Estrasburgo: conheça esta incrível cidade na França

Estrasburgo é a capital e maior cidade da região da Alsácia, na França e uma das mais lindas do país, um destino imperdível na região. Quando estávamos montando nosso roteiro pela França e nos deparamos com algumas fotos de Estrasburgo, já tivemos certeza de que ela não poderia ficar de fora e a escolha foi certeira – a cidade nos encantou à primeira vista.

Localizada na fronteira entre França e Alemanha, Estrasburgo reúne características culturais e gastronômicas dos dois países, o que fica bem evidente na arquitetura das casas – muitas no estilo enxaimel característico alemão, sendo que você encontra muitas placas e cardápios em francês e em alemão.

O centro histórico de Estrasburgo foi declarado em 1988 Patrimônio Mundial pela Unesco. O lugar é lindo, com uma atmosfera medieval que encanta os visitantes, marcado principalmente pela Catedral Notre-Dame de Strasbourg.


Como chegar a Estrasburgo

Não há voos diretos do Brasil para Estrasburgo, mas a cidade possui aeroporto e você poderá chegar de avião fazendo conexão em alguma cidade da Europa.

O maior aeroporto próximo de Estrasburgo, para o qual geralmente você encontrará voos a preços menores, é o de Basel, na Suíça. De Basel você pode pegar um trem até Estraburgo, em uma viagem que dura menos de 1h30min.

Você também pode voar para Paris e de lá embarcar em um trem para Estrasburgo. A viagem dura em torno de 3 horas.

Estrasburgo possui boas ligações de trem às principais cidades europeias. Então, você conseguirá facilmente encaixar a cidade em seu roteiro pela Europa. Para pesquisar passagens de trem desde a Alemanha, pesquise no site da DB, desde a França na SCNF Connect e desde a Suíça no site da SBB.

Outra opção é chegar até Estrasburgo de ônibus. Contudo, a viagem demora muito mais. Desde Paris, por exemplo, a viagem leva em torno de 9 horas, o triplo do tempo da viagem de trem. Você pode pesquisar as passagens aqui.

Se você pretende conhecer outras cidades da Alsácia, uma boa opção pode ser alugar um carro para explorar a região, que é linda.


Atrações de Estrasburgo

As principais atrações de Estrasburgo estão localizadas na Grande Île, facilitando bastante os deslocamentos, que podem ser feitos todos a pé.


Catedral de Notre Dame de Estraburgo

A construção da Catedral de Notre Dame de Estrasburgo iniciou no ano de 1176 e somente foi considera “pronta” no ano de 1439, foram quase 300 anos de construção.

A arquitetura da Catedral mistura diferentes estilos medievais, com influências principalmente românticas e góticas. Durante alguns séculos a Catedral foi considerada como o edifício católico mais alto em todo o mundo, somente perdendo este título no século XIX, com a construção da Catedral de Colônia, na Alemanha. Atualmente a Catedral de Notre Dame de Estrasburgo é a quarta maior do mundo.

A Catedral está localizada bem no coração do centro histórico de Estraburgo, em uma praça repleta de lojas, cafés, bares e restaurantes. Todo o entorno da Catedral é bastante movimentado.

Aproveite também para ver a Catederal durante à noite, pois ela fica ainda mais linda com a iluminação e a praça fica repleta de pessoas, muitas sentadas conversando sentadas no chão.

O acesso para conhecer o interior da igreja é gratuito, exceto entre as 12h e 13hs, precisando pagar para assistir a apresentação do relógio astronômico (diariamente às 12:30hs) e para subir na torre da Catedral.


Maison Kammerzell

Esta construção marrom é considerada por muitos como a casa mais bonita de Estraburgo, construída no século XV, com uma fachada realmente linda. Hoje ela funciona como um hotel e restaurante.


Place Kléber

A Place Kléber é a principal praça de Estrasburgo. Por aqui são realizadas feiras, eventos culturais e diversas atividades. Aqui é montada a árvore de Natal.

Ao redor da praça você conta com restaurantes, cafés e um supermercado. No final de semana na parte da manha são realizadas feiras.


Explorar o centro histórico

Caminhar pelo centro histórico é uma atividade imperdível para se fazer em Estrasburgo, descobrindo novos lugares e curtindo todo o charme da cidade.


La Petite France

La Petite France é a área mais incrível e pitoresca de Estrasburgo, simplesmente imperdível. O lugar conta com lindas casinhas coloridas do estilo enxaimel, canais formados pelo Rio III, formando um cenário fantástico.

O bairro ficou conhecido por La Petite France quando a cidade esteve sob ocupação da Alemanha. Naquele período, o lugar era considerado um reduto francês, que era mal visto na época.

La Petite France é cortada por muitos canais, o que conferem um charme todo especial. Na região você encontra muitos restaurantes, bares, cafés e lojas.

O legal é caminhar sem pressa, curtindo toda a beleza do La Petite France e prestando atenção aos detalhes que tornam este lugar tão especial e a área mais turística da cidade.


Ponts Couverts (Pontes Cobertas)

Construídas no século XIII, as Pontes Cobertas ganharam esse nome devido aos telhados de madeira que as cobriam originalmente. Os telhados foram derrubados no século XVIII, mas o nome permaneceu.


Barrage Vauban

A Barrage Vauban foi construída em 1.690, sendo hoje um dos principais pontos turísticos de Estraburgo, pois dela se tem uma linda vista da cidade e a entrada é gratuita.


Passeio de barco

O passeio de barco no Batorama (nome da empresa que opera a atração) percorre os principais pontos da cidade, otimizando a sua visita. O trajeto dura 1 hora.


Sugestões de bate-volta: Colmar e Eguisheim

As cidades de Comar e Eguisheim ficam pertinho de Estrasburgo e são lindas, parece que saíram de um conto de fadas.

Colmar é uma das cidades mais gostosas para se passear na França, um lugar verdadeiramente encantador. Uma verdadeira joia que você não pode deixar de conhecer.

Colmar fica pertinho de Estrasburgo, sendo que a viagem de trem dura cerca de 30 minutos.

Eguisheim é considerada por muitos como a cidade mais charmosa e colorida da França. É uma das cidades mais românticas da Rota dos Vinhos da Alsácia.

O vilarejo de Eguisheim serviu de inspiração para cenários do desenho a Bela e a Fera, da Disney. O lugar é fantástico.

Você pode chegar a Eguisheim de carro ou bicicleta desde Colmar. Fica bem pertinho. Não é possível chegar de trem e o transporte público desde Estrasburgo é bastante limitado.


Onde ficar em Estrasburgo

A melhor localização para se hospedar em Estrasburgo é no centro histórico, na região da Grande Île, zona que concentra a maior parte das atrações da cidade. Quanto mais próximo da Catedral de Estrasburgo, melhor a localização.

Outra opção é ficar perto da estação de trem, facilitando os deslocamentos quando chegar e sair da cidade. De lá você poderá ir caminhando até ao centro histórico, levando em torno de 20 minutos.


Quantos dicas ficar em Estrasburgo

Para conhecer as principais atrações de Estrasburgo e ainda ter um tempinho para explorar com calma a cidade, recomendamos ficar pelo menos dois dias inteiros na cidade. Para explorar os vilarejos vizinhos de Colmar e Eguisheim, acrescente mais um dia.


Como se locomover em Estrasburgo

A melhor forma de explorar Estrasburgo é caminhando. O centro histórico é compacto e reúne as principais atrações da cidade.

Contudo, para ir até lugares mais distantes do centro histórico, poderá utilizar-se do excelente sistema de transporte público de Estrasburgo.


Dicas de Estrasburgo

– Comece o seu passeio pelo centro histórico de Estrasburgo e curta o caminho até as atrações.

– Caminhe seu pressa pelo centro histórico e pelo La Petite France, prestando atenção aos detalhes e se encantando com a beleza do lugar.

– Combinar um bate-volta a Colmar e Eguisheim é uma ótima opção se você estiver com pouco tempo. Em um dia inteiro você consegue visitar as principais atrações dos dois vilarejos. Procure chegar bem cedo à Colmar e depois alugue uma bicicleta na estação de trem para pedalar até Eguisheim.

– Caso pretenda viajar de trem, compre sua passagem com antecedência para encontrar os melhores preços. Você pode comprar diretamente no site da SCNF Connect.

.



Deixe um comentário