Playa del Carmen, México: dicas essenciais para sua viagem!

Playa del Carmen está no coração da Riviera Maya, estando localizada à cerca de 50 km do Aeroporto de Cancun, próxima das principais atrações da região.

A antiga vila de pescadores de Playa del Carmen consiste hoje em um importante pólo turístico do Caribe Mexicano. Oferece diversas opções de acomodação e possui atrativos de sobra: praias com mar azul turquesa, ótima infra-estrutura, bons restaurantes e uma animada vida noturna.

Playa del Carmen apresenta-se como uma excelente alternativa de hospedagem para quem quer escapar do tumulto de Cancun, podendo aproveitar de um ambiente mais descolado e com um mar mais tranquilo mas o mesmo tom de azul de Cancun.


Estando em Playa del Carmen, você estará mais próximo de destinos como Tulum, Akumal, Xcacel, Xel-ha, X-Caret, X-Plor, Grand Cenote, Dos Ojos Cenote, ruínas de Coba e demais atrações da Riveira Maya. Por isso, Playa del Carmen é uma localização estratégica!

 

Como chegar

A Aeromexico e a Copa são as principais companhias aéreas utilizadas para a viagem do Brasil para Cancun, realizando conexões na Cidade do México e no Panamá, respectivamente.

Outras opções são a Avianca/Taca, com conexões em Bogotá e San Salvador e as companhias áreas americanas, com conexões nos Estados Unidos.

Algumas operadoras de turismo oferecem pacotes que incluem voos diretos fretados entre o Brasil e Cancun.

Playa del Carmen localiza-se à cerca de 50 km do Aeroporto De Cancun, cerca de 1 hora de carro. Pode-se chegar a Playa de carro alugado, taxi, vans ou ônibus (transporte público, que é a opção mais econômica).

 

Onde ficar

Playa del Carmen possui opções de acomodação para todos os bolsos. Optando por ficar em Playa, a melhor localização é próxima a Quinta Avenida, rua para pedestres repleta de lojas e restaurantes.

Para fugir do agitação do centrinho de Playa, não faltam opções ao longo da Riviera Maya: são diversos resorts, muitos com praias quase exclusivas (pela dificuldade de acesso para quem não é hóspede).

 

Transporte

O centro de Playa de Carmen pode ser percorrido a pé, bem diferente da Zona Hoteleira de Cancun, que é imensa…

Para visitar às praias próximas ou ir aos parques, o mais cômodo é alugar um carro. Se optar por essa opção, procure não ultrapassar o limite de velocidade (que muda com frequência) e respeite a sinalização, para não ter problemas com a polícia.

A locadora irá lhe oferecer alguns seguros e se você recusar irá fazer uma autorização de um valor elevado no seu cartão de crédito para liberar a locação.

Outra opção é usando o transporte público, partindo do terminal rodoviário localizado na Quinta Avenida.

Táxis podem ser facilmente encontrados em Playa, principalmente ao longo da Quinta Avenida.

 

Quinta Avenida

A Quinta Avenida é a principal rua de Playa del Carmen, onde se encontram os principais restaurantes e lojas. Durante à noite a rua fica bastante cheia, com turistas de toda parte do mundo, com muitos europeus. Existem muitas opções de restaurantes, desde a tradicional comida mexicana até churrasco argentino e comida japonesa.

 

Praias

Playa del Carmen tem uma praia de mar azul e areia branquinha, com uma boa estrutura de bares. Pode-se curtir a praia com todo conforto. Baladas pé na areia são comuns em Playa.

Saindo de Playa, pegando a estrada sentido Tulum, encontra-se diversas praias. Deve-se prestar atenção para as entradas um tanto quanto escondidas…

Destaque para a praia de Akumal, onde se pode facilmente fazer snorquel com tartarugas marinhas, e com um pouco de sorte, com raias…

 

Ya-Kul Bay

A baía de Ya-Kul, perto de Akumal, é uma excelente opção para snorquel, com águas calminhas e cristalinas. Paga-se uma taxa por pessoa para entrar. Se não tiver snorquel, poderá alugá-lo na entrada.

Se possível, escolha um dia ensolarado para visitar a baía, pois assim a visibilidade da água ficará melhor.

 

Parques

Existem muitos parques próximos a Playa del Carmen:

– X-Caret. É um parque temático com diversas atrações: praias, rios subterrâneos, exposição de animais e um grande show de encerramento. Existe uma opção de ingresso básico e uma opção plus, que inclui almoço, duas bebidas e armário. Localiza-se a cerca de 15 minutos de Playa del Carmen.

– Xel-ha. Parque ecológico localizado a cerca de 60 km de Playa del Carmen. É um parque natural, com diversas opções para snorquel. Os ingressos incluem refeições e bebidas o dia todo.

– X-Plor. Parque com atrações mais radicais, como tirolesas. Localiza-se em frente ao X-Caret.

– Hidden Words. Parque ecológico no meio da selva, que oferece circuitos que incluem tirolesas, rapel, snorquel em cenotes. Localiza-se um pouco depois de Akumal, no sentido Tulum.

– Rio Secreto. Parque que oferece snorquel com passeios guiados em rios subterrâneos.

 

Cenotes

Existem muitos cenotes ao longo da Riviera Maya, oferecendo possibilidades de snorquel ou mergulho. Visitamos o cenote Dos Ojos e achamos muito legal.

No cenote Dos Ojos você pode pagar apenas a entrada e visitá-lo sozinho, sem guia. Se preferir, pode contratar um dos guias que ficam na portaria, para fazer um tour guiado pelo cenote e conhecer a bat cave. O passeio inclui coleta, máscara, snorquel e capacete com lanterna.

 

Compras

A Quinta Avenida é o endereço para compras em Playa del Carmen, com muitas opções de lojas para comprar lembranças, artigos locais, roupas, perfumes, relógios, jóias, eletrônicos, etc. A maioria das lojas fecha às 23hs.

 

Dicas de Playa del Carmen:

– A melhor localização em Playa del Carmen é na Quinta Avenida. Assim, ao escolher o seu hotel, analise a distância dele para essa avenida.

– Para andar por Playa del Carmen não é necessário carro, pois tudo fica próximo. Contudo, para fazer os passeios com conforto, um carro é uma boa opção. Ao alugar o carro, não deixe de realizar a vistoria para identificar os dados e peça para marcar todos na análise do carro.

– Se alugar carro, cuidado para não ultrapassar o limite de velocidade.

– Se quiser comprar algum passeio ou ir a algum parque, como o Rio Secreto ou Hidden Worlds, existem muitas lojas vendendo passeios na Quinta Avenida. Procure negociar! Muitas lojas vendem ingressos mais baratos para alguns parques do que o cobrado na entrada.

– Um clube de praia bem famoso em Playa é o Clube Mamitas.

 

2 thoughts on “Playa del Carmen, México: dicas essenciais para sua viagem!

  1. Playa del Carmen é uma cidade fantástica que vale a pena visitá-la! Estive nessa cidade durante um intercâmbio de espanhol há 3 meses atrás e me surpreendi com tanta beleza. Praias limpissimas e águas cristalina me fizeram apaixonar pela cidade. Eu fiz um curso de espanhol na escola de idiomas Sprachcaffe associado a hospedagem e alimentação e achei super 10.

    Passo alguma dica por aqui da escola

    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/playa_del_carmen/main.htm

Deixe um comentário