Seychelles: verdadeiro paraíso no Oceano Índico

Localizado no meio do Oceano Índico ao leste da costa da África, Seychelles é composto por 115 ilhas, sendo difícil encontrar palavras para descrever esse verdadeiro paraíso.

Seychelles é um paraíso, um daqueles lugares que parece que só existe em fotos, que não são reais de tão perfeitos. Praias desertas com mar cristalino, coqueiros, natureza exuberante, tartarugas gigantes e sol o ano inteiro é o que você encontrará nessas ilhas, cada uma mais incrível que a outra.

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Seychelles, que mal aparece no mapa. Antes de viajar, você busca por Seychelles no Google Maps e vê microilhas perdidas no meio do Oceano Índico, que formam o menor país do continente africado. Então prepare-se para conhecer Seychelles e ficar com vontade de viajar correndo para este lugar incrível.

São três ilhas principais: Mahé, Praslin e La Digue. São nelas que você encontra mais opções de hospedagem, atividades e restaurantes. Existem ilhas que não possuem hotel e você vai apenas para passar o dia e também ilhas particulares com hotéis super exclusivos. O ideal é visitar as três ilhas, que ficam pertinho uma das outras.

Neste post, apresentamos uma visão geral de Seychelles e das três ilhas principais: Mahé, Praslin e La Digue, destacando suas principais atraçoes.


Como chegar em Seychelles

O aeroporto internacional de Seychelles fica na ilha de Mahé, a maior ilha do arquipélago. Não existem voos diretos do Brasil para Mahé. Você pode chegar com a Qatar Airways, fazendo conexão em Doha; com a Emirates, via Dubai e com a Ethiopian Airlines, com conexão em Addis Ababa.

A partir de Doha, Dubai ou Addis Ababa, a viagem até Mahé dura em torno de 4 horas. Fomos via Doha, com a Qatar Airways, que possui dois voos diários saindo de São Paulo Guarulhos e com uma rápida conexão em Doha, desembarcamos em Mahé.


Como viajar entre as ilhas em Seychelles

Ficar apenas em Mahé, onde fica o aeroporto internacional, é um grande erro. Um erro daqueles gigantescos mesmo. Então, nem pense em conhecer apenas Seychelles, pois se fizer isso garantimos que se arrependerá.

De Mahé você pode viajar para Praslin embarcando em um voo de 15 minutos da Air Seychelles no próprio aeroporto internacional ou pegar uma balsa, conhecida como jetty, que leva cerca de 60 minutos para chegar.

O porto de Mahé de onde partem as balsas está localizado a cerca de 15 minutos do aeroporto. Você pode ir de táxi ou reservar o traslado juntamente com a balsa no site da SeyFerry, que é a opção mais econômica. Os horários dos ônibus são sincronizados com os horários de partida das balsas. Optando pela balsa, se você tiver problemas com enjoo, tome um medicamento antes, pois o mar pode estar bastante agitado e a balsa sacudir um pouco.

Caso o seu destino seja La Digue, a única opção é a balsa, que também parte do porto. A balsa irá fazer uma rápida parada em Praslin antes de chegar em La Digue. Reserve sua passagem no site da SeyFerry.

Entre Praslin e La Digue você viaja de balsa, em uma viagem de cerca de 15 minutos, que também pode ser reservada no site da SeyFerry.


Como se locomover em Seychelles

Em Seychelles os táxis são caros e o transporte público escasso. A melhor forma de se locomover em Mah´é e Praslin é alugando um carro. As locadores oferecem a opção de você retirar o carro no aeroporto, porto ou no seu hotel e pode devolver onde você quiser também.

A mão em Seychelles é a inglesa, ou seja, você irá dirigir se mantendo à esquerda. Então optar por um carro automático pode ser uma boa, pois assim fica mais fácil se acostumar com a direção. Alugamos utilizando a carteira de habilitação brasileira mesmo, a PID não foi exigida por nenhuma das duas locadoras que utilizamos.

Em La Digue não existem carros para alugar, sendo que a melhor forma de se locomover é de bicicleta. A ilha é bastante plana, sendo muito gostosa de se explorar pedalando. No centrinho da ilha e também em muitos hotéis existem bicicletas para alugar. Recomendamos alugar durante toda a estadia. A diária custa em torno de 7 a 10 Euros.


Opções de acomodações em Seychelles

Em Seychelles você encontra o melhor de dois mundo: não só hotéis e resorts luxuosos pé-na-areia que dão a sensação de isolamento e todo o serviço que você precisa, mas também charmosas guesthouses: pousadas simples e muito acessíveis, sendo que várias possuem acomodações com cozinha.

Então em Seychelles você tem a opção de cacifar um hotel ou resort luxuoso ou optar por uma guesthouse, alugar um carro e explorar as praias paradisíacas. Assim, você poderá planejar a viagem de forma que caiba em seu orçamento. Se quiser, é possível conhecer este lugar incrível sem ter que gastar uma fortuna.


As três ilhas mais visitadas de Seychelles

Mahé, Praslin e La Digue são as principais ilhas de Seychelles e recomendamos que você inclua as três no seu roteiro, deixando o melhor para o final: La Digue, onde fica a praia eleita como a mais bonita do mundo.


La Digue

Vamos começar pela ilha que mais gostamos em Seychelles, a mais perfeita e paradisíaca de todas, que ainda tem uma natureza praticamente intocada: La Digue.

La Digue é a ilha mais charmosa e rústica de todas, onde você vai andar de bicicleta para explorar as praias paradisíacas da ilha. Isso mesmo, aqui você irá alugar um carro, mas sim uma bicicleta.

O clima bom, sem comércio barulhento e trânsito de carros, fazem com que todos os dias pareçam feriado em La Digue. Parece que La Digue parou no tempo, que voltamos a década de 1950, o que é muito bom, pois garantiu a preservação das qualidades do lugar, com uma natureza exuberante praticamente intocada.

Desembarcamos em La Digue e fomos caminhando até a nossa guesthouse. O anfitrião nos esperou no porto e gentilmente nos ajudou com a bagagem. Logo já alugamos nossas bicicletas e saímos para explorar a ilha.

La Digue abriga a praia mais famosa de Seychelles, que figura na grande maioria dos anúncios publicitários do país e foi eleita a praia mais bonita do mundo: a Anse Source d’Argent.

A Anse Source d’Argent é surreal, difícil encontrar palavras para descrever o que se vê neste lugar, um cenário paradisíaco, formado por blocos enormes de pedras de granito e um mar degrade, em alguns lugares azul e em outro verde-claro.

A Anse Source d’Argente fica dentro de um parque , o L’Union State, sendo preciso pagar para entrar. O parque possui caminhos bonitos, cheios de coqueiros e diversas tartarugas gigantes. Pegue uma folha da árvore e experimente oferecer a uma das tartarugas.

La Digue possui muitas outras praias, que são bem menos procuradas pelos turistas, mas que guardam uma beleza ímpar.

Então pegue sua bicicleta e com um mapinha em mãos vá em busca das praias de La Digue, um passeio que certamente ficará em sua memória para sempre.

As praias em La Digue são lindas e exceto a Anse Source d’Argente, praticamente desertas. Lugar perfeito para relaxar e apreciar o quanto a mãe natureza foi generosa por aqui não vai faltar em sua viagem em La Digue.

La Digue é tão linda que certamente você não irá querer ir embora. Então programe-se para ficar o máximo que puder nesse lugar, que é simplesmente fantátisco!


Praslin

Praslin é a segunda maior ilha de Seychelles e também tem praias e cenários paradisíacos. Com diversas praias, a ilha tem cerca de 40 km2 e cerca de 9 mil habitantes, o que corresponde a quase 10% da população de Seychelles. Ressalta-se que 90% da população vive em Mahe, então dá pra perceber o quão as outras ilhas (são 115 no total) são desertas.

A ilha de Praslin é famosa por ser um dos dois únicos locais no mundo onde encontra, em estado selvagem, o famoso coco-de-mer (coco-do-mar), a maior semente do mundo e com forma de coxas humanas.

Aqui em Praslin estão duas das praias mais fotografadas do mundo, a Anse Lazio e a Anse Georgette. Aliás, praias perfeitas não faltam em Praslin, todas rodeadas por muito verde e muitas delas praticamente desertas.

Anse Lazio foi a primeira praia que visitamos em Praslin. Ela conta com um estacionamento amplo (todos os estacionamentos são grátis) e muita área de sombra.

O mar é incrivelmente azul, um cenário paradisíaco difícil de descrever de tão bonito. Anse Lazio sintetiza tudo o que esperamos de uma praia perfeita: mar azul turquesa e cristalino, areia branquinha, granitos típicos de Seychelles e muito verde ao seu redor.

A Anse Georgette fica dentro do resort Constance Lemuria. Para visitá-la, você pode ir por uma trilha de 6 km ida e volta ou pelo resort. Contudo, para entrar pelo resort é preciso pedir autorização com antecedência, ligando para a recepção, pelo menos alguns dias antes da data pretendida. Dentro do resort é preciso caminhar cerca de 1,5 km até a praia. Outra forma de se visitar a praia é de barco.

A trilha para Anse Georgette começa na Anse Lazio e tem cerca de 4 km de extensão. No começo tem bastante sombra, mas à medida em que se sobe a sombra vai acabando. As vistas da trilha são lindas. Não se esqueça do protetor solar e leve bastante água. A sinalização na trilha não é das melhores, mas é suficiente para não se perder pelo caminho.

Adoramos a trilha. Apesar de ser uma caminha cansativa devido ao calor, o visual compensa o esforço.

Gostamos tanto da Anse Georgette que voltamos para conhecê-la, desta vez passando pelo resort Constante Lemuria.

Praslin também possui outras praias paradisíacas e tranquilas, com um mar lindo e sempre rodeadas por uma vegetação exuberante.

O Vallée de Mai, Patrimônio Cultural da UNESCO desde 1983, é uma das principais atrações de Seychelles. É aqui que você vai encontrar o símbolo nacional das Seychelles, o coco de mer, uma semente gigante, com cerca de 40 a 50 centímetros de diâmetro, pesando cerca de 15 a 30 quilos. Elas crescem em palmeiras que chegam a 35 metros de altura, com folhas de 7 a 10 metros de cumprimento. Caminhar pelo Vallée de Mai dá a sensação de estar caminhando em uma floresta dentro do Jurassic Park. O cenário é incrível.

Charles George Gordon, um general britânico, tinha certeza de que aqui era o Jardim do Éden, o de Adão e Eva, do Gênesis da Bíblia.

O parque tem uma ótima estrutura e funciona todos os dias, das 8:30hs às 16hs. Você pode comprar a entrada na hora, diretamente na bilheteria. Tem estacionamento gratuito em frente.


Mahé

A ilha de Mahé é a porta de entrada de praticamente todos os turistas, pois aqui é que fica o aeroporto internacional. Ela é a principal ilha e distrito do país, concentrando a maior parte da sua população – cerca de 90%. Aqui fica a capital de Seychelles, Victoria.

Mahé é a maior das ilhas de Seychelles e conta com 65 praias belíssimas, além de muitas trilhas e mirantes incríveis. Certamente Mahé não pode ficar fora do seu roteiro em Seychelles.

Beau Vallon é a praia mais popular de Mahé e tem uma infraestrutura completa, com diversos restaurantes, barracas de artesanato e comida, lojas de souvenir e agências de passeios.

A praia é bonita, com um mar calminho e água quentinha. Contudo, a praia é famosa mesmo pelo seu por do sol, que realmente é belíssimo.

Mahé tem tanta praia que é até difícil eleger as mais bonitas. Mas uma praia que nos chamou a atenção foi a Anse Major: simplesmente fantática.

Pode-se chegar a Anse Major de barco ou por uma trilha de cerca de 6 km. A trilha é linda, com vistas surreais do Oceano Índico. Não se esqueça de passar protetor solar e de levar bastante água.

A Anse Major é linda, vale todo o esforço da caminhada. Nela tem um quiosque que vende comida e bebida – mas prepare o bolso, pois os preços não são nada convidativos.

Outras praias incríveis te esperam em Mahé, muitas delas desertas ou com pouquíssimas pessoas. O melhor passeio é rodar a ilha de carro e ir parando para conhecer as praias pelo caminho.

A capital Victoria fica no nordeste de Mahé, rodeada por montanhas e pelo mar, é a única cidade de Seychelles, pois o restante são vilas.

Estacione o carro e caminhe pelas atrações de Mahé, como a Torre do Relógio, o famoso mercado e o Templo de Arul Mihu Navasakthi Vinayagar. Aproveite para comprar souvenir nos quiosques de artesanato Esplanade, pertinho da Biblioteca Nacional.

O Jardim Botânico de Mahé é lindo, tendo tartarugas gigantes e o famoso coco-de-mer. Assim, se você não tiver visto o coco-de-mer em Praslin, terá a oportunidade de vê-lo por aqui.

Na destilaria de rum Takamaka é possível aprender sobre a história do lugar, aprender mais sobre a produção e degustar o produto. O lugar conta ainda com uma loja que vende rum e artigos da marca.

É uma visita bastante interessante, principalmente para quem gosta de rum. As visitas guiadas ocorrem de segunda à sexta, às 11:30hs e 13:30hs.

Mahé possui muitas opções de trilha. Optamos por fazer a Copolia, que tem cerca de 2 km de extensão e oferece uma vista incrível da ilha. A trilha é de nível médio, pois quase todo o tempo é de subida. Levamos cerca de uma hora em cada trajeto.

Com o tempo bom daqui é possível avistar as ilhas de Praslin e La Digue.

Lá no alto tem planta carnívora (Nepenthes pervillei), que é nativa da ilha, que tem a forma de um jarro para capturar suas presas. O inseto é atraído pelo odor e pela cor da planta.

Embora seja a maior e mais povoada ilha das Seychelles, Mahé oferece muitas praias praticamente desertas, permitindo que você possa curtir o lugar com tranquilidade.


Quantos dias ficar em Seychelles

Seychelles é incrível, então quanto mais dias puder ficar melhor. Garantimos que você não irá se arrepender, porque uma vez aqui é difícil querer ir embora.

Recomendamos visitar as três ilhas, Mahé, Praslin e La Digue, ficando pelo menos 4 dias em cada. Com três dias inteiros em cada uma das ilhas você poderá conhecer as principais atrações e praias e relaxar um pouco nos cenários paradisíacos de Seychelles.


Qual moeda levar para Seychelles

A moeda de Seychelles é a Rupia das Seychelles. Cartões de crédito são bem aceitos, mas alguns pequenos estabelecimentos aceitam somente dinheiro.

O Euro tem uma boa aceitação na ilha, sendo que a taxa de câmbio varia de acordo com o estabelecimento.

Nossa estratégia foi utilizar o cartão da nossa conta da Wise para sacar um pouco de dinheiro e o utilizamos para pagar as despesas maiores. Ele funcionou perfeitamente em Seychelles.


Quando ir para Seychelles

Seychelles tem sol o ano inteiro, sendo que o período com menos chance de chuva vai de abril a outubro (primavera e outono). As temperaturas são um pouco mais baixas. A época mais quente vai de dezembro a abril, quando a umidade está mais alta.


Dicas de Seychelles

  • Programe-se para conhecer as três ilhas principais (La Digue, Praslin e Mahe), pois todas são incríveis.
  • Alugar um carro em Praslin e em Mahe é fundamental para ter liberdade para explorar a ilha. Em La Digue, alugue uma bicicleta e saia para conhecer a ilha.
  • Existem opções de acomodações para todos os bolsos. Quem quiser economizar com refeições, pode optar por acomodações com cozinha e prepará-las.
  • De maneira geral, não tem muito o que fazer à noite em Seychelles. Então aproveite para acordar bem cedo para aproveitar mais o dia.

Agrademos ao Tourism Seychelles por toda a colaboração na realização desta viagem.

.

Deixe um comentário