Basel, Suíça: guia completo!

Basel ou Basileia é a terceira maior cidade da Suíça, estando atrás somente de Zurique e Genebra, localizada bem na fronteira do país com Alemanha e França, em uma estratégica região de tríplice fronteira. Devido a sua localização, a cidade pode ser facilmente encaixada tanto por quem estiver viajando pela Suíça como também por quem estiver visitando países vizinhos e quiser conhecer um pouquinho do país.

Considerada a capital cultural da Suíça, Basel conta com cerca de 40 museus, galerias, teatros e eventos culturais durante todo o ano. A cidade é conhecida principalmente por ser a casa da Art Basel, um dos eventos mais importantes de arte contemporânea do mundo.

Basel ainda é um destino pouco explorado pelos brasileiros e muitas vezes lembrada como sendo um destino corporativo, devido ao fato da indústria farmacêutica marcar bastante presença por lá, como as gigantes Roche e Novartis.

A cidade oferece muitas atrações para se fazer o ano inteiro, para todos os gostos, com muitas atividades ao ar livre. `Ficamos apenas dois dias na cidade e mostraremos neste post porque Basel merece estar no seu roteiro de viagem.


Como chegar

Não existem voos diretos do Brasil para Basel. A Swiss voa de São Paulo para Zurique, onde você pode embarcar em um trem direto para Basel, em uma viagem de 1h30m.

Outras companhias aéreas também voam do Brasil para Zurique, como a Iberia, fazendo conexão em Madri; a British, fazendo conexão em Londres e a Air France, fazendo conexão em Paris.

A forma mais econômica de ir do aeroporto de Basel ao centro da cidade é por meio do ônibus 50, que passa em frente ao aeroporto e vai até a estação de trem central de Basel SBB. O ônibus é gratuito com o BaselCard, cartão que oferece transporte público gratuito e descontos em muitas atrações para todos os turistas que se hospedam na cidade. E você pode utilizar o cartão antes mesmo de retirá-lo no hotel, basta estar com a confirmação da reserva em qualquer hotel em Basel.

Basel possui boas ligações de trem com as principais cidades europeias. Está, por exemplo, a cerca de 1 hora de Estrasburgo, 1h30m de Lucerna, 3 horas de Paris, Frankfurt ou Genebra e 5 horas de Munique. A boa ligação por trem torna fácil incluir Basel em seu roteiro pela Europa.

Procure comprar suas passagens de trem com o máximo de antecedência possível, pois os preços costumam a subir perto do dia da viagem. Trechos como Basel para Paris são bastante concorridos e os preços sobem rapidamente. Para passagens dentro da Suíça, consulte no site da SBB, entre Suíça e França, consulte no site da SCNF Connect e entre Suíça e Alemanha no site da DB.


Como se locomover em Basel

A melhor forma de se locomover em Basel é com o transporte público, que é bastante eficiente na cidade, com uma boa malha constituída por trams e ônibus.

Hospedando-se em Basel você ganha o BaselCard, que oferece transporte público gratuito e desconto em muitas atrações durante a sua estadia na cidade.


Atrações de Basel

Como nosso tempo em Basel era curto priorizamos atividades ao ar livre e gostamos bastante da cidade. A seguir, listamos as principais atrações que conhecemos em Basel:

Centro histórico de Basel (Altstadt)

O centro histórico de Basel é simplesmente maravilhoso, um dos mais bem conservados de toda a Europa. Nele você viaja pelo tempo em mais de dois mil anos de história.

Basel é uma cidade consciente de sua tradição e também muito moderna. Podemos ver como o novo e o velho convivem em perfeita harmonia na cidade.

O legal é caminhar sem rumo pelo centro histórico, conhecendo cantinhos agradáveis e ruas charmosas. Você encontrará pelo caminho muitas fontes com água potável e também construções históricas.

Reserve pelo menos algumas horas do seu dia para fazer isso e garanto que não irá se arrepender. Em cada rua você irá se deparar com casas antigas, muitas que datam do século XIV, e igrejas medievais. Repare que muitas delas contém a indicação do ano de fundação.

Não deixe de percorrer as ruas Heuberg, Unterer e Nadelberg. São ruas residenciais deliciosas para caminhar e que contam muito da história da cidade.

Outra rua que não pode ficar de fora do seu roteiro pelo centro histórico é a Gemsberg, rua que termina em uma espécie de pracinha super agradável com direito a fonte central, a Gemsberg Brunnen. Por aqui você encontra casas bem antigas e famosas do centro histórico, como a Zur Scheuren, que data do ano de 1300.

Continuando o passeio pelo centro histórico, não deixe de passar pela estreita Imbergässlein, uma das ruas mais antigas de Basel, que remonta aos séculos XIII e XIV. Observe, ao fundo, a torre da Rathaus, a prefeitura da cidade.

Outro ponto que merece ser visitado é a charmosa Andreasplatz, uma espécie de praça com edifícios antigos.


Tinguely Fountain

Esta fonte de água foi construída pelo artista Jean Tinguely com peças do antigo teatro que ficava neste mesmo local. Durante o verão as peças jogando água em diferentes direções e no inverno a fonte acaba se tornando em verdadeiras esculturas de gelo.


Münsterplatz, Cathedral e Pfalz

A Catedral de Basel é um dos principais cartões postais da cidade. Esta construção em estilo gótico está localizada bem no centro histórico da cidade, em uma enorme e bonita praça. Aproveite para entrar e conhecer o seu interior.

É nesta praça que é realizado o mercado de Natal de Basel, o maior e mais antigo da Suíça, com mais de 180 barracas.

Atrás da catedral está a Pfalz, uma plataforma de onde é possível curtir a vista da cidade e do Rio Reno. O lugar é muito gostoso e convidativo para descansar após bater perna pela cidade.


Marktplatz e Rathaus

Marktplatz, ou praça do mercado em português, é onde historicamente sempre foi realizada a feira da cidade, que até hoje ocorre odos os dias, oferecendo muitos produtos orgânicos.

Aqui está localizada a Rathaus, Prefeitura de Basel, com sua fachada vermelha, com muitas pinturas brilhantes. Aproveite e entre para conhecer o seu interior, com estátuas e belas pinturas.


Mittelere Bruck – Ponte do Meio

A Ponte do Meio é um dos monumentos mais antigos da cidade. Inaugurada em 1226, é a principal ponte de Basel e uma das mais antigas que cruzam o Rio Reno.

Inicialmente era uma ponte para tráfego local, mas acabou se tornando um dos mais importantes pontos de travessia da cidade.

Atravesse a ponte para caminhar na margem oposta do rio, tendo como visual o panorama do centro histórico de Basel. O calçadão é muito agradável para caminhar.


Rio Reno

Que tal um mergulho no Rio Reno? Durante o verão a atividade é bastante procurada pelos locais e também pelos turistas. Vimos muitas pessoas descendo o rio boiando e nadando.

As margens do rio ficam bem cheias nos dias ensolarados no verão, com muitas pessoas aproveitando para tomar sol e se refrescar nas águas do rio.


Dreiländereck

O Dreiländereck é o monumento que marca a tríplice onde se encontram as fronteiras da França, Alemanha e Suíça. Fica um pouco longe do centro histórico e após descer do tram você precisará caminhar um pouco até chegar ao monumento (entrada gratuita).


Passerelle des Trois Pays (Ponte dos Três Países)

A Ponte dos Três Países é uma ponte internacional sobre o rio Reno, entre Huningue e Weil am Rhein. É a mais longa ponte para pedonal e para bicicletas do mundo. O nome é devido a sua localização perto da tríplice fronteira entre França, Alemanha e Suíça, situando-se a apenas 100 metros de distância do território Suíço.

Você pode chegar com o tram número 8, embarcando na estação central de Basel e descendo na parada Weil am Rheim, já na Alemanha. De lá é só caminhar até a ponte e cruzar a fronteira chegando na França. Em poucos minutos você sai da Suíça, passa pela alemanha e já atravessa para a França.


Museus de Basel

Basel possui cerca de 40 museus, sem contar as galerias de arte e os pequenos antiquários. Alguns dos principais museus são: o Museu Tinguely (Paul Sacher-Anlage, 2. De terça a domingo das 11h às 18h); Fundação Beyeler (Baselstrasse, 101. Todos os dias das 10h às 18h); Kunstmuseum (St. Alban-Graben, 16. De terça a domingo das 10h às 18h; às quintas, até 20h; fechado às segundas); o SAM (Steinenberg, 7. Aberto todos os dias; terças, quartas e sextas, das 11h às 18h; quintas, das 11h às 20h30; sábados e domingos, das 11h às 17h;). Como tínhamos pouco tempo na cidade, não chegamos a visitar nenhum, ficou para uma próxima vez em Basel.


Onde ficar em Basel

A melhor região para se hospedar em Basel é no centro da cidade, principalmente próximo a estação de trem Basel SBB.

É uma localização estratégica tanto se você desembarcar de trem como se estiver vindo do aeroporto, pois o ônibus também para na estação de trem. Daqui você pode caminhar para as principais atrações da cidade ou pegar uma das linhas do tram para ir onde quiser.

Nos hospedamos no Victoria Hotel, um moderno hotel bem em frente a estação de trem Basel SBB. Foi só atravessar a rua e já chegamos ao hotel, localização excelente!

O quarto era muito espaçoso, funcional e confortável, com uma vista legal para a bonita estação de trem central de Basel.

O hotel conta com uma pequena academia, que oferece inclusive toalhas e água. O café da manhã é ótimo, com grande variedade de sucos, frutas, bolos, pães e proteínas. Um dos melhores cafés da manhã que experimentamos na Suíça.

Se quiser passear mais na cidade após o check-out, pode deixar a bagagem na recepção sem custo.

O Victoria Hotel está localizado na Centralbahnplatz 3-4 no centro de Basel. Você pode fazer a sua reserva diretamente no site do hotel.


Quantos dias ficar em Basel?

Com dois dias inteiros você conhece visitar as principais atrações da cidade de Basel. Contudo, se quiser visitar os museus, precisará ficar uns dias a mais na cidade.


Vale a pena visitar Basel?

Basel é uma das cidades que mais gostamos não só da Suíça, como também da Europa. Graças a localização privilegiada da cidade, você pode visitar três países em um único dia.

A cidade é bem servida por voos e também por trem, facilitando encaixá-la em seu roteiro da cidade. O aeroporto fica pertinho do centro e se você for ficar hospedado em Basel pode pegar o ônibus gratuitamente. A estação de trem também fica bem no coração da cidade.

O centro histórico de Basel é lindo, um dos mais bem conservados de toda a Europa. Nele você viaja pelo tempo em mais de dois mil anos de história. Caminhar com calma pelo centro histórico é uma experiência incrível.

Para quem curte arte e cultura certamente não irá se decepcionar com Basel, que possui mais de 40 museus. Não é a toda que Basel é conhecida como sendo a capital cultura da Suíça.

Agrademos ao Basel Tourismus e ao Hotel Victoria por toda colaboração na realização desta viagem.


.

Deixe um comentário