso de Colmar.

É um dos pontos mais fotografados de Colmar. Então aproveite e tire as suas fotos!


Marché Couvert

O Marché Couvert (mercado coberto), de 1.869, foi construído na beira do rio Lauch para permitir que os mercadores trouxessem seus produtos de barco.

O mercado possui diversas bancas que vendem produtos regionais, queijos, frutas e pães. Funciona de terça a sábado o dia inteiro e domingo até às 14hs.


Maison Pfister

A Maison Pfister é uma mansão burguesa construída em 1.537 com arquitetura medieval, decorada com personagens bíblicos associados a retratos de imperadores.


Museu Bartholdi

Museu dedicado ao Auguste Bartholdi, artista que criou a Estátua da Liberdade, instalada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O museu conta tudo sobre a construção de um dos principais monumentos dos Estados Unidos e também apresenta outras obras importantes do artista.


Maison das Têtes

A Maison das Têtes (Casa das Cabeças) foi construída em 1.609, sendo uma das mais famosas e emblemáticas de Colmar. De estilo renascentista, a casa possui uma peculiar ornamentação de 106 cabeças humanas. O edifício já funcionou como bolsa de valores e hoje é um hotel e uma brasserie.


Place des Dominicains e Église des Dominicains

Na Place des Dominicains fica a imponente Église des Dominicains, cuja construção se iniciou em 1.283 e somente foi considerada pronta na primeira metade do século XIV. Ela foi restaurada recentemente, tendo um belíssimo exterior.


Collégiale Saint-Martin de Colmar

Na Place de la Cathedrale está a Collégiale Saint-Martin de Colmar, a outra igreja famosa da cidade. Construída entre 1.235 e 1.365, a igreja é uma obra importante da arquitetura gótica na Alsácia. Destaque para seu telhado colorido e brilhante característicos da região francesa da Borgonha e pela ornamentação em seu exterior.


Maison Adolph

A casa mais antiga de Colmar é a Maison Adolph, de 1.350. Não há nenhuma indicação dela, então somente pesquisando antes mesmo para saber. Ela fica na mesma para da igreja Collégiale Saint-Martin de Colmar.


Onde ficar em Colmar

O melhor lugar para se hospedar em Colmar é no centro histórico, pois assim você estará pertinho das principais atrações e poderá fazer tudo caminhando.


Quantos dias ficar em Colmar

Recomendamos ficar pelo menos dois dias inteiros em Colmar. Em um dia inteiro você consegue conhecer as principais atrações da cidade e poderá usar o segundo dia para conhecer um dos vilarejos próximos, sendo o mais indicado Eguisheim – que é incrível.


Qual a melhor época para visitar Colmar

Colmar é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro. Fomos durante o final da primavera e gostamos bastante. As ruas estavam bastante floridas e os dias longos, pois começava a anoitecer por volta das 21hs.

Durante o inverno a cidade ganha um charme especial que é a neve. No final novembro até dezembro tem os famosos mercados de natal de Colmar, uma atração pra lá de especial.

Enfim, seja qual for a estação do ano é certo que sua visita será especial, pois é impossível não se surpreender e se apaixonar por esta incrível cidade na Alsácia.


Onde comer em Colmar

Lugar onde comer é o que não falta em Colmar. São muitos restaurantes charmosos e com preços razoáveis. Aproveite para experimentar a Tarte Flambée (torta cozida nas flamas), tradicional receita da região da Alsácia.


Dicas para aproveitar Colmar

-Colmar fica pertinho de Estrasburgo, então se estiver visitando a cidade, não deixe de incluir pelo menos um bate-volta à Colmar.

-Compre sua passagem de trem com antecedência, para conseguir os melhores preços.

-Programe-se para começar cedo o seu passeio em Colmar, pois a partir das 10hs a cidade começa a encher de turistas.

-Pegue um mapa da cidade no escritório de turismo da cidade ou no seu hotel, para assim se orientar melhor na cidade.

-Esteja preparado para caminhar, pois esta é a melhor forma de explorar o centro histórico de Colmar.

.

Aproveite e leia nosso guia completo de Estrasburgo, que fica pertinho de Colmar.

.

Deixe um comentário